Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Robert Frank

• Por favor inicie sessão para responder
6 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 agomes

agomes

• Membro
  • Registo: 21/08/2007

Publicado 10 Setembro 2019 - 16:01

O autor de "Os Americanos", livro pelo qual muitos dos utilizadores deste fórum mais o referenciarão, deixou-nos ontem (9 de Setembro) aos 94 anos.

Editado por agomes, 10 Setembro 2019 - 16:05 .

Anúncios

Partilhar Post #2 FotoKhan

FotoKhan

• Membro
  • Registo: 30/01/2013

Publicado 10 Setembro 2019 - 16:22

Um dos bons livros de fotografia da minha coleção, sim.

De ouvir, na TSF, o testemunho emocionado de um grande amigo de Robert Frank, Albano Silva Pereira.

FK

Editado por FotoKhan, 10 Setembro 2019 - 16:23 .

IT Partilhar Post #3 agomes

agomes

• Membro
  • Registo: 21/08/2007

Publicado 11 Setembro 2019 - 12:28

FotoKhan

Obrigado pela indicação na TSF e por me permitir ouvir as declarações do Albano Silva Pereira que, como grande amigo, foi também quem fe tudo para conseguir trazer até Lisboa a exposição em 2001 e da qual nos ficou um livro/catálogo ( "Hold still...keep going" ) que nos mostra um Robert Frank num registro muito diferente e que talvez surpreenda os que o possam julgar ter ficado cristalizado na forma de expressão fotográfica de "Os Americanos".

Primeira página e enaltecido em vários dos nossos diários de hoje, talvez seja estranho  que um post com a notícia da morte de Robert Frank apenas tenha merecido o seu comentário após 75 visitas mas, ao fim e ao cabo, talvez  até nem seja surpreendente.

Editado por agomes, 11 Setembro 2019 - 12:31 .

Partilhar Post #4 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 11 Setembro 2019 - 15:45

Em outras andanças já falei deste triste acontecimento. Se não fosse o trabalho do Robert Frank possivelmente hoje não estaria ainda a tentar fazer alguma coisa.

Don't Blink

https://archive.org/...ink-RobertFrank

Partilhar Post #5 FotoKhan

FotoKhan

• Membro
  • Registo: 30/01/2013

Publicado 12 Setembro 2019 - 09:25

Primeira página e enaltecido em vários dos nossos diários de hoje, talvez seja estranho que um post com a notícia da morte de Robert Frank apenas tenha merecido o seu comentário após 75 visitas mas, ao fim e ao cabo, talvez até nem seja surpreendente.

Bah...!...pois se o homem nem sabia o que é o "foco no olho"...tótó... ;)

Editado por FotoKhan, 12 Setembro 2019 - 09:32 .

Partilhar Post #6 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 12 Setembro 2019 - 14:16

Um nome incontornável no panorama da fotografia. Pessoalmente, confesso que pouco mais conheço do que aquilo que vi no "The Americans", livro que tenho nas minhas prateleiras. Talvez por ter altíssimas expectativas do livro, confesso que não me provocou aquele "wow" que alguns outros livros, de outros fotógrafos, provocaram em mim.

Tenho pena de ainda não ter explorado mais da sua obra. Os fotógrafos são muitos e o tempo é muito pouco.  :blush: Seja como for, acho que esta efeméride é um bom pretexto para exporar um pouco mais da sua obra.  :th_up:

P.S.: Até estava convencido de que já não era vivo, com base no ano de edição do "the americans". Ignorância minha.

Partilhar Post #7 JMeireles

JMeireles

• Membro
  • Registo: 24/04/2018

Publicado 16 Setembro 2019 - 15:45

Fica-nos bem admitir ignorância, como em cima.

Não temos de saber tudo ou conhecer todos. Um dos problemas dos Portugueses é terem de opinar sobre tudo.

Já tinha ouvido falar deste livro, nunca o vi e desconhecia o autor. Se um dia tiver oportunidade irei ver, senão acontecer, certamente ficarei mais pobre.

Todos nós necessitamos de varias vidas para podemos absorver o conhecimento que gostaríamos mas.. se quisermos muito, conseguimos.

A fotografia é uma linguagem em si, cheia de interpretações do que é fundamental, a vida.

Já agora... Foco no Olho? :hmm: :rolleyes:

Editado por JMeireles, 16 Setembro 2019 - 15:46 .