Se começaste a usar mais do que habitualmente a 85mm, porque é que não exploras mais isso? Não esquecer que em crop trata-se de uma distância de 135mm que é muito usada em retrato. Penso que o caminho seria mais ir por aí, do que baixar para os 35mm (56mm equivalente) teres uns retratos mais wide, mas não necessariamente "retratos"
Aconselho-te a espremeres mais essa 85 nos f2.2 / f2.8 e veres o que dá...
Comecei a usar mais a 50, que tenho há uns 5 ou 6 anos e raramente usava,
A 85 comprei-a ainda este ano acho eu.
Para usar a 2.8 tenho a 17-55 e a 70-200. A 85 comprei-a mesmo por causa da abertura, e só tenho pena que seja soft (mas mesmo a 2.8 não é particularmente sharp.. Sigmas e quês)
De vez em quando uso-a a 1.8 ou 2 sim, mas não fica assim tão melhor.
Que tipo de aberturas usas e que tipo de imagens queres fazer?
Eu uso maioritariamente a 85mm em FF e comprei uma 35 para acompanhar. Mais wide que 35 em FF não é algo que use muito. Mais longo que 85 já é algo que até podia usar, mas não muita vez.
Uso sempre as lentes na abertura máxima.
A 85 de vez em quando uso a f/2, de resto é sempre no máximo.
O objectivo é um bokeh agradável nos retratos.
Fotografo apenas em exteriores e "preciso" de eliminar o máximo possivel o background.
Outra questão que me deixa de pé atrás com a 35mm.. Será que me vai dar um bokeh semelhante à 50?
Adolfo, a EOS 80D tem um sensor APS-c (aquilo a que chamam de crop) e uma 85mm enquadra como uma 136 mm num sensor do tamanho de um fotograma de 35mm, dito FF (1,6 no caso dos sensores Canon que são ligeiramente mais pequenos do que os sensores Sony que equipam todas as outras). Ora 136mm é apertado demais para o que queres, penso eu. O ideal seria uma distância focal tipo 55-60mm e isso talvez encontres na Sigma ou noutra marca. A 35mm é o equivalente a 56mm e é uma boa hipótese. Tens ainda uma bela Canon pancake de 40mm F/2.8, que até dá para as Canon FF e que também é de considerar. Boa escolha.
Eu tenho a noção dos crops e das equivalências.
A 85 para a maioria das situações é ideal (para o meu uso), tanto que possivelmente 75/80% dos meus "trabalhos" são feitos com a 70-200.
Só passo para as primes, lá está, pelo bokeh.
Por acaso já estive a olhar para a tamron 60 f/2 Macro, mas o f/2 está-me a fazer confusão.. Além da focal..
Não me faz sentido aproximar-me mais do tele e perder abertura.. Mas posso estar a ver mal o filme
Obrigado pelas opiniões