Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

A minha nova câmara-super-Meh!

• Por favor inicie sessão para responder
84 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 FotoKhan

FotoKhan

• Membro
  • Registo: 30/01/2013

Publicado 13 Fevereiro 2020 - 08:19

Martelo...check!

Agora, onde raios pus o porquinho...? :)

https://www.dpreview...impression=true

FK

Anúncios

Partilhar Post #2 Shadow_

Shadow_

• Membro
  • Registo: 17/09/2013

Publicado 13 Fevereiro 2020 - 09:49

Em minha opinião seria apenas uma questão de tempo até a Canon começar a lançar coisas interessantes para o mercado. A posição que detém como líder permite/permitiu alguma arrogância estratégica que lhe custou alguns clientes mas dificilmente numa dimensão preocupante.

Enquanto entusiasta da fotografia espero ver as marcas bem e a lançarem bons produtos para o mercado. Este parece ser um excelente exemplo.

IT Partilhar Post #3 FotoKhan

FotoKhan

• Membro

Publicado 13 Fevereiro 2020 - 10:21

Tudo na estratégia me pareceu correcto, incluindo a aceitação de deixar ameaçar a posição.

Como há muito tempo escrevi, trata-se de um "porta aviões" e estes têm que manobrar devagar, quanto mais não seja, pela por simples razões de inércia (...neste caso, a comercial...).

Mesmo agora, parecem-me extremamente bem focados. Os sucessivos lançamentos das RF com o nível que têm, está a tornar-se num momento "mic dropping".

Parecem ter entendido que a fotografia é mais acerca das ópticas do que das câmaras, que já tinham o "know how" acumulado na área como poucos outros fabricantes e que é aí que está o dinheiro a ganhar.

Vão beneficiar de um mercado de 2a mão com grande oferta de excelentes EF a preços relativamente acessíveis que vão fornecer um vector de "lead-in" para a marca difícil de igualar, uma vantagem competitiva difícil de neutralizar.

Se esta R5 (...bem como R6...) chegarem ao mercado com um preço acessível terão colocado a pedra de toque numa estratégia que, do meu ponto de vista, foi brilhante.

Se o não fizerem, perderão uma oportunidade única de encostar a concorrência às cordas.

Quanto á diversidade e qualidade de oferta em todo o mercado, não podia estar mais de acordo.

FK

Partilhar Post #4 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 13 Fevereiro 2020 - 11:02

Depois de 2 anos de uso intenso da  Canon R, pelo que vi na foto continuo a não gostar de:

1 - Botão do menu do lado esquerdo

2- Ausencia de um rodinha para escolha dos modos Av, Tv, B, etc.

Mas mudaram o Pad D (autentica aberração) para um joystik. Espero que tenham colocado também 2 cartões.

IT Partilhar Post #5 FotoKhan

FotoKhan

• Membro

Publicado 13 Fevereiro 2020 - 11:31

Os 2 cartões estão confirmados.

A rodinha é uma daquelas coisas desnecessárias. Provavelmente foi ditada pelo LCD do topo. Mas esse, acho-o "super cool". :)

O botão do menu foi um bocado confuso, vindo das DSLR. Mas prefiro que, agora, o mantenham sempre no mesmo sítio, por uma questão de habituação.

Os 12/20 fps são muito bem-vindos mas resta a questão se o EVF mantém aquele "freeze" momentâneo que torna o da R, apesar da sua qualidade, inadequado para fotografia de ação.

Quanto aos 8k para vídeo, resta saber como foi implementado. Pelo sim, pelo não o DPReview, que se impressiona sempre com as inovações da marca-maravilha-a-única-que-fotografa já fez o decreto "Meh!". Colocou os 8K entre aspas no título da notícia.

Ou sabem alguma coisa que não dizem, ou estamos perante mais um caso da já habitual "objectividade".

Entretanto, lendo bem nas entrelinhas, lá vendi a 5DMKIV a bom preço no final do ano passado. O porquinho está pronto para abate :)

FK

Partilhar Post #6 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 13 Fevereiro 2020 - 13:47

Os 2 cartões estão confirmados.

A rodinha é uma daquelas coisas desnecessárias. Provavelmente foi ditada pelo LCD do topo. Mas esse, acho-o "super cool". :)

O botão do menu foi um bocado confuso, vindo das DSLR. Mas prefiro que, agora, o mantenham sempre no mesmo sítio, por uma questão de habituação.

Os 12/20 fps são muito bem-vindos mas resta a questão se o EVF mantém aquele "freeze" momentâneo que torna o da R, apesar da sua qualidade, inadequado para fotografia de ação.

Quanto aos 8k para vídeo, resta saber como foi implementado. Pelo sim, pelo não o DPReview, que se impressiona sempre com as inovações da marca-maravilha-a-única-que-fotografa já fez o decreto "Meh!". Colocou os 8K entre aspas no título da notícia.

Ou sabem alguma coisa que não dizem, ou estamos perante mais um caso da já habitual "objectividade".

Entretanto, lendo bem nas entrelinhas, lá vendi a 5DMKIV a bom preço no final do ano passado. O porquinho está pronto para abate :)

FK

Entre o cool e o prático eu prefiro o prático. Ter de fazer 3 movimentos em vez de um para um hobista pode funcionar mas para um profissional não.

Mais importante que novas máquinas e novas lentes é isto: https://image.canon/st/pt/index.html

Partilhar Post #7 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 13 Fevereiro 2020 - 14:48

Specs impressionantes para competir com a A7RIII. 

Partilhar Post #8 Fatalit1-4

Fatalit1-4

• Membro
  • Registo: 14/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 13 Fevereiro 2020 - 14:58

De repente a marca "atrasadinha" ultrapassa tudo e todos...

...depois o pessoal acordou!!

:lol:  :lol:  :lol:

IT Partilhar Post #9 FotoKhan

FotoKhan

• Membro

Publicado 13 Fevereiro 2020 - 15:17

Entre o cool e o prático eu prefiro o prático. Ter de fazer 3 movimentos em vez de um para um hobista pode funcionar mas para um profissional não.

Como "cool", estava a referir-me ao LCD, não ao botão. Lamento se não fui claro.

FK

Partilhar Post #10 MarcomPereira

MarcomPereira

• Membro
  • Registo: 03/10/2016
    • Local: porto

Publicado 13 Fevereiro 2020 - 17:04

é por estas coisas que a concorrência é boa para todos nos, vamos ver promete!! se for tudo o que dizem, devemos ter a resposta da sony para breve, 2020 promete ser um ano interessante :)

Partilhar Post #11 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 13 Fevereiro 2020 - 18:07

é por estas coisas que a concorrência é boa para todos nos, vamos ver promete!! se for tudo o que dizem, devemos ter a resposta da sony para breve, 2020 promete ser um ano interessante :)

A resposta da sony já foi apresentada e já está no mercado. 60mp, 10fps, dual card slot, joystick para AF, etc...  

Partilhar Post #12 MarcomPereira

MarcomPereira

• Membro

Publicado 14 Fevereiro 2020 - 10:50

A resposta da sony já foi apresentada e já está no mercado. 60mp, 10fps, dual card slot, joystick para AF, etc...  

não me parece que seja essa .. a R5 acho que dizem que vai ter 30mb.. ou seja deve dar para puxar um pouco pelo iso sem ter bastante ruido e malta de casamentos por exemplo vai adorar se realmente a máquina se mantiver nos 30 mb, a a7R4 nem permite por exemplo teres um raw S/M/L, o que faz com que os ficheiros ocupem muito espaço e o buffer fique cheio rápidamente..acredito mais numa a7IV refinada para competir com esta, mas...

Partilhar Post #13 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 14 Fevereiro 2020 - 13:33

não me parece que seja essa .. a R5 acho que dizem que vai ter 30mb.. ou seja deve dar para puxar um pouco pelo iso sem ter bastante ruido e malta de casamentos por exemplo vai adorar se realmente a máquina se mantiver nos 30 mb, a a7R4 nem permite por exemplo teres um raw S/M/L, o que faz com que os ficheiros ocupem muito espaço e o buffer fique cheio rápidamente..acredito mais numa a7IV refinada para competir com esta, mas...

Não, tudo está a apontar para uma máquina nos 40mp. E se a máquina ficar nos 30mp, no que ganha a uma A7III? A Sony continua a já ter a resposta no mercado.

Editado por deim, 14 Fevereiro 2020 - 13:36 .

Partilhar Post #14 toy77

toy77

• Membro
  • Registo: 31/10/2009
    • Local: Portalegre

Publicado 14 Fevereiro 2020 - 14:02

Lol

Partilhar Post #15 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 14 Fevereiro 2020 - 14:15

Eu até tenho medo do que possa vir por aí...parece-me que vai haver muito AVC pelas bandas da marca das torradeiras... :D

Quanto ao meh...já se falou de muita coisa e continuo à espera para "ver" se tudo o que se tem dado como rumor seja efectivamente comprovado, no entanto sei de uma coisa:

Ai da Canon, que lance a R5 sem que o sensor tenham no mínimo 20 stops de gama dinâmica B) ...ai deles !!! Porque aí é que nunca mais ninguém cala os Sony fan boys... :bleh:

Do ponto de vista de um potencial cliente - para fotografia - a serem comprovados todos os rumores, está overrated! Não é preciso tanto para se ter um bom output...eles abusam...

Já no video...a malta da Sony pode finalmente regozijar-se...já não vos fará falta a "Sony" A7Siii  :clap:

Partilhar Post #16 MarcomPereira

MarcomPereira

• Membro

Publicado 14 Fevereiro 2020 - 15:36

Não, tudo está a apontar para uma máquina nos 40mp. E se a máquina ficar nos 30mp, no que ganha a uma A7III? A Sony continua a já ter a resposta no mercado.

amigo, para mim a qualidade de uma máquina nunca será a quantidade de mp, pelo menos para mim. a a7 III é uma boa máquina, mas como deves saber não é uma máquina perfeita, tem várias falhas ou partes mais fracas vá. Vamos esperar para ver o que ai vem, seja o que for vai ser bom para todos, deixem as  "guerras" com as marcas, nós queremos é Maquinões!!! :lol:

Partilhar Post #17 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 14 Fevereiro 2020 - 20:05

deixem as  "guerras" com as marcas, nós queremos é Maquinões!!! :lol:

O que acho estranho é que no que já li por ai, a comparação é sempre com a sony. É estranho ninguém falar da resposta da nikon ou da panasonic que têm máquinas no mesmo segmento e muito mais perto da oferta da canon. 

Partilhar Post #18 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 14 Fevereiro 2020 - 21:30

Comprem, comprem e não se esqueçam desse grande zoom 24-105 F/4-7.1!!! É para rir, não é? Eu nunca gostei dos sistemas da Canon e não seria agora, se fosse enveredar pelos sensores ditos "full frame", que iria comprar Canon. Quer a Sony, quer a Nikon, quer a Panasonic têm ofertas muito mais interessantes e objectivas bem melhores.

Partilhar Post #19 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 14 Fevereiro 2020 - 23:21

Comprem, comprem e não se esqueçam desse grande zoom 24-105 F/4-7.1!!! É para rir, não é? Eu nunca gostei dos sistemas da Canon e não seria agora, se fosse enveredar pelos sensores ditos "full frame", que iria comprar Canon. Quer a Sony, quer a Nikon, quer a Panasonic têm ofertas muito mais interessantes e objectivas bem melhores.

Se os f7. 1 são para rir?? Se calhar são.... Ou até nao🤔🤔

Também há lentes dos sensores ditos APS que dão para rir .. ... Tipo por exemplo uma 15-45mm f/3.5-5.6!!
Em full frame equivale a 24-72mm f/5.6-9
Mas mesmo assim há quem fale maravilhas delas e até há quem as compre imagine-se!!!!!

Editado por luísmiguel, 14 Fevereiro 2020 - 23:23 .

Partilhar Post #20 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 15 Fevereiro 2020 - 00:01

Se os f7. 1 são para rir?? Se calhar são.... Ou até nao

Também há lentes dos sensores ditos APS que dão para rir .. ... Tipo por exemplo uma 15-45mm f/3.5-5.6!!
Em full frame equivale a 24-72mm f/5.6-9
Mas mesmo assim há quem fale maravilhas delas e até há quem as compre imagine-se!!!!!

Não tem nada a ver. A luminosidade de uma lente não diminui pelo facto de o sensor ser de formato aps-c ou 24X36mm, dito full frame. Onde é que foste buscar essa ideia? Depois esse zoom 15-45 vem quase de borla com os corpos das Fuji. Finalmente um zoom que só abre a F/7.1  na sua maior distância focal é, pelo menos para mim, uma boa bosta. E parece que irá custar mais de €400!!! Comprem Canon, comprem...

Editado por Pentaxian, 15 Fevereiro 2020 - 00:02 .