Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Câmara para viagem

• Por favor inicie sessão para responder
79 respostas a este tópico

Partilhar Post #61 Kehr

Kehr

• Membro
  • Registo: 04/08/2015

Publicado 23 Janeiro 2020 - 21:19

Acredita que não deve ser essa máquina ou então fizeram asneira na edição. Não me parece que uma EM1 II possa apresentar o ruído que aí aparece a ISO640 (vê o video que te mostrei por exemplo). Há aí algum erro. Consegues abrir os Raws? Eu não consigo abrir o raw para verificar o EXIF nem a foto antes de edição, dá-me erro no ficheiro. Nessa galeria há fotos a ISO64 que apresentam ruído. Deve ser algum preset de edição que a pessoa usou.

Vendo em outras galerias sem ser essa da Tailândia há fotos a ISO1000 com muito menos ruído do que aquela que foi tirada de dentro de um barco com escarpas cheias de vegetação ao fundo que supostamente foi tirada com ISO640 que está toda cheia de ruído... Será que estava desfocada e foi aplicado sharpening excessivo?

Vê por exemplo esta foto, na zona em que as mãos estão em foco https://www.dpreview...lery/5612437713

Anúncios

Partilhar Post #62 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 23 Janeiro 2020 - 22:03

Acredita que não deve ser essa máquina ou então fizeram asneira na edição. Não me parece que uma EM1 II possa apresentar o ruído que aí aparece a ISO640 (vê o video que te mostrei por exemplo). Há aí algum erro. Consegues abrir os Raws? Eu não consigo abrir o raw para verificar o EXIF nem a foto antes de edição, dá-me erro no ficheiro. Nessa galeria há fotos a ISO64 que apresentam ruído. Deve ser algum preset de edição que a pessoa usou.

Vendo em outras galerias sem ser essa da Tailândia há fotos a ISO1000 com muito menos ruído do que aquela que foi tirada de dentro de um barco com escarpas cheias de vegetação ao fundo que supostamente foi tirada com ISO640 que está toda cheia de ruído... Será que estava desfocada e foi aplicado sharpening excessivo?

Vê por exemplo esta foto, na zona em que as mãos estão em foco https://www.dpreview...lery/5612437713

Tu deves estar é a falar da Olympus OM-D E-M1X e não da II. E da "prima", a em5 III

Samples da máquina mais recente da olympus:
https://www.dpreview...lery/9901695461
https://www.dpreview...w-tv/5643786811

Mesmo a iso 200, pessoalmente a mim não me convence. O Jpeg parece que levou com cera em cima, o raw tem imenso ruído para iso200.
https://www.dpreview...lery/9590049366

Achas que é estigma ou preconceito? 

Não sei, se calhar noutros sítios há ficheiros com melhor qualidade. Se encontrares, gostava de ver. Mas do que eu encontro, assim que há detalhes mais finos como vegetação ou semelhantes, parece-me que as máquinas não aguentam. Em cenários com pouca textura, a redução de ruído até pode funcionar porque não se nota tanto que também elimina o detalhe. 

Partilhar Post #63 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 23 Janeiro 2020 - 22:11

Não há como ir ao dpreview e fazer aquela comparação escolhendo, por exemplo, outras máquinas com sensores formato aps-c para se perceber que a partir de ISO 1600 as Olympus e as Panasonic MFT não se aguentam tão bem como as outras. Não quero com isto dizer que não tenham qualidade suficiente para um amador fazer fotografia com elas. Estas novas Olympus OM-D têm um autofocus super rápido e um belo parque de objectivas mas eu prefiro algo com um sensor um bocadinho maior.

IT Partilhar Post #64 Paulo Domingues

Paulo Domingues

• Membro
  • Registo: 29/06/2017
    • Local: Valongo

Publicado 27 Janeiro 2020 - 17:12

Obrigado a todos, já estou muito mais confuso do que quando iniciei o tópico!  ;)  :)  :D

Já estou a colocar como hipótese coisas que me recomendaram e eu disse, várias vezes, que estava fora de questão!  :blush:

Peço desculpa por passar tanto tempo sem dizer nada, mas tenho estado, e ainda estou, fora e muitas vezes sem acesso à net.

Mas, eu recuso-me a comprar telemóveis caros, é que eu sou daqueles que os partem!   ;)  :)

Dia 25 tive uma passeata de bicicleta, na qual já pensava em levar a câmara nova, mas como estou todo baralhado e com pouco tempo, não resolvi o que comprar e fiz umas "imagens de registo de passagem" (não posso chamar fotos aquilo ;) mas em viagens/passeios de bicicleta é provável que seja sempre apenas isso) com o telemóvel. Resultado?! Parti o telemóvel!

No dia seguinte, chateado, fui para comprar a M50, que está em promoção, já tinha a caixa na mão! Mas, estava uma em exposição e com carga, experimentei e é necessário ir aos menus para tudo! Eu gosto de ter o máximo de funções possíveis sem ir ao menu, na 80D faço tudo. Compreendo que nestas não tenha tudo, mas... para mudar a velocidade ter de ir ao menu!!!!!!

Bom, agora acho que vou olhar, também, para as compactas e pensar na hipótese de dois sistemas completamente independentes. A compacta para as "imagens de registo de passagem" e a 80D para fotografar!

Partilhar Post #65 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro
  • Registo: 02/09/2008
    • Local: Lx
    • A pedalar se vai ao longe

Publicado 27 Janeiro 2020 - 17:40

Volto a sugerir.. uma Panasonic LX100 II - tens comandos exteriores para tudo e mais alguma coisa, uma lente luminosa, um bom sensor... tudo ultra compacto:

Panasonic_LX100_II_20.jpg

Isto assumindo que queres manter a 80D... pois tens muita coisa mirrorless que supera a performance da tua 80D em todos os aspetos (e que já muitos sugeriram), e que dessa forma poderias montar um setup que substituiria o teu atual sistema por completo - ao mesmo tempo que podia servir para todos os usos que pretendes.

Editado por miguelbarroso, 27 Janeiro 2020 - 17:47 .

Partilhar Post #66 Kehr

Kehr

• Membro

Publicado 27 Janeiro 2020 - 19:55

A falta de controlos físicos da M50 é propositada para separar gamas e para mim é sem dúvida um deal breaker, eu também não a compraria pela falta de controlos físicos (mais depressa abdico de um EVF). Para mim esse é um dos grandes problemas dos telemóveis, por mais qualidade que tenham com 3 ou 4 cameras e um super processador a fazer stacking on-the-go com as várias fotos, são para fotografar (quase) apenas em auto, porque andar a entrar nos menus ou a mexer no touch screen para alterar parâmetros, não é de todo prático.

Partilhar Post #67 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 27 Janeiro 2020 - 21:46

Também gosto dessa LX100II. Parece muito bem construída e tem comandos para o que interessa (menos para o ISO). Quanto custa isso?

Partilhar Post #68 Lyp

Lyp

• Membro
  • Registo: 05/02/2012

Publicado 27 Janeiro 2020 - 21:59

Mesmo a LX100 primeira versão, é óptima.

A diferença está essencialmente no sensor, mas não creio que irás notar grandes diferenças, sobretudo no tipo de fotos que vais fazer.

É uma máquina compacta, mas com um bom grip (para o tamanho). Tem controlos físicos a fazer lembrar as Fuji, com anel de abertura na lente.

Eu tenho uma, e gosto muito dela. Não tem a flexibilidade nos RAW que tenho na D7500, naturalmente... Mas é jeitosa.

O AF também fica atrás um bocado de uma dslr.

A lente é bem luminosa, e nitida.

Não sei se te faz diferença, mas atenção que não tem ecrã articulado. Eu, por exemplo, tenho pena. Nem é touch, o que por vezes também dá jeito para focar.

Já deves arranjar uma LX100 das primeiras abaixo dos 400€, no mercado dos usados.

Partilhar Post #69 dragom

dragom

• Membro
  • Registo: 28/12/2007
    • Local: Porto

Publicado 28 Janeiro 2020 - 14:28

Dia 25 tive uma passeata de bicicleta, na qual já pensava em levar a câmara nova, mas como estou todo baralhado e com pouco tempo, não resolvi o que comprar e fiz umas "imagens de registo de passagem" (não posso chamar fotos aquilo ;) mas em viagens/passeios de bicicleta é provável que seja sempre apenas isso) com o telemóvel. Resultado?! Parti o telemóvel!

Olá Paulo,

Qualquer das opções que estás a ver não vai ser muito flexível. A qualidade vai ser boa, mas vão sempre ocupar mais espaço do que queres e nunca vão estar à mão quando precisas (vais sempre a um dos alforges buscar).

Eu também te aconselho a pensares novamente no telemóvel, mas usa uma caixa de proteção contra as quedas e contra água (chuva, suor, etc). Na qualidade olha que não vais notar muita diferença, excepto nas aves (mas aí o melhor é mesmo levares a mochila com a 80D e a tele). Eu tenho o iPhone 8Plus e uso com esta caixa: https://www.amazon.e...0?ie=UTF8&psc=1

Serve perfeitamente e é muito prático. Mete-se num dos bolsos do jersey e está sempre à mão. Paras e num segundo estás a poder fotografar.

Partilhar Post #70 Kehr

Kehr

• Membro

Publicado 31 Janeiro 2020 - 21:15

Tu deves estar é a falar da Olympus OM-D E-M1X e não da II. E da "prima", a em5 III

Samples da máquina mais recente da olympus:
https://www.dpreview...lery/9901695461
https://www.dpreview...w-tv/5643786811

Mesmo a iso 200, pessoalmente a mim não me convence. O Jpeg parece que levou com cera em cima, o raw tem imenso ruído para iso200.
https://www.dpreview...lery/9590049366

Achas que é estigma ou preconceito? 

Não sei, se calhar noutros sítios há ficheiros com melhor qualidade. Se encontrares, gostava de ver. Mas do que eu encontro, assim que há detalhes mais finos como vegetação ou semelhantes, parece-me que as máquinas não aguentam. Em cenários com pouca textura, a redução de ruído até pode funcionar porque não se nota tanto que também elimina o detalhe. 

Por causa de algo que disseste na outra thread sobre ficheiros, dá uma olhada nestas fotos e diz-me se te parecem tiradas com a mesma máquina. De notar que a Em1 II teve alguns updates de firmware para resolver alguns problemas e esta galeria, pela data, já será com firmware mais recente.

Partilhar Post #71 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 31 Janeiro 2020 - 22:31

Por causa de algo que disseste na outra thread sobre ficheiros, dá uma olhada nestas fotos e diz-me se te parecem tiradas com a mesma máquina. De notar que a Em1 II teve alguns updates de firmware para resolver alguns problemas e esta galeria, pela data, já será com firmware mais recente.

As fotos que estão na página não abrem a 100%. A única que têm o link a 100%, mesmo a iso200 apresenta um nível de ruído aterrador. 
https://photos.smugm...ji-xt2-DR-5.jpg

As que dá para sacar os raws, a única que tem vegetação mais visível e mais detalhe foi tirada em modo de alta resolução e iso baixo. 

Partilhar Post #72 Kehr

Kehr

• Membro

Publicado 02 Fevereiro 2020 - 00:16

Sim, essa foto está horrível. Mas nas outras, mesmo sem conseguires ver a 100%, dá para perceber que não tem nada a ver....

Partilhar Post #73 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro

Publicado 02 Fevereiro 2020 - 00:43

Esta ou esta por exemplo, tem muito boa qualidade

Partilhar Post #74 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 02 Fevereiro 2020 - 08:19

Sim, essa foto está horrível. Mas nas outras, mesmo sem conseguires ver a 100%, dá para perceber que não tem nada a ver....

Não partilho da tua visão. Não acredito que temos um imenso azar de só meterem a 100% as fotos más e meterem num tamanho extremamente pequeno todas as fotos boas... 

Esta ou esta por exemplo, tem muito boa qualidade

Não sentes que os detalhes dessas fotos estão um bocado apagados? Que levaram uma redução de ruído um pouco agressiva? 

Partilhar Post #75 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro

Publicado 02 Fevereiro 2020 - 11:39

A do cão tem uma profundidade de campo reduzida, e o foco está a ponta do focinho... Os detalhes parecem-me estar lá. Mas isto são JPGS SooC, dos quais não fazemos ideia dos settings de NR. Além do mais, fazer pixel peeping vale o que vale...

IT Partilhar Post #76 Paulo Domingues

Paulo Domingues

• Membro

Publicado 08 Fevereiro 2020 - 23:44

... pois tens muita coisa mirrorless que supera a performance da tua 80D em todos os aspetos...

Todos, menos um, e esse "um" é o que eu necessito! Que é a fotografia de natureza, em especial a fotografia de aves. Para isso DSLR ainda é melhor que mirrorless!

Eu também te aconselho a pensares novamente no telemóvel, mas usa uma caixa de proteção contra as quedas e contra água (chuva, suor, etc). Na qualidade olha que não vais notar muita diferença, excepto nas aves (mas aí o melhor é mesmo levares a mochila com a 80D e a tele). Eu tenho o iPhone 8Plus e uso com esta caixa: https://www.amazon.e...0?ie=UTF8&psc=1

Serve perfeitamente e é muito prático. Mete-se num dos bolsos do jersey e está sempre à mão. Paras e num segundo estás a poder fotografar.

Quando caem de ecran para baixo, como foi o caso, não há protecção que os salve!  :pout: Eu nas viagens levo uma bolsa de guiador, é mais rápido e fácil retirar de lá a máquina do que do bolso nas costas.

Bom, entretanto andava a analisar as compactas. A Panasonic, como o ecran é fixo, estava meio de fora. Andava a "estudar" as Canon G5x, G7x e as Sony RX100. Hoje fui a lojas para ver se as via "ao vivo". Não vi grande coisa. Mas, vi a X-T100 a 330 €, a unidade de exposição, veio comigo!  ;)  :D

Não fecha este assunto, mas coloca-o em pausa, vou aproveitar para experimentar o sistema, se não gostar, acho que a vendo sem perder muito! Só que, para testar o sistema, acho que vou começar a querer comprar mais coisas (lentes)  :blush: lá se vai o barato!  :blush:

Partilhar Post #77 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro

Publicado 09 Fevereiro 2020 - 14:43

Todos, menos um, e esse "um" é o que eu necessito! Que é a fotografia de natureza, em especial a fotografia de aves. Para isso DSLR ainda é melhor que mirrorless!

Já não é assim tão linear:

https://camerajabber...fe-photography/

Partilhar Post #78 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 09 Fevereiro 2020 - 21:52

Acabei de ler esse artigo e parece-me que ainda é assim, isto é, as melhores reflex ainda são as mais adequadas para esse tipo de fotografia.

IT Partilhar Post #79 Paulo Domingues

Paulo Domingues

• Membro

Publicado 09 Fevereiro 2020 - 21:58

O artigo confirma o que digo, as DSLR ainda são melhores! Os topos de gama das MR's começam a aproximar-se, em alguns pontos até são melhores, mas no geral ainda não!

Eu acredito que mais duas ou três gerações e as vantagens das MR's se sobreponham às desvantagens. E, se a Fuji 100-400 mm não custasse quase 2.000 €, gostava muito de experimentar. Pode ser que apanhe uma promoção do tipo da da câmara!  ;)  :D Sim vai sonhando Paulo!

Eu andava há anos à espera da 7DIII, acho que já é oficial que não vai haver, fala-se de uma MR APS (decente, não M) para a substituir, pode ser que seja com essa que teste, é que para essa já tenho lente, será só o adaptador.

IT Partilhar Post #80 Paulo Domingues

Paulo Domingues

• Membro

Publicado 10 Fevereiro 2020 - 19:25

Venho auto-responder a uma questão que coloquei na publicação original!

Existe algum adaptador para lentes Canon EF?

Sim! Encontrei este vídeo por acaso!

Editado por Paulo Domingues, 10 Fevereiro 2020 - 19:26 .