Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Fanal 10-08-2019

• Por favor inicie sessão para responder
7 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 19 Agosto 2019 - 21:32

Foi um dia bom. :)

48513849497_fe7d18156d_b.jpgUntitled by Ricardo Pestana, on Flickr

48522944872_c8d2483660_b.jpgUntitled by Ricardo Pestana, on Flickr

48530732927_2c0f842221_b.jpgUntitled by Ricardo Pestana, on Flickr

48538872687_d7fcdd48d9_b.jpgUntitled by Ricardo Pestana, on Flickr

48553187196_b08099cdb7_b.jpgUntitled by Ricardo Pestana, on Flickr

48560727217_421ac99f69_b.jpgUntitled by Ricardo Pestana, on Flickr

Anúncios

IT Partilhar Post #2 Azathoth

Azathoth

• Membro

Publicado 09 Setembro 2019 - 18:58

Algumas fotos mais recentes:

48707459922_096dd323f5_b.jpgUntitled by Ricardo Pestana, on Flickr

48700165897_a75e3f6106_b.jpgUntitled by Ricardo Pestana, on Flickr

48694979423_a793a5ca00_b.jpgUntitled by Ricardo Pestana, on Flickr

48619938336_f3cfe38185_b.jpgUntitled by Ricardo Pestana, on Flickr

Ultimamente só tenho tido vontade de fotografar árvores. :)

Editado por Azathoth, 09 Setembro 2019 - 19:03 .

Partilhar Post #3 JMeireles

JMeireles

• Membro
  • Registo: 24/04/2018

Publicado 11 Setembro 2019 - 14:46

Tenho reparado que fotografas muito onde há árvores mas não sinto nelas o teu sujeito, são composições confusas, desequilibradas, incoerentes em quase tudo menos no que referi atrás.

Não vejas isto como uma critica destrutiva, vejo no teu trabalho um projecto interessante, sinto entrega e devoção e que tiras prazer do tempo em que fotografas mas..as tuas imagens são incomodas, não transmitem tranquilidade.

Repara, um exemplo, ter o horizonte direito não significa que o nível na tua maquina está direito e dinamismo não significa inclinar a maquina.

Em atmosferas místicas como estas, deves fazer de tudo para isolares o teu sujeito, para que ele seja o teu talismã, a tua segurança o teu motivo de atenção e de tranquilidade. As tuas árvores fazem lembrar aquelas histórias infantis assustadoras, onde as árvores tem caras e sussurram, se o teu objectivo é passar esse desconforto então estão bem conseguidas.

Fui duro e directo mas espero que não leves a mal, vejo-te aqui há algum tempo com este teu projecto e já hesitei algumas vezes em te dizer isto.

Já deves conhecer mas nunca é demais relembrar, um fotografo que gosto neste estilo, o Simon Baxter, não é fantástico mas busca este equilíbrio.

IT Partilhar Post #4 Azathoth

Azathoth

• Membro

Publicado 11 Setembro 2019 - 21:00

Tenho reparado que fotografas muito onde há árvores mas não sinto nelas o teu sujeito, são composições confusas, desequilibradas, incoerentes em quase tudo menos no que referi atrás.

Não vejas isto como uma critica destrutiva, vejo no teu trabalho um projecto interessante, sinto entrega e devoção e que tiras prazer do tempo em que fotografas mas..as tuas imagens são incomodas, não transmitem tranquilidade.

Repara, um exemplo, ter o horizonte direito não significa que o nível na tua maquina está direito e dinamismo não significa inclinar a maquina.

Em atmosferas místicas como estas, deves fazer de tudo para isolares o teu sujeito, para que ele seja o teu talismã, a tua segurança o teu motivo de atenção e de tranquilidade. As tuas árvores fazem lembrar aquelas histórias infantis assustadoras, onde as árvores tem caras e sussurram, se o teu objectivo é passar esse desconforto então estão bem conseguidas.

Fui duro e directo mas espero que não leves a mal, vejo-te aqui há algum tempo com este teu projecto e já hesitei algumas vezes em te dizer isto.

Já deves conhecer mas nunca é demais relembrar, um fotografo que gosto neste estilo, o Simon Baxter, não é fantástico mas busca este equilíbrio.

A grande dificuldade em fotografar árvores é certamente isolar o sujeito, sem dúvida. Porque as árvores estão sempre juntas umas das outras e há ramos próximos uns dos outros. Com o nevoeiro ainda ajuda um pouco para se ter uma separação entre o primeiro plano e o fundo mas há sempre intersecções nas laterais. Há uma zona no Fanal que é muito mais fácil fazer essa separação porque as árvores estão muito mais longe umas das outras. E de início fotografei mais nessa zona. Mas ultimamente tenho me aborrecido com os sítios mais fáceis e tenho tentado subir um degrau na técnica e tenho ido para sítios mais caóticos até porque nesses sítios há mais dessas árvores ou arbustos com formas mais peculiares e que me chamam muito a atenção. E depois há outros grandes problemas: a perspectiva da árvore mais interessante por vezes esbarra no inconveniente de se apanhar mais céu branco como na minha foto #8. Ou de se apanhar um ramo no canto como nesta:

48689719322_d1607a87cd_b.jpgUntitled by Ricardo Pestana, on Flickr

Isto de se fotografar florestas é difícil como o raio.  ^_^  Fotografar o pôr/nascer do sol é bem mais fácil, é mais ter um pouco de sorte com as condições. 

É interessante referires o Simon Baxter como referência. É alguém que sigo muito atentamente e tem um trabalho neste área muito interessante. Já cheguei inclusivé a trocar umas mensagem com ele e posso dizer de antemão (espero que ele não se chateie por estar a revelar  :unsure: ) mas está previsto ele vir à Madeira lá para o fim do ano. E tenho uma expectativa muito grande no que que poderá fotografar em sítios como o Fanal. 

Nota final: todas essas fotos ficaram niveladas a olho com muito pouca precisão e nenhuma delas foi desnivelada intencionalmente. Na grande maioria delas o terreno é mesmo bastante desnivelado: a 9, 10 e a 5 por exemplo. Deixar tudo nivelado direitinho ou desnivelar para "parecer nivelado"? Fica a questão no ar.

Editado por Azathoth, 12 Setembro 2019 - 20:58 .

Partilhar Post #5 ecobcg

ecobcg

• Membro
  • Registo: 21/02/2011
    • Local: Silves

Publicado 11 Setembro 2019 - 21:02

Eu gosto do "misticismo" aqui existente! Uma floresta linda com fotos a condizer!  :th_up:

Partilhar Post #6 JMeireles

JMeireles

• Membro
  • Registo: 24/04/2018

Publicado 13 Setembro 2019 - 15:04

Pelo que vejo nos videos dele, é uma pessoa simples e muito acessível, podes convida-lo para uma saída e ofereceste como guia, muitas vezes eles procuram quem lhes mostre a zona e geralmente são também fotógrafos locais.

Um dos youtubers que gostava de conhecer pessoalmente, porque simpatizo com ele e com a fotografia que faz, é o Nick Page, e mais uns 3 ou 4 mas eles tem mais que fazer, lol. Há uns anos, alguns dos youtubers que por ai andam, fascinavam-me pelo que fotografam e por onde andavam.

Actualmente tenho 3 ou 4 que sigo e já consigo separar o trigo do joio.

Olha que fotografar bem o por e nascer do sol, é tão difícil como fotografar bem as árvores, e a composição, condições atmosféricas, luz e edição, são fundamentais para ambas.

Eu não disse que inclinas as tuas imagens mas sim que se o terreno onde está a árvore e a própria árvore é muito inclinada, tens de ter a percepção do que isso significa enquanto composição, o que isso transmite a quem vê a fotografia, foi nesse sentido.

Partilhar Post #7 Cosmic

Cosmic

• Membro
  • Registo: 13/09/2016
    • Local: Nassau

Publicado 14 Setembro 2019 - 22:43

Mais uma boa seria de fotos, misteriosas, drama.

Gosto mais da 1.

Cumps

Partilhar Post #8 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 15 Setembro 2019 - 08:37

Também gosto do élan. Uma floresta encantada.