Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Flash externo em exterior

• Por favor inicie sessão para responder
30 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 11 Novembro 2019 - 07:34

Reitero o que disse post anterior.

Já te conheço faz algum tempo pelo forum. Quando a opinião não vai de encontro com a tua tens por hábito levar ao extremo aquilo que te dizem. Reforçando o mais possível esse extremo pretendes introduzir o absurdo na sugestão do outro. Quando o absurdo resulta da interpretação extremada ná procura de factos que não estão na matéria de facto da sugestão.

Isto é mero entretém de prosa tipo assembleia da república. Não me interessa.

Para o outro OP fez sentido, para ti não. Siga.

PS: O Autor optou por esta luz para dar um ar mais gráfico á coisa. Apenas isso. Para mim não ficou bem. Optou erradamente? Se ficou conforme queria não. Se porventura saiu outra coisa do que queria, sim. Só ele poderá dizer.

Editado por nbplopes, 11 Novembro 2019 - 07:43 .

Anúncios

Partilhar Post #22 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 11 Novembro 2019 - 08:15

Reitero o que disse post anterior.

Já te conheço faz algum tempo pelo forum. Quando a opinião não vai de encontro com a tua tens por hábito levar ao extremo aquilo que te dizem. Reforçando o mais possível esse extremo pretendes introduzir o absurdo na sugestão do outro. Quando o absurdo resulta da interpretação extremada ná procura de factos que não estão na matéria de facto da sugestão.

Isto é mero entretém de prosa tipo assembleia da república. Não me interessa.

Para o outro OP fez sentido, para ti não. Siga.

PS: O Autor optou por esta luz para dar um ar mais gráfico á coisa. Apenas isso. Para mim não ficou bem. Optou erradamente? Se ficou conforme queria não. Se porventura saiu outra coisa do que queria, sim. Só ele poderá dizer.

A tua opinião não vai contra o que penso. Eu concordo em absoluto que a modelo não se ajusta ao fundo. Que o enquadramento está mal. Que o local devia ser outro.

Mas olho para o nome do tópico e fala de luz. Olho para o texto do tópico e fala de luz. E percebo que um dos pontos a que o fotógrafo deu importância foi à luz. E essa luz não está agradável naquele espaço, com aquela pessoa. Tu concordas que não gostas daquela luz ali. Mas depois entras num discurso que o que está mal é tudo o que não é a luz.

É essa abordagem que não concordo. Não vale a pena forçar uma luz gráfica quando não se ajusta ao espaço nem à modelo. Não se muda o mundo para se ajustar à luz. 

Partilhar Post #23 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 11 Novembro 2019 - 09:55

A tua opinião não vai contra o que penso. Eu concordo em absoluto que a modelo não se ajusta ao fundo. Que o enquadramento está mal. Que o local devia ser outro.

Mas olho para o nome do tópico e fala de luz. Olho para o texto do tópico e fala de luz. E percebo que um dos pontos a que o fotógrafo deu importância foi à luz. E essa luz não está agradável naquele espaço, com aquela pessoa. Tu concordas que não gostas daquela luz ali. Mas depois entras num discurso que o que está mal é tudo o que não é a luz.

É essa abordagem que não concordo. Não vale a pena forçar uma luz gráfica quando não se ajusta ao espaço nem à modelo. Não se muda o mundo para se ajustar à luz. 

Precisamente porque o tópico é esta luz assume-se que o autor quer usar esta luz. Aliás o autor reforça o facto de querer usar esta luz por forma a definir um estilo próprio. Sendo este um exercício de demonstração. Logo a luz numa possível sugestão não deve mudar mas sim a composição. Para uma luz que visa uma predominância gráfica requer uma composição mais gráfica que a acompanhe. Daí a minha sugestão de tentar procurar mais ligações gráficas entre os elementos na frame, pois a composição não me parece acompanhar.

Se o tópico fosse a composição e esta fosse boa poderia concluir que a luz porventura não a acompanha daí lhe sugeria mudar de luz para melhorar. Há composições que são boas que a luz usada poderia ser melhor, pese embora hoje em dia em PP quase tudo se faz nessa matéria.

Isto é, uma solução que visa mudar esta luz, face ao teor do tópico creio que faz menos sentido.

3fd7ecb14beb0eacf32eb26e90fcce20.jpg

Com outra luz, mais amena, esta composição não teria tanto impacto. Nem esta nem as outras que partilhei que seguem parece-me o tipo de luz que o op procura usar nesta amostra.

Abraço.

Editado por nbplopes, 11 Novembro 2019 - 10:16 .

Partilhar Post #24 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 11 Novembro 2019 - 10:15

Mas não faz sentido forçar uma luz que não funciona. Daí o vídeo que coloquei.

E todos os exemplos que colocaste são com uma luz totalmente diferente. A luz original é uma luz suave lateral com excesso de intensidade. As luzes que colocaste são luzes frontais, duas praticamente axiais, e duras. E com menor intensidade na modelo principal.

Partilhar Post #25 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 11 Novembro 2019 - 10:18

Mas não faz sentido forçar uma luz que não funciona. Daí o vídeo que coloquei.

Correcto. Mas não entendi que o tópico fosse a luz adequada para esta composição. Mas sim a luz forte usada e as suas qualidades. Qualidades essas que são esmagadas pela composição. Apenas isso.

Se o autor deve usar a luz adequada á composição, sempre.

" A luz original é uma luz suave lateral com excesso de intensidade"

WTF? Para mim uma luz suave com excesso de intensidade é a mesma coisa que uma liz intensa. Dás cada volta. Por outro lado para mim um tipo de luz é destinto da sua direcção. Luz dura á luz ténue são tipos de luz, e que está claramente indexado ao conceito de intensidade.

Editado por nbplopes, 19 Dezembro 2019 - 20:46 .

IT Partilhar Post #26 ipfreire

ipfreire

• Membro
  • Registo: 29/10/2018
    • Local: Caldas da Rainha
    • A iniciar no mundo da fotografia.

Publicado 13 Janeiro 2020 - 14:28

[/url]A Boat and a Sunset by Ivo Daniel Freire, no Flickr">http://49379540707_6e176d714c_h.jpgA Boat and a Sunset by Ivo Daniel Freire, no Flickr

Agora que os ânimos acalmaram deixo mais uma da saga "Flash Externo em Exterior" ;)

Editado por ipfreire, 13 Janeiro 2020 - 14:29 .

Partilhar Post #27 luisrjorge

luisrjorge

• Membro
  • Registo: 24/11/2009

Publicado 16 Janeiro 2020 - 22:36

Viva, vou dar a minha humilde opinião

o k gostei: 

-Tons do céu

O k n gostei;

- Muito fraca composição ( muito apertado, a foto n respira)

- Modelo com papos devido à fraca iluminação de flash

-Flares mal controlados

-vinhetagem excessiva

-zonas completamente sub-expostas

A melhorar

-Composição, tenta dar mais 3 metros  atrás para a foto respirar

-uma segunda luz( lado direito) aqui fazia milagres , cuidado com o angulo da softbox para não criar papos no olhos(dramatismo)

.Orienta a tua sujeita para a luz, os modelos quando n são profissionais  não fazem a minima ideia do que estão ali a fazer.

-Alinha o horizonte

- recupera as zonas sub-expostas

- Por favor, limpa os ténis à miuda ou se calhar aqui ficava muito melhor ela descalça tendo em conta o tipo de cenário.

Lamento mas mais vale ser honesto do que ser politicamente correcto

FIca bem e continuação de boas fotos

Partilhar Post #28 JMeireles

JMeireles

• Membro
  • Registo: 24/04/2018

Publicado 17 Janeiro 2020 - 12:45

O mundo de possibilidades do Flash não apaga fundos ou locais inapropriados. A menos que subexponhas e uses o flash como única luz, com o fundo todo escuro podes estar em qualquer lado.

É um todo, luz, composição e gesto.

Editado por JMeireles, 17 Janeiro 2020 - 12:45 .

Partilhar Post #29 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 17 Janeiro 2020 - 14:13

Viva, vou dar a minha humilde opinião

o k gostei: 

-Tons do céu

O k n gostei;

- Muito fraca composição ( muito apertado, a foto n respira)

- Modelo com papos devido à fraca iluminação de flash

-Flares mal controlados

-vinhetagem excessiva

-zonas completamente sub-expostas

A melhorar

-Composição, tenta dar mais 3 metros  atrás para a foto respirar

-uma segunda luz( lado direito) aqui fazia milagres , cuidado com o angulo da softbox para não criar papos no olhos(dramatismo)

.Orienta a tua sujeita para a luz, os modelos quando n são profissionais  não fazem a minima ideia do que estão ali a fazer.

-Alinha o horizonte

- recupera as zonas sub-expostas

- Por favor, limpa os ténis à miuda ou se calhar aqui ficava muito melhor ela descalça tendo em conta o tipo de cenário.

Lamento mas mais vale ser honesto do que ser politicamente correcto

FIca bem e continuação de boas fotos

Muito bem observado. Concordo inteiramente com a crítica construtiva que fazes.

Partilhar Post #30 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 25 Janeiro 2020 - 10:20

Tens duas fotografias aí que nunca se intersectam formando um todo.

- O por do sol sobre o horizonte delineado pelo barco

- Um retrato á modelo.

Os olhos andam sempre a navegar entre as duas sem nunca se encontrarem, sendo que nenhuma delas particularmente interessante.

Como a base não está para mim boa, tudo o que se mete em cima não comento mais. Repara que isto para mim tem sido sempre um problema em todas as fotos por ti partilhadas nesta thread (excepto uma).

Editado por nbplopes, 25 Janeiro 2020 - 10:22 .

Partilhar Post #31 JMeireles

JMeireles

• Membro
  • Registo: 24/04/2018

Publicado 28 Janeiro 2020 - 14:23

Tens duas fotografias aí que nunca se intersectam formando um todo.

- O por do sol sobre o horizonte delineado pelo barco

- Um retrato á modelo.

Concordo, há duas imagens numa.