Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Projecto aquisição nova lente

• Por favor inicie sessão para responder
7 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Pedr091

Pedr091

• Novo Membro
  • Registo: 20/08/2019
    • Local: Almada

Publicado 20 Agosto 2019 - 14:22

Olá!

Como referi na minha apresentação o meu set é o seguinte:

Canon 700D
Canon 18-135 (lente pack)
Yongnuo 50mm 1.8

Neste momento, para o meu nível de conhecimento considero ter feito uma boa escolha pois não senti em tempo algum que este conjunto me desiludiu em termos técnicos.

Acontece que tenho ponderado adquirir uma nova lente, talvez em tom de substituição da 18-135.

Gosto de fotografar em exterior, preferencialmente em ambiente urbano. Acho piada a fotografar edifícios, coisas velhas, perspectivas de ruas, ...
A 18-135mm abrange bastantes distâncias para a engatar na máquina e andar a passear mas, há uma intenção em algumas fotos que não consigo retirar com esta lente.

Em alguns momentos sinto falta de que haja mais distorção do objeto em si, de forma a, na minha perspectiva, dar uma sensação de “grandeza”.

Tenho andado a pesquisar e a ver reviews e vídeos e ando aqui meio perdido.

A EF-S 10-18mm 4.5 da Canon parecem-me ser uma lente que me poderá dar essa possibilidade, mas receio que seja uma lente que me limite um pouco depois em termos de ter de andar sempre a trocar.

Acho que preciso de umas luzes!

Obrigado desde já

Anúncios

Partilhar Post #2 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 20 Agosto 2019 - 15:34

Viva Pedro. Sê bem vindo.

A lente que falas, a 10-18, é efectivamente o que "precisas", mas não vejo como possas substituir a 18-135 com essa. Ambas são uma nova geração de lentes da Canon, e elas complementam-se, cobrindo a distância dos 10mm até aos 135mm - 16mm até aos 200mm, equivalentes em fullframe.

Para teres uma ideia, eu faço férias com duas lentes fixas e uma zoom. A zoom, corresponde mais ou menos à 10-18 - falo da 16-35, em FF. Uma 50mm e uma 85mm. às vezes, chego a levar apenas a 16-35.

Com o tempo, vais percebendo o que mais gostas de fotografar, e o que realmente precisas para a tua fotografia, mas seja como for, aconselho a compra da 10-18. É uma excelente lente, a um preço imbatível quando estamos perante "qualidade vs preço".

Qualquer coisa, dispõe. 

IT Partilhar Post #3 Pedr091

Pedr091

• Novo Membro

Publicado 20 Agosto 2019 - 15:45

Viva Pedro. Sê bem vindo.

A lente que falas, a 10-18, é efectivamente o que "precisas", mas não vejo como possas substituir a 18-135 com essa. Ambas são uma nova geração de lentes da Canon, e elas complementam-se, cobrindo a distância dos 10mm até aos 135mm - 16mm até aos 200mm, equivalentes em fullframe.

Para teres uma ideia, eu faço férias com duas lentes fixas e uma zoom. A zoom, corresponde mais ou menos à 10-18 - falo da 16-35, em FF. Uma 50mm e uma 85mm. às vezes, chego a levar apenas a 16-35.

Com o tempo, vais percebendo o que mais gostas de fotografar, e o que realmente precisas para a tua fotografia, mas seja como for, aconselho a compra da 10-18. É uma excelente lente, a um preço imbatível quando estamos perante "qualidade vs preço".

Qualquer coisa, dispõe.

Olá iMarco! Obrigado pelo teu feedback!

Relativamente à substituição da 18-135, tendencialmente já percebi que uma lente de “grande zoom” não é algo que me preencha as necessidades.

Há uns tempos tive a oportunidade de fotografar a Lisnave (estaleiro desativado aqui em Almada) e levei as duas lentes 18-135 e 50mm)
Comecei com a 50mm mas acabei por montar a outra porque num espaço daqueles há sempre a vontade de captar a grandeza do espaço e a 50mm não se tornou versátil pois tem um ângulo muito restrito para mim tendencialmente.
E confesso que acho piada ao facto de fazer zoom com os pés, dai ponderar a 10-18mm.

Em termos práticos, e se alguém tiver a experiência prática que me confirme, tenho a ideia que com a 10-18 consigo a tal perspectiva “disforme” dos objetos e se precisar de uma foto mais “retrato” ou mais “fechada” chego-me à frente e fecho o ângulo da foto.

Também ponderei, como falas em 2 prime e 1 zoom. Posteriormente adicionar a 24mm pancake. E ficava assim com um set que me permite retratos com a 50mm (80mm).
A 24mm para um passeio mais descontraído com uma lente mais luminosa, mais pequena, e dentro daquele enquadramento que vai de encontro ao que procuro

E a 10-18 para uma espécie de all-around.

Está correto este raciocínio?

Partilhar Post #4 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 20 Agosto 2019 - 16:18

Sim, a 10-18 é uma espécie de all-around, mas bastante wide.

Dá uma vista de olhos a estes grupos do Flickr:

https://www.flickr.c...fs10-18mm/pool/

https://www.flickr.c...68396@N21/pool/

Partilhar Post #5 ipfreire

ipfreire

• Membro
  • Registo: 29/10/2018
    • Local: Caldas da Rainha
    • A iniciar no mundo da fotografia.

Publicado 22 Agosto 2019 - 09:14

Na minha opinião, é mais all-around a 18-135 do que a 10-18.

Pelo que falas, a 10-18 poderá adequar-se mais à tua fotografia mas all-around ela não é. E esquece lá isso do zoom com os pés (wtf?) porque fotografares um sujeito @18mm (já nem falo dos 10mm) a 1 metro dele não é (de longe) a mesma coisa que usares a 50mm a 10 metros (por vários motivos).

Btw, a 10-18mm é realmente uma lente com uma relação preço/qualidade bastante boa.

Cumprimentos

IT Partilhar Post #6 Pedr091

Pedr091

• Novo Membro

Publicado 22 Agosto 2019 - 13:16

Na minha opinião, é mais all-around a 18-135 do que a 10-18.
Pelo que falas, a 10-18 poderá adequar-se mais à tua fotografia mas all-around ela não é. E esquece lá isso do zoom com os pés (wtf?) porque fotografares um sujeito @18mm (já nem falo dos 10mm) a 1 metro dele não é (de longe) a mesma coisa que usares a 50mm a 10 metros (por vários motivos).

Btw, a 10-18mm é realmente uma lente com uma relação preço/qualidade bastante boa.

Cumprimentos

Quando referi a 10-18 como “all-around” pensei na minha utilização em concreto, talvez tenha usado o termo menos correcto.

Não é de todo minha intenção utilizar a 10-18mm para retrato, porque para esse efeito tenho a 50mm 1.8
Ainda assim, numa situação momentânea caso necessite, estava a contar com a 10-18 nos 18mm contabilizando que no crop factor fica nos ~29mm. Mas não é uma lente que procure a pensar no retrato, de todo.

Partilhar Post #7 ipfreire

ipfreire

• Membro
  • Registo: 29/10/2018
    • Local: Caldas da Rainha
    • A iniciar no mundo da fotografia.

Publicado 22 Agosto 2019 - 14:36

Sim, só mesmo uma coisa momentânea para registar o momento.

Possivelmente nunca tiraste um retrato com a tua all-around 18-135 com ela nos 18mm.

Cumps

Partilhar Post #8 Adolfo Dias

Adolfo Dias

• Membro
  • Registo: 10/10/2006

Publicado 28 Agosto 2019 - 22:26

A 10-18 será possivelmente a lente do genero mais barata que encontras.

Como já foi dito, serve para complementar a 18-135, pois são focais que se colam.

Tenho uma 10-18 e ocnfesso que não me lembro da ultima vez que a usei. Possivelmente no passado natal, para fazer umas longas exposições.

Se queres fazer esse tipo de fotografia de urbex e urbana/arquitectura a 10-18 é o caminho. Se achas que é uma febre que te vai passar, sugiro que não te metas nisso.