Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Fuji XT2 Vs. Fuji XT3

• Por favor inicie sessão para responder
20 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 PauloOliveira

PauloOliveira

• Membro
  • Registo: 28/01/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 15 Novembro 2019 - 14:17

Boas pessoal,

Pretendia uma máquina para usar quase em exclusivo em fotografia de rua e férias (80% rua / 20% férias) e devo ir para uma Fuji.

A minha questão tem a ver com a diferença entre a XT2 e a XT3. 

Para aquilo que pretendo, basta-me a XT2 ou, apesar da diferença de preço, o melhor seria ir para a XT3?

Agradecia V/ opiniões  :)

Já agora, se quiserem mandar mais lume para a fogueira, deem aí uns bitaites de 1 ou 2 lentes prime que sirvam para os meus propósitos.

Obrigado desde já pela ajuda que possam dar.

Anúncios

Partilhar Post #2 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 15 Novembro 2019 - 14:39

Francamente, para esse uso, a X-T2 é a melhor compra.

A diferença mais relevante entre a XT2 e a XT3 é o AF. Especialmente o AF contínuo, que apresenta uma taxa de sucesso notoriamente superior no novo modelo (embora a XT2 não fosse nada má). Em termos de AF estático, a diferença é mesmo marginal e só realmente notória nas lentes mais "legacy" do mount Fuji X (23 f/1.4, 35 f/1.4, 56 f/1.2,etc) mas é mesmo marginal.

Outra diferença de alguma relevância tem a ver com vídeo (não sei se te interessa). Na XT3 não há "crop" (ao contrário da XT2 onde havia um crop de, nem sei bem, talvez 1.1 ou 1,2), o sensor é lido na íntegra. Também tem mais "bits" de vídeo e até podes usar o novo codec h.265 (que eu nem consigo usar porque faz o meu portátil engasgar-se todo) mas isso é já um nível de "picuinhice" que eu não vou discutir aqui.  ^_^

Nota que a XT2 compra-se basicamente a metade do preço (ou até menos) da XT3.

Eu comprei a XT3 por causa do AF contínuo para acompanhar os endiabrados dos meus filhos, porque de resto... O sensor não é o mesmo mas é quase a mesma coisa e o corpo idem.

Emparelhas com a 18-55 e acho que vais ficar bem satisfeito. :th_up:

Partilhar Post #3 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 15 Novembro 2019 - 18:13

Há uma alternativa já com o novo sensor de 26 mpx que é a X-T30. Não é tão robusta como as X-T 2 e 3 mas é suficientemente bem construída e em termos de qualidade de imagem é igual à X-T3. Quanto a lentes eu tenho 4 e aconselho a quem faz foto de rua a 23mm F/2 ou mesmo a pequenina pancake 27mm F/2.8. O zoom 18-55 é também muito bom opticamente mas atenção que é pesadote tendo em conta os corpos em questão. Qualquer das Fuji X-T é excelente e a qualidade de imagem é a melhor que há em sensores APS-c.

IT Partilhar Post #4 PauloOliveira

PauloOliveira

• Membro

Publicado 16 Novembro 2019 - 13:33

Francamente, para esse uso, a X-T2 é a melhor compra.

A diferença mais relevante entre a XT2 e a XT3 é o AF. Especialmente o AF contínuo, que apresenta uma taxa de sucesso notoriamente superior no novo modelo (embora a XT2 não fosse nada má). Em termos de AF estático, a diferença é mesmo marginal e só realmente notória nas lentes mais "legacy" do mount Fuji X (23 f/1.4, 35 f/1.4, 56 f/1.2,etc) mas é mesmo marginal.

Outra diferença de alguma relevância tem a ver com vídeo (não sei se te interessa). Na XT3 não há "crop" (ao contrário da XT2 onde havia um crop de, nem sei bem, talvez 1.1 ou 1,2), o sensor é lido na íntegra. Também tem mais "bits" de vídeo e até podes usar o novo codec h.265 (que eu nem consigo usar porque faz o meu portátil engasgar-se todo) mas isso é já um nível de "picuinhice" que eu não vou discutir aqui.  ^_^

Nota que a XT2 compra-se basicamente a metade do preço (ou até menos) da XT3.

Eu comprei a XT3 por causa do AF contínuo para acompanhar os endiabrados dos meus filhos, porque de resto... O sensor não é o mesmo mas é quase a mesma coisa e o corpo idem.

Emparelhas com a 18-55 e acho que vais ficar bem satisfeito. :th_up:

Obrigado pela ajuda. Realmente, e não o disse no inicio, não pretendo fazer video com a Fuji. Apenas e só fotografar.

Há uma alternativa já com o novo sensor de 26 mpx que é a X-T30. Não é tão robusta como as X-T 2 e 3 mas é suficientemente bem construída e em termos de qualidade de imagem é igual à X-T3. Quanto a lentes eu tenho 4 e aconselho a quem faz foto de rua a 23mm F/2 ou mesmo a pequenina pancake 27mm F/2.8. O zoom 18-55 é também muito bom opticamente mas atenção que é pesadote tendo em conta os corpos em questão. Qualquer das Fuji X-T é excelente e a qualidade de imagem é a melhor que há em sensores APS-c.

Thanks. Em principio devo optar pela 23mm f/2 e pela 18-55 e acho que não preciso de mais nenhuma. Isto porque vou manter o sistema Canon que tenho actualmente mas que será mais para paisagem e desporto motorizado.

Obrigado a ambos mais uma vez.

IT Partilhar Post #5 PauloOliveira

PauloOliveira

• Membro

Publicado 20 Novembro 2019 - 09:15

Entretanto já comprei a XT2 + 18-55mm + 23mm  :)

A ver se no fim de semana já experimento o brinquedo novo.

Depois coloco foto no tópico das aquisições.

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

Partilhar Post #6 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 20 Novembro 2019 - 21:53

Excelente compra. Penso que a X-T2 tem um excelente sensor de 24 mpx, idêntico ao da X-E3, que aguenta lindamente que vás até 3200 iso na boa. Eu já fotografei a 6400 iso e fazia nas calmas um A3. O zoom é excelente. Nada a ver com aqueles 18-55 da Canon ou da Nikon. Também se comprado sem ser em kit é muito mais caro. Tenho um e recomendo. A 23mm não sei. Tenho a 18 e a 27. Mas se for da mesma qualidade deve ser do melhor que se fabrica para sensores APS-c. Atenção aos menus da Fuji que dão para arreliar. A configuração da máquina também dá dores de cabeça. No início é preciso calma, muita calma. Mas depois, caraças, que qualidade. Esquece o raw, podes fazer tudo em jpeg. Boas fotos. Ah, compra mais uma bateria sem falta. Não compres da Fuji que é um roubo, compra uma da Patona que aguenta exactamente o mesmo que as de origem.

IT Partilhar Post #7 PauloOliveira

PauloOliveira

• Membro

Publicado 21 Novembro 2019 - 10:19

Excelente compra. Penso que a X-T2 tem um excelente sensor de 24 mpx, idêntico ao da X-E3, que aguenta lindamente que vás até 3200 iso na boa. Eu já fotografei a 6400 iso e fazia nas calmas um A3. O zoom é excelente. Nada a ver com aqueles 18-55 da Canon ou da Nikon. Também se comprado sem ser em kit é muito mais caro. Tenho um e recomendo. A 23mm não sei. Tenho a 18 e a 27. Mas se for da mesma qualidade deve ser do melhor que se fabrica para sensores APS-c. Atenção aos menus da Fuji que dão para arreliar. A configuração da máquina também dá dores de cabeça. No início é preciso calma, muita calma. Mas depois, caraças, que qualidade. Esquece o raw, podes fazer tudo em jpeg. Boas fotos. Ah, compra mais uma bateria sem falta. Não compres da Fuji que é um roubo, compra uma da Patona que aguenta exactamente o mesmo que as de origem.

Realmente ainda ando a "aprender" os menus da Fuji. A escolha também recaiu na Fuji precisamente por causa da qualidade dos seus jpeg. É o que pretendo fazer, só jpeg  :)

Na compra da XT2 vieram 3 baterias extra. Com 4 baterias acho que é suficiente. Lol

Obrigado pelo input  :th_up:

Partilhar Post #8 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 21 Novembro 2019 - 16:56

Toda a gente passa por essa "curva de aprendizagem". Porém, atualmente, para o meu uso, tenho a minha XT3 configurada de tal maneira que apenas uso os botões externos (faço tudo o que preciso com eles) e nunca tenho de ir aos menus.

Não esquecer que existe ainda um menu Q que é uma "short list" (também configurável) de funções que é muito mais simples de navegar do que o universo integral de menus da câmara...

Não te deixes enganar pelo novo sensor da XT3 vs antigo sensor da XT2. Em ISOs elevados, a XT2 até tem uma performance ligeiramente melhor! O novo sensor da XT3 traz mais uns megapitos e uma gama dinâmica ligeiramente maior. Na prática, e já experimentei as duas, não há diferença.

Partilhar Post #9 Cosmic

Cosmic

• Membro
  • Registo: 13/09/2016
    • Local: Nassau

Publicado 21 Novembro 2019 - 19:03

Toda a gente passa por essa "curva de aprendizagem". Porém, atualmente, para o meu uso, tenho a minha XT3 configurada de tal maneira que apenas uso os botões externos (faço tudo o que preciso com eles) e nunca tenho de ir aos menus.
Não esquecer que existe ainda um menu Q que é uma "short list" (também configurável) de funções que é muito mais simples de navegar do que o universo integral de menus da câmara...
Não te deixes enganar pelo novo sensor da XT3 vs antigo sensor da XT2. Em ISOs elevados, a XT2 até tem uma performance ligeiramente melhor! O novo sensor da XT3 traz mais uns megapitos e uma gama dinâmica ligeiramente maior. Na prática, e já experimentei as duas, não há diferença.

Os sensores X-t20 e x-t2 são os mesmos?
Se sim, aplica-se o mesmo a x-t30 e x-t3?

Obrigado

Cumps

Partilhar Post #10 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 21 Novembro 2019 - 20:51

Os sensores X-t20 e x-t2 são os mesmos?
Se sim, aplica-se o mesmo a x-t30 e x-t3?

Obrigado

Cumps

Sim, são os mesmos. E os da X-T3 e X-T30 também são o novo sensor de 26mpx.

Partilhar Post #11 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 22 Novembro 2019 - 12:19

A Fuji tem feito isso com os modelos X-Tx e X-Txy. O modelo X-Txy tem sempre o sensor da irmã mais velha X-Tx.

Por vezes as "features" de vídeo são mais limitadas na versão X-Txy.

As diferenças entre ambas acabam por ser mais evidentes no corpo e no viewfinder, bem como nos upgrades de firmware. As entranhas costumam ser as mesmas...

Partilhar Post #12 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 22 Novembro 2019 - 22:51

As Fuji tem bom sensor e boas lentes mas os modos, mudar na lente para ser modo A, fazer diferente para ser T ou M, acho desnecessário e confuso.

Como se escolhe o modo com uma lente que não tenha a opção A ou auto?

Já pesquisei no YouTube mas do aparece com lentes Fuji.

Editado por Cosmic, 22 Novembro 2019 - 22:52 .

Partilhar Post #13 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 22 Novembro 2019 - 23:09

As Fuji tem bom sensor e boas lentes mas os modos, mudar na lente para ser modo A, fazer diferente para ser T ou M, acho desnecessário e confuso.

Como se escolhe o modo com uma lente que não tenha a opção A ou auto?

Já pesquisei no YouTube mas do aparece com lentes Fuji.

O que é T? Para se poder usar uma objectiva que não tenha anel de diafragma em P (programa) é fácil, mantém-se o comando redondo das velocidades em A. Se se quiser mudar para Av também é fácil, usa-se um dos comandos do corpo, normalmente a rodela traseira. Não vejo dificuldade alguma. Se há coisas em que as Fuji são intuitivas é nestes modos. Agora a configuração e os menus...

Partilhar Post #14 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 22 Novembro 2019 - 23:40

Tv SS e para manual com uma lente sem controle de abertura?

O grip não é muito ergonómico.

E lentes adaptadas usas?

Em APS-C gosto das Sony a6000 e das Fuji pelo sensor.

Gosto mais das Sony, com adaptador vai qualquer lente ef-s, sigma Canon mount, 55-250mm etc, funciona tudo, com o af mais ou menos rápido vai tudo.

A próxima máquina será uma mirrorless, mas ando sem pressa a ver.

Eu queria mesmo era uma a7iii mas depois as lentes são muito caras.

Editado por Cosmic, 23 Novembro 2019 - 00:10 .

Partilhar Post #15 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 24 Novembro 2019 - 18:30

Pis... eu também estou achar a X-T20 muito bizarra....(a minh ainda não chegou) e estou a ficar apreensivo....

Eu nunca a tinha visto por cima.. mau Maria... :hmm:  :o  onde estão os vulgares P,A,S.M das "outras"?

Depois fui ver o Manual e ainda mais confuso fiquei, com essa histora de mudar a abertura na Lente etc.... ora a minha nunca vai ver lentes Fuji, só tubos / adaptadores ocos sem contactos....

Espero não me ter metido num grande molho de Bróculos....81seFGbjokL._AC_SL1500_.jpg

Editado por Camara Lenta, 24 Novembro 2019 - 18:32 .

Partilhar Post #16 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 24 Novembro 2019 - 21:32

Não tem nada que enganar...

Modo
M: regula-se a velocidade pretendida em cima e a abertura na lente.
A: Na roda das velocidades escolhe-se A e na lente escolhe-se a abertura.
S: na lente escolhe-se A e a velocidade na roda das velocidades.
P: tudo em A(utomatico)

Para lentes que não têm abertura, penso que há um modo electrónico de controlo, que permite intervalos de 1/3 e não apenas 1/2 stop. (Também pode ser usado nas velocidades, se não estou em erro, e também funciona para lentes com anel de abertura.)

Para lentes mais antigas funciona como em qualquer outra máquina. A máquina dispara pensando que não há lente.

É um pouco diferente, mas igualmente funcional.

Editado por deim, 24 Novembro 2019 - 21:34 .

Partilhar Post #17 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 24 Novembro 2019 - 22:22

Obrigado Deim...

A gente habitua-se a tudo, com prática.

Falam tão mal dos Menus da Olymous  e eu ao fim de um ano navego por ali fora na boa...

Eu hoje estive a ver melhor... há um modo "Shoot without lens"... deve ser o que eu preciso.

É deixar chegar a camara e começar a mexer nela...

Vol1-04..jpg

Partilhar Post #18 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 24 Novembro 2019 - 22:31

É isso mesmo António. Essa opção é daquelas que está "escondida" nos menus, mas chegaste lá rápido.  ^_^

De resto, os modos é como disse o deim, mas deixo aqui um vídeo que mostra como se faz isto dos modos.

https://www.youtube....h?v=VD9MlpbtmOg

Partilhar Post #19 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 25 Novembro 2019 - 18:36

É isso mesmo António. Essa opção é daquelas que está "escondida" nos menus, mas chegaste lá rápido.  ^_^

De resto, os modos é como disse o deim, mas deixo aqui um vídeo que mostra como se faz isto dos modos.

https://www.youtube....h?v=VD9MlpbtmOg

Mas se a lente não tiver a opcção de abertura, se for uma lente Samyang por exemplo?

Como se escolhe os modos?

Partilhar Post #20 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 25 Novembro 2019 - 21:40

Mas se a lente não tiver a opcção de abertura, se for uma lente Samyang por exemplo?

Como se escolhe os modos?

Julgo que se a lente não tiver os contactos eléctricos com a baioneta do corpo apenas se poderá utilizar o modo manual e o modo de prioridade à abertura, se a objectiva tiver anel de diafragma. Nas objectivas da Fuji sem anel de diafragma - exemplo que conheço: XF 27mm f/2.8 - pode-se escolher qualquer um dos modos sendo que o diafragma se escolhermos o modo A ´comandado pelo corpo através de um dos "dial". É o que faço com a X-E3.

Ah, Cosmic, respondendo à tua outra questão, eu ainda não utilizei lentes de outras marcas. As que não têm os contactos eléctricos de ligação ao corpo nem sequer me interessam. É pena porque a 7artisans tem uma 32mm f/1.2 que me interessaria muito. Sem AF ainda aceito, agora ter de estar a focar com a abertura máxima e depois fechar o diafragma, não. Já lá vão esses tempos.

Editado por Pentaxian, 25 Novembro 2019 - 21:44 .