Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

fujifilm xpro3

• Por favor inicie sessão para responder
50 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 MarcomPereira

MarcomPereira

• Membro
  • Registo: 03/10/2016
    • Local: porto

Publicado 22 Setembro 2019 - 13:35

Parece que vem ai em breve a substituta da excelente xpro2, parece que a Fujifilm quer que este modelo seja mais especifico para fotografia com o felling das máquinas tradicionais ou seja usar o evf para a composição, confesso que ainda estou de pé atras como este novo design, mas a ver vamos.... 

FujifilmXPro3-3.png

FujifilmXPro3-4.png

FujifilmXPro3-5.png

Anúncios

Partilhar Post #2 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 22 Setembro 2019 - 16:33

Mas parece que tem um visor óptico tal como a anterior. Pena ser cara porque seria uma bela compra para mim.

Partilhar Post #3 jssaraiva

jssaraiva

• Membro
  • Registo: 30/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 22 Setembro 2019 - 16:48

Espero que tenham feito o dial de compensação de exposição com mais resistência, o actual muda facilmente de forma inadvertida.

Quanto ao ecra, acaba por ser a mesma filosofia da Olympus Pen-F. Parece no entanto frágil e o mini lcd seria mais útil no topo, pois é a ver do topo que se mudam os settings.

De resto, tem menos botões....

JS

Partilhar Post #4 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 23 Setembro 2019 - 12:18

Se o OVF/EVF forem consideravelmente maiores e tiverem um eyepoint generoso, esta XPro3 é capaz de me interessar... 

IT Partilhar Post #5 MarcomPereira

MarcomPereira

• Membro

Publicado 23 Setembro 2019 - 21:06

Se o OVF/EVF forem consideravelmente maiores e tiverem um eyepoint generoso, esta XPro3 é capaz de me interessar... 

do pouco que apanhei acho que esse vai ser o conceito o evF bastante generoso e com boa definição, a ver vamos..

Partilhar Post #6 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 24 Setembro 2019 - 09:50

Na XPro2 já achava a resolução bastante boa e a imagem muito fluida, em modo High Performance, o problema era mesmo o pequeno tamanho que mais parece o buraco de uma fechadura. Para agravar, o eyepoint era pequeno demais para quem usa óculos como eu, tornando-se impossível ver o frame todo em simultâneo.

Já a X-T2 tinha um EVF brutal, super confortável; mesmo naquele modo ampliado conseguia ver o frame todo.

IT Partilhar Post #7 MarcomPereira

MarcomPereira

• Membro

Publicado 24 Setembro 2019 - 15:18

optical.jpg

Partilhar Post #8 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 29 Setembro 2019 - 09:44

Para mim a Xpro deixou de fazer sentido quando adquiri a Xt3.

Entrei na Fuji pra Xp1 e adoro a máquina. Mas a resolução e tempo de reposta do EVF digital da Xt3 em nada fica a dever ao óptico para mim, e oferece vantagens. Nomeadamente em ambientes de baixa luminosidade e em contra luz. Ambientes em que as linhas da frame do óptico simplesmente deixo de as ver parcialmente, quando não é total.

Eu gosto de ver estas linhas e conseguir ver no OVF para lá da frame. Sentia por vezes falta disso no EVF. Na prática tem vantagens em fotografia de momento. Neste sentido na  XT3 consigo recuperar esta facilidade de certa forma com o Sports Finder Mode.

A desvantagem é que a imagem resultante é menor que a capacidade da máquina, fica 19.5 MP em vez de 26.10 que a máquina dá sem crop. Isto porque aplica um crop que reduz o tamanho para 75% da imagens original. isto é aumenta o ângulo de visão em 1,25.

A vantagem é que com uma lente tens duas. :) Aproximadamente ...

XF 18 - 18mm/23mm (27mm/35mm equiv)
XF 27 - 27mm/35mm (40mm/50mm equiv)

Eu uso bastante isto. Configurei um botão para “mudar de lente” apenas com um toque :).

Isto é, só se justifica comprar uma 23mm ou 35mm nativa se suportar aberturas maiores ou se precisar de WR. Isto tudo devido ao EVF da Xt ter esta funcionalidade a par de um funcionamento na prática sem arrasto ou atraso. Pelo menos para o tipo de fotografia que faço.

Editado por nbplopes, 29 Setembro 2019 - 23:45 .

Partilhar Post #9 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 29 Setembro 2019 - 13:32

Não percebi nada. A Fuji X-T3 faz o quê de diferente da X-Pro2? Crop? O EVF é melhor? Mas a X-Pro2 e agora a nova X-Pro3 até têm um OVF também. Explica, por favor.

Partilhar Post #10 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 29 Setembro 2019 - 18:21

Podes reformular a pergunta por favor? Se o crop resume o que escrevi para ti não tenho mais nada a acrescentar.

EDIT: Estás a ver as frame lines na imagem? Na Xt3 consegues ter o mesmo no EVF tendo como resultado os mesmos megapixeis X Pro 2 e todas a vantages do EVF da XT3. Que na minha opinião, nesta 3º geração  em nada fica a dever ao óptico. Resumindo, para mim a vantagem da X pro 2 e X Pro 3 ... é o viewfinder óptico, mas se este não tiver vantagens face ao EVF, o que interessa?

Editado por nbplopes, 29 Setembro 2019 - 19:17 .

Partilhar Post #11 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 29 Setembro 2019 - 20:29

Podes reformular a pergunta por favor? Se o crop resume o que escrevi para ti não tenho mais nada a acrescentar.

EDIT: Estás a ver as frame lines na imagem? Na Xt3 consegues ter o mesmo no EVF tendo como resultado os mesmos megapixeis X Pro 2 e todas a vantages do EVF da XT3. Que na minha opinião, nesta 3º geração  em nada fica a dever ao óptico. Resumindo, para mim a vantagem da X pro 2 e X Pro 3 ... é o viewfinder óptico, mas se este não tiver vantagens face ao EVF, o que interessa?

Continuo sem perceber nada do que dizes. O que é das "frame lines" na imagem? Parece-me que porventura queres dizer que entendes que os actuais visores electrónicos (EFV) te agradam mais do que os visores ópticos(OVF) e, nesse caso, as X-Pro não se justificam face às X-T. É isso? Reformulei bem a pergunta? E fi-lo em Português?

Partilhar Post #12 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011

Publicado 29 Setembro 2019 - 20:46

Continuo sem perceber nada do que dizes. O que é das "frame lines" na imagem? Parece-me que porventura queres dizer que entendes que os actuais visores electrónicos (EFV) te agradam mais do que os visores ópticos(OVF) e, nesse caso, as X-Pro não se justificam face às X-T. É isso? Reformulei bem a pergunta? E fi-lo em Português?

aqui

Partilhar Post #13 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 29 Setembro 2019 - 21:04

O que é das "frame lines" na imagem?

Mesmo em Português não percebo a questão. Podes reformular?

Estás a perguntar se na minha opinião. a tecnologia dos visores electrónicos está em tal ponto que supera a de um visor óptico para enquadrar? Sim, exemplo: o que está integrado na X-T3. Daí os sistemas híbridos como o que consta na linha X Pro fazerem hoje pouco sentido, na minha opinião. Uma opinião que se formou recentemente com a X-T3 porque antes desta a minha opinião era contrária à que tenho agora. E tive algumas máquinas com EVF pelo que não é falta de experiência nessa matéria que me leva a chegar a esta conclusão.

PS: Se calhar o que lhe causou confusão foi o eu ter dado exemplos de vantagens que são muito pouco mencionadas. No entanto o que é confusão para uns, pode ser informação para outros.

PS: EVF como sabe é um acrónimo em Inglês. Daí em português seria VE, de visor eletrônico, nunca EFV. Eu não me importo que use, mas fica aqui a nota porque me parece o uso de estrangeirismos é algo que o incomoda ao ponto de não perceber o outro.

Editado por nbplopes, 30 Setembro 2019 - 06:13 .

IT Partilhar Post #14 MarcomPereira

MarcomPereira

• Membro

Publicado 30 Setembro 2019 - 08:55

a grande vantagem para mim da série xpro é ser rangefinder ou seja permitir o enquadramento com o olho direito por exemplo e o esquerdo não ficar bloqueado com a máquina, outra vantagem que uso algumas vezes quando preciso de poupar bateria é colocar o evf em óptico e deixar apenas um quadradinho pequeno com a zona de foco, eu tenho a xt3 e a xpro2 adoro as duas, outra coisa talvez estranha é que a série xpro tem um render diferente para melhor da série xt(para melhor)...vamos ver se a xpro3 me vai fazer pensar em trocar a xpro2..

Partilhar Post #15 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011

Publicado 30 Setembro 2019 - 09:03

Eu não me posso alongar muito porque a série X-Pro faz-me cócegas na minha líbido... Mas fui um pouco mais racional e acabei por ir para a série X-T por causa de vídeo e por causa de outras (pequenas) coisas que a X-T, pelo mesmo preço da X-Pro (ou até menos), faz um pouco melhor.

O OVF/EVF nunca foi uma coisa que usei muito. Era daquelas "features" que pensava que ia usar, mas, depois, na prática, não usava. E convenhamos que o EVF da série X-T é notoriamente melhor do que o da série X-Pro, pelo menos até agora.

Mas não digo "desta água não beberei"...  :D

Partilhar Post #16 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 30 Setembro 2019 - 10:20

a grande vantagem para mim da série xpro é ser rangefinder ou seja permitir o enquadramento com o olho direito por exemplo e o esquerdo não ficar bloqueado com a máquina, outra vantagem que uso algumas vezes quando preciso de poupar bateria é colocar o evf em óptico e deixar apenas um quadradinho pequeno com a zona de foco, eu tenho a xt3 e a xpro2 adoro as duas, outra coisa talvez estranha é que a série xpro tem um render diferente para melhor da série xt(para melhor)...vamos ver se a xpro3 me vai fazer pensar em trocar a xpro2..

Bom ponto. Apenas duas observações.

Tecnicamente rangefinder são todos os EVFs e a maior parte dos OVFs, uma vez que o termo refere não mais do que a capacidade técnica do visor e câmera de determinar a distância do objecto e por essa via auxiliar o foco. É apenas um termo que caiu e desuso com o aparecimento do foco automático. Note-se quem nem todos os OVF são rangefinder,a alguns são apenas viewfinders. Eu tive um na Sony RX1r que era apenas um viewfinder uma vez que não auxiliava o foco (era só um vidro óptico, não dava noção da distância para focar). Neste sentido a X-T3 como rangefinder é muito superior á X-Pro2, sendo que a X-Pro3 pela informação disponível irá apenas actualizar-se nesse sentido. Isto porque a X-T3 tem mais formas de auxiliar o foco manual (prisma ....), atém de ser muito mais precisa uma vez que está equipada com muito mais detectores de fases (500.000 para 2.6 milhões). A par da resolução do visor superior o impacto disto é que por exemplo no modo "focus peaking" mostra mais muito mais ponto iluminados na zona de foco (na zona de profundidade de campo) tornando mais evidente o que está e o que não está em foco. A X-T4 ainda deve ser melhor neste aspecto ... especulo eu.

No entanto percebo o que dizes. A localização do visor na Pro é o ideal para quem fotografa tipicamente com os dois olhos abertos. Mas note-se que a X-T3 também dá bem para o efeito, eu faço por vezes.

A principal vantagem hoje para mim é exactamente a capacidade dos OVF de apresentar não só o que está dentro do rectângulo mas também parte do que está fora. Coisa que tipicamente não tens nos EVFs. Mas c como expliquei consegues fazer com a X-T3, com a desvantagem do crop, mas que essa desvantagem também traz outras vantagens que procurei esboçar.

Em conclusão, Se estivesse numa de actualizar a X-Pro 2 em pensaria era numa X-T4. Espero ter explicado bem a razão de ser desta opinião. Mas percebo que apesar o descrito se possa preferir algo híbrido nem que seja devido ao hábito do fotógrafo e a sua forma de abordar o contexto.

PS: No YouTube há alguns videos que falam nos dois olhos abertos em fotografia de rua, Leica blablabla. A maior parte viu um video no mestre a falar disso e depois fazem receitas .... no entanto tipicamente os tais mestres onde foram buscar essas ideias, não usavam dessa forma, quanto muito um misto ... sim freqüentemente fechavam o olho por forma a enquadrar melhor. Eu faço um misto dos dois também na X-T3.

5.0-Most-famous-photographers.jpg

Henri-Cartier-Bresson-pho-001.jpg

marc-jacobs-runway-new-york-fashion-week

.....

... coloco este ultimo porque até tem um vídeo a explicar as vantagens dos dois olhos abertos ... mas quando apanhado no acto a maior parte das vezes .... enfim um misto.

Já agora fica aqui o vídeo deste fabuloso fotógrafo onde fala do tema dos dois olhos abertos, mas por favor o resultado pouco ou nada tem a haver com o ter oi não os dois olhos abertos. Basta ver o trabalho do Alex Webb que trabalha muito bem as relações de uma forma impressionante e ver ele disparar tipicamente com o olho fechado nos documentários sobre a sua abordagem :

PS: Já agora, aquilo do LCD mostrar apenas a informação métrica também tens na X-T3.

Editado por nbplopes, 30 Setembro 2019 - 12:04 .

IT Partilhar Post #17 MarcomPereira

MarcomPereira

• Membro

Publicado 30 Setembro 2019 - 11:17

PS: Já agora, aquilo do LCD mostrar apenas a informação métrica também tens na X-T3.

o modo que falo não tem na xt3, eu tambem adoro a xt3 mas o formato da pro2 enquadra-se mais na minha forma de fotografar, por exemplo em casamentos na parte das danças já tentei com várias mas acabo sempre por is buscar a pro2 ao saco nessa altura fotografar com os dois olhos dá imenso jeito.

o modo que falo é este :  pic_06.jpg

Partilhar Post #18 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 30 Setembro 2019 - 11:36

Tens razão para o efeito de ter os dois olhos abertos sem duvida que é mais cómodo.

Cada um tem o seu contexto, não tenho mais que uma máquina pelo que não consigo ter máquinas específicas. Falta €&&

Editado por nbplopes, 30 Setembro 2019 - 11:57 .

Partilhar Post #19 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 30 Setembro 2019 - 11:52

aqui

Muito obrigado, agora já percebi. É o delimitador de imagem do visor óptico que até era variável na minha velha Leica.

Partilhar Post #20 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 30 Setembro 2019 - 11:55

Mesmo em Português não percebo a questão. Podes reformular?

Estás a perguntar se na minha opinião. a tecnologia dos visores electrónicos está em tal ponto que supera a de um visor óptico para enquadrar? Sim, exemplo: o que está integrado na X-T3. Daí os sistemas híbridos como o que consta na linha X Pro fazerem hoje pouco sentido, na minha opinião. Uma opinião que se formou recentemente com a X-T3 porque antes desta a minha opinião era contrária à que tenho agora. E tive algumas máquinas com EVF pelo que não é falta de experiência nessa matéria que me leva a chegar a esta conclusão.

PS: Se calhar o que lhe causou confusão foi o eu ter dado exemplos de vantagens que são muito pouco mencionadas. No entanto o que é confusão para uns, pode ser informação para outros.

PS: EVF como sabe é um acrónimo em Inglês. Daí em português seria VE, de visor eletrônico, nunca EFV. Eu não me importo que use, mas fica aqui a nota porque me parece o uso de estrangeirismos é algo que o incomoda ao ponto de não perceber o outro.

O uso de estrangeirismos com efeito incomoda-me e deveria incomodar todos os Portugueses. Mas ele há siglas que é melhor usar porque universalmente aceites tais como essa dos visores. Mas grato pela explicação. Eu não era lá muito adepto dos EVF mas agora que tenho uma Fuji com esse tipo de visor já o aceito melhor. Claro que não existe melhor visor do que aquele que tenho na minha antiga Pentax MX ou na Olympus OM1 do meu falecido Pai, mas esses já não se fazem mais.