Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Preciso de um bom sensor APS-C (mirrorless)

• Por favor inicie sessão para responder
12 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 09 Novembro 2019 - 23:37

Preciso do melhor APS-C que andar por aí..... o melhor que puder comprar até 500-600 euros usado ...

Só tenho dois requsitos...

• APS-C

• Cãmara com Shutter completamente eletrónico ... (sem cortinas envolvidas)

Não me importa mais nada...

Não tem de ser recente. se for 4-5 anos "datado" não me importa

A "ficha técnica" da camara e A MARCA são-me completamente irrelevantes... apenas terei que comprar um conversor sem contactos para Nikon e um cabo disparador....

Será uma camara exclusivamente para extreme-macro (lentes de microscópio),  portanto aquilo que normalmente se pretende numa camara .. tipo rapidez de foco, prestações em baixa luz, estabilização etc... é-me completamete irrelevate

É para aparafusar ao rig vertical e nunca mais saír dali.. não terá outro uso.

49040464017_5dc21b5a89_c.jpgIMG_20191109_230603 by antonio caseiro, on Flickr

FF está fora de questão... a maioria das objectivas de microsocópio não projecta um circulo de magem optimo capaz de cobrir a diagonal de um FF (predem qualidade nos cantos)

Não estou descontente com o sensor da Olympus.. mas o MFT é demasiado pequeno e está-me a dar cabo da cabeça..

Esta aranha a 10:1 cuja cabeça tem pouco mais de um milimetro de largura obrigou-me a fazer 600 fotos ( 2 ladrilhos de 300) ou cortava os pelos no topo , ou cortava as patas...

Não é pela duplicação ou quadruplicação do trabaçho... os ladrilhos introduzem erros de paralaxe, artefactos, erros de perspectiva etc... por causa da elevada magnificação e do elevado numero de fotos empilhadas em cada ladrilho, os "panoramas" em macro não funcionam da mesma maneira que os de paisagem.. há outros problemas a ter em conta e é muito mais complicado "coser" uma foto

49037838853_2c27581982_b.jpg2019-11-03 00-40-33 (C,Smoothing4) by antonio caseiro, on Flickr

Editado por Camara Lenta, 09 Novembro 2019 - 23:43 .

Anúncios

Partilhar Post #2 MJsilva

MJsilva

• Membro
  • Registo: 24/11/2018
    • Local: Póvoa de Varzim

Publicado 10 Novembro 2019 - 11:43

Voce é realmente viciado em macro,sempre a 'inventar' para tentar melhorar, é cada 'gaiola' :), eu olho as suas fotos e tem uma qualidade incrível! Não sei como possa melhorar ainda!!

Partilhar Post #3 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 10 Novembro 2019 - 19:06

Preciso do melhor APS-C que andar por aí..... o melhor que puder comprar até 500-600 euros usado ...

Só tenho dois requsitos...

• APS-C
  •  
  • Cãmara com Shutter completamente eletrónico ... (sem cortinas envolvidas)
  •  

Não me importa mais nada...

Não tem de ser recente. se for 4-5 anos "datado" não me importa

A "ficha técnica" da camara e A MARCA são-me completamente irrelevantes... apenas terei que comprar um conversor sem contactos para Nikon e um cabo disparador....

Será uma camara exclusivamente para extreme-macro (lentes de microscópio),  portanto aquilo que normalmente se pretende numa camara .. tipo rapidez de foco, prestações em baixa luz, estabilização etc... é-me completamete irrelevate

É para aparafusar ao rig vertical e nunca mais saír dali.. não terá outro uso.

Caro Mente Lenta, que tal as Fujifilm X, as X-T1, X-T2, X-T10, X-T20, por exemplo?

Editado por Pentaxian, 10 Novembro 2019 - 19:08 .

Partilhar Post #4 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 10 Novembro 2019 - 21:18

E esse kit de flash para a Oympus?

Partilhar Post #5 jssaraiva

jssaraiva

• Membro
  • Registo: 30/04/2008
    • Local: Porto

Publicado Ontem, 01:02

Uma das Sigmas SD Quattro com Foveon? Tem APS-C e -H.

Editado por jssaraiva, Ontem, 01:20 .

Partilhar Post #6 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado Ontem, 09:31

Melhor sensor APS-C neste momento é o da Canon M6mkii/90D, isto segundo a DPReview:

https://www.dpreview...-24mp-aps-c-era

E tem shutter electronico. 

Agora a esse preço.... só se procurares na feira da ladra lá para as 6 da manhã....

Partilhar Post #7 MarcomPereira

MarcomPereira

• Membro
  • Registo: 03/10/2016
    • Local: porto

Publicado Ontem, 09:52

eu iria para uma xt2 já deves arranjar por esse preço nos usados..

Partilhar Post #8 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado Ontem, 11:08

Mais um a achar que a Fuji pode ser o caminho.

No entanto, chamo à atenção para o facto de não teres nos RAW da Fuji a mesma latitude que tens nos da Nikon. Dei conta em Urbex com a Fuji XT1...não tinha o que esperava quando comparado com a Canon 5Dii.

Talvez não seja pior idea, tentares arranjar uns raw antes. Eu posso dispensar RAW de Urbex.

IT Partilhar Post #9 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado Ontem, 14:14

@ Azathoth ; MarcomPereira : iMarco

Obrigado peloas respostas...

Passo a explicar mehor:

• Eu tenho orçamento para mais....querer gastá-lo é outra conversa....  :)
  • No outro dia tive mesmo mesmo mesmo para me meter no comboio e ir à Colorfoto- Lisboa buscar uma Fuji-XT30... mas depois pensei que era uma pena "estragar" uma máquina tão boa nesta coisa.
  • Como vocês aqui no fourm andam sempre metidos nestas discussões apaixonadas Canon/Fuji/Sony, pensei.. bom pode ser que eles saibam de alguma coisa que valha mesmo a pena porque eu não ligo / acompanho os lançamentos das marcas etc...
  • Quando percebi que a Nikon ia lançar uma Z50 a um preço razoável fiquei radiante (porque todo o meu sistema / acessórios é Nikon (agora algum Olympus tambem..) ... fui a ler as especificações da cãmara e ... mehhhhhhhh. boa bosta.. nem sequer "focus bracketing" tem, uma coisa que a Olympus tem há anos nas camaras de 450 euros...
  • EU NÃO POSSO TER ESPELHO / CORTINAS... preciso mesmo de um sensor completamente operado eletróncamente.... com espelho e cortinas teho eu ali 3 Nikons....

Olha o efeito nefasto do "coice" das cortinas em magnificações deste nivel.

Exposição "normal" de 1/5 ...

a1a2gAzH_o.jpg

A "solução" é "cortar muito a fonte de luz e obter exposições "longas" de varios segundos, esperando que o resto da exposição escreva por cima dos decimos de segundo em que a maquina esteve a registar sob o efeito do coice... e esperando que ninguem bata com uma porta em casa ou que passe um autocarro lá fora durante a exposição...

Exposição de 4 segundos.. vêm a diferença abismal e o efeito do coice nas exposições "normais" (foto anteriror)?

mmWgKee3_o.jpg

portanto consegue-se dar a volta ao coice... mas 300 fotos x 4 segundos são 20 minutos de "Atraso".. se juntares a isso mais 6-8 segundos de espera entre fotos para deixar o sistema estabilzar sempre que o carril avança para a foto seguinte... 300 fotos levam quase uma hora, memso com um carril automatizado...

com um sensor eletronico esse tempo reduz para metade... nem se fica a stressar com a questão do "coice"... depois de experimentar o sensor eletronico da Olympus, não quero voltar aos espelhos / cortinas de maneira nenhuma

a 90D tem espelho...

essa M6 MkII éuma boa hipótese e esses 35 Mp agradam-me porque me dão muita latitude para fazer crop... além de que Canon é uma boa marca para "macro", porque devido à popularidade da Canon existem muitos acessórios especificos para macro só com enacaixe Canon que não existem para outras marcas porque isto já é um nicho... e fabricar coisas para um nicho e depois para marcas de "nicho"..  é 2X nicho e os fabricantes devem pensar que nem sequer vale a pena porque vão vender muto poucas unidades...

Sinceramente a minha idai inicial era comprar uma Sony a6000 por 200 euros, mas como não acompanho estas coisas tive medo de estar a deitar 200 euros fora.. não faço ideia nenhuma se o sensor é bom, mau , fraco, razoavel ou o que seja...

se é para gastar uma quantidade mais "séria "500-600.. ou mesmo 800-900 então vale apena escolher bem e com ponderação... (tou mesmo chateado com a porcaria da Nikon Z50)

por isso perguntei aqui...

Marco.. eu já não fotografo em RAW... faço JPG superfine... acelera muito o fluxo de trabalho ( o software  de stacking obriga-me a converter primeirro o RAW para TIFF ou JPG) .. e isso leva muito tempo. Depois eu ultimamente tenho o sistema de iluminação / difusão tão afinado que ultimamente não preciso de fazer grande edição.. JPG superfine chega-me e sobra-me.

Editado por Camara Lenta, Ontem, 14:29 .

Partilhar Post #10 Fatalit1-4

Fatalit1-4

• Membro
  • Registo: 14/04/2008
    • Local: Porto

Publicado Ontem, 14:41

Os senhores do DxOMark:

4999098372194304.png?k=zhP9Qvd-KnpICz_dr

Partilhar Post #11 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado Ontem, 15:35

A A6000 tem um bom sensor mas não tem modo 100% electrónico. Vais ter cortinas na mesma. Não tens é espelho.

Mas tens Electrónico à primeira cortina.

Editado por deim, Ontem, 15:37 .

Partilhar Post #12 MarcomPereira

MarcomPereira

• Membro
  • Registo: 03/10/2016
    • Local: porto

Publicado Ontem, 16:48

se vais fotografar em JPG nem devias estar com duvidas :D .. tenha apanhar uma xt2  ou então ver se tens alguém por perto com uma que te faça o favor de emprestar para testares.

Partilhar Post #13 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado Ontem, 20:01

a 90D tem espelho...

Mas em Liveview,quando a câmara dispara, o espelho não se mexe.

Mas compreendo que com uma mirrorless deve ser mais fácil adaptar lentes esquisitas devido à menor distância até ao sensor. 

E uma câmara com leaf shutter, será que também tem esses problemas? Há a Fuji X100f por exemplo. Ah mas espera não dá para mudar de lente...  -_-

Editado por Azathoth, Ontem, 20:04 .