Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Nova SONY A7R IV (60MP)

• Por favor inicie sessão para responder
79 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 17 Julho 2019 - 13:27

Se fizeres uma foto panorâmica tens quantos megapixels quanto quiseres. Não há muito tempo fiz uma com 120 megapixels. Pelo menos em paisagem é um método bastante utilizável. E no software da Adobe faz-se aquilo muito fácilmente, é tudo automatizado.

Sim, as médio formato têm essa desvantagem. Mas também existem muitas lentes MF manuais relativamente baratas que consegue adaptar, mas sem AF claro.

Por outro lado a nova da Fuji de 100 Mp segundo dizem parece ter um sistema de AF semelhante à da X-T3. COm lentes nativas não vai ser uma 1Dx ou uma A9 mas concerteza dá para fotografar desporto.

A Sony faz 10 “panorâmicas” por segundo....

E a nova Fuji custa 3x mais que a Sony. É uma máquina muito interessante, mas está longe de ser uma alternativa.

Anúncios

Partilhar Post #22 MarcomPereira

MarcomPereira

• Membro
  • Registo: 03/10/2016
    • Local: porto

Publicado 17 Julho 2019 - 14:58

acho que a sony devia atrasado este lançamento e ter desenvolvido um pouco mais a máquina..principalmente no video, mas pronto hoje em dia parece que todas as marcas precisam de mandar modelos novos cá para fora para "banalisar os antigos, vamos ver a quanto vão ficar agora as a7RIII.. será que esta já vai ter dupla exposição na máquina e velocidade electrónica do obturador mais que 8000 de velocidade? ainda não vi ninguém  a falar disso.

Partilhar Post #23 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 17 Julho 2019 - 15:39

Não há muito tempo fiz uma com 120 megapixels. Pelo menos em paisagem é um método bastante utilizável..

Não percebo a comparação. Vais fazer um retrato de moda ou um still de momento, em paisagem ou não colando imagens? Porque o que a máquina dá é 60 megapixeis num único disparo.

Não sei se é ma vontade mas parece.

Editado por nbplopes, 17 Julho 2019 - 17:05 .

Partilhar Post #24 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 17 Julho 2019 - 17:04

Não há muito tempo fiz uma com 120 megapixels. Pelo menos em paisagem é um método bastante utilizável..

Acho que é mais falta de óculos.

Partilhar Post #25 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 17 Julho 2019 - 17:07

Acho que é mais falta de óculos.

Não é falta de óculos. 60 megapixeis colando até com um telemóvel lá chega usando o método que indica. Não é isso que que está subjacente à observação citada como é mais que óbvio.

EDIT: E em paisagem fotografa lá a rebentação de uma onda com esta resolução com o método sugerido A não ser que construas a "rebentação com cuspo e cola" usando o método indicado não estou a ver.

Repare, não estou a dizer que é necessário este tipo de resolução para o contexto particular. Estou a dizer que o que indicas como opção técnica não é de todo equiparável.

Editado por nbplopes, 17 Julho 2019 - 18:38 .

Partilhar Post #26 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 17 Julho 2019 - 18:08

Imaginem agora na situação em que dá para fazer a panorâmica, faze-la com o modo pixel shift 16x da sony. 

Mas concordo com o MarcomPereira. Aquele vídeo deixa um bocado a desejar. 4k/60 raw e ainda pensava no upgrade. Pode ser que metam isso na A7IV e sempre me sai mais barato.

Partilhar Post #27 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 22 Julho 2019 - 11:31

É impressionante.

Já há informação do buffer da coisa?

Ontem estive com um videografo "Sony" que me falou na espera demasiado longa da A7s III ... a malta começa a ficar impaciente.

Acho demasiado snobismo e até raspa um pouco o gozo terem feito a comparação com o MF...só por causa dos megapitos? A Panasonic S1R saiu à já algum tempo, tem características muito idênticas que me faz sentir que esta Sony é uma espécie de cópia com esteróides...

O grip, apesar de maior, parece-me que continua a ser completamente impossível de me caber nas mãos...e eu não sou especial...tenho apenas mãos de homem...

É, uma excelente máquina de nicho  :D

Partilhar Post #28 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 22 Julho 2019 - 11:48

É impressionante.

Ontem estive com um videografo "Sony" que me falou na espera demasiado longa da A7s III ... a malta começa a ficar impaciente.

Acho demasiado snobismo e até raspa um pouco o gozo terem feito a comparação com o MF...só por causa dos megapitos? A Panasonic S1R saiu à já algum tempo, tem características muito idênticas que me faz sentir que esta Sony é uma espécie de cópia com esteróides...

O grip, apesar de maior, parece-me que continua a ser completamente impossível de me caber nas mãos...e eu não sou especial...tenho apenas mãos de homem...

É, uma excelente máquina de nicho :D

Sim, uma Panasonic mas com mais resolução, melhor AF e a fazer 10fps.

Mas sim, a A7s III já devia ter chegado. Ou vem com significativamente melhores características que a Nikon e a Panasonic ou a concorrência começa a parecer mais interessante para “fotógrafos híbridos” .

Partilhar Post #29 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 22 Julho 2019 - 13:11

Sim, uma Panasonic mas com mais resolução, melhor AF e a fazer 10fps.

Mas sim, a A7s III já devia ter chegado. Ou vem com significativamente melhores características que a Nikon e a Panasonic ou a concorrência começa a parecer mais interessante para “fotógrafos híbridos” .

A diferença entre elas não é nenhum camião, além de que a Panasonic tem um grip para homens :P

Em termos de FPS a S1R faz 9 em continuos AF...é só 1 fps...a diferença é como dizia o outro "negligible"...já em termos de lentes, aí sim, acredito que não haja uma oferta tão robusta e variada, mas no final, a malta tem que ter uma boa 35, 50 e 85mm...e "olho" p'ra coisa!

Dá uma vista de olhos - https://www.panasoni...-s1r.specs.html

Editado por iMarco, 22 Julho 2019 - 13:14 .

Partilhar Post #30 SnowSkier

SnowSkier

• Moderador
  • Registo: 15/06/2009
    • Local: Albufeira City

Publicado 22 Julho 2019 - 14:20

Maquinão!! :o

Partilhar Post #31 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 22 Julho 2019 - 14:22

A diferença entre elas não é nenhum camião, além de que a Panasonic tem um grip para homens :P

Em termos de FPS a S1R faz 9 em continuos AF...é só 1 fps...a diferença é como dizia o outro "negligible"...já em termos de lentes, aí sim, acredito que não haja uma oferta tão robusta e variada, mas no final, a malta tem que ter uma boa 35, 50 e 85mm...e "olho" p'ra coisa!

Dá uma vista de olhos - https://www.panasoni...-s1r.specs.html

Faz 9fps se não focar. Faz 6 com AF-C

Partilhar Post #32 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 22 Julho 2019 - 15:16

Faz 9fps se não focar. Faz 6 com AF-C

:th_up:

Mas é suficiente para a maioria?

Editado por iMarco, 22 Julho 2019 - 15:23 .

Partilhar Post #33 recycle bin

recycle bin

• Membro
  • Registo: 20/09/2011

Publicado 22 Julho 2019 - 15:57

68 fotos a 10 fps

Partilhar Post #34 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 22 Julho 2019 - 19:07

:th_up:

Mas é suficiente para a maioria?

6 fps é suficiente para a maioria. Pode é não ser suficiente para quem quer comprar uma máquina especializada como qualquer uma dessas. Ainda mais quando olhas para as características de uma e de outra e o preço é idêntico. 

Mas se calhar é melhor manteres-te afastado desta. Ainda lhe pegas e gostas, agora que tem o grip maior. E depois.... 

Partilhar Post #35 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 22 Julho 2019 - 20:18

6 fps é suficiente para a maioria. Pode é não ser suficiente para quem quer comprar uma máquina especializada como qualquer uma dessas. Ainda mais quando olhas para as características de uma e de outra e o preço é idêntico. 
Mas se calhar é melhor manteres-te afastado desta. Ainda lhe pegas e gostas, agora que tem o grip maior. E depois....

Eu quero acreditar que esta máquina “especializada” não terá como foco os fps...os artistas que procurarão um equipamento desses fazem disparos em single e entre disparos, até terão tempo para fumar uma cigarrada...

Partilhar Post #36 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 22 Julho 2019 - 20:28

Faz 10 fps mas é com obturador eletronico, certo? É que se é assim, de pouco serve tanto fps se imagens com muito movimento ficam destorcidas....

Se é com o obturador mecânico e com 60 Mp, sim senhor então é obra....

Partilhar Post #37 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 22 Julho 2019 - 20:53

Eu quero acreditar que esta máquina “especializada” não terá como foco os fps...os artistas que procurarão um equipamento desses fazem disparos em single e entre disparos, até terão tempo para fumar uma cigarrada...

Excepto se estiverem a fotografar acção. 

Faz 10 fps mas é com obturador eletronico, certo? É que se é assim, de pouco serve tanto fps se imagens com muito movimento ficam destorcidas....

Se é com o obturador mecânico e com 60 Mp, sim senhor então é obra....

Não vi em lado nenhum que era com o electrónico. Deve ser com o mecânico, tal como na A7RIII. 

Editado por deim, 23 Julho 2019 - 06:48 .

Partilhar Post #38 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 23 Julho 2019 - 07:48

Excepto se estiverem a fotografar acção. 

Não vi em lado nenhum que era com o electrónico. Deve ser com o mecânico, tal como na A7RIII. 

Quem fotografa acção, conta com buffers que lhe permitam alguma segurança. Duvido, que haja um (sim leste bem, UM) utilizador que fotografe acção que queira essa máquina com tanto megapito...para fotografar acção e em RAW  :lol: Pedro, não enchas o peito todo...sabes muito bem, que quem quer fotografar acção, e é utilizador Sony, compra a A9 ou muda para a Canon!

Partilhar Post #39 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 23 Julho 2019 - 08:26

Quem fotografa acção, conta com buffers que lhe permitam alguma segurança. Duvido, que haja um (sim leste bem, UM) utilizador que fotografe acção que queira essa máquina com tanto megapito...para fotografar acção e em RAW :lol: Pedro, não enchas o peito todo...sabes muito bem, que quem quer fotografar acção, e é utilizador Sony, compra a A9 ou muda para a Canon!

Fotografar acção não é fotografar desporto. Quando vais a qualquer loja de artigos desportivos, as imagens que vês impressas bem grandes tiveram de sair de algum lado. Se consegues juntar AF, resolução, fps e uma máquina relativamente leve, tens uma combinação única.

Havia um vídeo creio que da phase one de um fotógrafo a usar uma máquina deles exactamente nesse tipo de cenário.

Partilhar Post #40 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 23 Julho 2019 - 08:38

Fotografar acção não é fotografar desporto. Quando vais a qualquer loja de artigos desportivos, as imagens que vês impressas bem grandes tiveram de sair de algum lado. Se consegues juntar AF, resolução, fps e uma máquina relativamente leve, tens uma combinação única.

Havia um vídeo creio que da phase one de um fotógrafo a usar uma máquina deles exactamente nesse tipo de cenário.

Certo...deixei-me levar na embalagem retórica que costumas meter aqui e esqueci-me que acção pode ser muita coisa, menos desporto.

E sim, os outdoors de 3x2mts, só serão possíveis de fotografar a partir de agora. Aleluia...a Sony deu-nos a luz...erguei vossas mãos aos céus e agradecei...  :D  :mestre: