Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Câmara para viagem

• Por favor inicie sessão para responder
79 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 16 Janeiro 2020 - 22:39

Acho que se tens várias lentes, se calhar manter na canon acaba por ser mais económico. 

Em relação a se FF vale a pena ou não, depende das situações em que fotografas e da qualidade que procuras.

Quanto a ser maior e mais caro, depende. Uma fuji XT3 com uma 16-55 2.8 custa e pesa o mesmo que uma Sony A7III com uma tamron 28-75 2.8 e mesmo os tamanhos são praticamente idênticos. 

O OP não quer uma FF para trazer na bicicleta. E o teu exemplo não é o melhor já que ele não iria comprar uma X-T3 com esse zoom topo de gama. Pelo que percebi ele quer ficar pelas APS-c e está na dúvida se vai para uma Canon M50 porque já tem material Canon ou se muda.

Anúncios

Partilhar Post #22 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 16 Janeiro 2020 - 23:24

O OP não quer uma FF para trazer na bicicleta. E o teu exemplo não é o melhor já que ele não iria comprar uma X-T3 com esse zoom topo de gama. Pelo que percebi ele quer ficar pelas APS-c e está na dúvida se vai para uma Canon M50 porque já tem material Canon ou se muda.

Se calhar devias voltar a ler o post inicial...

Partilhar Post #23 Kehr

Kehr

• Membro
  • Registo: 04/08/2015

Publicado 17 Janeiro 2020 - 08:07

O melhor sistema compacto APS-C quando se compara tamanho de lentes (as lentes são incrivelmente pequenas) e corpos e preço de lentes, é sem dúvida o EOS-M. Algumas lentes são mais baratas e mais pequenas que as equivalente MFT. Não sei ao certo no caso do sistema EOS-M, mas a Canon habitualmente tem bons adaptadores para as lentes de DSLR. Desta forma, podias usar um kit muito compacto quando assim o desejares e quando quiseres usar o bom vidro, também podes (vidro este que terá o tamanho do vidro da Fuji ou de qualquer outra marca APS-C, sendo a única diferença o tamanho do adaptador). Este sistema parece existir hoje na Canon apenas com o objectivo de ser a máquina complementar para quem tem DSLRs Canon... Manténs a qualidade da 80D num corpo mais pequeno e quando queres o mesmo desempenho, só tens de lá meter as lentes que tens para a 80D.

O sistema Canon EOS-M tem alguns corpos com EFV. Sobre os que não têm, todas as pessoas que nunca andaram uns meses com uma mirrorless dizem que é inconcebível fotografar sem EVF ou OVF (eu dizia o mesmo), mas depois de andarem uns meses com uma mirrorless apercebem-se que passam a fotografar menos de metade das vezes pelo EVF, dependendo do tipo de fotografia, chegam a não usar o EVF de todo. Eu também prefiro ter EVF/OVF, mas já não vejo isso como um deal-breaker hoje.

Problemas do sistema EOS-M:

- É negligenciado pela Canon, especialmente no que toca a lentes. O sistema existe há vários anos e o lineup de lentes nativas é ridículo, mas que são pequenas, são

- Não tem zooms rápidas, ao que parece devido às opções tomadas relativamente ao tamanho das mesmas (diâmetro), terão limitações físicas para fazer tais lentes

Partilhar Post #24 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 17 Janeiro 2020 - 19:35

Se calhar devias voltar a ler o post inicial...

Fui ler de novo o post inicial e mantenho a m/opinião. O OP não quer ir para FF, seja Sony ou não. Quer algo de leve e de transportável e até estava inclinado para aquele sistema mirrorless da Canon (que Deus o salve disso).

Partilhar Post #25 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 17 Janeiro 2020 - 22:04

FF, acho que são caras e pesadas e obrigam a lentes com as mesmas condicionantes. Mas, posso estar errado e aceito sugestões.

O meu ponto é que há opções que não são mais caras nem mais pesadas que algumas APS, com as vantagens que um sensor FF tem. 

Depende sempre do que se escolhe, em ambos os sistemas.

Partilhar Post #26 Kehr

Kehr

• Membro
  • Registo: 04/08/2015

Publicado 18 Janeiro 2020 - 10:57

Fui ler de novo o post inicial e mantenho a m/opinião. O OP não quer ir para FF, seja Sony ou não. Quer algo de leve e de transportável e até estava inclinado para aquele sistema mirrorless da Canon (que Deus o salve disso).

Queres desenvolver a tua opinião sobre o tal sistema da Canon? É um sistema sobre a qual existem muitas opiniões e muitas dúvidas também...

Partilhar Post #27 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 18 Janeiro 2020 - 19:24

Meu caro Kehr, não me é difícil analisar o que esse sistema da Canon oferece.

3 corpos, dos quais dois nêm EVF têm, e umas 8 lentes. Os zooms são pouco luminosos e de plástico e das focais fixas nem preciso falar, se as compararmos com o que oferecem a Sony, a Fuji , a Olympus, a Panasonic e até a Nikon com a sua Z50 recém saída.

Não conheço a qualidade de imagem dessas Canon EOS M6, M50 e M10 mas tenho sérias dúvidas que os seus sensores estejam ao nível dos da Sony ou dos da Fujifilm.

Ainda se os preços compensassem...Mas nem isso. Creio que a Canon, que é um gigante nesta área, irá resolver tudo isto no futuro, provavelmente acabando com essa gama EOS-M.

Partilhar Post #28 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 18 Janeiro 2020 - 20:01

Meu caro Kehr, não me é difícil analisar o que esse sistema da Canon oferece.

3 corpos, dos quais dois nêm EVF têm, e umas 8 lentes. Os zooms são pouco luminosos e de plástico e das focais fixas nem preciso falar, se as compararmos com o que oferecem a Sony, a Fuji , a Olympus, a Panasonic e até a Nikon com a sua Z50 recém saída.

Não conheço a qualidade de imagem dessas Canon EOS M6, M50 e M10 mas tenho sérias dúvidas que os seus sensores estejam ao nível dos da Sony ou dos da Fujifilm.

Ainda se os preços compensassem...Mas nem isso. Creio que a Canon, que é um gigante nesta área, irá resolver tudo isto no futuro, provavelmente acabando com essa gama EOS-M.

No entanto para quem já tem lentes canon EF, é um investimento muito menor do que trocar tudo. Especialmente para a fuji, que também não tem os melhores sensores no que diz respeito a detalhe. 

Partilhar Post #29 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 18 Janeiro 2020 - 20:12

No entanto para quem já tem lentes canon EF, é um investimento muito menor do que trocar tudo. Especialmente para a fuji, que também não tem os melhores sensores no que diz respeito a detalhe. 

Ai não? O que te leva a afirmar isso? Já experimentaste? Claro que tens de comparar com outros sensores do mesmo formato mas conheces algo bem melhor em definição e resistência ao ruído digital do que os sensores das Fuji? Não é por acaso que a Fuji (sem ter máquinas FF) passou a ter tantos adeptos. E já agora, quem tem lentes EF não desejará ter de montá-las num adaptador para as utilizar naqueles corpos EOS-M que pouco inovaram.

Eu não recomendo ao OP que mude para esta ou para aquela marca. Transmito-lhe apenas a minha modesta experiência nesse formato.  

Partilhar Post #30 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 18 Janeiro 2020 - 21:54

Ai não? O que te leva a afirmar isso? Já experimentaste? Claro que tens de comparar com outros sensores do mesmo formato mas conheces algo bem melhor em definição e resistência ao ruído digital do que os sensores das Fuji? Não é por acaso que a Fuji (sem ter máquinas FF) passou a ter tantos adeptos. E já agora, quem tem lentes EF não desejará ter de montá-las num adaptador para as utilizar naqueles corpos EOS-M que pouco inovaram.

Eu não recomendo ao OP que mude para esta ou para aquela marca. Transmito-lhe apenas a minha modesta experiência nesse formato.  

Faz o download destes 3 raws e abre no teu editor preferido:

https://www.dpreview...ery/2929672995 
https://www.dpreview...lery/8053994189
https://www.dpreview...lery/5877110706

Não sentes que na fuji há uma falta de definição na imagem, mesmo comparando com outros sensores aps de resolução semelhante? E a fuji foi tirada com a tal 16-55 2.8, o que até lhe devia dar uma vantagem em relação às outras máquinas.

Partilhar Post #31 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 19 Janeiro 2020 - 15:09

Quando abro esses links sai-me logo a imagem em jpeg. Seja como for isso não serve para comparação. São fotos feitas e,m locais diferentes, em alturas diferentes com luz diferente. Não me admiro que os raw da Fuji não saiam tão bons já que esse sensor X-Trans ou lá como se chama põe em causa muitos dos programas de abertura e tratamento de raw. Experimenta em jpeg, no mesmo local, na mesma altura, com a mesma sensibilidade (ISO) e com objectivas de focal fixa parecidas e depois diz-me como foi. Obrigado pelo teu trabalho de pesquisa.

Partilhar Post #32 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 19 Janeiro 2020 - 15:17

Ah, já abri o ficheiro raw da Fuji e percebi o que queres transmitir: as folhagens das árvores vistas no ecrã a 100% não me parecem o máximo. O meu conversor é o camera raw do PS. Talvez com outro melhorasse. Tenho o da Fuji mas não experimentei.

Partilhar Post #33 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 19 Janeiro 2020 - 17:51

Ah, já abri o ficheiro raw da Fuji e percebi o que queres transmitir: as folhagens das árvores vistas no ecrã a 100% não me parecem o máximo. O meu conversor é o camera raw do PS. Talvez com outro melhorasse. Tenho o da Fuji mas não experimentei.

É exactamente isso. E acho que ali a lente não será o elemento que falha. 

Partilhar Post #34 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro
  • Registo: 02/09/2008
    • Local: Lx
    • A pedalar se vai ao longe

Publicado 20 Janeiro 2020 - 19:31

O meu conselho? Mantém o teu sistema Canon e compra uma LX-100 II. Isto se para o uso que fazes com a tua 80D e a 100-400 estás satisfeito, e não te incomoda teres esse material nos alforges. O tamanho da LX100 é negligenciável face ao resto do equipamento. Para não falar na versatilidade de teres duas câmeras prontas a disparar.

Se queres mesmo diminuir o tamanho do sistema, vai para MFT. O tamanho e o peso das lentes é simplesmente imbatível para quem quer andar leve.

E pelo que percebi, estás habituado ao grip da 80D, também não atinei com a ergonomia (ou falta dela) na X-T20 quando larguei a D7000. Vai para a E-M1 MK2 ou para a G9.

Depois escolhe uma lente para substituires a tua 100-400 e aí sim vais ver o que poupas em peso e tamanho.

Faz as simulações do conjunto câmera+lente aqui:

https://camerasize.c...29,721.513,ha,t

Edit: e cuidado ao escolheres um corpo de gama baixa/média e depois esperares uma performance decente (AF e não só) em situações mais exigentes. A qualidade não se resume ao sensor.

Editado por miguelbarroso, 20 Janeiro 2020 - 19:36 .

Partilhar Post #35 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 20 Janeiro 2020 - 22:01

Será que para alguém que se queixa da ergonomia da fuji, uma GX9 será boa aposta? 

Quanto a tamanhos:
https://camerasize.c...29,831.848,ha,t

E um sensor MFT para viagem também não seria a minha escolha. Assim que a luz começa a desaparecer e é preciso subir o ISO, as  MFT começam a perder qualidade de imagem de uma forma impressionante. 

Partilhar Post #36 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 20 Janeiro 2020 - 23:10

E agora com outras lentes vejam aqui também:

https://camerasize.c...439,809.84,ha,t

Editado por Pentaxian, 20 Janeiro 2020 - 23:12 .

Partilhar Post #37 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 20 Janeiro 2020 - 23:14

Compacta, a minha escolha seria entre a Sony e a Fuji. Como já tenho a Fuji X-E3 e a XF 27mm a escolha para mim está feita.

Partilhar Post #38 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro

Publicado 21 Janeiro 2020 - 08:54

Eu atinei com a ergonomia da GX80 e não consegui entender-me com a X-T20.

Quanto às diferenças "abissais" entre elas...

Partilhar Post #39 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 21 Janeiro 2020 - 20:58

Eu atinei com a ergonomia da GX80 e não consegui entender-me com a X-T20.

Quanto às diferenças "abissais" entre elas...

Para que, já tem material da Panasonic Lumix eu entendo. Mas entre uma Panasonic e uma Fuji há outras diferenças. Desde logo a qualidade dos ficheiros jpeg saídos da máquina, em particular acima dos 1600 ISO.

Partilhar Post #40 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro

Publicado 21 Janeiro 2020 - 21:43

Pois, eu quando deixei a DSLR Nikon e procurei uma alternativa, ainda ponderei a Fuji... mas depois comecei a olhar para as lentes e percebi que o corpo era pequeno, mas as lentes não. (para não falar que simplesmente não atinei com a ergonomia da X-T20, estava sempre a carregar em botões que não queria... e tive a máquina comigo mais de uma semana! Teria de ir para a X-T2 que era muito mais cara...

A imagem fala por si...

apqnygW.png

Este kit Panasonic (GX9 + 12-35/2.8 + 35-100/2.8) pesa 1.110gr... o da Fuji (X-T30, 16-55/2.8 e 50-140/2.8) pesa 2,030... ou seja, quase o dobro!

A diferença na qualidade de imagem, não é assim tão grande como a pintam... Basta ir a qualquer site que faz comparativos de imagens nas mesmas condições. Eis um exemplo do site Imaging resource, a ISO 3200... até acho a imagem da GX9 melhor:

https://www.imaging-...LI03200NR5D.JPG

https://www.imaging-...LI03200NR6D.JPG

Mas se fores ao comparador do DPReview os resultados não são muito diferentes. E na vida real, a mesma coisa.