Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Nova máquina - Mirrorless?

• Por favor inicie sessão para responder
11 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 poeta rural01

poeta rural01

• Novo Membro
  • Registo: 25/02/2016

Publicado 29 Agosto 2019 - 10:13

Boas …..
O meu equipamento actual "ainda" é uma Canon 1000D com objetivas 50 mm 1.8, Sigma 17/50 e Canon 55-250 mm. Estou um pouco farto de andar com a tralha toda atrás, especialmente quando viajo, pelo que estou tentado a entrar no mundo das mirrorless, mas a ideia era dar uma salto significativo em termos de qualidade e não só diminuir o tamanho / peso do equipamento.

O uso que vou dar é 80 ou 85% fotografia e o restante vídeo, mas o mais importante para mim é a qualidade a fotografar, pelo que tenho receio que a qualidade fotográfica das mirrorless deste nível de preços não me satisfaça. Valorizo a qualidade de imagem, nitidez, foco, boa ciência de cor, bom comportamento Dynamic range, bom comportamento em situações de pouca luz. 

Prentendo:

- Máquina: (Corpo + objetiva)

- Orçamento: 1300€ (max)

-Tipo de fotografia: Um pouco de tudo (Viagens, paisagens, urbana, retratos, longas exposições e alguns videos)

- Condições: Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores mal iluminados, pavilhão, etc.

- Compra online ou em loja física

- Estou a ponderar entre:

Sony Apha 6400 + 18/135

Fuji Xt 30 + 18/55

Fuji Xt 3 + 18/55

Nunca usei uma mirrorless, não sei se a qualidade fotográfica com as lentes referidas me vai desapontar. Gostaria de obter opniões sobretudo de quem já usou ambos equipamentos DSLR e estas. Obrigado!!!!!

Anúncios

Partilhar Post #2 MarcomPereira

MarcomPereira

• Membro
  • Registo: 03/10/2016
    • Local: porto

Publicado 29 Agosto 2019 - 10:57

na minha opinião e já testei a 6400 e a xt3, se queres continuar a ter o feeling de uma maquina fotográfica vai para a xt3 sem hesitar , quanto á xt3o nunca testei.. tenta passar numa loja e pede para testar, quanto á qualidade de imagem com qualquer uma delas vais ficar bem servido.

Partilhar Post #3 JMeireles

JMeireles

• Membro
  • Registo: 24/04/2018

Publicado 29 Agosto 2019 - 12:38

O teu orçamento é muito especifico e deves pensar em termos futuros, o custo de novas objectivas. Em cima já foi apontado o factor do gozo ao fotografar, e ai a fuji ganha. O custo das objectivas tambem julgo que no geral é uma vantagem. A Sony tem uma tecnologia atraente para movimento, um AF muito rápido e fiel mas as boas objectivas crop são caras. A Xt30 é semelhante à xt3 mas o EVF é bem mais pequeno, assim como o corpo da maquina. Parar teres só uma, vai par a xt3 e a 18-55. Mais tarde compras a samyang 12 f2 e a 23 f2, ou a 50 f2, é uma questão de preferência tua, eu só tenho a 23 e adoro. Mais tarde, tens a fuji 50-140mm f2.8. Ficas com um belo kit.

Partilhar Post #4 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 29 Agosto 2019 - 13:09

Não sei se vale a pena a troca.
Nas máquinas full frame, a redução de tamanho do corpo é significativa em alguns modelos. Numa aps de entrada como a que tens, acho que vais acabar por continuar a sentir que tens de levar a tralha toda.

Se comprares as Fuji perdes bastante zoom. Se comprares a Sony, provavelmente não ficará muito mais pequena que a máquina que tens neste momento.

Em relação à qualidade de imagem, a Sony deverá ser melhor na gama dinâmica e na focagem. Se fotógrafas em jpeg, se calhar as cores da Fuji serão mais agradáveis.

E quanto a lentes, a Sony tem mais oferta de lentes que a Fuji. Metes umas primes da sigma com focagem automática e tens um conjunto leve e relativamente compacto.

Mas tenta ver uns exemplos de fotos e se notas realmente grande diferença entre sensores.

Partilhar Post #5 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 30 Agosto 2019 - 14:29

Qualquer das mirrorless que apontas é muito melhor do que a Canon EOS 1000D que já tem muitos anos e um sensor completamente ultrapassado. Em qualidade de imagem quer as Sony gama 6000, quer as Fuji dão 10 a 0 à Canon. Depois é uma questão de gosto e de orçamento. A X-T3 é a mais cara e com esse orçamento não sei se consegues nova com esse zoom 18-55 F/2.8-4. A X-T30 é quase idêntica e serve lindamente. A Sony também é muito boa e tem lentes porventura menos caras mas é menos parecida com uma DSLR na ergonomia e por isso convém pegar nelas e ver, já que experimentá-las é mais difícil porque para tal é necessário que tenham uma bateria carregada. Qualquer delas faz muito bem video a 4K e a 30ips

Partilhar Post #6 TDspotter

TDspotter

• Membro
  • Registo: 19/02/2017
    • Local: Lisboa

Publicado 31 Agosto 2019 - 15:12

Entre essas marcar eu aconselho-te a Fuji, especialmente se valorizarem a color science como dizes, nesse âmbito não existe pior que a Sony.
Se gostas de fotografar é mais um ponto para a Fuji uma vez que te dá um maior feeling. Entre essas se conseguires esticar para a xt3 melhor senão a xt30 também não é nada má

Partilhar Post #7 TDspotter

TDspotter

• Membro
  • Registo: 19/02/2017
    • Local: Lisboa

Publicado 31 Agosto 2019 - 15:12

Entre essas marcar eu aconselho-te a Fuji, especialmente se valorizarem a color science como dizes, nesse âmbito não existe pior que a Sony.
Se gostas de fotografar é mais um ponto para a Fuji uma vez que te dá um maior feeling. Entre essas se conseguires esticar para a xt3 melhor senão a xt30 também não é nada má

Partilhar Post #8 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 31 Agosto 2019 - 19:53

Eu não iria tão longe já que até tenho material da Fujifilm e já experimentei uma Sony. Os ficheiros raw são idênticos, já os ficheiros jpeg tratados pelo hardware da máquina é que podem ser bem diferentes. Não percebo o que é isso da "color science". Torno a aconselhar que vás ver as máquinas e podes ficar seguro que quer as Fuji, quer as Sony fazem excelentes imagens.

Editado por Pentaxian, 31 Agosto 2019 - 19:54 .

Partilhar Post #9 Poeta Rural

Poeta Rural

• Membro
  • Registo: 06/01/2009
    • Local: Porto

Publicado 06 Setembro 2019 - 14:42

Antes de mais agradecer a todos os que despenderam um pouco do vosso tempo, para ajudar...

Embora pareça confuso, dado que se tratam de propostas totalmente diferentes, a minha dúvida neste momento está entre elevar o patamar da qualidade fotográfica mas prejudicando peso e dimensão e logo a comodidade para viagens:
Sony Alpha 7 III com lente 28-70

Canon 6D Mark II com 24-105 f4

Ou ir pela comodidade e ai, acho que se é para ser pequena, penso na Fuji XT-30 com a lente de kit que é uma 18-55 mm

Sei bem que a Fuji não se pode comparar com as duas acima que são doutro campeonato, em tudo!
O meu receio ao comprar a Fuji XT-30 é que a qualidade fotográfica não me satisfaça, em nitidez e definição, mas sobretudo em situações de baixa luminosidade.

De ir para as de cima, creio que o conjunto Canon ganha pela qualidade da lente.

Partilhar Post #10 MarcomPereira

MarcomPereira

• Membro
  • Registo: 03/10/2016
    • Local: porto

Publicado 10 Setembro 2019 - 00:27

em baixa luz a a7III vai ser a que vai oferecer melhor performance, contudo pelo preço que queres gastar acho que na fuji é onde vais ter melhor desempenho em termos fotográficos... mas nada como experimentares tu...  

Partilhar Post #11 JMeireles

JMeireles

• Membro
  • Registo: 24/04/2018

Publicado 11 Setembro 2019 - 10:42

Antes de mais agradecer a todos os que despenderam um pouco do vosso tempo, para ajudar...

Embora pareça confuso, dado que se tratam de propostas totalmente diferentes, a minha dúvida neste momento está entre elevar o patamar da qualidade fotográfica mas prejudicando peso e dimensão e logo a comodidade para viagens:
Sony Alpha 7 III com lente 28-70

Canon 6D Mark II com 24-105 f4

Ou ir pela comodidade e ai, acho que se é para ser pequena, penso na Fuji XT-30 com a lente de kit que é uma 18-55 mm

Sei bem que a Fuji não se pode comparar com as duas acima que são doutro campeonato, em tudo!
O meu receio ao comprar a Fuji XT-30 é que a qualidade fotográfica não me satisfaça, em nitidez e definição, mas sobretudo em situações de baixa luminosidade.

De ir para as de cima, creio que o conjunto Canon ganha pela qualidade da lente.

A 6D II acho que não é boa opção. Se fosse só paisagem o teu objectivo, até era suficiente e tinhas objectivas mais em conta mas sendo a portabilidade, ai onde tens de te focar é na objectiva, cuja dimensão é condicionada pelo sensor, logo, sensor 35mm, objectivas maiores, as zoom´s ou primes de grande abertura, terás sempre primes de pequenas dimensões mas lá está, terás de estar sempre a trocar.

Se optares pela A7III, será o melhor corpo, a lente de Kit nem por isso e vais sentir tentação em teres logo outra, a tamron 28-75 2.8 é muito bem falada e até não é grande e pesada mas falta algo mais wide, 24mm seriam o ideal, em viagem vai fazer-te falta.

A Fuji Xt-30 e a lente de kit, são uma bela combinação, tenho uma t20 com a 23 f2 e adoro o que tiro dela, o lado pratico, a ergonomia, as cores, etc, só o EVF poderia ser um pouco maior mas não é por ai. É divertida de usar e isso é muito importante. Atenção, os RAF são suficientes para quem sabe o que está a fazer e o que quer, tem qualidade QB em termos de gama dinâmica e uma ciência de cor interessante e cativante mas.. há sempre um mas.. não é para andarmos a fazer zoom´s de 100% porque ai assusta um pouco. O processo de sharp tem de sre diferente mas lá está, faz com que os tons de pele sejam únicos. Pode ser um caso de amor/ódio mas.. que dá gosto usar, dá.

Editado por JMeireles, 11 Setembro 2019 - 10:44 .

Partilhar Post #12 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 17 Setembro 2019 - 11:13

A 6D II é uma grande câmara. Já tive câmaras de várias marcas, SLR e mirrorless, de diferentes formatos, e estacionei na 6D II. Pensava que ia ficar chocado com a gama dinâmica limitada, mas a realidade é outra - afinal de contas tem pelo menos tanta gama dinâmica como a minha antiga Nikon D700 tinha e com ela nunca fiquei a pensar nisso.

É tudo uma questão de necessidades, e preço. Para paisagem a gama dinâmica é importante, mas se pensares bem grandes fotógrafos de paisagem usam Canon (basta ver o trabalho do "nosso" Joel Santos). Se a 6D II for consideravelmente mais barata que a A7III, avança! Caso contrário vai para a A7III que no geral é melhor máquina.

Outra alternativa interessante, e leve, seria a Fuji X-T2. É uma bela máquina com um enorme EVF, e quase tão capaz quanto a nova X-T3.