Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

A competição da NIKON deste ano... "Small world" competition

• Por favor inicie sessão para responder
4 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 21 Outubro 2019 - 17:02

https://www.nikonsma...8TZ6deC37eBiGh0

aproveitem para ver macro / micro fotografia mesmo de topo....

embora tenham alguma aceitação os "stacks de carril" com lentes de microscópio têm uma aceitação muito mais pequena... o enfase vai muito para a fotografia com microscópios...

habitualmente reconheço mais gente nos "laureados" .. este ano só reconheço 8....

estes concursos são esquesitos ... porque muitas das fotografias eu já as vi antes no photomacrography..net.

e depois boa parte do juri não pratica a modalidade e algumas opções são questionáveis.. como em todos os concursos...

mas também há "concursos" como o 35th ... em que o juri é escolhido entre os praticantes... e depois isto é um nicho e o pessoal conhece-se todo  :) ... o juri conhece os artistas e vice-versa e ainda levanta mais questões...

isto é um peixinho-de-prata.. aqueles bichitos que aprecem no papel velho dos arquivos, livrarias etc...

e é de um fulano bastante meu amigo..

não é nada fácil fotografar tanto pelo branco a esta magnificação e manter detalhe... até mesmo naquelas escamas muito refletoras...

Lepisma-saccharina.jpg

Editado por Camara Lenta, 21 Outubro 2019 - 17:19 .

Anúncios

Partilhar Post #2 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 23 Outubro 2019 - 13:37

Viva, 

Custa-me encaixar o #1 lugar como macro...mas talvez seja só problema meu.

De resto, há ali fotos extraordinárias. 

Depois há que ver também com atenção os detalhes informativos das fotos...

(...)

Howard Hughes Medical Institute (HHMI)
University of Rostock
Yale University
Baylor College of Medicine
Kansas State University
CIRAD - Agricultural Research for Development - Saint Pierre, Réunion Island, France
University of Oxford
University Hospital Essen
(...)

Esta malta tem acesso a equipamento que os comuns dos mortais não têm acesso, logo, à partida, há uma grande desigualdade para se chegar sequer ao pódio dos top10...já estar nos top20 sem este tipo de afiliações, tem muito mérito, creio eu.

Editado por iMarco, 23 Outubro 2019 - 13:45 .

IT Partilhar Post #3 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 23 Outubro 2019 - 20:29

Isto é "micro" Marco

Podes apresentar a concurso fotos com qualquer técnica .. a unica immposição é que seja com lentes de micrscópio (não é obrigatório serem Nikon).

As objectivas de mcroscópio começam em 1x, 2x, 4x.... 100x. e dão para magnificações "baixas" também.. mais "macro" que "micro"....

a #1 tem o factor "fofinho" da tartaruga..as tartarugas são "fofinhas".. as fotos também... por isso me referia a jurados "não praticantes"....

como em todos os concursos, muitas vezes não é o nivel técnico.. é o "interesse" que a foto desperta..

esta nas imagens de distinão é técnicamente mediocre e muito vulgar..... eu já vi muita mosca com "bico" comprido.. o júri talvez não...

https://www.nikonsma...rans-stable-fly

o ano passado (a meu ver) havia um caso gritante... o 8º lugar...

https://www.nikonsma...ngo-seed-weevil

a foto nem sequer é medicocre.. é mesmo MÁ.. eu vejo muita aberração cormática, uma falta geral de nitidez (parece ter um plástico na frente) ... o bicho parece uma bolacha .. está esmagado porque porque empilhar até ao fim dá nisto.. perde-se a noção de profundidade.

Eu só distingo a cabeça das pernas porque sei como o bicho é...

No entanto entendo que o juri se deixou cativar por aqueles olhos de Alien malvado...  que é o interesse da foto...

Quanto ao "background "tens razão.. e no photomacrography..net vê-se muito.. o pessoal que profissionalmente trabalha em áreas que usam este tipo de material muito sofisticado e caro tem acesso priveligiado a muitas coisas...

Quando vês pessoal a trabalhar com lentes que só saem por encomenda, e esperas dois meses que façam a tua e pagas 16-17.000 euros ...  ou vês pessoal que tem na gaveta 6 exemplares identicos de lentes que tu nem podes comprar uma e se dão ao luxo de as ter só para ver qual "sample" é um cagagésimo melhor...

Sentes-te um "desfavorecido" ... :) :) :)

Editado por Camara Lenta, 23 Outubro 2019 - 20:36 .

Partilhar Post #4 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 24 Outubro 2019 - 19:09

Eh eh, até eu já apanhei uma mosca de bico de pato :D

28083714924_128606abac_b.jpg

Bem focada e com um stack de 3 ou 4 fotos e ganhava :P

IT Partilhar Post #5 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 25 Outubro 2019 - 13:45

Eh eh, até eu já apanhei uma mosca de bico de pato :D

https://live.staticflickr.com/8578/28083...

Bem focada e com um stack de 3 ou 4 fotos e ganhava :P

não podias... lentes macro não são aceites.. só de microscópio... :)