Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Câmara para viagem

• Por favor inicie sessão para responder
79 respostas a este tópico

Partilhar Post #41 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 21 Janeiro 2020 - 22:18

A diferença de qualidade é significativa. Mesmo a iso500 a falta de detalhe é bem visível. 

Para mim, isto seria inaceitável:
https://www.dpreview...lery/3548014271

Quanto a tamanhos: 
https://camerasize.c...47,673.626,ha,t

Anúncios

Partilhar Post #42 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro
  • Registo: 02/09/2008
    • Local: Lx
    • A pedalar se vai ao longe

Publicado 21 Janeiro 2020 - 23:10

Gosto do cherry picking... uma foto tirada sabe-se lá em que condições (nem consigo perceber onde ele focou aquilo...), com a lente de kit completamente aberta. enfim...

Quanto ao tamanho, sem dúvida que aqui a Sony conseguiu reduzir os tamanhos nestas lentes, mas continuam maiores. A 16-55/2.8 é um pouco maior que a 35-70/2.8 e o conjunto quase que chega a 1 Kg, enquanto o conjunto da panasonic fica pouco acima da 700gr. Já nas teles, não esquecer que a 100-300 é uma lente com FOV equivalente a 200-600/4-5.6, enquanto a 70-350 é equivalente a 105-525/4.5-6.3, e mesmo assim a primeira é mais compacta e mais leve - a diferença entre os conjuntos fica perto das 200grs. Já agora porque não comparar com a Panasonic 45-200 que tem 10cm e pesa 370gr? Ou a Leica 50-200/2.8-4.0 que tem mais ou menos o mesmo tamanho que a 100-300??? Na Sony para ter lentes com melhores aberturas, só nas FE... e aí já sabemos que o tamanho/peso é tabu!

Partilhar Post #43 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 21 Janeiro 2020 - 23:50

https://www.dpreview...ples/7948583628

https://www.dpreview...lery/8148627215

https://www.dpreview...lery/9713523227

https://www.dpreview...lery/1839439111

Partilhar Post #44 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 22 Janeiro 2020 - 09:54

A diferença de qualidade é significativa. Mesmo a iso500 a falta de detalhe é bem visível. 

Para mim, isto seria inaceitável:
https://www.dpreview...lery/3548014271

Quanto a tamanhos: 
https://camerasize.c...47,673.626,ha,t

Nada se compara à Sony! 

É a Sony que mostra o caminho a todos os outros!

Todas as outras marcas só podem sonhar um dia serem como a Sony!

Tudo o que não seja "verde Eléctrico" Sony, é inaceitável!

Todas as marcas que não sejam Sony, são inaceitáveis!

Tudo o que não seja Sony, é cocó!

Pedro...não tens mais nada a acrescentar?

Continuas-me a dever umas respostas honestas sobre os tamanhos, pesos, e preços das lentes. Assim como:

Quantas lentes tens tu no teu setup?

Quantas dessas lentes são Sony?

Ainda te recordas das lentes que usaste quando mudaste para a Sony? 

Uma lente em condições da Sony, é leve, pequena e barata?

Partilhar Post #45 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 22 Janeiro 2020 - 10:14

Nada se compara à Sony!
É a Sony que mostra o caminho a todos os outros!
Todas as outras marcas só podem sonhar um dia serem como a Sony!
Tudo o que não seja "verde Eléctrico" Sony, é inaceitável!
Todas as marcas que não sejam Sony, são inaceitáveis!
Tudo o que não seja Sony, é cocó!

Pedro...não tens mais nada a acrescentar?

Continuas-me a dever umas respostas honestas sobre os tamanhos, pesos, e preços das lentes. Assim como:

Tens alguma coisa a acrescentar ao tópico ou apeteceu-te só mandar cenas para o ar?

Partilhar Post #46 Kehr

Kehr

• Membro
  • Registo: 04/08/2015

Publicado 22 Janeiro 2020 - 12:30

As pessoas têm estigmas com os tamanhos dos sensores. Os preconceitos são mais difíceis de vencer do que as barreiras tecnológicas. Existem variadíssimas análises que mostram como estes corpos mais recentes perto dos topos de gama em MFT estão taco a taco com Fuji e Sony APS-C (batendo a Sony normalmente), tendo ainda a vantagem da estabilização quando não se tem ou não se quer usar tripé...

Mas as emoções sempre fizeram as pessoas tomarem opções erradas e irracionais e desde que sejam opções para si próprios, não tem mal nenhum.

A Fuji é sem dúvida nenhuma uma excelente marca hoje, é a marca da moda, mas é também cara, as lentes por vezes ainda são maiores que as DSLR e partilho a opinião sobre a fraca ergonomia quando se quer usar só uma mão para fotografar (aqui também o tamanho das lentes prejudica).

Se dinheiro e tamanho não fossem factores muito importantes, eu ia para a Fuji sem dúvida nenhuma (caso não me quisesse aventurar em FF).

Partilhar Post #47 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro

Publicado 22 Janeiro 2020 - 13:23

Exacto... Se tamanho (e €€) não for um problema, Full Frame all the way... Se tamanho e peso não é problema, mas não se quer gastar tanto dinheiro, APS-C ou MFT. Se o tamanho for um problema, MFT all the way, ou APS-C se houver as lentes que se quer com tamanho pequeno.

Em todos os sistemas há combinações bastante compactas... tudo depende das lentes que se precisa. Mesmo em Full Frame, uma A7 III é bastante pequena e há lentes relativamente compactas (uma 24-105/4 por exemplo é pouco maior quem uma 12-60/2.8-4.0 da Pana-Leica). Mas assim que se sai dos zooms standards e/ou se abre um pouco a lente, os tamanhos disparam (nem é preciso muito, a 70-200/4.0 tem quase o dobro do comprimento da 35-100/2.8 e pesa mais do dobro - se olharmos para a 2.8 então nem se fala - dobro do comprimento e 4x o peso!!!!). E os preços... haja muuuuiiito dinheiro.

Partilhar Post #48 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 22 Janeiro 2020 - 14:10

As pessoas têm estigmas com os tamanhos dos sensores. Os preconceitos são mais difíceis de vencer do que as barreiras tecnológicas. Existem variadíssimas análises que mostram como estes corpos mais recentes perto dos topos de gama em MFT estão taco a taco com Fuji e Sony APS-C (batendo a Sony normalmente), tendo ainda a vantagem da estabilização quando não se tem ou não se quer usar tripé...

Mas as emoções sempre fizeram as pessoas tomarem opções erradas e irracionais e desde que sejam opções para si próprios, não tem mal nenhum.

A Fuji é sem dúvida nenhuma uma excelente marca hoje, é a marca da moda, mas é também cara, as lentes por vezes ainda são maiores que as DSLR e partilho a opinião sobre a fraca ergonomia quando se quer usar só uma mão para fotografar (aqui também o tamanho das lentes prejudica).

Se dinheiro e tamanho não fossem factores muito importantes, eu ia para a Fuji sem dúvida nenhuma (caso não me quisesse aventurar em FF).

Não é estigmas ou preconceitos. É ver as fotos.

Partilhar Post #49 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 22 Janeiro 2020 - 14:50

Tens alguma coisa a acrescentar ao tópico ou apeteceu-te só mandar cenas para o ar?

Nada a acrescentar! Era o que faltava!

Só queria era por uma vez na vida, assistir a uma recomendação tua que não passasse obrigatoriamente pela Sony com 500 mil argumentos em como é esse o caminho, mesmo quando quem vem aqui pedir uma opinião, diga à partida que o caminho nunca será esse.

Além disso, continuo à espera de uma resposta honesta da tua parte às minhas honestas e humildes perguntas :

Partilhar Post #50 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 22 Janeiro 2020 - 15:04

Bem, isto já está a degenerar para o habitual ataque pessoal. Quando não conseguimos rebater os argumentos dos outros toca a atacar ad hominem, que foi o que fez o iMarco ao Deim. Aliás foi o que me têm feito muitas vezes aqui e é muito por este tipo de atitudes que este fórum está como está. E vá lá que o iMarco até não ultrapassou a barreira da cortesia. Comigo houve aqui users bem mais grosseiros.

Voltando ao assunto: parece-me, na minha modesta e pouco experiente opinião que todas essas máquinas APS-c ou MFT da Sony, da Fuji, da Olympus e da Panasonic têm virtudes e servem muito bem na generalidade. Associadas a lentes pequenas são bastante portáteis e discretas, ao contrário da generalidade das DSLR. Eu que acabei por adeirir às Fuji estou satisfeito. Não totalmente porque há certo tipo de problemas de ergonomia a que me custo a habituar. Os menus também não serão os melhores. Mas os ficheiros jpeg que saem são óptimos e isso é para mim o mais importante, já que abomino ter de perder tempo e paciência a tratar os raw. E como só faço fotografias de viagem e de rua as lentes que mais uso - XF 18mm e XF 27mm - servem lindamente e são pequenas e discretas. E o zoom 18-55 f/2.8-4 que é bem maior, mete num chinelo os zooms 18-55 da concorrência. Sejam Nikon, Canon ou o que forem. Mas admito que haja quem não goste das Fuji e que compre Sony, por exemplo. Também ficará bastante bem servido.

Partilhar Post #51 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 22 Janeiro 2020 - 15:15

Bem, isto já está a degenerar para o habitual ataque pessoal. Quando não conseguimos rebater os argumentos dos outros toca a atacar ad hominem, que foi o que fez o iMarco ao Deim. Aliás foi o que me têm feito muitas vezes aqui e é muito por este tipo de atitudes que este fórum está como está. E vá lá que o iMarco até não ultrapassou a barreira da cortesia. Comigo houve aqui users bem mais grosseiros.

(...)

O Marco gosta apenas que não ande por aí um tipo qualquer que não responda com argumentos válidos às afirmações que frequentemente faz!

Além disso, o Marco não atacou pessoalmente o Pedro...era o que mais faltava! O Pedro e o Marco já à muito que trocam estes mimos neste fórum e nunca foram mal educados um com o outro, nem caíram no ataque pessoal e gratuito só porque sim! Aliás, este "ataque" é apenas uma "afronta" ao fanboysmo cego que o Pedro tem pela Sony...que não é mais que uma torradeira que também tira fotos! :D

Ainda me lembro, de ver o Pedro a defender com a mesma força a Canon  ;) mas foi noutros tempos...havia mais coerência :) 

Como disse, mantenho o meu conselho ao OP....mude de telemóvel! :P

Editado por iMarco, 22 Janeiro 2020 - 15:18 .

Partilhar Post #52 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 22 Janeiro 2020 - 16:04

O Marco gosta apenas que não ande por aí um tipo qualquer que não responda com argumentos válidos às afirmações que frequentemente faz!

Além disso, o Marco não atacou pessoalmente o Pedro...era o que mais faltava! O Pedro e o Marco já à muito que trocam estes mimos neste fórum e nunca foram mal educados um com o outro, nem caíram no ataque pessoal e gratuito só porque sim! Aliás, este "ataque" é apenas uma "afronta" ao fanboysmo cego que o Pedro tem pela Sony...que não é mais que uma torradeira que também tira fotos! :D

Ainda me lembro, de ver o Pedro a defender com a mesma força a Canon ;) mas foi noutros tempos...havia mais coerência :)

Como disse, mantenho o meu conselho ao OP....mude de telemóvel! :P

Então também te lembras de me ver defender as mirrorless quando só tinha DSLR. Quando eu era o maluco e aquelas máquinas nunca iam ser nada de especial.

Também te lembras de me ver defender a sony quando usava exclusivamente canon.

Eu não defendo a marca. Não faz sentido é esperarem que vá defender maquinas que eu acho que não valem a pena. Anda uns pontos para cima e rapidamente vais ver que a minha recomendação é canon.

E depois há perguntas que não fazem sentido. Que diferença faz as lentes que eu usava há 5 anos para este tópico?

Partilhar Post #53 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 22 Janeiro 2020 - 16:50

Então também te lembras de me ver defender as mirrorless quando só tinha DSLR. Quando eu era o maluco e aquelas máquinas nunca iam ser nada de especial.
Lembro-me sim senhor. Antes de eu comprar máquina, foste o único a recomendar uma mirrorless.

Também te lembras de me ver defender a sony quando usava exclusivamente canon.

Lembro-me sim senhor. só que eras muito mais racional e coerente!

Eu não defendo a marca. Não faz sentido é esperarem que vá defender maquinas que eu acho que não valem a pena. Anda uns pontos para cima e rapidamente vais ver que a minha recomendação é canon.

E depois há perguntas que não fazem sentido. Que diferença faz as lentes que eu usava há 5 anos para este tópico?

Faz diferença num post de Dezembro onde aparentemente te esqueceste que quando a Sony lançou a 2 versão das A7 ainda não tinha uma lente em condições. no entanto, a R lança de uma "enfiada" uma série de lentes de topo e parece que isso te fez muita comichão.

Nesse tópico fiz-te as perguntas que te fiz para que, em coerência, percebesses que afinal a Canon até tem feito um excelente trabalho. quer com as lentes, quer com as máquinas, que em actualizações de firmware, já meteu o eyeAF ao nível do da Sony, por exemplo.

Depois é preciso que se diga que não passaram 5 anos...passaram menos...3 no máximo!

E mantenho o que te venho a dizer à algum tempo...dentro em breve regressas à Canon :D

Queres responder de forma a fazer uma espécie de retrospectiva (coerente) ou ficamos por aqui?

Partilhar Post #54 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 22 Janeiro 2020 - 18:04

iMarco, isto é completamente off topic, mas tu estás a misturar épocas. Quando a Sony lançou as primeiras máquinas mirrorless não eram o que são hoje. Não eram um futuro garantido. Era algo novo, em testes. Era na altura que alguém dizer que ia comprar uma mirrorless só podia ser uma piada. Quanto mais uma full frame...

E para quem eram as primeiras máquinas da Sony? Eram para o amador avançado que queria um conjunto mais compacto. Era essa a grande vantagem em relação às DSLR. Daí lentes f4 e primes compactas fazerem sentido. 35 f2.8, 55 1.8, 24-70 f4, 28 f2, etc.

Foi com a segunda série que a Sony entrou no mercado profissional, com estabilização no corpo, vantagens em vídeo, vantagens na focagem para retratos. E com essa passagem gradual para um mercado mais profissional com um corpo mais capaz, vieram as lentes mais profissionais. 

O nível das lentes foi acompanhando o desenvolvimento dos corpos. Quando Sony começa a lançar a linha GM, já oferecia máquinas com estabilizador, focagem no olho contínua, 42mp e um sensor que ainda hoje mete os da canon a um canto. 

A canon chegou ao mercado anos depois. E chegou com uma oferta tão desajustada que as máquinas não venderam como eles esperavam, mesmo com preços extremamente baixos. O utilizador que quer uma Rp não quer uma 28-70 f2. Claro que a canon daqui a uns anos vai ter um line up ajustado, vai ter melhores máquinas e vai ter uma oferta mais composta. Mas isso não é o presente...

E vamos lá ver se vão ser coerentes os que ficaram chocados quando a Sony fez o update da primeira série passado ano e meio. Vamos ver se também ficam chocados se a canon decidir ano e meio depois que as R precisam de um updatezinho... 

Partilhar Post #55 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 22 Janeiro 2020 - 18:36

Vamos a ver se nos entendemos. O OP quer algo leve, para quando vai andar de bicicleta. Está-se nas tintas para as Sony A7 ou A9, que não sendo muito grandes, levam com lentes enormes e pesadas. Concentrem-se nisto - o OP que saber qual é o melhor material para o efeito sendo certo que infelizmente parece inclinado para as Canon EOS M que são a pior escolha.

Partilhar Post #56 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro

Publicado 22 Janeiro 2020 - 19:39

Tudo dependerá se ele também quer manter a atual 80D ou se quer mudar por completo de sistema. No segundo caso e tendo em conta que o OP quer algo capaz de combinar com uma lente tipo a 400 que atualmente tem, então acho que faz sentido olhar para câmeras um pouco maiores com um grip decente. E ao escolher o sistema, ter em conta não só o tamanho da máquina que pretende, mas acima de tudo o tamanho das lentes que precisa especificamente, pois há muito por onde escolher, mas nem todas as marcas e sistemas poderão ter o que precisa. Um exemplo, tudo com zooms mais ou menos premium: http://j.mp/37pwFXu

Editado por miguelbarroso, 22 Janeiro 2020 - 19:40 .

Partilhar Post #57 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 22 Janeiro 2020 - 19:55

E não esquecer que não quer ter pior qualidade de imagem do que já tem. O que risca muitas dessas opções.

Partilhar Post #58 Kehr

Kehr

• Membro
  • Registo: 04/08/2015

Publicado 22 Janeiro 2020 - 20:10

Não é estigmas ou preconceitos. É ver as fotos.

Podes ser mais especifico? Se te referes às fotos de lá atrás, tens lá fotos com máquinas de há quase 5 anos, outras 3 anos. 

Eu estou a falar de máquinas como a Olympus EM1 II por exemplo. MFT não começou como está hoje, demorou mais a chegar lá e os corpos de entrada de gama, mesmo os actuais têm muitas fraquezas. Hoje tens a EM-5 III que é uma E-M1 II com algumas coisas cortadas para ser mais barata.

Tens várias análises, deixo uma https://www.youtube....h?v=UHEyW_8Ltss que lá do minuto 9 ao 10 mostra em particular a questão do ruído. Vale lembrar que a estabilização da Olympus permite baixar significativamente a velocidade do shutter e isso significa que em situações idênticas, não é necessário subir o ISO para os mesmos valores que as outras máquinas.

Tem-se falado das jpgs da Fuji, mas isso é algo que nas MFT também é geralmente bastante bom, claramente melhor do que as clássicas DSLR.

Partilhar Post #59 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 23 Janeiro 2020 - 10:31

iMarco, isto é completamente off topic, mas tu estás a misturar épocas. Quando a Sony lançou as primeiras máquinas mirrorless não eram o que são hoje. Não eram um futuro garantido. Era algo novo, em testes. Era na altura que alguém dizer que ia comprar uma mirrorless só podia ser uma piada. Quanto mais uma full frame...

E para quem eram as primeiras máquinas da Sony? Eram para o amador avançado que queria um conjunto mais compacto. Era essa a grande vantagem em relação às DSLR. Daí lentes f4 e primes compactas fazerem sentido. 35 f2.8, 55 1.8, 24-70 f4, 28 f2, etc.

Foi com a segunda série que a Sony entrou no mercado profissional, com estabilização no corpo, vantagens em vídeo, vantagens na focagem para retratos. E com essa passagem gradual para um mercado mais profissional com um corpo mais capaz, vieram as lentes mais profissionais. 

O nível das lentes foi acompanhando o desenvolvimento dos corpos. Quando Sony começa a lançar a linha GM, já oferecia máquinas com estabilizador, focagem no olho contínua, 42mp e um sensor que ainda hoje mete os da canon a um canto. 

A canon chegou ao mercado anos depois. E chegou com uma oferta tão desajustada que as máquinas não venderam como eles esperavam, mesmo com preços extremamente baixos. O utilizador que quer uma Rp não quer uma 28-70 f2. Claro que a canon daqui a uns anos vai ter um line up ajustado, vai ter melhores máquinas e vai ter uma oferta mais composta. Mas isso não é o presente...

E vamos lá ver se vão ser coerentes os que ficaram chocados quando a Sony fez o update da primeira série passado ano e meio. Vamos ver se também ficam chocados se a canon decidir ano e meio depois que as R precisam de um updatezinho... 

Tens mp para não continuarmos com o off topic.

A Canon é a maior...tem 5 letras...uma a mais que a Sony  :bleh:  :bleh:  :bleh:

Partilhar Post #60 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 23 Janeiro 2020 - 17:39

Podes ser mais especifico? Se te referes às fotos de lá atrás, tens lá fotos com máquinas de há quase 5 anos, outras 3 anos. 

Eu estou a falar de máquinas como a Olympus EM1 II por exemplo. MFT não começou como está hoje, demorou mais a chegar lá e os corpos de entrada de gama, mesmo os actuais têm muitas fraquezas. Hoje tens a EM-5 III que é uma E-M1 II com algumas coisas cortadas para ser mais barata.

Tens várias análises, deixo uma https://www.youtube....h?v=UHEyW_8Ltss que lá do minuto 9 ao 10 mostra em particular a questão do ruído. Vale lembrar que a estabilização da Olympus permite baixar significativamente a velocidade do shutter e isso significa que em situações idênticas, não é necessário subir o ISO para os mesmos valores que as outras máquinas.

Tem-se falado das jpgs da Fuji, mas isso é algo que nas MFT também é geralmente bastante bom, claramente melhor do que as clássicas DSLR.

https://www.dpreview...soms/9275286101

https://www.dpreview...land/8726668454

https://www.dpreview...land/9056401642

É essa a máquina que falas que tem o sensor melhor?