Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

@iona

• Por favor inicie sessão para responder
10 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 06 Agosto 2019 - 19:57

67403239_2404800756430106_45678493101667

Anúncios

Partilhar Post #2 JMeireles

JMeireles

• Membro
  • Registo: 24/04/2018

Publicado 07 Agosto 2019 - 09:54

O que me salta à vista neste género de composições é a questão de escala, é interessante este criar a sensação de que as pessoas em segundo plano podem caber nas chávenas como torrões de açúcar. Esteticamente, teria cortado um dedo em cima e eliminava aquelas casas que distraem um  pouco.

Editado por JMeireles, 07 Agosto 2019 - 09:55 .

IT Partilhar Post #3 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 07 Agosto 2019 - 13:05

Obrigado pela apreciação. Pessoalmente esta composição está algures próximo da perfeição. A casa branca não me incomoda de todo. Totalmente até liga com o bule, sugerindo um olhar na diagonal secundária.

Abraço.

Partilhar Post #4 JMeireles

JMeireles

• Membro

Publicado 07 Agosto 2019 - 13:42

Obrigado pela apreciação. Pessoalmente esta composição está algures próximo da perfeição. A casa branca não me incomoda de todo. Totalmente até liga com o bule, sugerindo um olhar na diagonal secundária.

Abraço.

Entendo o que dizes mas sinto um triângulo suficientemente forte na composição para não necessitar dessa informação de habitações que, no meu entender, não entram no contexto da cena. Mas sim, em termos de luminância elas ajudam a criar uma linha diagonal. Linha essa que tanto nos leva para dentro como para fora.

IT Partilhar Post #5 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 07 Agosto 2019 - 14:10

Para mim faz os olhos andar entre as duas coisas sem nunca sair (“bounces back and forth”). Em todo caso a mancha referida e tão pequena que não passa de uma tecnicalidade que não olharia duas vezes fora de uma troca de pontos de vista deste tipo.

Aquilo que diria é que gostava de ver a chávena um tudo mais abaixo, mais equidistante, central á relva. Mas a pessoa ia a levantar a chávena e não consegui melhor..

Editado por nbplopes, 07 Agosto 2019 - 18:05 .

Partilhar Post #6 JMeireles

JMeireles

• Membro

Publicado 07 Agosto 2019 - 14:23

Este género de imagem é interessante por ser subjectiva e poder levar a diferentes interpretações. Do lado estético da composição, entendo isso de ter a chávena mais central, com uma área verde em seu redor mais homogénea mas também dá um destaque à chávena que a torna quase como o único e absoluto ponto de interesse. Devido ao não tratamento da cor nos diferentes planos, eu até acho que a relação das dimensões da chávena com a senhora de saia vermelha em cima é interessante.Nesse ponto de vista da imagem como um todo, como uma pintura quase,  sinto que falta ai algum trabalho de separação de planos, a saturação e contraste está muito equilibrada e deveria ter sido um pouco trabalhada para obter maior profundidade.

IT Partilhar Post #7 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 07 Agosto 2019 - 14:51

Sim. A parte da “revelação” é das minhas maiores lacunas. E este caso não é excepção.

Muito obrigado pela tua preciosa apreciação.

De resto é apenas “tea time”. Um momento muito britânico. Ha muitas formas de retratar esse tema sendo esta apenas mais uma.

Editado por nbplopes, 07 Agosto 2019 - 18:06 .

Partilhar Post #8 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 07 Agosto 2019 - 20:48

Nuno, como já te disse noutra plataforma, esta composição parece-me muito boa mesmo. Concordo nos pontos de melhoria, nomeadamente no que respeita ao posicionamento fino da chavena, tornaria a imagem ainda mais "perfeita". Mas essa(s) melhoria(s) não elevariam a imagem a um outro nível, se é que me faço entender.
Acho a imagem muito boa como um todo. A composição tem linhas bem definidas, um bom cuidado na não sobreposição de elementos, tudo parece harmonioso, até do ponto de vista das cores.
Em suma, um belo quadro do momento tão britânico de tomar chá.
É uma imagem que "cheira" a Martin Parr, e este é, com certeza, dos melhores elogios que podia dar.

Enviado do meu SM-G975F através do Tapatalk

IT Partilhar Post #9 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 08 Agosto 2019 - 11:11

Obrigado pela apreciação Rui. Nice.

Partilhar Post #10 zyThuM

zyThuM

• Membro
  • Registo: 10/12/2016

Publicado 09 Agosto 2019 - 16:09

Eu venho um bocado contra a corrente. Consigo perceber o porque te teres tirado esta foto e talvez até tivesse tirado algo parecido se estivesse estado naquele local, mas acho que a foto acabou por ficar confusa, o lado esquerdo da foto está equilibrado e até dois terços da foto está tudo bem, mas depois o lado direito está sobrelotado. Acho que a luz também não ajudou. Mas vejo o potencial, o potencial que tu também deves ter visto naquele milésimo de segundo antes de teres tirado a foto. 

IT Partilhar Post #11 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 10 Agosto 2019 - 15:40

Obrigado pela apreciação @zyThum