Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Mosca ...

• Por favor inicie sessão para responder
10 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 01 Outubro 2019 - 03:09

Lomo 3,7x 0,11Na
Tubos de extensão forrados e com 2 "baffles" (não sei traduzir).
Adaptador 52mm >> RMS adapter (forrado)
ISO 200 ; 1/6
97 fotos com intervalos de 42 milésimos de milimetro

Wemacro Auto Rail
Electronic Shutter / Oly M-10 II / JPG Superfine
2 lampadas LED "Jansjo" (IKEA)

Difusor DIY com 4 camadas (com separação) de "Lee diffuser" #400
Empilhado com o Helicon Focus

Edição - Affinity photo.

Esta vou editar outra vez e gastar umas horas a corrigir as trasparências pelo a pelo (sobretudo na parte detrás da cabeça / olho) e a tirar os pontinhos de sujidade. e corrigir mais umas imperfeições. Vou mandar imprimir isto em "grande".. quero ver como se aguenta a resolução.. nunca imprimi nada.

As trasnsparencias  não são culpa minha .. é o software que se confunde porque a lente consegue focar objectos que estão por detrás de outros conforme avança... ainda são quase 4mm de profundidade. E depois tem as mesmas posições de pixel em foco, em fotos completamete diferentes.. umas vezes escolhe o pixel certo, outras vezes o errado. Acontece muito quando há objectos cruzados em planos muito distantes

As folhas difusoras da LEE fazem uma diferença brutal....

48817888732_2af26cbba0_b.jpgFB 97 Photos - 2019-09-29 - C by antonio caseiro, on Flickr

Editado por Camara Lenta, 01 Outubro 2019 - 03:25 .

Anúncios

Partilhar Post #2 SnowSkier

SnowSkier

• Moderador
  • Registo: 15/06/2009
    • Local: Albufeira City

Publicado 02 Outubro 2019 - 11:54

Um regalo para a vista esta foto. Brutal mesmo!! :mestre: :mestre: :mestre:

Partilhar Post #3 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro
  • Registo: 29/12/2014
    • Local: Valongo

Publicado 03 Outubro 2019 - 21:21

Eu já deixei de comentar as fotos do António. Está noutro nível! :th_up:  :)

IT Partilhar Post #4 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 04 Outubro 2019 - 12:02

Obrigado aos dois ....

Há para aí um ano que não fazia nada disto... geralmente quando paro algum tempo depois as coisas saem melhores...

Isto não é um tiro um melro... por vezes torna-se frustante e um gajo desanima com os sucessivos insucessos..

e também é algo monótono .. é mais desporto de inverno quando não há nada lá fora...

por vezes é bom descansar.

umas saem melhores do que outras.. isso também depende muito do bicho...

48837248462_734ddba4be_c.jpg2 92 Photos - 2019-10-01 - C,Smoothing4 by antonio caseiro, on Flickr

48839621147_b72fcb3924_b.jpgAF 2 159 Photos - 2019-10-03 - C,Smoothing4 copy by antonio caseiro, on Flickr

Editado por Camara Lenta, 04 Outubro 2019 - 12:03 .

Partilhar Post #5 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 04 Outubro 2019 - 14:47

"Depende do bicho", mas regra geral, os resultados são uns furos muito acima do que o que se vê em macro por essa net fora...

Há um momento para "modestias", mas também há um momento em que temos que nos render às evidências...e a consistência dos teus resultados (pelo menos dos que partilhas) é sempre muito lá em cima!

Colhe os louros e desfruta :D

Forte abraço e espero que as melhoras estejam a correr pelo melhor!

IT Partilhar Post #6 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 04 Outubro 2019 - 22:00

"Depende do bicho", mas regra geral, os resultados são uns furos muito acima do que o que se vê em macro por essa net fora...

Há um momento para "modestias", mas também há um momento em que temos que nos render às evidências...e a consistência dos teus resultados (pelo menos dos que partilhas) é sempre muito lá em cima!

Colhe os louros e desfruta :D

Forte abraço e espero que as melhoras estejam a correr pelo melhor!

Obrigado Marco... eu entendot-te.

O "depende do bicho" não é só da beleza.... depende do material de que é feito. A mosca branca é mesmo branquinha e é gira por isso( tem uma barba tipo Abraham Lincoln algo castiça) . Extrai-se bem detalhe dela porque é "alcatifada" e tem uma "pele" que reflete pouco...

Já a outra é mais "suja" na cabeça e tem uma "pele" mais chata ...

Essa formiga é uma chatice ... é feita de "vinyl"... eu vejo a lente, o difusor e o teto da sala refletido nela  :) .. fica com uma aparência estranha.

Partilhar Post #7 Lyp

Lyp

• Membro
  • Registo: 05/02/2012

Publicado 05 Outubro 2019 - 21:37

Excelente, António... Como sempre :th_up:

Partilhar Post #8 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 06 Outubro 2019 - 12:23

:th_up:  :mestre:

Horrivelmente belo.

Partilhar Post #9 zigoto

zigoto

• Membro
  • Registo: 04/01/2012

Publicado 06 Outubro 2019 - 19:04

Muito bem

IT Partilhar Post #10 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 07 Outubro 2019 - 13:47

:th_up:  :mestre:

Horrivelmente belo.

Horrivelmente belo ....Garanto-te que se os insectos fosem maiores, tipo gato ou papagiao, teriamos insectos como animais de estimação .. mas são pequenos e praticamente "invisiveis" ..

isso deve-se sobretudo (tanto quanto sei) ao modo como respiram. O insectos não tem um sistema de respiração mecanico acionado por musculos ... nos respiramos mais depressa ou devagar conforme a necessidae e controlamos a respiração ... os insetos não...têm uma "tubagem" interior na qual o ar circula enão conseguem controlar a respiração.. o nivel de oxigenio na atmosfera não lhes permite serem maiores. Se fossem maiores (mais volume) a percentagem de tubagem em volume necessaria para oxigenar grandes insetos ocuparia quase todo o volume do corpo e não deixaria espaço para os orgãos... as libelinhas já tiveram mais de meio metro.. mas nessa altura a contração de oxigenio era muito superior à actual...   insectos criados em laboratório em camaras ricas em oxigineo começam a aumentar de tamanho logo ao fim de muito poucas gerações...

Vês?.. macro também é cultura ... :):):) .

1280px-Sauerstoffgehalt-1000mj2.png

Editado por Camara Lenta, 07 Outubro 2019 - 13:50 .

IT Partilhar Post #11 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 07 Outubro 2019 - 13:54

O que é triste é que em apenas 5 anos de macrofotografia de insetos eu consegui notar um declinio enorme no numero de insetos.... cada vez encontro menos em quantidade e espécies que abundavam por aqui no inicio, este ano mal vi algum... então borboletas é mesmo um desastre.C

Clima incerto, mas sobretudo falta de habitat .. esntão este ano em que "obrigaram" as pessoas (pelomenos aqui) a lavrar e limpar os pastos, quintais... por causa das ervas secas e dos incendios.. foi memso um desastre...

Há tempos encontrei ovos de Brboleta numa folha... tirei uma foto mas sem grande aproximação porque não tinha equipmento comigo... eram 119 ovos. Não ia cortar a folha e trazer para casa.. 119 potencias borboletas valem mais que uma foto e estão em declinio.

Voltei lá no dia seguinte todo armado de equipemento para magnificar aquilo no local sem estragar...

E os camelos dos escuteiros raparam aquilo tudo para acamparem e deram cabo de tudo... :( ..

ou é a câmara que corta e passa herbicida em caminhos onde ninguem passa (excepto eu e o gajo que cria cavalos na propriedade existento no fim do caminho) e me arruina o local onde mais fotografo etc...

este ano andam aqui em volta de casa muitas libelinhas, louva-a-deus e raramente os vi por aqui... ... insetos carnivoros e predadores .. também as encontro no centro de vila onde nunca as tinha visto ...eu acho que estão a vir para as casas atrás das moscas domésticas e dos contentores do lixo por não terem comida nos pastos, caminhos etc...

Editado por Camara Lenta, 07 Outubro 2019 - 14:11 .