Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Câmara para viagem

• Por favor inicie sessão para responder
79 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Paulo Domingues

Paulo Domingues

• Membro
  • Registo: 29/06/2017
    • Local: Valongo

Publicado 30 Dezembro 2019 - 22:34

Estou a pensar em comprar uma câmara para viagens, principalmente viagens de bicicleta. Por isso, o tamanho e peso têm importância, mas também queria manter a qualidade, comparativamente com a 80D que tenho.

As M4/3, cheguei a pensar que seria a solução, mas parece que são maiores e mais caras que as APS. Além disso, gosto de fotografar em 3:2, ia desperdiçar um bocado do sensor, já por si pequeno. Penso que estarão fora, mas aceito sugestões.

FF, acho que são caras e pesadas e obrigam a lentes com as mesmas condicionantes. Mas, posso estar errado e aceito sugestões.

APS, parece-me ser o equilíbrio, tinha pensado na Canon M50, principalmente porque com o adaptador, podia utilizar as lentes que tenho. Mas, a Fuji chama por mim!  ;)  :)

Nas Fuji é uma "confusão", com tantos modelos e sub-modelos, fico perdido!  ;)  Parece-me que a X-E3 será a que melhor cumpre os requisitos, mas mesmo essa é vendida só corpo ou vários "kits", mais confusão!

Aparentemente em kit será melhor negócio, o kit com lentes fixas, para o uso que pretendo, não me parece o aconselhado. Dos kits com zoom, penso que a 18-55 2.8-4 é de melhor qualidade, mas grande e pesada. A 15-45, tendo em conta tamanho e peso, é mais ajustada ao pretendido. Mas... e a qualidade?!

Os preços nas Fuji têm muitas variações, qual será um bom preço?

Existe algum adaptador para lentes Canon EF?

Dicas, sugestões e experiências são bem vindas! Desde já obrigado!

Anúncios

Partilhar Post #2 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 31 Dezembro 2019 - 12:21

M4/3 é, sem dúvida alguma, o sistema mais pequeno e leve.

Uma GX9, por exemplo, com uma 20mm 1.7 e uma 42.5mm 1.7, ou uma 45mm 1.8.
Para paisagem existe a 9-18mm, super compacta, ou a 12-32mm pancake.

São exemplos.

Cumps

IT Partilhar Post #3 Paulo Domingues

Paulo Domingues

• Membro

Publicado 31 Dezembro 2019 - 18:37

Obrigado!

M4/3 é, sem dúvida alguma, o sistema mais pequeno e leve.

Tendo en conta os dados que encontrei, o corpo é maior e mais pesado que a X-E3.

Uma GX9, por exemplo, com uma 20mm 1.7 e uma 42.5mm 1.7, ou uma 45mm 1.8.
Para paisagem existe a 9-18mm, super compacta, ou a 12-32mm pancake.

O conjunto com essas lentes talvez, mas para viagem, só se for a 12-32!

Partilhar Post #4 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 31 Dezembro 2019 - 18:48

Sim, o corpo da X-E3 é leve.
Mas eu estou a falar no geral.
As lentes MFT são consideravelmente mais compactas e leves, o que tornam o conjunto mais leve.

Mas depende sempre do que se quer.
No entanto, se a fuji "chama por ti", não é preciso procurar mais :D

Cumps

Partilhar Post #5 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 02 Janeiro 2020 - 21:07

Se fores para a Fuji X-E3 pensa em adquirires uma 23mm f/2 para viagem e esquece os zoom. Eu prefiro a 27mm que é ainda mais pequena e mais leve mas penso que a 23 será talvez o mais adequado para a maioria das pessoas.

IT Partilhar Post #6 Paulo Domingues

Paulo Domingues

• Membro

Publicado 02 Janeiro 2020 - 22:26

Obrigado!

Eu para viagens acho que não me dou bem com lentes fixas, gosto/preciso de poder variar a distância focal. Mas, a 27 mm parece-me muito interessante para juntar ao conjunto, para fotografar na rua!

Este fim de semana a ver se vou a lojas para as ver ao vivo e "senti-las" nas mãos. Tenho andado a ver vídeos, ler características e comparativos e cada vez estou mais confuso!  ;)  :)

A ir para Fuji, o mais provável, a ideia inicial seria a X-E3. Mas, por mais um bocadinho de tamanho, um bocado de dinheiro, a melhor qualidade não compensará ir para a X-T30?! Por outro lado, a X-T100 é a mais barata e é a única que tem um ecran completamente articulado. Só que falta-lhe a "alma" Fuji!

Partilhar Post #7 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 02 Janeiro 2020 - 23:35

A X-T100 é maior e mais pesada do que a X-E3 e tem o visor central, tipo reflex. De facto tem a vantagem do ecrã articulado (que eu raramente uso) O autofocus é um bocado lento mas é preciso e a qualidade de imagem é top. Pelo preço julgo que não há nenhuma mirrorless melhor em qualidade imagem e de construção. E em kit com o zoom 15-45 que até é estabilizado anda pelos €500.

Partilhar Post #8 malakas

malakas

• Membro
  • Registo: 04/12/2010

Publicado 03 Janeiro 2020 - 18:14

Vê a Panasonic GX800/850 ou 880, é bem pequena!

IT Partilhar Post #9 Paulo Domingues

Paulo Domingues

• Membro

Publicado 10 Janeiro 2020 - 22:33

Há dias vim aqui para reportar, mas isto estava "avariado", agora parece que já está a funcionar, cá vai!

Vê a Panasonic GX800/850 ou 880, é bem pequena!

Obrigado!

Já vi e é bem pequena. Só que, não tem OVF/EVF e isso, para mim, é motivo de exclusão. Por isso não falei da Canon M6 II, nem das Fuji A's.

No fim de semana passado, como tinha falado acima, fui correr lojas, só não consegui ver a X-E3, que era a que mais me interessava!

Das Fuji que vi, foi uma desilusão, não são ergonómicas, escorregam-me da mão. E, não são tão pequenas como me parecia. Ok, não encontrei a X-E3! A primeira que vi foi a X-E2s (eu sei que é maior que a X-E3), estava ao lado da Canon M50 e a Canon M50, na prática, é menor e muito mais ergonómica, o que a faz parecer mais leve, "cola-se" à mão, enquanto a Fuji temos de fazer força para ela não escorregar, o que a faz parecer muito mais pesada, pela força total que é necessário fazer para a segurar.

Em relação às medidas, no papel engana, as Fuji são mais "quadradas", enquanto as Canon têm formas e as medidas referem-se aos limites. A Canon é menos larga. É mais alta, mas é só na zona do EVF, no resto é mais baixa. E, no papel, é muito mais espessa, só que essa espessura extra é a borracha do EVF e no sentido contrário o "grip". Que, para além de dar muito jeito, na prática não ocupa, porque fica na direcção da lente! Nas fotos deste artigo dá para ver o que falo!

Bom, ainda quero ver a X-E3 ao vivo, mas acho que vou continuar com Canon!

Editado por Paulo Domingues, 10 Janeiro 2020 - 22:37 .

Partilhar Post #10 Kehr

Kehr

• Membro
  • Registo: 04/08/2015

Publicado 13 Janeiro 2020 - 09:00

Obviamente que o sistema em si é bastante importante, mas estás a focar-te demasiado no tamanho dos corpos e esses hoje em dia até em FF são pequenos (uns mais que outros).

Tens de pensar qual o conjunto lente+corpo que pretendes, muito mais do que apenas corpos. Por exemplo se pretenderes uma zoom f2.8, vai ver o tamanho da lente da Fuji. Ficas com um conjunto mais pequeno com a 80D.

É nas lentes que se consegue tornar o sistema compacto. Estás também a sobrevalorizar o tamanho do sensor. Procura algumas análises comparativas dos corpos de gama alta mais recente em MFT com Fuji e Sony e vais perceber que o sensor MFT não limita assim tanto e tem outras vantagens como a estabilização dos corpos que não tem concorrência no mercado.

Os dois sistemas mais compactos são o EOS-M e MFT. EOS-M tem sensor maior, mas é tremendamente negligenciado pela Canon, estando extremamente limitado em opções de lentes. MFT pelo contrário tem dos melhores lineups de lentes do mercado, mas tem um sensor um pouco mais pequeno (mas acredita que as pessoas sobrevalorizam a diferença de desempenho de MFT para APS-C.

Tu estás muito preocupado com o tamanho do sensor, mas até máquinas compactas com sensores de 1" são uma excelente opção para o que pretendes, desde que tenhas uma gama de distâncias focais muito bem definidas para usar.

Partilhar Post #11 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 13 Janeiro 2020 - 17:03

Obviamente que o sistema em si é bastante importante, mas estás a focar-te demasiado no tamanho dos corpos e esses hoje em dia até em FF são pequenos (uns mais que outros).

Tens de pensar qual o conjunto lente+corpo que pretendes, muito mais do que apenas corpos. Por exemplo se pretenderes uma zoom f2.8, vai ver o tamanho da lente da Fuji. Ficas com um conjunto mais pequeno com a 80D.

É nas lentes que se consegue tornar o sistema compacto. Estás também a sobrevalorizar o tamanho do sensor. Procura algumas análises comparativas dos corpos de gama alta mais recente em MFT com Fuji e Sony e vais perceber que o sensor MFT não limita assim tanto e tem outras vantagens como a estabilização dos corpos que não tem concorrência no mercado.

Os dois sistemas mais compactos são o EOS-M e MFT. EOS-M tem sensor maior, mas é tremendamente negligenciado pela Canon, estando extremamente limitado em opções de lentes. MFT pelo contrário tem dos melhores lineups de lentes do mercado, mas tem um sensor um pouco mais pequeno (mas acredita que as pessoas sobrevalorizam a diferença de desempenho de MFT para APS-C.

Tu estás muito preocupado com o tamanho do sensor, mas até máquinas compactas com sensores de 1" são uma excelente opção para o que pretendes, desde que tenhas uma gama de distâncias focais muito bem definidas para usar.

Atenção que as Fuji têm sensores APS-c, que por sinal até são ligeiramente maiores dos que aqueles que a Canon usa. Mas no geral concordo consigo. Uma Fuji X-E3 com uma pancake XF 27mm quase que cabe num bolso e pesa menos de 450g

Partilhar Post #12 Kehr

Kehr

• Membro

Publicado 15 Janeiro 2020 - 22:32

Ligeiras diferenças entre tamanhos de sensores da mesma gama será irrelevante quando se analisa apenas isso, o tamanho. Por outro lado, para fotografar exteriores de dia o tamanho do sensor torna-se muito menos relevante. As lentes APS-C têm quase sempre os mesmos tamanhos, quer sejam mirrorless ou DSLR. Complementar um corpo APS-C com outro corpo APS-C faz muito pouco sentido mesmo. Mais vale arranjar uma LX100 II por exemplo. Há muito preconceito com o tamanho dos sensores. A tecnologia evoluiu bastante nos últimos 10 anos.

Partilhar Post #13 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 16 Janeiro 2020 - 15:02

Ligeiras diferenças entre tamanhos de sensores da mesma gama será irrelevante quando se analisa apenas isso, o tamanho. Por outro lado, para fotografar exteriores de dia o tamanho do sensor torna-se muito menos relevante. As lentes APS-C têm quase sempre os mesmos tamanhos, quer sejam mirrorless ou DSLR. Complementar um corpo APS-C com outro corpo APS-C faz muito pouco sentido mesmo. Mais vale arranjar uma LX100 II por exemplo. Há muito preconceito com o tamanho dos sensores. A tecnologia evoluiu bastante nos últimos 10 anos.

Sim, concordo consigo. Uma compacta dessas será o complemento ideal.

Partilhar Post #14 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 16 Janeiro 2020 - 15:19

Para esse efeito, a mim só me ocorre aconselhar talvez mudar de telefone.

É desconfortável andar de bicicleta com uma máquina fotográfica atrás....mesmo que seja uma compacta das mais pequenas...é que além da máquina, o telemóvel irá com toda a certeza!

Nas férias andei a brincar com um iPhone 11 Pro e a qualidade do output é mais que suficiente. Comparámos o resultado do iPhone com uma Canon 200D + EF 16-35 f4 e para o efeito o iPhone chegou e sobrou.

Mudar de telefone, parece-me o mais sensato!

Partilhar Post #15 Kehr

Kehr

• Membro

Publicado 16 Janeiro 2020 - 15:52

Falando em preconceito, esse bate nos píncaros. Um sensor tão pequeno é difícil de engolir como alternativa a uma DSLR, mas o conselho é bom. Eu demorei a aceitar isso, mas hoje em dia, para foto ocasional (sem condições extremas) os telefones Topo de Gama fazem excelente trabalho. Cuidado com as marcas asiáticas como Samsung ou Huawei que forçam o pos-processamento das fotos de acordo com os conceitos de beleza locais, especialmente fotos de rostos.

O problema depois é a falta de controlos físicos da máquina, os raws que não são bem raws, o DOF, etc... Muita coisa que fica bem nos telemóveis é resultado de muita manipulação por software, que nem sempre é possível remover totalmente.

Partilhar Post #16 Luís Carlos

Luís Carlos

• Novo Membro
  • Registo: 22/02/2019
    • Local: Arruda dos Vinhos

Publicado 16 Janeiro 2020 - 16:32

Para mim o telefone até é depois a parte de ser um utilitário de trabalho e ter um desgaste muito rápido (ainda que o meu já dure há um ano e meio, não deixa de andar em condições perigosas).

Comprei fuji com o objectivo de ter algo que ande sempre comigo. E anda, muitas vezes a x-t20 com a 27mm no bolso do casaco, outras tantas com a 35mm F2 na bolsa de dia-a-dia.

Também considerei a X-E3, mas o tilt-screen e o (pouco) maior controle "à mão" fez-me ir para a X-t20 e não me arrependo nem um pouco!

Partilhar Post #17 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 16 Janeiro 2020 - 16:42

Falando em preconceito, esse bate nos píncaros. Um sensor tão pequeno é difícil de engolir como alternativa a uma DSLR, mas o conselho é bom. Eu demorei a aceitar isso, mas hoje em dia, para foto ocasional (sem condições extremas) os telefones Topo de Gama fazem excelente trabalho. Cuidado com as marcas asiáticas como Samsung ou Huawei que forçam o pos-processamento das fotos de acordo com os conceitos de beleza locais, especialmente fotos de rostos.

O problema depois é a falta de controlos físicos da máquina, os raws que não são bem raws, o DOF, etc... Muita coisa que fica bem nos telemóveis é resultado de muita manipulação por software, que nem sempre é possível remover totalmente.

A questão é que a maior parte das vezes que alguém pergunta por um upgrade de equipamento, esquece facilmente ou relega para segundo plano o inconveniente que é andar com o peso extra, o "trambolho" na mala ou o colar espectacular ao pescoço.

A maior parte das vezes, a maioria dessas pessoas, acaba por comprar a melhor sugestão que encaixa no seu bol$o...depois é que vêm todas estas questões. Ao fim de meia dúzia de meses, acabam por deixar a máquina em casa e fotografam com o telefone...afinal de contas, essa maioria, também quer a "máquina" é para partilhar as "aventuras" nas redes...e o telefone serve na perfeição.

Os meus amigos que me perguntam que upgrade devem fazer, levam sempre com o mesmo conselho : "muda de telefone"...

IT Partilhar Post #18 Paulo Domingues

Paulo Domingues

• Membro

Publicado 16 Janeiro 2020 - 17:44

Para mim, compactas e telemóveis estão fora de questão. Eu pretendo ter a possibilidade de trocar de lentes, inclusive a 100-400mm é suposto ir algumas vezes nos alforges, para usar depois de chegar aos locais para onde vou de bicicleta. Usando na viagem propriamente dita a 15-45mm (ou algo idêntico). Ok, poderia levar também a 80D nos alforges e na viagem ir fotografando de telemóvel/compacta. Mas, eu recuso-me a comprar telemóveis caros, é que eu sou daqueles que os partem!   ;)  :)

Por essas razões estava dividido entre manter-me na Canon, que já tenho algum material. Ou testar Fuji e, se gostar, mudar tudo para Fuji. A grande vantagem da Fuji (acho eu), que em alguns casos pode ser desvantagem, é que as lentes são feitas especificamente para APS, enquanto as boas da Canon são feitas para FF. E assim, as da Fuji, são mais pequenas, leves e baratas que as Canon, para a mesma suposta qualidade.

Partilhar Post #19 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 16 Janeiro 2020 - 20:18

Paulo, se a ideia é mudar de sistema é uma coisa; se é complementar é outra. Eu mudei porque cheguei à  conclusão - um pouco por mero acaso - que em APS-c a Fuji era a melhor. Melhor principalmente na qualidade dos ficheiros jpeg já que considero quase uma aberração ter de fotografar em raw nesta 2ª década do milénio. A tua EOS 80D será uma boa DSLR, bem construída, com boa ergonomia, um belo parque de lentes não só da Canon como de outros fabricantes, mas tem limitações. Desde logo os sensores APS-c da Canon são menos bons do que os sensores da Sony que fornece a Nikon e a Fuji, por exemplo. Depois a Fuji ainda tem outra arma que é o tratamento dos jpeg, que em nenhuma outra marca saem tão bons. E finalmente, porque não faz máquinas com sensores de 24X36mm (FF), a Fuji dedicou-se a construir um parque de lentes totalmente dedicadas ao formato mais pequeno e que são, julgo eu, do melhor que se faz para esse tipo de sensores.

As lentes da Fuji não são baratas - nunca se devem comprar a preço forte e sem ver comparativos - mas são excelentes. E os sensores - só conheço os de 24 mpx, mas os novos de 26 mpx parece ainda serem melhores - são inultrapassáveis no formato. Fiz experiências com sensores idênticos da Pentax e da Nikon em comparação com os da Fuji e fiquei absolutamente convencido.

Assim, se é para mudar, aconselho-te 2 corpos: Fuji X-T30 para substituir a EOS 80D e Fuji X-E3 para andares mais leve. Tenho uma X-E3 e é excelente. Quanto a objectivas só posso falar de 4. Desde logo podes comprar qualquer das Fuji com o mais barato dos zooms, o XC 15-45 f/3.5-5.6. O único defeito é que é eléctrico, isto é, o anel do zoom não é manual como a maioria mas comanda um motor eléctrico e por vezes não é tão amigável no ajuste das distâncias focais. Mas para zoom barato de kit garanto-te que dá 10 a 0 aos equivalentes da Sony, da Canon e da Nikon. E custa pouquíssimo em kit. Depois tens o outro zoom, o XF 18-55, que veio com a minha X-E3 e que é já de outra liga. Das focais fixas recomendo vivamente a pequena pancake XF 27mm f/2.8. Também tenho a XF 18 F/2 que é muito boa. Mas dizem que quer a 35mm f/2, quer a 23mm f/2 são lentes a considerar. Todas se compram por menos de €400 se souberes ir aos sites que interessam.

Se não queres mudar então escolhe a Canon EOS M50 e usa as lentes que tens com adaptador. Mas olha que não é a mesma coisa.

Boa escolha e boas fotos.

Editado por Pentaxian, 16 Janeiro 2020 - 20:21 .

Partilhar Post #20 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 16 Janeiro 2020 - 22:32

Acho que se tens várias lentes, se calhar manter na canon acaba por ser mais económico. 

Em relação a se FF vale a pena ou não, depende das situações em que fotografas e da qualidade que procuras.

Quanto a ser maior e mais caro, depende. Uma fuji XT3 com uma 16-55 2.8 custa e pesa o mesmo que uma Sony A7III com uma tamron 28-75 2.8 e mesmo os tamanhos são praticamente idênticos.