É um tema que cada vez mais me tem interessado.
Já li bastante, nunca usei a técnica.
Depois de vender a Fuji 16mm f1.4 (que tinha escala e permitia utilizar foco à zona facilmente) decidi que quero começar a utilizar esta forma de fotografar na rua.
Problema: como fazê-lo com objectivas sem escala e onde qualquer toque no ring de foco acontece facilmente?
O problema nem é a escala em si, pelo menos a Fuji tem a escala digital permanentemente visível. A questão é: dará para, com um botão, tornar o ring do foco ligado ou desligado?
Julgo que não, pelo que andei a ver, não.
O ideal seria, até, ter uma forma de travar o ring entre duas posições ja definidas previamente consoante a abertura a utilizar, onde num toque conseguiríamos alterar entre o foco a perto-médio alcance e entre o médio alcance-infinito.
A única possibilidade que me ocorre é colocar uma tira de fita isoladora atravessada na zona do ring do foco.
Não queria era andar a sujar a objectiva com cola e numa rápida necessidade de alterar o foco, ter fita no ring não é uma boa opção.
Já encomendei numa lente manual de 28mm mas vai acabar nos ~40mm, queria algo mais wide..
Zone Focusing / Scale Focusing
Iniciado por
APedro
, Fev 02 2020 18:03
Sem respostas a este tópico

