Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Hej

• Por favor inicie sessão para responder
9 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 JMeireles

JMeireles

• Membro
  • Registo: 24/04/2018

Publicado 07 Agosto 2019 - 08:46

À vossa consideração. Obrigado.

1.

48478834077_b714c46a9d_b.jpgHej (1) by João Meireles, no Flickr

2.

48478684556_7ac945515e_b.jpgHej (2) by João Meireles, no Flickr

3.

48478833852_c2b94d32fa_b.jpgHej (3) by João Meireles, no Flickr

4.

48478684246_13d5b90900_b.jpgHej (4) by João Meireles, no Flickr

5.

48478833527_5b50d332e3_b.jpgHej (5) by João Meireles, no Flickr

Anúncios

Partilhar Post #2 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 07 Agosto 2019 - 12:39

#1 para mim ter coisas a sair da cabeça das pessoas de forma aleatória faz-me confusão. Por outro lado fora a ligação entre as duas pessoas, tudo o resto me parece algo caótica sem harmonia visual. O positivo é que apesar disto a ligação entre as personagens é suficiente para aludir a uma curta história.

#2 Aqui idem aspas aspas com a agravante que não tem ponto de foco.

#3 Para mim esteticamente a mais interessante mas lá está fora a cor me parece uma composição pouco harmoniosa para lá do primeiro e em parte o segundo plano. Numa composição deste género onde a ligação é a cor que atravessa todos os planos, a “coisa” tem que lá estar. Não é nada fácil.

#4 boa separação entre planos, mas não vejo nada de que me desperte a atenção.

#5 A 5 me parece ser a melhor composição tendo em obra os múltiplos planos. Ligação com as coresContinuaria a tentar está ideia até que a a luz e o momento fosse mais favorável.

Abraço.

Editado por nbplopes, 07 Agosto 2019 - 12:40 .

IT Partilhar Post #3 JMeireles

JMeireles

• Membro

Publicado 07 Agosto 2019 - 12:52

Muito obrigado pelo tempo que empregaste a analisar as minha imagens e claro pela tua leitura.

Sem duvida que fotografar na rua não é fácil em termos de composição e isolamento do assunto.

Essa leitura, de coisas a sair da cabeça, nunca me tinha passado pela minha e foi um momento que quis captar por que senti que iria haver dialogo mas foi tudo muito rápido, aqui o instinto não nos leva a mais que tentar respeitar algo que nem sabemos bem de onde vem.

Em relação ás restantes, entendo e agradeço o ponto de vista. Obrigado.

Só um reparo, na 2ª não entendes o olhar da ciclista como um ponto de foco? é um assunto que me interessa, o que é o ponto de foco? algo apenas nítido e focado ou um ponto de interesse onde o olha se prende? :hmm:

Acho muito interessante esta "mesclagem" de dois planos, o modo como se ligam, o olhar da empregada de balcão para a ciclista sem que na realidade nunca se tenham visto. Tudo isto pode ser subjectivel, claro.

Editado por JMeireles, 07 Agosto 2019 - 12:59 .

Partilhar Post #4 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 07 Agosto 2019 - 13:02

Na #2 a primeira coisa que olho é para as janelas grandes.

Quanto á rapidez, percebo, se percebo. Com a prática e muitos erros vais chegando a "melhores" composições neste tipo de abordagem. O resto é a tua imaginação/forma de ver.

Partilhar Post #5 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 07 Agosto 2019 - 21:33

Sem muito tempo, um comentário rapido.
Acho que #3 tinha muito potencial. Penso que te devias ter aproximado mais e criar uma imagem mais forte, jogando com essas cores e linhas que te fizeram dar uso ao obturador.
Fácil dizer, não é?

Enviado do meu SM-G975F através do Tapatalk

Partilhar Post #6 PedroA

PedroA

• Membro
  • Registo: 09/01/2018

Publicado 08 Agosto 2019 - 10:54

Acho que #3 tinha muito potencial. Penso que te devias ter aproximado mais e criar uma imagem mais forte, jogando com essas cores e linhas que te fizeram dar uso ao obturador.
Fácil dizer, não é?

Seguindo a dica do Rui, vou acrescentar mais umas coisas. Tanto a fotografia de rua como documental necessita de treinar o "músculo" da antecipação, porque jogamos com várias variáveis.

Do que tenho lido nos ultimos anos, se há conselho melhor que recebi é "trabalhar a cena", não fiques satisfeito só com uma composição, exige mais de ti, vai atrás do angulo certo e composição quase perfeita. Acima de tudo, não tenhas vergonha em fotografar porque estão desconhecidos à tua frente, sê rápido a pensar e mais ainda a registar, cria uma simbiose com a tua máquina e vai com tudo. Por vezes mudar a perspectiva mental e/ou perspectiva fotográfica um pouco faz a diferença toda.

No caso #3, eu não ficando contente com esta composição (um pouco longe do sujeito, visão de cima para baixo, falta de guidelines), tinha-me baixado ou baixava a máquina, aproximava-me para isolar mais os sujeitos e usava as linhas da passadeira, além de dar 2 ou 3 passos para a direita. Falar é fácil, mas vais ver que com treino e ao meter tudo o know how em cima da "mesa", as coisas vão te sair mais naturais e em segundos.

Mais uma vez, "trabalhar a cena" e não tenhas vergonha, pois a hesitação é nossa inimiga, podes perder uma excelente fotografia por hesitação/vergonha.

Partilhar Post #7 zyThuM

zyThuM

• Membro
  • Registo: 10/12/2016

Publicado 09 Agosto 2019 - 16:16

Já agora o que é "Hej"?

Acho que já foi dito tudo sobre as fotos e concordo com quase tudo, mas acho que a foto que resulta melhor é a foto 4. Gosto como os vários tamanhos das pessoas e o tamanho delas quando comparadas com o restaurante que aparece no fundo da foto. No final as pessoas parecem gigantes e a cereja em cima do bolo é o gelado gigante. Gosto bastante.

IT Partilhar Post #8 JMeireles

JMeireles

• Membro

Publicado 14 Agosto 2019 - 09:53

Fácil dizer, não é?

Obrigado. Não vou dar desculpas e entendo o que dizes, uso uma objectiva fixa e quis ter todos no frame assim como  as linhas amarelas dos prédios e o de fundo, achei que podia resultar..ao dar o passo em frente...momentos.. se tivessem apanhado um vermelho tinha pensado melhor a cena ;)  foram em correria para aproveitar o verde e foi um pouco isso que quis captar também, o contraste de uma cor calma e ligada à tranquilidade com a dinâmica do momento.

Mais uma vez obrigado.

Editado por JMeireles, 14 Agosto 2019 - 10:07 .

IT Partilhar Post #9 JMeireles

JMeireles

• Membro

Publicado 14 Agosto 2019 - 10:01

Seguindo a dica do Rui, vou acrescentar mais umas coisas. Tanto a fotografia de rua como documental necessita de treinar o "músculo" da antecipação, porque jogamos com várias variáveis.

Do que tenho lido nos ultimos anos, se há conselho melhor que recebi é "trabalhar a cena", não fiques satisfeito só com uma composição, exige mais de ti, vai atrás do angulo certo e composição quase perfeita. Acima de tudo, não tenhas vergonha em fotografar porque estão desconhecidos à tua frente, sê rápido a pensar e mais ainda a registar, cria uma simbiose com a tua máquina e vai com tudo. Por vezes mudar a perspectiva mental e/ou perspectiva fotográfica um pouco faz a diferença toda.

No caso #3, eu não ficando contente com esta composição (um pouco longe do sujeito, visão de cima para baixo, falta de guidelines), tinha-me baixado ou baixava a máquina, aproximava-me para isolar mais os sujeitos e usava as linhas da passadeira, além de dar 2 ou 3 passos para a direita. Falar é fácil, mas vais ver que com treino e ao meter tudo o know how em cima da "mesa", as coisas vão te sair mais naturais e em segundos.

Mais uma vez, "trabalhar a cena" e não tenhas vergonha, pois a hesitação é nossa inimiga, podes perder uma excelente fotografia por hesitação/vergonha.

Sim, entendo isso e sem duvida que sinto isso na rua, uma adrenalina constante mas ao mesmo tempo consciente e conivente com os sentidos.

Existem centros urbanos que nos apelam mais e nos motivam a seguir rotinas e antecipar comportamentos mas ao mesmo tempo adoro escolher uma cena e esperar algo espontâneo, quando tenho tempo, claro.. o tempo é tudo e ainda mais em fotografia.

Em relação ao Pov, sim tirando uma das imagens são todas ao nível dos olhos, procurei isso desta vez, é talvez a ligação maior entre as imagens, um pouco o olhar indiscreto. Eu gosto muito e fotografar de joelho no chão, e já me deitei varias vezes..

Obrigado pela tua opinião e dicas.

IT Partilhar Post #10 JMeireles

JMeireles

• Membro

Publicado 14 Agosto 2019 - 10:06

Já agora o que é "Hej"?

Acho que já foi dito tudo sobre as fotos e concordo com quase tudo, mas acho que a foto que resulta melhor é a foto 4. Gosto como os vários tamanhos das pessoas e o tamanho delas quando comparadas com o restaurante que aparece no fundo da foto. No final as pessoas parecem gigantes e a cereja em cima do bolo é o gelado gigante. Gosto bastante.

Olá, em dinamarquês. O palco destas fotos é Copenhaga.

Fico satisfeito e contente por teres reparado nessa, tive ai uns minutos a magicar essa relação mas as pessoas que passavam não eram muito interessantes até passar esse Viking de 1.90m cheio de tatuagens, lol.

Este conjunto não pretende contar uma história mas sim criar uma relação dinâmica na sua visualização, estarem de algum modo ligadas mas não necessariamente em todos.

Vou pondo mais alguma que achar interessantes para ter a vossa opinião. Obrigado.

Editado por JMeireles, 14 Agosto 2019 - 10:08 .