Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Infravermelhos - Sony Alpha a5100

• Por favor inicie sessão para responder
4 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Rezenaxo

Rezenaxo

• Novo Membro
  • Registo: 22/06/2019

Publicado 22 Junho 2019 - 16:27

Ola a todos.

Eu tenho uma pergunta acerca da Sony Alpha a5100

Eu tive no passado a Sony DSC-H5 esta maquina aqui na foto:

Sony_H5_3q.jpeg

Por de dentro da lateral circulal do canhao que sai pra fora pode-se apertar um tubo de plastico em cujo qual na ponta pode-se colocar uma lente

41HHN1SD1DL.jpg

Aqui mesmo na ponta tens uma rosca onde apertas uma lente nesse plastico redondo.

Este tipo de lentes:

filtro_infrarrojo_hoya_r72_para_olympus_

E assim eu conseguia fazer fotografia de infravermelhos sem problemas.

Agora se estamos a olhar para a linha TOPO DE GAMA da Sony ja nao posso usar uma lente dessas?

Agora existem tutoriais para eu abrir a camera com uma chave de fendas e meter em cima do sensor um plastico vermelho pra que a camera

possa fazer infravermelhos!!!!

Eh isto o standard de qualidade e de usabilidade que sou presenteado com a linha ALPHA topo de gama da sony???

Nao existem lentes infravermelhos pra esta finalidade?

E se eu segurar numa lente fina dessas acima e apenas ter a lente segura na frente da maquina quando o tiro as fotos tambem funciona deste modo?

Que alternativas tenho com esta camera pra fazer infravermelhos como eu fazia com a outra camera? Sem ter que abrir a minha camera com chave de fendas porque nunca precisei de abrir a outra velha camera

Os meus sinceros agradecimentos pela sua atencao dada sobre este assunto.

Anúncios

Partilhar Post #2 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 22 Junho 2019 - 16:38

Para fazer Infravermelhos na A5100 basta colocar o filtro certo à frente da lente. Não é preciso nenhum tubo de plástico como na Sony DSC-H5. É só ver que tamanho de filtros a lente aceita.

Só que não vai funcionar muito bem.  Todas as máquinas hoje em dia têm filtros directamente em cima do sensor para bloquear infravermelhos. A maior parte delas são tão fortes que mesmo com longas exposições em dias de sol, pouco se aproveita. 

É por isso que aparecem as soluções de colocar um filtro logo no sensor. Não é apenas colocar o filtro. É retirar o filtro existente e substituir por outro que não bloqueie IR. Há quem coloque um filtro de Infravermelhos directamente e há quem apenas coloque um que não bloqueia infravermelhos para poder fotografar o espectro visível com a mesma máquina. 

IT Partilhar Post #3 Rezenaxo

Rezenaxo

• Novo Membro

Publicado 22 Junho 2019 - 18:56

Ola os meus agradecimentos pela atencao dada neste assunto.

Eu gostaria de visitar um sitio e de poder fazer fotografia NORMAL e fotografia de infravermelhos com a maquina.

Entao basicamente eu compro um desses filtros redondos e apenas coloco na frente da lente eh isso? E isso eu coloco a segurar o filtro rendondo na frente da lente com os meus dedos manualmente ? Ou existe maneira como atarrachar o filtro na frente da lente? Ou eu tenho que remover o canhao "a lente" e apenas atarrachar o filtro nesse buraco redondo sem a lente da sony?

As minhas desculpas pela minha ignorancia.

Cumprimentos.

Para fazer Infravermelhos na A5100 basta colocar o filtro certo à frente da lente. Não é preciso nenhum tubo de plástico como na Sony DSC-H5. É só ver que tamanho de filtros a lente aceita.

Só que não vai funcionar muito bem.  Todas as máquinas hoje em dia têm filtros directamente em cima do sensor para bloquear infravermelhos. A maior parte delas são tão fortes que mesmo com longas exposições em dias de sol, pouco se aproveita. 

É por isso que aparecem as soluções de colocar um filtro logo no sensor. Não é apenas colocar o filtro. É retirar o filtro existente e substituir por outro que não bloqueie IR. Há quem coloque um filtro de Infravermelhos directamente e há quem apenas coloque um que não bloqueia infravermelhos para poder fotografar o espectro visível com a mesma máquina. 

Partilhar Post #4 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 24 Junho 2019 - 06:43

A grande maioria das lentes têm um encaixe de filtros na frente. Dependendo da lente, o filtro terá de ter um tamanho específico. Não é preciso segurar nada.

Mas não irá funcionar assim de forma tão linear. Como disse anteriormente, as máquinas têm um filtro para evita infravermelhos. O mais provável é apenas acabar com uma foto totalmente preta. 

IT Partilhar Post #5 Rezenaxo

Rezenaxo

• Novo Membro

Publicado 24 Junho 2019 - 14:57

Os meus mais sinceros agradecimentos pela sua resposta. Eu em breve irei ter esta camera e vou tentar experimentar com filtros de infravermelhos.

:th_up:

S7VEN-3.jpg

A grande maioria das lentes têm um encaixe de filtros na frente. Dependendo da lente, o filtro terá de ter um tamanho específico. Não é preciso segurar nada.

Mas não irá funcionar assim de forma tão linear. Como disse anteriormente, as máquinas têm um filtro para evita infravermelhos. O mais provável é apenas acabar com uma foto totalmente preta.