Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Fotografia de Rua e impressão na Canon CP1300

• Por favor inicie sessão para responder
17 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 17 Setembro 2019 - 17:03

Para acabar uns projectos para o ano que vem resolvi sair uma manhã por semana só para fotografar. Tipicamente nem isso tenho mas vou tentar. O dia depende da disponibilidade. E hoje foi uma dessas manhãs.

Recentemente comprei a Cannon CP1300 para fazer provas e ajudar-me a seleccionar fotos e compor seqüências e já faz totalmente parte do meu workflow. Estou tão contente que para enriquecer o forum resolvi fazer um pequeno video onde demonstro o funcionamento da impressora bem como comento alguns aspectos do meu processo tendo como base as fotos de hoje. Processo esse que está sempre em evolução. Mostro fotos também que não partilharia e guardaria para uma partilha futura no contexto de um projecto.

Espero que gostem, e não levem a mal o amadorismo da coisa. Dicas aceitam-se. 

NOTA: Para um review mais detalhada da impressora podem ver aqui

Anúncios

Partilhar Post #2 Shadow_

Shadow_

• Membro
  • Registo: 17/09/2013

Publicado 17 Setembro 2019 - 19:53

Obrigado pelo vídeo e tópico. Já tinha visto nas aquisições e deixaste-me a pensar numa!!!!! Estou a estudar a hipótese.

Partilhei há uns tempos nas aquisições a compra de uma Canon ip7200 que comprei porque gosto de imprimir em casa. Andei á tempos a ver as instax mas o formato não me satisfaz as necessidades. Tenho usado muito a Canon ip7200 mas em formato 10x15 os resultados não me atraem muito. Já em a4 gosto. Não percebo bem o motivo. Parece ter mais detalhe em A4.... enfim!!!!

Gostava de ver ao vivo a qualidade de impressão. Como comparas com fotos impressas em lojas da especialidade?

Partilhar Post #3 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 17 Setembro 2019 - 20:34

Parabéns pelo trabalho, gostei principalmente da autocrítica das fotos.

Dois conselhos: Mantém a coisa o mais síples possível mas colca a camera que está a gravar o vídeo num tripé.

IT Partilhar Post #4 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 17 Setembro 2019 - 21:51

Olá,

Gostava de ver ao vivo a qualidade de impressão. Como comparas com fotos impressas em lojas da especialidade?

Se morares em Lisboa podemos nos encontrar que mostro-te umas impressões para concluires por ti próprio.

Caso não possas ... eu não sou muito intendido em impressão, no entanto para mim, fotos de familia e férias para colocar num album serve muito bem, melhor que a minha Canon MX925. Como disse, ao nível cromático corresponde bem com aquilo que vejo no ecrã de computador. Neste formato não fica nada a dever aquilo que a Fnac e lojas do género fazem - eventualmente papel de melhor qualidade? -  É excelente para fazer provas para aquilo que pretendo fazer.

Dito isto, obviamente para imprimir para um livro ou para fazer um quadro de parede maior, não há nada como uma impressão de qualidade numa loja da especialidade. Podem ter dar mais qualidade do papel visível tanto na densidade do papel como na sua a textura, a dimensão ... 

Parabéns pelo trabalho, gostei principalmente da autocrítica das fotos.

Dois conselhos: Mantém a coisa o mais síples possível mas colca a camera que está a gravar o vídeo num tripé.

Obrigado pela apreciação _jn_.

Não tenho tripé para o telemóvel. E como não faço isto muitas vezes, estar a investir no tripé não me compensaria. Talvez um dia quando me interessar pelo video compre um daqueles tripés de dupla funcionalidade, fixo e estabilizador ... mas já estou metido em tanta coisa que ... deve demorar algum tempo.

Abraço aos dois.

Partilhar Post #5 PedroA

PedroA

• Membro
  • Registo: 09/01/2018

Publicado 18 Setembro 2019 - 09:23

Tal como o Shadow_, também me deixas-te a pensar em adquirir uma. O que gosto mais nesta impressora é mesmo o formato/tamanho das fotografias, a qualidade de impressão parece-me acima da média, também não exigo mais pelo preço que é.

Há uns tempos vi as Fuji Intax e as HP, mas são formatos muitos pequenos, quero algo maior.

Até mesmo para fazer uma pequena supresa num casamento ou batizado, posso imprimir uma duzia de fotografias (as melhores do dia) e "oferecer" aos clientes numa caixa de madeira personalizada ou noutro suporte físico mais apelativo e emocional para o cliente.

Obrigado pelas dicas. O vídeo está porreiro mas talvez um pouco extenso. Eu tentaria ser mais conciso entre 10 a 15 minutos, mas falar é fácil, fazer é outra coisa. Parabéns.

:th_up:

Partilhar Post #6 FotoKhan

FotoKhan

• Membro
  • Registo: 30/01/2013

Publicado 18 Setembro 2019 - 11:11

Para acabar uns projectos para o ano que vem resolvi sair uma manhã por semana só para fotografar. Tipicamente nem isso tenho mas vou tentar. O dia depende da disponibilidade. E hoje foi uma dessas manhãs.

Recentemente comprei a Cannon CP1300 para fazer provas e ajudar-me a seleccionar fotos e compor seqüências e já faz totalmente parte do meu workflow. Estou tão contente que para enriquecer o forum resolvi fazer um pequeno video onde demonstro o funcionamento da impressora bem como comento alguns aspectos do meu processo tendo como base as fotos de hoje. Processo esse que está sempre em evolução. Mostro fotos também que não partilharia e guardaria para uma partilha futura no contexto de um projecto.

Espero que gostem, e não levem a mal o amadorismo da coisa. Dicas aceitam-se. 

NOTA: Para um review mais detalhada da impressora podem ver aqui

Obrigado pela avaliação :th_up:

Partilho da opinião que este tipo de dispositivos pode facilitar, muito mesmo, o retrato de rua.

Quando temos uma câmara com melhor aspecto e propomos tirar uma foto a um transeunte que nos parece interessante e oferecemos um cartão com o "email" a reação é, na esmagadora maioria das vezes, negativa porque as pessoas pensam que se trata de uma abordagem comercial.

Uma vez instalada essa perceção é praticamente impossível revertê-la.

Pensei várias vezes em comprar um aparelho deste tipo, desde que obedecesse aos seguintes critérios:

1. Ser portátil.

2. Produzir boas fotos.

3. Ter dimensões reduzidas.

4. Ser financeiramente razoável, em termos de custos iniciais e custos de consumíveis.

Obrigado por me ter chamado a atenção para este equipamento que, para mim, cumpre os critérios 2 e 4, acima.

Já os 1 e 3 ainda não são totalmente positivos mas, também, não sei se será possível fazer muito melhor, tendo em conta um tamanho decente para as fotos.

...vou ficar a remoer nisto, já sei... ;)

FK

Editado por FotoKhan, 18 Setembro 2019 - 11:12 .

Partilhar Post #7 Lyp

Lyp

• Membro
  • Registo: 05/02/2012

Publicado 18 Setembro 2019 - 12:47

Obrigado pela review.

Tal como o @_jn_, gostei da auto-critica às tuas fotos. Está a fazer falta por cá umas análises como a que fizeste.

IT Partilhar Post #8 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 19 Setembro 2019 - 08:44

Obrigado pelas dicas. O vídeo está porreiro mas talvez um pouco extenso. Eu tentaria ser mais conciso entre 10 a 15 minutos, mas falar é fácil, fazer é outra coisa. Parabéns.
:th_up:

De facto o vídeo está demasiado longo. Há partes zzzz. Deveria deixado de fora o tema das 100 fotos de manhã e outra á tarde bem com o tema da Fuji (essa ficariam de fora). Era também desnecessário estar a ligar a impressora ou imprimir mais que duas fotos.... Bom mas as coisa feitas sem pensar o suficiente no assunto dá nisto. Numa próxima tenho que pensar melhor.

Partilho da opinião que este tipo de dispositivos pode facilitar, muito mesmo, o retrato de rua.
.....

Pensei várias vezes em comprar um aparelho deste tipo, desde que obedecesse aos seguintes critérios:
.....
Já os 1 e 3 ainda não são totalmente positivos mas, também, não sei se será possível fazer muito melhor, tendo em conta um tamanho decente para as fotos.

Olá. Se objectivo ter algo que ajude a criar "rapport" com a pessoa ou pessoas no local, honestamente creio que não há melhor que a impressora de bolso. Podes fotografar com a tua câmera e criar uma com o telemóvel para o efeito. Logo ali, podes ligar o telemóvel á impressora e em 3 minutos estás a entregar a foto ... Dado o tamanho, o resultado da impressão não é melhor do que o de uma fonte produzida por uma câmera de 5000 euros. Repare-se não interessa se a pessoa vai guardar a foto, ou se ao virar da esquina a deita fora. O que interessa é que enriqueceu o ambiente naquele momento ...

Mas isto são impressoras de bolso. Esta é a única impressora que denomino de portátil completa que encontrei no mercado. Quando procurei, encontrei muitas impressoras de bolso, mas quanto mais pensava nessas opções menos faziam sentido no meu contexto.

Vantagens da impressora de bolso:

- Facilidade de ir ao bolso, ligar ao telemóvel e em 3 minutos tem-se uma imagem impressa para dar ás pessoas ou integrar num diário.

Desvantagens de uma impressora de bolso:

- A conveniência existe apenas quando se liga ao telemóvel. Se for ligação a uma câmera de dedicada, a vasta maioria não se ligam directamente a estas impressoras. E estas impressoras não têm entrada para cartões nem LCD para escolha. Em suma, se queres imprimir as fotos que fazes com a camera tens que primeiro transferir da camera para o telemóvel ou tablet e só depois podes imprimir. Isto é , a não ser que sejas um Polvo tens que estar sentado num local, possivelmente com uma mesa ....

- Depois do trabalho todo tens uma impressão de fraca qualidade e dimensão.

- Preço da impressão ronda os 50 centimos. Preço exorbitante.

Não considero a CP1300 como uma impressora de bolso mas sim uma impressora portátil. É mais pequena e bastante mais leve que muitas Cannon ;) Isto é, cabe perfeitamente numa mochila junto com 1 a 3 lentes (depende do tamanho da lentes) e camera para levar aos locais. E não vejo neste contexto se formos usar a fotos da camera, que as de bolso tenham vantagens relevantes tendo em conta tudo, sentas-te num café e ..... Obviamente muito mais serve para levar em viagem e usa-la no hotel ou casa de férias, leva-la para eventos, ... sei lá ... é portátil. Em cima disto podes usa-la em casa ou no escritório para fazer fotos e modestos alguns de familia.

Obrigado pela review.

Tal como o @_jn_, gostei da auto-critica às tuas fotos. Está a fazer falta por cá umas análises como a que fizeste.

É complicado fazer criticas desta forma a imagens de outros. Não tenho experiência para criticar desta forma nesse contexto e mesmo que tivesse poderia estar a ser injusto pois só o autor sabe as verdadeiras intenções e este tipicamente não as descreve no forum.

Já tentei fazer isso, mas além de não me sentir confortável a fazê-lo devido ás razões apontadas, raramente sinto que é bem aceite, o que torna a coisa ainda mais desconfortável. Isto é, não serve para nada.

Ás minhas, estou mais á vontade. Se me enganar sou eu que tenho que corrigir :)

Obrigado a todos pela apreciação. Fico contente que a informação passada possa ser útil.

Editado por nbplopes, 19 Setembro 2019 - 14:12 .

IT Partilhar Post #9 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 22 Setembro 2019 - 16:26

Os resultados da impressora portátil ...

70877134_2441984149378433_44017805642610

70889205_2441984209378427_91821893993396

70496500_2441984126045102_11923501977373

Partilhar Post #10 Shadow_

Shadow_

• Membro

Publicado 22 Setembro 2019 - 18:47

Excelentes momentos e estou certo que provocaram gratidão em quem recebeu as fotos.

Graças ao teu tópico nas aquisições hoje brilhei. Fotógrafo todos os eventos familiares e vou tratando as fotos mas, salvo raras exceções, fico sempre com as fotos para mim. Por vezes envio por e-mail.

Hoje, graças ao IPad Pro(que se tornou na minha ferramenta de edição) tirei umas fotos ao 70 aniversário do meu sogro(com família que não via á quase 10 anos). Em menos de 10 minutos passei para o IPad e imprimi umas 12 fotos. Dei a 4 pessoas e foi maravilhoso ver a alegria delas. As fotos impressas causam outro impacto e oferecidas no final de um dia de emoções foi a cereja no topo do bolo.

Estou certo que uma impressora destas te dará acesso a novas fotos e maior satisfação ao ver a reação de algumas pessoas.

Editado por Shadow_, 22 Setembro 2019 - 18:49 .

IT Partilhar Post #11 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 22 Setembro 2019 - 19:10

Yup :)

Também “tenho” o Pro mas o filhote mais velho e a mãe “gamaram-o”. Estou á espera que saia uma nova versão no próximo mês para o efeito.

Editado por nbplopes, 22 Setembro 2019 - 20:43 .

Partilhar Post #12 Shadow_

Shadow_

• Membro

Publicado 22 Setembro 2019 - 21:26

A minha filha apoderou-se do Mini 4 e foi a minha desculpa para ter ido buscar o Pro 12.9 de 2018. Tem sido um prazer editar desta forma 😁

Desta vez nem editei, Wi-Fi ligado entre impressora(Canon 7250) e IPad e foi só imprimir diretamente algumas fotos.

IT Partilhar Post #13 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 22 Setembro 2019 - 21:33

Pro 12.9 de 2018. 

É esse que que pretendo mas de 2019. Vamos lá ver se lançam este ano. Se for é para o mês que vem.

Partilhar Post #14 PedroA

PedroA

• Membro
  • Registo: 09/01/2018

Publicado 23 Setembro 2019 - 08:39

Excelentes momentos e estou certo que provocaram gratidão em quem recebeu as fotos.

Graças ao teu tópico nas aquisições hoje brilhei. Fotógrafo todos os eventos familiares e vou tratando as fotos mas, salvo raras exceções, fico sempre com as fotos para mim. Por vezes envio por e-mail.

Hoje, graças ao IPad Pro(que se tornou na minha ferramenta de edição) tirei umas fotos ao 70 aniversário do meu sogro(com família que não via á quase 10 anos). Em menos de 10 minutos passei para o IPad e imprimi umas 12 fotos. Dei a 4 pessoas e foi maravilhoso ver a alegria delas. As fotos impressas causam outro impacto e oferecidas no final de um dia de emoções foi a cereja no topo do bolo.

Estou certo que uma impressora destas te dará acesso a novas fotos e maior satisfação ao ver a reação de algumas pessoas.

É maravilhoso ver que uma contribuição do nbplopes trouxe uma mais valia para este fórum. Bem jogado Shadow_ :th_up:

Ter presenciado a reação dos familiares deve ter sido uma experiência única, e é por isso que todos nós adoramos fotografia, porque estamos a criar um património visual sem preço, é um bem precioso eterno.

IT Partilhar Post #15 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 24 Setembro 2019 - 09:08

Partilhar Post #16 Nuno Maranhão

Nuno Maranhão

• Membro
  • Registo: 03/09/2008
    • Local: Aveiro
    • "A man without a moustache is rather like a woman with one."

Publicado 24 Setembro 2019 - 09:57

Mais um que vai ceder à tentação e adquirir uma impressora destas. Os resultados parecem muito satisfatórios.

Partilhar Post #17 Shadow_

Shadow_

• Membro

Publicado 24 Setembro 2019 - 11:12

Eu ainda não me decidi por uma destas. O preço por impressão ainda é puxado……

Vou é estar atento a umas promoções e pode ser que perca a cabeça :)

Partilhar Post #18 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 24 Setembro 2019 - 15:15

Muito bom o vídeo! É sempre refrescante assistir a vídeos assim no youtube, num mar cheio de outros conteúdos que, sendo franco, pouco ou nada consigo aproveitar.