Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Do Larger Sensors Produce Different Looking Images?

• Por favor inicie sessão para responder
37 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 07 Julho 2019 - 16:39

Debate do quê? As virtudes e ou a sua falta de se copiar o titulo do artigo/vídeo partilhado ou fazer uma tradução? Isto sabendo que quem não percebe o título dada a língua muito menos irá perceber o vídeo ou artigo partilhado?

A esse debate acrescente-se a a sugestão infundada de que um op está a colocar fotos de outros fazendo-se passar por dele? E outras insinuações que visão o insulto, nada mais?

De facto não admira que muita gente não meta cá os pés. E não deve ser por falta de conhecimentos em outras línguas.

De facto não existe debate algum.

O que existe é alguns a tentarem defender o indefensável, que é a colocação de posts exclusivamente em Inglês num fórum português e com participantes portugueses.

E depois não há insinuação alguma: o Câmara Lenta colocou no local da crítica fotografias que não foram feitas por ele e eu denunciei isso. Ele nunca veio aqui negar esse facto. Não há insinuação alguma, há a constatação de um comportamento que reputo de  reprovável. E já agora não se escreve "visão" mas sim "visam". Pode saber muito Inglês mas está ainda a tempo de aprender a escrever correctamente na sua língua mãe, não está?

Anúncios

Partilhar Post #22 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 07 Julho 2019 - 17:44

De facto não existe debate algum.
O que existe é alguns a tentarem defender o indefensável, que é a colocação de posts exclusivamente em Inglês num fórum português e com participantes portugueses.
E depois não há insinuação alguma: o Câmara Lenta colocou no local da crítica fotografias que não foram feitas por ele e eu denunciei isso. Ele nunca veio aqui negar esse facto. Não há insinuação alguma, há a constatação de um comportamento que reputo de reprovável. E já agora não se escreve "visão" mas sim "visam". Pode saber muito Inglês mas está ainda a tempo de aprender a escrever correctamente na sua língua mãe, não está?

Juntamente com a denúncia poderia partilhar o link para os posts que são objecto de referência?

Não tenho acompanhado o fórum e não encontro os posts que constam na sua denúncia. Se me puder ajudar a encontrar agradecia.

Para que a minha resposta seja completa e de uma vez só, apenas a darei depois de perceber melhor o contexto desses posts que repetidamente menciona.

Editado por nbplopes, 07 Julho 2019 - 19:33 .

Partilhar Post #23 Lyp

Lyp

• Membro
  • Registo: 05/02/2012

Publicado 07 Julho 2019 - 18:07

@Pentaxian, independentemente de teres ou não razão para as tuas "denúncias", não achas que as fazes de forma um pouco arrogante?

É que, junto com as denúncias (algumas completamente exageradas, na minha opinião), vem normalmente uma carga negativa desnecessária.

Fica-se com a ideia que estás habitualmente à procura de atritos desnecessários, o que, espero e acredito, não seja o caso.

Poderias perfeitamente ter sugerido a alteração do título de forma mais cordial.

A foto do camera lenta, e a secção errada, já tem meses. Foste o único que ficou incomodado com isso, já passaram meses, e continuas a bater na mesma tecla...

Oh homem, respira fundo.

Espero que não leves a mal o meu desabafo, e não comeces mais uma guerra pessoal. Não é de todo essa a minha intenção.

Partilhar Post #24 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 07 Julho 2019 - 19:40

@Pentaxian, independentemente de teres ou não razão para as tuas "denúncias", não achas que as fazes de forma um pouco arrogante?

É que, junto com as denúncias (algumas completamente exageradas, na minha opinião), vem normalmente uma carga negativa desnecessária.

Fica-se com a ideia que estás habitualmente à procura de atritos desnecessários, o que, espero e acredito, não seja o caso.

Poderias perfeitamente ter sugerido a alteração do título de forma mais cordial.

A foto do camera lenta, e a secção errada, já tem meses. Foste o único que ficou incomodado com isso, já passaram meses, e continuas a bater na mesma tecla...

Oh homem, respira fundo.

Espero que não leves a mal o meu desabafo, e não comeces mais uma guerra pessoal. Não é de todo essa a minha intenção.

Concordo parcialmente com o que dizes e de modo algum te veria como um inimigo, aliás como nunca me passou pela cabeça ver como inimigos os que aqui participam.

Se falei do Camera Lenta foi pela simples razão de constatar que esse participante não perde uma oportunidade para me dar umas "bicadas", porventura ainda ressentido de eu lhe ter descoberto a careca. E é claro que já percebi que o Camera Lenta é um excelente fotógrafo na área da fotografia macro e que faz coisas muito boas. Mas tem de ser mais humilde e reconhecer quando erra.

Dito isto terás razão na minha reacção ao tópico inicial. Reagi mal por duas razões. A primeira porque embirro com o uso e abuso do Inglês para quase tudo nos nossos dias. A segunda porque o video demonstra uma certa desonestidade do sujeito que nos pretende convencer que não interessa o tamanho do sensor e que todos os ficheiros obtidos afinal são iguais em qualidade, o que julgo que também não acreditas.

As minhas desculpas, por consequência ao OP e o meu respeito pelo que aqui disseste.

Boa noite.

Partilhar Post #25 Lyp

Lyp

• Membro
  • Registo: 05/02/2012

Publicado 07 Julho 2019 - 20:02

Concordo parcialmente com o que dizes e de modo algum te veria como um inimigo, aliás como nunca me passou pela cabeça ver como inimigos os que aqui participam.
Se falei do Camera Lenta foi pela simples razão de constatar que esse participante não perde uma oportunidade para me dar umas "bicadas", porventura ainda ressentido de eu lhe ter descoberto a careca. E é claro que já percebi que o Camera Lenta é um excelente fotógrafo na área da fotografia macro e que faz coisas muito boas. Mas tem de ser mais humilde e reconhecer quando erra.
Dito isto terás razão na minha reacção ao tópico inicial. Reagi mal por duas razões. A primeira porque embirro com o uso e abuso do Inglês para quase tudo nos nossos dias. A segunda porque o video demonstra uma certa desonestidade do sujeito que nos pretende convencer que não interessa o tamanho do sensor e que todos os ficheiros obtidos afinal são iguais em qualidade, o que julgo que também não acreditas.
As minhas desculpas, por consequência ao OP e o meu respeito pelo que aqui disseste.
Boa noite.

O meu respeito também pela tua postura. Acho que ninguém está aqui contra ninguém, e acabaste de provar exatamente o que eu pensava: há coisas que te irritam, e não te inibes de o demonstrar. Só isso. Apenas o fazes de forma "demasiado vincada".

A mim também me desagrada, por exemplo, a falta de cuidado na escrita.

Assisto a isso em vários fóruns, e este não é dos piores.

Às vezes não se sabe mais, e todos têm direito à participação, a aprender, a evoluir.

Quando não se sabe mais, há que dar um desconto. Quando é facilitismo, porque não se está para perder tempo e é "sempre a abrir", chateia-me mais.

Eu também dou os meus pontapés, de certeza, mas esforço-me para que aconteça o mínimo possível.

Isto para dizer, que, até compreendo a tua "luta"... Gostas das coisas direitas, no sítio.

Nada contra isso, acho até que deviam ser todos assim. Apenas de forma mais cordial.

Uma boa noite para ti também.

Partilhar Post #26 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 07 Julho 2019 - 20:44

Creio que ninguém aqui defende posts exclusivamente em Inglês e desconheço que seja prática aqui no forum.

Caso concreto o op pretendia partilhar um vídeo que está em inglês. Para tal partilhou o link e o título original. Nada mais.

Não se trata portanto de um texto completamente/exclusivamente em inglês partilhado pelo seu autor como pretende fazer crer usando uma figura de estilo bem conhecida, a hipérbole. Mas sim, a partilha de material feito por terceiros sobre um tema,

Eventualmente um ou outro post um qualquer op resolve inventar um título em Inglês para fotos de sua autoria e não me recordo de ter demonstrado tamanha indignação no comentário nessas alturas. Creio que a coerência ajudaria a levar a sério as suas intervenções nesta matéria, porque nesses casos creio que é algo mais chato. É o mesmo que colocar um título em inglês a o texto escrito em português. Mas cada cabeça sua sentença.

Somando as coisas, dada a forma discricionária como levanta a sua indignação leva-me a concluir que se trata de mais uma "embirrança" pessoal do que outra coisa qualquer.

Coisa que é mais fácil de perceber tendo em conta os factos.

E depois não há insinuação alguma: o Câmara Lenta colocou no local da crítica fotografias que não foram feitas por ele e eu denunciei isso. Ele nunca veio aqui negar esse facto. Não há insinuação alguma, há a constatação de um comportamento que reputo de reprovável. E já agora não se escreve "visão" mas sim "visam". Pode saber muito Inglês mas está ainda a tempo de aprender a escrever correctamente na sua língua mãe, não está?

Uma vez que creio já ter percebido um pouco o contexto dessa partilha, conhecendo o António Caseiro, apenas pelo forum, e as suas preferências bem como o trabalho já partilhado, acredito que essa partilha deve ter sido feita com água no bico e não deverá ser algo representativo do seu saber e experiência. Pelos vistos mais pessoas assim o entenderam.

E já agora não se escreve "visão" mas sim "visam". Pode saber muito Inglês mas está ainda a tempo de aprender a escrever correctamente na sua língua mãe, não está?

Obrigado pela correção. Estas coisas dos correctores automáticos no telemóvel pregam-nos partidas, mas não deixa de ter alguma razão.Não me espantaria de todo que escreve-se melhor Português que eu, nem tão pouco fico incomodado com essa possibilidade.

Percebo que porventura não se dá conta, mas por vezes a forma como manifesta a sua indignação, pode para alguns assemelhar-se a comportamentos não muito longe do tal fotógrafo que defende o uso da persuasão física para convencer os convidados a o deixarem executar o seu trabalho. Mas desta feita é verbal.

Creio que o bom senso é algo fundamental em todas as situações, qualquer que seja o meio de comunicação, para uma conclusão mais produtiva. A desconsideração quer física quer verbal resulta inevitavelmente numa espiral sem fim que nunca acaba bem. Seja esta curta ou mais profunda.

Editado por nbplopes, 08 Julho 2019 - 08:00 .

IT Partilhar Post #27 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 07 Julho 2019 - 20:48

Da minha parte está perdoado, Pentaxian :)

Concordo, na maioria das vezes não é a gravidade do que se diz mas a forma como se diz. Continuemos para bingo!

Partilhar Post #28 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 08 Julho 2019 - 02:23

Agora tive de ler para trás e abrir coisas que não queria abrir... porque eu tenho este senhor bloqueado e apenas vejo as suas "denuncias" quando outros utilizadores o citam... ou abro eu oluntáriamente um ou outro comentário apenas para entender o que se está a passar...

A confusão comigo foi apenas porque na altura tinham saído os resultados do concurso anual "Nikon Small World" e eu coloquei o URL direto ( que republica a imagem em vez de descrever a ligação) de uma foto premiada que eu achei particularmente interessante, por se tratar de uma microscopia dos cristais que se formam com o residuo seco de uma lagrima humana. O facto se ser uma lágrima humana era deveras interessante, bem como a imagem em si.. os padrões, as geometrias...

Naquela secção orientada para a macrofotografia sempre se publicou de tudo um pouco indistintamente,  quando havia por aqui um grupo bastante animado .. e nunca houve stress, .. assim como nas outras secçõs do forum.

Nunca em momento algum me atribuí a autoria da foto... nem sequer tenho equipamento para esse tipo de fotos.

Nem o Pentaxian acredita nisso .. não me incomodam absolutamente nada as insinuações nem lhes dei importancia, em boa parte porque sei de onde vêm. 

Como lhe tenho feito alguma oposição e usado com ele alguma ironia, é natural que estaja ressabiado e com vontade de ser maldoso, para retorquir... nem ele está convencido das suas "dúvidas" acerca da minha pessoa.. São uma farpazinha para chatear. Só isso. Ignorar e andar.

A mim o que me aborrece mais é o facto de ele falar sempre no plural ..de fazer das suas posturas uma vontade coletiva e de falar em nome do forum .. "O forum não quer ..." "não queremos isto" .. "não precisamos daquilo" ... eu sou o NOSSO artista preferido   :) :)  já lhe perguntei várias vezes ... quando fala ssim .. é ele e mais quem?

Isto já ca anda há varios anos e que eu saiba ninguém lhe entregou a administração ... nem lhe outorgou procuração para falar em nome dos outros.

Tal como vocês dizem é o modo taxativo e intransigente como intervém, ... compulsivo mesmo ... que agride, chateia e irrita ...e pretender fazer crer que as suas opiniões e posturas expressam a vontade dos outros....

Atrás estão uma data de comentários cordiais a apelar para o bem senso  ....duvido é que ele alguma vez vá entender ou dar ouvidos a isso..Aplausios para quem tentou.

Outra coisa bastante irritante é que nunca aceita uma explicação .. quem lhe tenta explicar alguma coisa com bom senso , leva com outro sermao a seguir.. é a opinião dele e mais nada. Aparentemente não vale a pena e tenho pouca fé que alguma vez mude.

Já anda por aqui há um ano e a sua participação resume-se a quê..?  :hmm: um comentário ou outro nalgumas fotos .. um "conselho" ou outro naquelas perguntas tipicas sobre qual máquina ou lente comprar .. que eu me tenha apercebido, (posso estar enganado, porque o tenho bloqueado) é apenas isso. No entanto é extremamente exigente e critico com as contribuições dos outros, ...

Enfim ...

PS. façam-me um favor... respiondam-lhe sem citar.. assim poupam-me de ver aquilo que não quero ver...

Editado por Camara Lenta, 08 Julho 2019 - 02:30 .

Partilhar Post #29 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 08 Julho 2019 - 08:38

Parabéns pela sólida argumentação e pela inteligência demonstrada no debate.

Já está criado?

Partilhar Post #30 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 08 Julho 2019 - 09:06

A confusão comigo foi apenas porque na altura tinham saído os resultados do concurso anual "Nikon Small World" e eu coloquei o URL direto ( que republica a imagem em vez de descrever a ligação) de uma foto premiada que eu achei particularmente interessante, por se tratar de uma microscopia dos cristais que se formam com o residuo seco de uma lagrima humana. O facto se ser uma lágrima humana era deveras interessante, bem como a imagem em si.. os padrões, as geometrias...

Naquela secção orientada para a macrofotografia sempre se publicou de tudo um pouco indistintamente,  quando havia por aqui um grupo bastante animado .. e nunca houve stress, .. assim como nas outras secçõs do forum.

Nunca em momento algum me atribuí a autoria da foto... nem sequer tenho equipamento para esse tipo de fotos

Bem me parecia que a "bota não batia com a perdigota". Este tipo de situações bem como a relevância que é dada a coisas que são de todo compreensíveis que se focam totalmente na forma em desprimor do conteúdo é algo que creio que afastou muita gente, eu inclusive. Não partilhei mais de 4 fotos em um ano, que nem escolhidas a dedo são, porque o ambiente que sistematicamente se pretende incutir não dá grande vontade de facto.

Vamos ver.

Abraço.

Partilhar Post #31 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 08 Julho 2019 - 20:44

Agora tive de ler para trás e abrir coisas que não queria abrir... porque eu tenho este senhor bloqueado e apenas vejo as suas "denuncias" quando outros utilizadores o citam... ou abro eu oluntáriamente um ou outro comentário apenas para entender o que se está a passar...

Nunca em momento algum me atribuí a autoria da foto... nem sequer tenho equipamento para esse tipo de fotos.

Nem o Pentaxian acredita nisso .. não me incomodam absolutamente nada as insinuações nem lhes dei importancia, em boa parte porque sei de onde vêm. 

Como lhe tenho feito alguma oposição e usado com ele alguma ironia, é natural que estaja ressabiado e com vontade de ser maldoso, para retorquir... nem ele está convencido das suas "dúvidas" acerca da minha pessoa.. São uma farpazinha para chatear. Só isso. Ignorar e andar.

A mim o que me aborrece mais é o facto de ele falar sempre no plural ..de fazer das suas posturas uma vontade coletiva e de falar em nome do forum .. "O forum não quer ..." "não queremos isto" .. "não precisamos daquilo" ... eu sou o NOSSO artista preferido   :) :)  já lhe perguntei várias vezes ... quando fala ssim .. é ele e mais quem?

Isto já ca anda há varios anos e que eu saiba ninguém lhe entregou a administração ... nem lhe outorgou procuração para falar em nome dos outros.

Tal como vocês dizem é o modo taxativo e intransigente como intervém, ... compulsivo mesmo ... que agride, chateia e irrita ...e pretender fazer crer que as suas opiniões e posturas expressam a vontade dos outros....

Atrás estão uma data de comentários cordiais a apelar para o bem senso  ....duvido é que ele alguma vez vá entender ou dar ouvidos a isso..Aplausios para quem tentou.

Outra coisa bastante irritante é que nunca aceita uma explicação .. quem lhe tenta explicar alguma coisa com bom senso , leva com outro sermao a seguir.. é a opinião dele e mais nada. Aparentemente não vale a pena e tenho pouca fé que alguma vez mude.

Já anda por aqui há um ano e a sua participação resume-se a quê..?  :hmm: um comentário ou outro nalgumas fotos .. um "conselho" ou outro naquelas perguntas tipicas sobre qual máquina ou lente comprar .. que eu me tenha apercebido, (posso estar enganado, porque o tenho bloqueado) é apenas isso. No entanto é extremamente exigente e critico com as contribuições dos outros, ...

Enfim ...

PS. façam-me um favor... respiondam-lhe sem citar.. assim poupam-me de ver aquilo que não quero ver...

Por este arrazoado todo do Camera Lenta - que até me tem bloqueado, imagine-se - vislumbra-se perfeitamente o seu carácter. Não o vou bloquear porque penso que ele nem me merece esse esforço e tenho dito quanto a ele.

IT Partilhar Post #32 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 15 Julho 2019 - 20:32

Voltando ao tema do tópico:

https://youtu.be/SWzZ2rDTTFc

Partilhar Post #33 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 15 Julho 2019 - 21:36

Video interessante mas não é com estes exemplos no ecrã que se consegue ver a diferença. Seja como for acertei, mas tive dúvidas. As imagens não seriam os melhores exemplos.

Para se ver com toda a certeza melhor a diferença - que existe, isso vos garanto - entre um sensor FF e um 4/3 ou um APS-c - experimentem fotografia de paisagem ou de retrato e imprimam num formato superior ao A3. Podem corrigir as tonalidades cromáticas em moldes a que sejam idênticas mas nada mais. Depois contem-me.

O que se passa hoje no digital já se passava na fotografia química. Reconhecia-se perfeitamente uma imagem feita com uma Leica (24X36mm) daquela feita com uma Hasselblad (6X6cm) mesmo fazendo um crop nesta para que ficasse rectangular como a outra ou vice-versa.

Não era por acaso que os fotógrafos de paisagem e de natureza usavam grandes formatos. Eles não eram masoquistas para andarem carregados como burros.

Também não é por acaso que fotógrafos de arquitectura, de moda e de paisagem usam hoje em dia médios formatos digitais.

E não é só o problema do aspecto do dof; é sobretudo a definição, a qualidade dos ficheiros e aquela sensação de tridimensionalidade que as imagens feitas com os sensores maiores têm. E isso não se percebe num video destes; isso vê-se numa exposição, em impressões de grande formato. O nosso mal é vermos poucas exposições e acharmos que aquilo que vemos nos nossos monitores, por melhores que eles sejam, é o que é. Não é! A fotografia foi, é e será sempre para ser mostrada impressa. Os computadores e respectivos monitores são apenas ferramentas.

Mas gostei de ver o video.

Partilhar Post #34 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 16 Julho 2019 - 09:28

Por falar um cinematic look e tamanhos de sensor, tridimensionalidade e coisas mais  ...

Qual a câmera usada para filmar?

Editado por nbplopes, 16 Julho 2019 - 09:33 .

Partilhar Post #35 FotoKhan

FotoKhan

• Membro
  • Registo: 30/01/2013

Publicado 16 Julho 2019 - 13:52

Um

Por falar um cinematic look e tamanhos de sensor, tridimensionalidade e coisas mais ...

Qual a câmera usada para filmar?

Um telemóvel.

...e apesar do "rigging", equipamento auxiliar, iluminação de produção em grande escala e pós-produção com "tudo a que teve direito", nota-se logo na primeira cena de exteriores.

Essa atração pelo inadequado só porque é inadequado lembra-me um amigo meu que vivia fascinado pelos Citroen Dyane, por volta dos nossos 20 anos. Tão fascinado que acabou por comprar um em 2a mão.

O fascínio evaporou-se no dia em que estava a meio de um filme e, no PA do cinema, chamaram a matrícula da viatura porque estava a arder no parque de estacionamento do centro comercial.

Que a Apple ou a Samsung pretendam fazer passar ideia de que um telemóvel pode fazer um filme, compreende-se. É marketing.

Que o Soderbergh queira fazer tal filme, compreende-se, também. É uma questão de iconoclastia vs. conta bancária.

Agora que quem gosta de Cinema e Fotografia ache que a inadequação de equipamento que nada trás de positivo para além do "Vêem...? Consegue fazer-se!" seja algo que diz qualquer coisa que seja a outros amantes de boa cinematografia, é estranho.

FK

Editado por FotoKhan, 16 Julho 2019 - 13:59 .

Partilhar Post #36 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 17 Julho 2019 - 11:17

Essa atração pelo inadequado só porque é inadequado ..

Agora que quem gosta de Cinema e Fotografia ache que a inadequação de equipamento que nada trás de positivo para além do "Vêem...? Consegue fazer-se!" seja algo que diz qualquer coisa que seja a outros amantes de boa cinematografia, é estranho.

Pois é, pois é. Por inferência as pessoas que participaram na realização e produção deste filme não devem de gostar de cinema e fotografia?

Desculpa a minha frontalidade, mas dizes cada barbaridade. Uma pessoa com a tua experiência e conhecimento sobre esta arte representativa não esperava a postura que ultimamente tens tomado em matérias múltiplas.

A minha partilha do vídeo não se prende com o adequado ou não em termos abstractos e tautológicos como parece ser a tua observação.. Nem creio que tenha sido esse o objectivo do grupo de trabalho que fez o filme. Certamente o realizador tinha uma abordagem plástica em função de uma visão estética sobre a história que queria contar. Que pode ser construída em função do equipamento escolhido ou o equipamento escolhido é função da visão estética e consequente abordagem plástica. Em termos teóricos, no contexto desta arte representativa, é apenas isso que se observa, não são "pixéis", "gamas dinâmicas" e "marketshares". Eu também gosto do folclore tecnológico, seja amador ou profissional, mas a verdadeira essência da fotografia / filme para mim é tangente a estas questões.

No contexto em discussão esta partilha apenas constata que a tal tridimensionalidade em termos estéticos na minha opinião pouco tem a haver com o tamanho do sensor mas sim com a composição e a forma como a luz incide sobre os objectos. Isto para não falar de outros aspectos neste contexto assumidos pelo realizador.

Em particular sobre este tema, entendo apenas que um sensor maior dá uma banda funcional tanto em pôs produção como no momento de disparo mais larga.. Não é necessariamente mais fácil, para coisas "simples" até pode complicar. Isto é abre as portas para "novas" oportunidades plásticas que com uma máquina deste tipo não chega lá. Mas com menos "oportunidades" faz-se também trabalhos muito, muito bons. Até porque em cada oportunidade há um número infinito de possibilidades para se fazerem coisas boas a excelentes.Tantas como as sofríveis a más.

Agora é verdade que hoje com a massificação do médium se vê muita coisa sofrível com muitos likes apenas porque o equipamento usado é um ou outro. Mas entendo que quem se gosta efectivamente desta arte representativa não se essa de todo enganar por essas coisas.

Apenas isto!

Editado por nbplopes, 17 Julho 2019 - 12:26 .

Partilhar Post #37 FotoKhan

FotoKhan

• Membro
  • Registo: 30/01/2013

Publicado 17 Julho 2019 - 12:24

Pois é, pois é. Por inferência as pessoas que participaram na realização e produção deste filme não devem de gostar de cinema e fotografia?

As pessoas que participaram no filme, no sentido lato de equipa e produção, estavam a ganhar a vida, como em qualquer outra produção. Não sei se já reparou mas, hoje em dia, a esmagadora maioria da produção Americana é um negócio.

No sentido mais restricto dos criadores (argumentista, realizador, cinematógrafo, aderecista, etc...) criariam o trabalho independentemente do equipamento usado para registo de imagens.

A razão pela qual este equipamento foi escolhido em detrimento de outro mais adequado para o fim a alcançar, já a expliquei.

Prende-se exclusivamente com a estratégia de marketing do fabricante do telemóvel, associada ao desejo do realizador em almofadar a conta bancária. enquanto tenta passar a ideia de ser "iconocolasta"....tipo, dois-em-um.

(...Já agora, a atender às "reviews", o trabalho saiu bastante fraquinho, enquanto filme. A parte que deverá à disconexão sentida pelos espectadores, mesmo que inconscientemente, por estarem a ser privados das referências normais de imagem em cinema ficará por ser avaliada. Poderá ser "0" como poderá ser significativa.)

Desculpa a minha frontalidade, mas dizes cada barbaridade. Uma pessoa com a tua experiência e conhecimento sobre esta arte representativa não esperava a postura que ultimamente tens tomado em matérias múltiplas.

Não tem que pedir desculpa e, em troca de ideias, a "frontalidade" deve ser um dado adquirido.

...Não tenho "postura". Tenho opiniões sobre situações concretas. Valem o que valem. Como em outras coisas na vida, a nossa opinião remete para a credibilidade geral, enquanto interlocutores.

A minha partilha do vídeo não se prende com o adequado ou não. Nem creio que tenha sido esse o objectivo do grupo de trabalho que fez o filme. Certamente o realizador tinha uma abordagem plástica em função de uma visão estética sobre a história que queria contar. Que pode ser em função do equipamento escolhido ou que o equipamento escolhido é função da visão plástica. Em termos teóricos é apenas isso que se observa, não são "pixéis" ou "gamas dinâmicas".

Se a "visão estética" foi mal servir a imagem em termos técnicos, conseguiu alcançá-la.

Do ponto de vista do criador todas as opções são válidas, obviamente. Um surrealista executa um trabalho com uma bic sobre um guardanapo de restaurante e é, de facto, uma obra, um objecto de criação...mas tal prende-se com os código desse movimento específico.

Por norma, um artista tenta usar a ferramenta mais apropriada para o trabalho que quer fazer, o que quer criar.

Se o Citizen Kane tivesse sido filmado em 8mm em vez dos 35mm em que foi, encorparia a mesma genialidade narrativa global? Talvez...mas, em qualquer caso, o Soderbergh não é nem nunca será um Orson Welles.

No contexto em discussão esta partilha apenas constata que a tal tridimensionalidade em termos plásticos na minha opinião pouco tem a haver com o tamanho do sensor mas sim com a composição e a luz incidente. Isto para não falar dos aspectos plásticos assumidos pelo criador.

É um facto que o tipo de luz, a sua natureza, características e intensidade são condição primeira para a "tridimensionalidade" de que fala.

Mas, cumprindo-se essa primeira condição, a "tridimensionalidade" é essencialmente uma função do micro-contraste.

Nesse sentido, pode ser obtida com qualquer sensor, desde que (1) a óptica utilizada resolva bem esse micro-contraste. (2) o sensor não destrua o micro-contraste por força das limitações da Física.

A razão pela qual um telemóvel é péssima opção para obter "tridimensionalidade" é porque as ópticas que os integram não cumprem (1) e a Física não pode ser contornada no que respeita à relação tamanho do sensor/ruído para efeitos de (2).

Em particular sobre este tema, entendo apenas que um sensor maior dá uma banda funcional tanto em edição como no momento de disparo muito maior. Não é necessariamente mais fácil, para coisas "simples" até pode complicar. Isto é abre as portas para "novas" oportunidades plásticas que com uma máquina deste tipo não chega lá. Mas como menos "oportunidades" faz-se também trabalhos muito, muito bons. Até porque em cada oportunidade há um número infinito potenciais coisas boas a excelentes.

Apenas isso.

O "trabalho muito bom" em Arte, é o conceito.

A ferramenta utilizada apenas serve para veicular esse conceito. Pode fazer sentido - e muitas vezes faz - do ponto de vista subjectivo do criador usar uma ferramenta menos poderosa, com menos capacidades e é obrigação do observador aceitar essa opção.

Esta "verdade" no entanto, não deve ser objecto de sublimação em "bem pensar" que pretenda tornar como objectiva a ideia de que uma ferramenta mais capaz o deixa de o ser porque um artista específico optou por outra solução.

...o "clip " de promoção do filme mostra à naúsea a limitação técnica da opção (...isto apesar, como referi, do "acolchoamento" de produção que não deixou, com certeza, de existir...) pelo que se torna ainda mais estranho insistir que um sensor de telemóvel equivale em capacidades a ferramentas dedicadas para cinematografia.

Um abraço frontal. :)

FK

Editado por FotoKhan, 17 Julho 2019 - 12:27 .

Partilhar Post #38 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 17 Julho 2019 - 13:25

"As pessoas que participaram no filme, no sentido lato de equipa e produção, estavam a ganhar a vida, como em qualquer outra produção. Não sei se já reparou mas, hoje em dia, a esmagadora maioria da produção Americana é um negócio."

Não vejo o que isto tem a haver com o citado no abstracto. Creio que uma pessoa pode gostar de fotografia ao mesmo tempo ter uma noção de mercado sobre o produto final. Este filme por exemplo, claramente não foi feito para massas. Por outro lado não tenho por hábito apreciar a idoneidade de pessoas e processos que desconheço em concreto. Talvez o FK tenha um contacto directo com o realizador e a equipa para tecer este tipo de comentários sobre a matéria em causa. Se for esse o caso leva vantagem e serei todo de ouvidos, adoro ouvir histórias reais deste género. Caso contrário é especulação sua.

Dito isto, novamente é uma questão tangente à visão estética e consequente abordagem plástica seguida pelo realizador e a sua equipa.

"A razão pela qual este equipamento foi escolhido em detrimento de outro mais adequado para o fim a alcançar, já a expliquei.
Prende-se exclusivamente com a estratégia de marketing do fabricante do telemóvel, associada ao desejo do realizador em almofadar a conta bancária. enquanto tenta passar a ideia de ser "iconocolasta"....tipo, dois-em-um."

A participação de fabricantes no orçamento de um filme é algo muito comum na Indústria como sabe. Mas novamente é tangente ao meu comentário de opinião.

"Não tenho "postura". Tenho opiniões sobre situações concretas."

Claro que tem. Toda a gente tem uma "postura" e esta tem a haver com a forma como articula a opinião e a valorização aos múltiplos elementos que a compõe. Nesta caso não estamos a observar um projecto do tipo da "Luz Negra" em termos estéticos, uma coisa totalmente diferente. Tanto no meio como na forma.

"Se a "visão estética" foi mal servir a imagem em termos técnicos, conseguiu alcançá-la."

Um "servir a imagem", um chavão. A visão estética não visa servir a imagem. Mas a evocação da história e das emoções que ela encerra e que se pretende contar / transmitir. São coisas diferentes. Por outro lado, pese embora a escolha do equipamento seja uma decisão técnica, tal decisão não confere ao produto final uma qualidade estética superior, como sabe. Digo isto, apenas como mais uma achega para relativizar essa questão. Até porque como também sabe, grandes descobertas se fazem tomando-se o que supostamente em determinado momento se diria que eram más decisões técnicas.

"Por norma, um artista tenta usar a ferramenta mais apropriada para o trabalho que quer fazer, o que quer criar."

Isto é uma visão da questão que diria algo "tecnocrata" dada a forma como a parece encarar. Outro diriam que o artista apropria-se da ferramenta e tudo o resto que usa para o trabalho que quer fazer. Creio que foi isso que o realizador faz com grande mestria em múltiplos momentos do filme. Se o artista usa mal essa ferramenta é uma questão que só ele pode resolver, não a ferramenta.

"Se o Citizen Kane tivesse sido filmado em 8mm em vez dos 35mm em que foi, encorparia a mesma genialidade narrativa global? Talvez...mas, em qualquer caso, o Soderbergh não é nem nunca será um Orson Welles."

Não vejo a relevância. Com 8mm certamente faria outro filme. Genial ou não, não sei, não o ví.

"É um facto que o tipo de luz, a sua natureza, características e intensidade são condição primeira para a "tridimensionalidade" de que fala.

Mas, cumprindo-se essa primeira condição, a "tridimensionalidade" é essencialmente uma função do micro-contraste.

Nesse sentido, pode ser obtida com qualquer sensor, desde que (1) a óptica utilizada resolva bem esse micro-contraste. (2) o sensor não destrua o micro-contraste por força das limitações da Física.

A razão pela qual um telemóvel é péssima opção para obter "tridimensionalidade" é porque as ópticas que os integram não cumprem (1) e a Física não pode ser contornada no que respeita à relação tamanho do sensor/ruído para efeitos de (2)."

Vendo as imagens do filme creio que é mais fácil perceber o que escreves.

"Esta "verdade" no entanto, não deve ser objecto de sublimação em "bem pensar" que pretenda tornar como objectiva a ideia de que uma ferramenta mais capaz o deixa de o ser porque um artista específico optou por outra solução."

Creio que o problema da tua opinião é que começas com princípios na minha opinião errados, como aqui tentei contrapor.

Não se tome que sou contra a utilização de "caixas com 180 lápis de cor" em oposição à de "10" ou mesmo de "1". Ou a busca de caixas com mais lápis de cor, ou cores que nunca se conseguiu representar por questões técnicas. Muito longe disso. Agora claramente sou contra uma visão de que para se gostar e entender fotografia é preciso a caixa de "180 lápis de cor", outra coisa qualquer combinação é imediatamente uma decisão técnica inadequada. No fim do dia isso deve ser observado no contexto da obra. Não de um qualquer preconceito, ou regra chapa 3.

PS: Quanto ao filme, máquina e "tridimensionalidades" á parte, o realizador na tentativa de manter uma tensão crescente que já no inicio é elevada, a determinado ponto puxou tanto pelo “volume” que resvalou para o caos e a parvoíce. Tal qual um bom vocalista que tenta elevar tanto a voz que começa a gritar ou a esganiçar. É pena.

Editado por nbplopes, 21 Julho 2019 - 13:45 .