Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Zone Focusing / Scale Focusing

• Por favor inicie sessão para responder
Sem respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 APedro

APedro

• Membro
  • Registo: 19/07/2015
    • Local: Cascais

Publicado 02 Fevereiro 2020 - 18:03

É um tema que cada vez mais me tem interessado.

Já li bastante, nunca usei a técnica.

Depois de vender a Fuji 16mm f1.4 (que tinha escala e permitia utilizar foco à zona facilmente) decidi que quero começar a utilizar esta forma de fotografar na rua.

Problema: como fazê-lo com objectivas sem escala e onde qualquer toque no ring de foco acontece facilmente?

O problema nem é a escala em si, pelo menos a Fuji tem a escala digital permanentemente visível. A questão é: dará para, com um botão, tornar o ring do foco ligado ou desligado?

Julgo que não, pelo que andei a ver, não.

O ideal seria, até, ter uma forma de travar o ring entre duas posições ja definidas previamente consoante a abertura a utilizar, onde num toque conseguiríamos alterar entre o foco a perto-médio alcance e entre o médio alcance-infinito.

A única possibilidade que me ocorre é colocar uma tira de fita isoladora atravessada na zona do ring do foco.

Não queria era andar a sujar a objectiva com cola e numa rápida necessidade de alterar o foco, ter fita no ring não é uma boa opção.

Já encomendei numa lente manual de 28mm mas vai acabar nos ~40mm, queria algo mais wide..

Anúncios