Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Flash externo em exterior

• Por favor inicie sessão para responder
24 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 ipfreire

ipfreire

• Membro
  • Registo: 29/10/2018
    • Local: Caldas da Rainha
    • A iniciar no mundo da fotografia.

Publicado 07 Novembro 2019 - 11:55

Usar flash externo é todo um mundo de possibilidades.

"Ah e tal eu gosto é de luz natural" = "Flash dá muito trabalho"

49018432788_1b09341602_h.jpgBlue Sky by Ivo Daniel Freire, no Flickr

49018432858_2ec0ca860c_h.jpgBlue Sky by Ivo Daniel Freire, no Flickr

48864576868_f7dcef7f47_h.jpgOCF by Ivo Daniel Freire, no Flickr

Anúncios

Partilhar Post #2 MJsilva

MJsilva

• Membro
  • Registo: 24/11/2018
    • Local: Póvoa de Varzim

Publicado 07 Novembro 2019 - 19:20

Aqui claramente o resultado é outro, quando tens a pessoa bem iluminada ( com flash ou luz natural) a qualidade e detalhe é outra, enquanto que no teu outro tópico a recuperação de sombras no rosto afetou claramente a nitidez,e numa pessoa o rosto tem de ficar nítido ou pelo menos os olhos nítidos e brilhantes que é o que acontece com estas 3 fotos, estão excelentes, acredito que já saíram excelentes, não foi preciso grandes ajustes a não ser nos tons e wb da imagem, na 3a so optava por um corte e composição só de rosto e enquadramento mais lateral para enquadrar a profundidade da grades ao longo do frame com a modelo com a cabeça inclinada ligeiramente para baixo mas com o olhar pra cima.

Partilhar Post #3 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 07 Novembro 2019 - 22:38

Um flash externo é todo um mundo de possibilidades, mas nessas possibilidades também há muitas possibilidades de falhar. :)

Cada fotógrafo tem a sua estética e as suas referências. Eu tentava corrigir algumas coisas nessas fotos. 

Nas primeiras duas parece-me que há demasiada luz na cara. E especialmente na primeira contrasta muito com a falta de luz no corpo. 

Na última acho que a luz não complementa o resto da foto. É uma luz forçada no espaço. 

Nas duas primeiras também há algo de muito estranho com o fundo. 

Partilhar Post #4 Lyp

Lyp

• Membro
  • Registo: 05/02/2012

Publicado 08 Novembro 2019 - 08:17

Eu acho que há demasiada luz na cara. Para o meu gosto, preferia ver a luz do flash em harmonia com a luz natural. Aí, nota-se demasiado a luz do flash.

Poderá ser uma questão do gosto, naturalmente.

Quanto ao enquadramento da última, também acho que tinhas ganho se incluísses a profundidade que as grades podiam oferecer.

Manda mais :)

IT Partilhar Post #5 ipfreire

ipfreire

• Membro

Publicado 08 Novembro 2019 - 15:50

Aqui claramente o resultado é outro, quando tens a pessoa bem iluminada ( com flash ou luz natural) a qualidade e detalhe é outra, enquanto que no teu outro tópico a recuperação de sombras no rosto afetou claramente a nitidez,e numa pessoa o rosto tem de ficar nítido ou pelo menos os olhos nítidos e brilhantes que é o que acontece com estas 3 fotos, estão excelentes, acredito que já saíram excelentes, não foi preciso grandes ajustes a não ser nos tons e wb da imagem, na 3a so optava por um corte e composição só de rosto e enquadramento mais lateral para enquadrar a profundidade da grades ao longo do frame com a modelo com a cabeça inclinada ligeiramente para baixo mas com o olhar pra cima.

Obrigado pelo comentário ;)
As duas publicações têm objectivos diferentes. Se aqui é tentar mostrar as possibilidades que um flash oferece, na outra era mostrar a importância da edição.
As imagens sem edição saíram boas sim, no entanto também teve algum (bastante) trabalho de pós. 

Concordo perfeitamente com a questão das grades. Com outro enquadramento poderia ter dado outra profundidade à imagem.

Um flash externo é todo um mundo de possibilidades, mas nessas possibilidades também há muitas possibilidades de falhar. :)

Cada fotógrafo tem a sua estética e as suas referências. Eu tentava corrigir algumas coisas nessas fotos. 

Nas primeiras duas parece-me que há demasiada luz na cara. E especialmente na primeira contrasta muito com a falta de luz no corpo. 

Na última acho que a luz não complementa o resto da foto. É uma luz forçada no espaço. 

Nas duas primeiras também há algo de muito estranho com o fundo. 

Cada fotógrafo tenta ter o seu próprio estilo, e gostos cada um tem o seu. Eu vou tentar ter um trabalho diferenciado, ou seja, diferente. As referências que tenho assim o ditam ;)
Em relação ao que dizes do flash, esse bicho horrendo que tanto trabalho dá, tenho-lhe dado umas hipóteses e digo-te que não há (para mim) bicho melhor na fotografia. Aliás, fotografia é luz.

Obrigado pelo comentário

Eu acho que há demasiada luz na cara. Para o meu gosto, preferia ver a luz do flash em harmonia com a luz natural. Aí, nota-se demasiado a luz do flash.

Poderá ser uma questão do gosto, naturalmente.

Quanto ao enquadramento da última, também acho que tinhas ganho se incluísses a profundidade que as grades podiam oferecer.

Manda mais :)

Não concordo mas aceito, e agradeço bastante a tua opinião.

O que te referes é a exposição no sujeito, que é diferente da luz do flash. E se a exposição do sujeito tá elevada foi mesmo por opção minha, pois este é o motivo principal da foto. Aliás, parece-me a mim que a luz do flash não está nada dura, fruto de ter usado uma softbox com dois difusores ;)

Abraço e obrigado aos três ;)

IT Partilhar Post #6 ipfreire

ipfreire

• Membro

Publicado 08 Novembro 2019 - 15:52

Em relação à profundidade que as grades podem oferecer...

48676368232_ae1d557663_h.jpgMaty by Ivo Daniel Freire, no Flickr

Partilhar Post #7 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 08 Novembro 2019 - 23:55

"Usar flash externo é todo um mundo de possibilidades.

"Ah e tal eu gosto é de luz natural" = "Flash dá muito trabalho"

Eu, que nunca uso flash, também acho. Mas nas fotos que aqui nos mostras eu penso que as farias com a mesma ou até melhor luz se o não utilizasses.

Partilhar Post #8 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 09 Novembro 2019 - 00:09

Não creio que no abstracto haja demasiada luz na cara. Aliás, na minha opinião a luz nunca é demais ou de menos, só tem que ficar bem. Não me incomoda nada zonas de faces quase a estoirar e coisa mais, Isto é, tudo fica bem mas não em e com tudo.

No entanto dentro deste género, moda, o que sugiro é que haja a preocupação de se criar uma maior complementaridade do espaço negativo (paredes, árvores ... sei lá) com o objecto fotografado (cara, forma, indumentária ...).

Esta ultima está mais bem conseguida nomeadamente pela intervenção do objecto fotografado no espaço negativo, resultando numa imagem mais coesa, com mais interesse. Mas ...

PS: Não sou fotógrafo profissional, nem amador de moda. Apenas um observador de género.

Editado por nbplopes, 09 Novembro 2019 - 12:00 .

Partilhar Post #9 Lyp

Lyp

• Membro
  • Registo: 05/02/2012

Publicado 09 Novembro 2019 - 12:00

Bom, tal como disse, seria o teu gosto, e está bem. Quiseste destacar, isolar mais o sujeito em relação à luz ambiente.

Mas a tal exposição do sujeito, de que falas, nota-se (na minha opinião e gosto) demasiado que é feita com o flash. Para mim, foi demais, mas isso pouco importa, as fotos estão ao teu gosto, e de acordo com a tua intenção... Isso é que é importante ;)

Partilhar Post #10 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 09 Novembro 2019 - 12:58

Em relação à profundidade que as grades podem oferecer...

https://live.staticflickr.com/65535/4867...Maty by Ivo Daniel Freire, no Flickr

tem profundidade de grades mas leva-te para um fundo muito feio, a ideia que falava era com a prespectiva desta imagem mas com o fundo apenas de grades como na imagem #3.

Partilhar Post #11 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 09 Novembro 2019 - 15:58

Para mim a questão do fundo feio é o menos.

Desculpem e minha teimosia em indicar que a luz nem o fundo nestas fotos são um problema. Mas sim como o sujeito principal se liga com o meio ambiente (espaço negativo).

Na última fota a quilo que não funciona é que tanto a indumentária  (texturas e cores) bem como o ar rendendo da menina em nada ligam com plano de fundo que pede uma look mais "gritty" (persistência, de não conformidade), 

Dois contra exemplos as criticas apresentadas ...

edita-vilkeviciute9.jpg

206C9-9D73-04B8-1280-9A8452CB4B4F.jpg

A única forma de resolve isto é antes é pensar-se bem antes na pessoa que se está a fotografar bem como a sua roupagem. Pensar na atitude ... e depois escolher-se o ambiente onde se colocar o sujeito o sujeito para ser fotografado.

Abraço

Editado por nbplopes, 09 Novembro 2019 - 16:06 .

Partilhar Post #12 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 09 Novembro 2019 - 16:37

nbplopes o que tu estás a dizer é que trocando a roupa, trocando a modelo, trocando a maquilhagem e o cabelo, a foto podia funcionar melhor? 

Partilhar Post #13 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 09 Novembro 2019 - 17:15

nbplopes o que tu estás a dizer é que trocando a roupa, trocando a modelo, trocando a maquilhagem e o cabelo, a foto podia funcionar melhor? 

Se o fotógrafo tiver a liberdade mudar esses ingredientes não vejo porque não? Se não tiver esses haverá outros que poderá o fazer para melhorar a sua composição de acordo com o roteiro.

Por exemplo na primeira aqueles azulejos ao fundo em tonalidades de cinza parecem-me interessantes e como mais possibilidades face á indumentária da modelo. Se não não der isso, outra coisa que esteja para ali que faça contacto com o sujeito principal. Ele tem que procurar incansavelmente essas ligações e com criatividade.

O fotógrafo tal como um cozinheiro é o responsável de conseguir que todos os ingredientes que caiam na frame se liguem uns com os outros. Estou apenas a apontar algumas noções que me parecem ter um maior impacto positivo do que a luz do flash per si.

Na última poderia direccionar a modelo para um outro tipo de atitude, usar um angular maior a fotografar de baixo para cima ou de cima para baixo  ... etc etc.

As possibilidades são infinitas, restringidas apenas pela forma como todos os elementos se ligam entre si de forma única.

Em todas as fotos apresentadas fico com a sensação que a modelo poderia estar ali como em outro lugar qualquer. Que poderia ser aquela modelo como outra qualquer. Porque nada se liga a meu ver. 

Nas fotos mais bem sucedidas como as que partilho tal sensação está ausente! Porque tudo se liga. Na última é fundamental a presença da modelo a tocar a grade. Ela bloqueia o olhar o observador que poderia ir para no ponto de fuga e nunca mais voltar, mantendo-o na luz. Depois temos o casaco e cor do xadrez ....

Abraço

PS: Não coloquem anúncios no meio do post. Coloquem antes oi depois do post (entre posts).

Editado por nbplopes, 09 Novembro 2019 - 17:28 .

Partilhar Post #14 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 09 Novembro 2019 - 17:40

sim,concordo plenamente, a modelo,o estilo dela,a roupa pede sempre algum fundo que encaixe melhor,nao quer dizer que tecnicamente nao fiquem bem tiradas as fotos,mas tudo esta em harmonia,é com um carro,ja fiz sessoes a carros,e depemdendo do carro pede sempre um fundo  a condizer,por exemplo,um porshe novo fica melhor num fundo "luxuoso" uma casa bonita por exemplo ou algo arquitetonico moderno enquanto que um carro antigo rebaixado por exemplo  ja pede um fundo  num local abandonado!!!se o fotografo conseguir conjugar tudo o resulto fica perfeito!!

Partilhar Post #15 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 09 Novembro 2019 - 19:05

nbplopes, discordo da abordagem. 

Deixo um vídeo que pode ser interessante.

Partilhar Post #16 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 09 Novembro 2019 - 22:07

nbplopes, discordo da abordagem. 

Deixo um vídeo que pode ser interessante.

Ou não me expliquei bem ou não te estás a explicar bem. Porque não vejo em que é que o conteúdo do vídeo discorda ou contradiz o que disse.

Podes explicar?

PS: Eu gosto do trabalho do Alex. Mas em matéria de contar estórias de moda  o Sorrenti ... E percebe-se porquê. Apenas estou dar a minha opinião. Até porque em matéria de moda ... a única experiência prática que tenho são os meus miúdos :)

Editado por nbplopes, 09 Novembro 2019 - 22:33 .

Partilhar Post #17 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 10 Novembro 2019 - 11:05

Ou não me expliquei bem ou não te estás a explicar bem. Porque não vejo em que é que o conteúdo do vídeo discorda ou contradiz o que disse.

Podes explicar?

PS: Eu gosto do trabalho do Alex. Mas em matéria de contar estórias de moda  o Sorrenti ... E percebe-se porquê. Apenas estou dar a minha opinião. Até porque em matéria de moda ... a única experiência prática que tenho são os meus miúdos :)

Para mim, a luz tem de se adaptar ao que tens à tua frente. Não faz sentido forçar uma luz quando não funciona com o ambiente. É algo que o vídeo fala.

Para ti, a luz funciona, mas a modelo e o ambiente é que estão errados. Para mim, a luz não funciona porque o ambiente e a modelo não pedem este tipo de iluminação.  

E o que é que falha na luz neste contexto? Para mim é o excesso de luz na cara. Baixando 1 ou 2 stops conseguia-se uma luz quase invisível que complementava a modelo e o ambiente. 

Partilhar Post #18 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 10 Novembro 2019 - 23:29

Para mim, a luz tem de se adaptar ao que tens à tua frente. Não faz sentido forçar uma luz quando não funciona com o ambiente. É algo que o vídeo fala.

Para ti, a luz funciona, mas a modelo e o ambiente é que estão errados. Para mim, a luz não funciona porque o ambiente e a modelo não pedem este tipo de iluminação.  

E o que é que falha na luz neste contexto? Para mim é o excesso de luz na cara. Baixando 1 ou 2 stops conseguia-se uma luz quase invisível que complementava a modelo e o ambiente. 

Com esta ou outro tipo de luz sobre exactamente o mesmo enquadramento, ficaria uma foto "meh".

Já te conheço faz algum tempo pelo forum. Tens por hábito levar ao extremo aquilo que te dizem. Reforçando o mais possível esse extremo pretendes introduzir o absurdo na  sugestão do outro. Quando o absurdo resulta da interpretação extremada ná procura de factos que não estão na matéria de facto da sugestão. 

Não me interessa este tipo de exercícios de prosa . E sendo assim, me retiro da thread.

PS: Fico contente pelo MJsilva ter percebido bem aquilo que disse tendo como base que a modelo nem a sua roupagem se poderia mudar. O que me parece ser a conclusão óbvia daquilo que disse. Muito Nice.

Para ti bastaria mudar a luz para tornar a imagem interessante. Ok. São opiniões.

Editado por nbplopes, Ontem, 00:16 .

Partilhar Post #19 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado Ontem, 00:21

nbplopes agora perdeste-me...

Nestas fotos, não ficou bem, creio que isso todos os ops concordaram.

Port outro lado eu não disse que estava alguma coisa errada nestas fotos. Até porque no meu entender não há certo ou errado nestas coisas. Há apenas coisas que ficam bem e outras que não ficam.Não acho que a coisa nestas fotos tenha ficado bem e expliquei porquê na minha opinião.

Eu considero que  mesmo com outro tipo de luz, estes retratos com esta composição seriam "chatas" e foi nessa base que apontei alguns pontos a ter atenção antes de escolher o local para se fazer um retrato.

Nestas fotos não ficou bem, mas achas que não está nada errado. Há coisas que ficam bem e outras que não. Achas que retratos com esta composição ficariam chatas e achas que se devia escolher melhor o local. Mas ainda antes referes que o fundo não é problema. 

Afinal mudas tudo mas estava tudo bem... 

Desculpa mas o que dizes não faz grande sentido. 

Partilhar Post #20 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado Ontem, 02:20

Para ti bastaria mudar a luz para tornar a imagem interessante. Ok. São opiniões.

Não basta isso para tornar a imagem interessante, mas "basta isso" para tornar a imagem melhor.