Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Nova prime?

• Por favor inicie sessão para responder
7 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Adolfo Dias

Adolfo Dias

• Membro
  • Registo: 10/10/2006

Publicado 28 Agosto 2019 - 21:58

Boa noite

Estou a enveredar pela fotografia de modelo e surgiu-me uma dúvida existencial.

Tenho uma 80d e em termos de primes tenho a velhinha 50 1.8 (das primeiras, não a STM) e uma sigma 85 1.4 (não art), que comecei a usar mais do que habitualmente.

Se a sigma é engraçada, mas algo soft a canon não é muito superior. Aliado ao facto de nas ultimas sessões ter sentido uma certa limitação focal, fiquei na duvida da permanecia da 50.

Bottom line.. Terei alguma vantagem qualitativa em trocar a 50 por uma 35? Seja ela sigma, tamron, yongnuo ou o que for?

Compensa mais a trocar que seja por uma 1.4? Faz sequer sentido pensar na tamron 45mm?

Obrigado

Anúncios

Partilhar Post #2 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 29 Agosto 2019 - 09:09

Boa noite

Estou a enveredar pela fotografia de modelo e surgiu-me uma dúvida existencial.

Tenho uma 80d e em termos de primes tenho a velhinha 50 1.8 (das primeiras, não a STM) e uma sigma 85 1.4 (não art), que comecei a usar mais do que habitualmente.

Se a sigma é engraçada, mas algo soft a canon não é muito superior. Aliado ao facto de nas ultimas sessões ter sentido uma certa limitação focal, fiquei na duvida da permanecia da 50.

Bottom line.. Terei alguma vantagem qualitativa em trocar a 50 por uma 35? Seja ela sigma, tamron, yongnuo ou o que for?

Compensa mais a trocar que seja por uma 1.4? Faz sequer sentido pensar na tamron 45mm?

Obrigado

Se começaste a usar mais do que habitualmente a 85mm, porque é que não exploras mais isso? Não esquecer que em crop trata-se de uma distância de 135mm que é muito usada em retrato. Penso que o caminho seria mais ir por aí, do que baixar para os 35mm (56mm equivalente) teres uns retratos mais wide, mas não necessariamente "retratos"

Aconselho-te a espremeres mais essa 85 nos f2.2 / f2.8 e veres o que dá...

Partilhar Post #3 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 29 Agosto 2019 - 13:14

Que tipo de aberturas usas e que tipo de imagens queres fazer?

Eu uso maioritariamente a 85mm em FF e comprei uma 35 para acompanhar. Mais wide que 35 em FF não é algo que use muito. Mais longo que 85 já é algo que até podia usar, mas não muita vez.

Partilhar Post #4 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 30 Agosto 2019 - 14:50

Adolfo, a EOS 80D tem um sensor APS-c (aquilo a que chamam de crop) e uma 85mm enquadra como uma 136 mm num sensor do tamanho de um fotograma de 35mm, dito FF (1,6 no caso dos sensores Canon que são ligeiramente mais pequenos do que os sensores Sony que equipam todas as outras). Ora 136mm é apertado demais para o que queres, penso eu. O ideal seria uma distância focal tipo 55-60mm e isso talvez encontres na Sigma ou noutra marca. A 35mm é o equivalente a 56mm e é uma boa hipótese. Tens ainda uma bela Canon pancake de 40mm F/2.8, que até dá para as Canon FF e que também é de considerar. Boa escolha.

IT Partilhar Post #5 Adolfo Dias

Adolfo Dias

• Membro

Publicado 30 Agosto 2019 - 21:53

Se começaste a usar mais do que habitualmente a 85mm, porque é que não exploras mais isso? Não esquecer que em crop trata-se de uma distância de 135mm que é muito usada em retrato. Penso que o caminho seria mais ir por aí, do que baixar para os 35mm (56mm equivalente) teres uns retratos mais wide, mas não necessariamente "retratos"

Aconselho-te a espremeres mais essa 85 nos f2.2 / f2.8 e veres o que dá...

Comecei a usar mais a 50, que tenho há uns 5 ou 6 anos e raramente usava,

A 85 comprei-a ainda este ano acho eu.

Para usar a 2.8 tenho a 17-55 e a 70-200. A 85 comprei-a mesmo por causa da abertura, e só tenho pena que seja soft (mas mesmo a 2.8 não é particularmente sharp.. Sigmas e quês)

De vez em quando uso-a a 1.8 ou 2 sim, mas não fica assim tão melhor.

Que tipo de aberturas usas e que tipo de imagens queres fazer?

Eu uso maioritariamente a 85mm em FF e comprei uma 35 para acompanhar. Mais wide que 35 em FF não é algo que use muito. Mais longo que 85 já é algo que até podia usar, mas não muita vez.

Uso sempre as lentes na abertura máxima.

A 85 de vez em quando uso a f/2, de resto é sempre no máximo.

O objectivo é um bokeh agradável nos retratos.

Fotografo apenas em exteriores e "preciso" de eliminar o máximo possivel o background.

Outra questão que me deixa de pé atrás com a 35mm.. Será que me vai dar um bokeh semelhante à 50?

Adolfo, a EOS 80D tem um sensor APS-c (aquilo a que chamam de crop) e uma 85mm enquadra como uma 136 mm num sensor do tamanho de um fotograma de 35mm, dito FF (1,6 no caso dos sensores Canon que são ligeiramente mais pequenos do que os sensores Sony que equipam todas as outras). Ora 136mm é apertado demais para o que queres, penso eu. O ideal seria uma distância focal tipo 55-60mm e isso talvez encontres na Sigma ou noutra marca. A 35mm é o equivalente a 56mm e é uma boa hipótese. Tens ainda uma bela Canon pancake de 40mm F/2.8, que até dá para as Canon FF e que também é de considerar. Boa escolha.

Eu tenho a noção dos crops e das equivalências.

A 85 para a maioria das situações é ideal (para o meu uso), tanto que possivelmente 75/80% dos meus "trabalhos" são feitos com a 70-200.

Só passo para as primes, lá está, pelo bokeh.

Por acaso já estive a olhar para a tamron 60 f/2 Macro, mas o f/2 está-me a fazer confusão.. Além da focal..

Não me faz sentido aproximar-me mais do tele e perder abertura.. Mas posso estar a ver mal o filme

Obrigado pelas opiniões

Partilhar Post #6 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 31 Agosto 2019 - 16:21

Eu iria para as opções sigma. 

50 ou 35 1.4 dependendo do que sentes que falta mais. 
Eu acho que 85+50 acabam por ser duas distâncias muito perto. Preferiria ter uma 35. 

Partilhar Post #7 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 31 Agosto 2019 - 17:38

E que tal vender isso tudo e comprar uma FF? Talvez a Sony A7 II com uma 85mm da Sigma fosse uma bela ideia para retratos. E mais tarde uma 35mm. Ambas luminosas. A 85 até poderia ser a F1.8 para ser menos cara e menos pesada mas a 35mm deveria ser a F/1.4. O bokeh melhora imenso com sensores maiores.

IT Partilhar Post #8 Adolfo Dias

Adolfo Dias

• Membro

Publicado 31 Agosto 2019 - 21:02

Eu iria para as opções sigma. 

50 ou 35 1.4 dependendo do que sentes que falta mais. 
Eu acho que 85+50 acabam por ser duas distâncias muito perto. Preferiria ter uma 35. 

Sim, é o que penso também.

Há dias estiver a fazer umas fotos por Alfama e mesmo com a 50 foi complicado enquadrar nas ruas mais estreitas.

A sigma 35 teria que ser a EX. A Art fica um pouco fora do orçamento

E que tal vender isso tudo e comprar uma FF? Talvez a Sony A7 II com uma 85mm da Sigma fosse uma bela ideia para retratos. E mais tarde uma 35mm. Ambas luminosas. A 85 até poderia ser a F1.8 para ser menos cara e menos pesada mas a 35mm deveria ser a F/1.4. O bokeh melhora imenso com sensores maiores.

Tenho todo um sistema canon, não me compensa de forma alguma trocar de sistema.

FF ponderei na altura em que troquei a 700d pela 80d e sinceramente face ao preço da máquina e ainda ter que trocar a 17-55 por uma 24-70 (que eventualmente irei trocar de qq forma e aí talvez faça mais sentido FF) decidi ficar assim

Obrigado pelas opiniões mais uma vez