Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Voltar às DSLR?

• Por favor inicie sessão para responder
10 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 TDspotter

TDspotter

• Membro
  • Registo: 19/02/2017
    • Local: Lisboa

Publicado 10 Agosto 2019 - 10:27

Boas,
Já não venho a este fórum a algum tempo mas estou neste momento num impasse e preciso da vossa ajuda.
Gosto muito de fotografar, comecei com uma Canon 750D, onde apesar de a nível de qualidade de imagem não me satisfazer muito foi uma ótima câmera para aprender.
Para terem noção, o tipo de fotos que mais gosto de fazer é de paisagem, macro e wildlife.
Há um ano atrás aproveitei uma mega promoção e comprei uma Sony A7 II. Vendi tudo o que tinha da Canon e entrei na febre da mirrorless.
O problema é que na verdade tenho cada vez menos pegado na câmera por várias razões: o evf para mim não é tão prático quando um pentaprisma e sinto que a máquina é demasiado automática que parece que tira todo o divertimento que tinha quando tinha uma dslr. Na Sony já vemos a foto antes de a tirar e além de me deixar preguiçoso faz com que eu não pense tanto nos settings e isso tem tirado todo o divertimento que antes tinha. Além disso as lentes são muito caras e existem poucas opções a bom preço.
Ou seja, um ano depois, estou a pensar voltar a dslr aps-c pois estão bem mais dentro do meu orçamento e na verdade gosto muito mais de fotografar com elas.
Tenho um orçamento de 600/700€ (irei vender o material Sony portanto no futuro terei mais), com este orçamento qual a câmera que me recomendam?
Provavelmente irei comprar no site e-infin tem preços muito em conta.

Anúncios

Partilhar Post #2 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 10 Agosto 2019 - 16:26

Quem tem o passado que tu tens não me parece que precise de aconselhamento sobre que máquina comprar mas sim que procuras aprovação sobre a atitude de voltar às DSLR's.

Na primeira hipótese tens duas opções Canon ou Nikon e compra a melhor que conseguires, leia-se a que o teu dinheiro der para comprar.

Na segunda, fazes bem, porque se o que procuras é o prazer de fotografar e sentes que tinhas mais apenas porque o sistema DSLR te fazia ter, então não hesites. Não temos que andar todos no mesmo sentido nem comportarmo-nos como num rebanho.

Força, vai em frente, eu próprio também sinto que quanto mais sufisticação menos prazer. Eu tenho saudades da minha primeira SLR sem autofocus com uma lente de 50mm manual.

IT Partilhar Post #3 TDspotter

TDspotter

• Membro

Publicado 10 Agosto 2019 - 19:43

Exato, parece que não, mas a experiência mirrorless vs dslr é completamente diferente. Irei com certeza voltar às DSLR.
Quanto a Ter pedido opinião, é porque estou decididamente indeciso. Estou mais inclinado para Nikon uma vez que a minha experiência Canon a nível de qualidade de imagem não foi a melhor mas pelo orçamento que tenho, existem duas opções a d5600 ou a d7500 (e está última é a esticar o orçamento). A d3500 eliminei porque acho ser bastante básica para mim.

A d7500 vale assim tanto a pena para gastar mais uns 200€ do que a d5600? A nível de sensor existe assim uma diferença grande?

Partilhar Post #4 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 10 Agosto 2019 - 19:59

Não uso Nikon por isso não vou dar opinião mas decerto haverá por aqui quem tenha ou conheça essas máquinas.

Partilhar Post #5 jssaraiva

jssaraiva

• Membro
  • Registo: 30/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 10 Agosto 2019 - 21:04

Se a experiência é valorizada, a melhor ergonomia e maior magnificação do visor, para mim justificam a diferença de preço para a D7500.

Editado por jssaraiva, 10 Agosto 2019 - 21:04 .

Partilhar Post #6 Lyp

Lyp

• Membro
  • Registo: 05/02/2012

Publicado 11 Agosto 2019 - 07:40

Eu não tive uma D5600, passei de uma D5300 para a D7500.

A D5300 era uma excelente máquina para o preço, e a D5600 será ainda melhor.

Tendo em conta que o sensor das 5xxx é já muito bom, diria que não é na qualidade de imagem que irás notar diferença.

A D7500 tem motor de foco, que será um ponto imprescindível se quiseres usar lentes mais antigas... Na série 5xxx só podes usar lentes com motor de foco incorporado. Para mim não é muito relevante, mas pode ser par ti.

Por exemplo há lentes Nikon 80-200 f2.8, com excelente optica, qie se arranjam a 400 € nos usados... Numa D5xxx não terás AF.

O que o Saraiva diz, são algumas das vantagens.

Depois, a D7500 tem um bom sistema de foco (igual ao da D750 mas com um sistema de metering ainda melhor), faz 8raw por segundo em rajada, e com buffer de 50 fotos... É muito bom... E em jpg, aquilo não acaba.

Em live view, é igual... Muito rápida, a disparar (faz os mesmos fps que no ovf), faz previsão de exposição tal como as mirrorless (a D5300 não fazia), tem o ecrã tilt (a D7200 não tem e eu valorizo isso), enfim, é uma máquina que eu considero que me enche as medidas em termos de specs.

É uma D500 um pouco capada, o sensor é igual, faz menos 2 fps, e o sistema de foco não é tão bom (a D500 é o topo), mas é uma máquina excelente, na minha opinião.

Falta-lhe o dual pixel a focar em live view para ser perfeita para mim... O foco em live view, é igual a todas as outras Nikon, entediante... De resto, acho-a excelente.

Ah, ao contrário da D7200, tem apenas uma slot para cartão... Há malta que se passa com isso... Para mim, não pesou nada. Sempre tive máquinas com um slot.

O 4k tem um crop generoso também, se isso te interessar.

A qualidade do video é muito boa, na minha opinião.

Se houver mais alguma coisa que te possa ajudar, desde que saiba, chuta.

Editado por Lyp, 11 Agosto 2019 - 07:43 .

Partilhar Post #7 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 12 Agosto 2019 - 19:12

Por 600/700€ já arranjas uma Canon FF + 50 1.8, por exemplo.

Por esses valores encontam-se 5Dii que, na minha opinião, serve na perfeição.

Se a ideia é mesmo aps, só me vem à cabeça a Fuji...apesar de ter evf, a experiência e usabilidade que tenho é muitíssimo agradável. E as lentes da Fuji, são bestiais!

IT Partilhar Post #8 TDspotter

TDspotter

• Membro

Publicado 12 Agosto 2019 - 20:14

Muito obrigado pelas vossas opiniões.
Estive a ver também em sites de usados e arranjo a muito bom preço câmeras como a Nikon d7000 e d7100 uqe para o que pretendo me parecem muito boas.

IMarco a minha irmã tem uma Fujifilm XT-2 e apesar de ser uma boa máquina creio que iria acontecer o mesmo. Sinto falta de um visor "real" sem qualquer lag, sinto falta da experiência que é fotografar. Estou seriamente a pensar investir numa câmera dessas mais antigas e depois em boas lentes. A 5D Mark II é boa opção só que pede vidro full frame e lá se vai o orçamento.

Partilhar Post #9 MarcomPereira

MarcomPereira

• Membro
  • Registo: 03/10/2016
    • Local: porto

Publicado 13 Agosto 2019 - 08:59

Por 600/700€ já arranjas uma Canon FF + 50 1.8, por exemplo.

Por esses valores encontam-se 5Dii que, na minha opinião, serve na perfeição.

Se a ideia é mesmo aps, só me vem à cabeça a Fuji...apesar de ter evf, a experiência e usabilidade que tenho é muitíssimo agradável. E as lentes da Fuji, são bestiais!

Muito obrigado pelas vossas opiniões.
Estive a ver também em sites de usados e arranjo a muito bom preço câmeras como a Nikon d7000 e d7100 uqe para o que pretendo me parecem muito boas.

IMarco a minha irmã tem uma Fujifilm XT-2 e apesar de ser uma boa máquina creio que iria acontecer o mesmo. Sinto falta de um visor "real" sem qualquer lag, sinto falta da experiência que é fotografar. Estou seriamente a pensar investir numa câmera dessas mais antigas e depois em boas lentes. A 5D Mark II é boa opção só que pede vidro full frame e lá se vai o orçamento.

tens a xpro2 tens as duas hipoteses EVF ou "visor real", para mim continua a ser a melhor máquina da fujifilm para fotografia..

Partilhar Post #10 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 13 Agosto 2019 - 10:05

Vidro FF não é necessariamente caro, se comprado usado. Neste momento tenho uma 6D II e duas lentes Canon usadas mas que são excelentes:

• 24mm f/2.8 IS USM = 300€
  • 70-200mm f/4 USM = 350€

e tenho também duas lentes que comprei novas em loja física, mas podia perfeitamente ter comprado usadas por menos algum dinheiro:

• 40mm f/2.8 STM = 209€
  • 85mm f/1.8 USM = 419€ - foi a 1ª lente que comprei para a nova máquina, pois não tinha nenhuma e a ansiedade foi mais forte, mas usadas arranjam-se abaixo dos 300€

Estou muito satisfeito com todas estas lentes, muito mesmo. Tenho as minhas necessidades todas cobertas com este kit. E material deste usado encontra-se aos pontapés, é o forte da Canon e da Nikon.

A Canon 6D arranja-se com alguma facilidade na casa dos 800€ e é uma máquina com excelente desempenho a ISO alto. Nunca experimentei a 6D original, não sei se o foco é bom ou mau, mas a minha 6D II dá-me o melhor de dois mundos: uma experiência SLR agradável com foco rápido e preciso até para fotografia de desporto, e uma experiência "mirrorless" com excelente live view com focagem e disparo por toque no ecrã e uma precisão que nenhuma mirrorless me ofereceu até agora (e já tive algumas).

Partilhar Post #11 JMeireles

JMeireles

• Membro
  • Registo: 24/04/2018

Publicado 29 Agosto 2019 - 12:46

XPRO2,é de investigares.

Editado por JMeireles, 29 Agosto 2019 - 12:47 .