Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Será que isto algun dia vai acabar?

• Por favor inicie sessão para responder
43 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 kiak

kiak

• Membro
  • Registo: 18/03/2006
    • Local: centro-norte

Publicado 29 Maio 2019 - 11:45

Se isso fosse mesmo assim, eu apostava na venda de serviços cloud. A filmar casamentos inteiros num telemóvel não há memória que aguente.

De resto, parece-me algo normal e que sinceramente não me parece que afaste as pessoas do momento em si.

Será que em fóruns de caminhadas há tópicos iguais a queixarem-se das pessoas que não aproveitam as paisagens porque estão sempre a tirar fotografias em vez de absorver o momento?

Comparar fotografar paisagens com o momento em que o filho recebe o batismo ou em que a filha recebe no dedo a aliança do noivo parece um pouco misturar pudim com...ou uma forms de ter discurso para contrariar. Talvez a religião e a família são já meras alegorias sendo eu um (feliz) antiquado.

Anúncios

Partilhar Post #22 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 29 Maio 2019 - 18:36

Comparar fotografar paisagens com o momento em que o filho recebe o batismo ou em que a filha recebe no dedo a aliança do noivo parece um pouco misturar pudim com...ou uma forms de ter discurso para contrariar. Talvez a religião e a família são já meras alegorias sendo eu um (feliz) antiquado.

Quem é que vive mais o momento, o primo que está com o telemóvel na primeira fila da igreja ou o primo que está lá no fundo e mal consegue ver o que se passa? Ou será que é o primo que está lá fora a beber uma mini? 

Partilhar Post #23 kiak

kiak

• Membro

Publicado 29 Maio 2019 - 19:26

O primo normalmente fica a porta a esperar que chegue a hora do tacho!!! Se for preciso ainda reclama que está cheio de fome por causa do fotógrafo.

Editado por kiak, 29 Maio 2019 - 19:36 .

Partilhar Post #24 Pentaxian

Pentaxian

• Em Validação
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 30 Maio 2019 - 20:38

Ficaria impressionado com a forma que lidamos com os telemóveis e com o facto de termos alguém na equipa apenas a "ajudar" os clientes a tirar fotos com os telemóveis...ao contrário de um problema eu vejo uma oportunidade. É pinta não é ter uma pessoa apenas para isso??? Lógico que não irei dizer porque ajudar está entre "".

Mesmo assim haverá sempre um ou dois parvos em qualquer que seja o evento é se o fotógrafo for um Lulu está condenado ao fracasso pois será esmagado. Não tenho qualquer problema de chamar a atenção pois a experiência diz-me que há indivíduos que só com um aperto entendem.
E se ficarem chateados temos pena pois gente assim não interessa como futuros clientes.

É a minha opinião não sou Lulu da festa e farei tudo para que o cliente que me contratou tenha o melhor do melhor que sei fazer.
Quanto ao contratar me quem lhe disse que eu trabalhava para si? Eu não trabalho para pessoas que julgam ser ver as minhas capacidades ou que se preocupam mais com um parvo ou dois dos convidados do que ter algo para a vida. Quem está preocupado com isso estará a procurar uma desculpa para não pagar e caloteiros não pagam os trimestres da segurança social.
Sou cínico sim se o tiver que ser mas a frase tipo "parabéns pelo seu trabalho que emocionou e fez chorar o meu pai, olhe que eu nunca o tinha visto chorar..." venderá mais serviço futuramente do que a minha pequena falta de educação para afirmar o meu papel no evento.

Escolha um Lulu e vai ver a complicação que arranja.

Oxalá nunca me apanhes a fotografar num evento onde tenhas sido contratado. Porque no final irás ver com quantos paus se faz uma canoa, isto é, irás ver como é bom passar uma (ou mais) noite de cana.  Talvez assim aprendas a ser cívico e a não violares os direitos dos teus semelhantes. Capisci, paesano?

Editado por Pentaxian, 30 Maio 2019 - 20:42 .

Partilhar Post #25 Ego Zarolho

Ego Zarolho

• Membro
  • Registo: 27/10/2010
    • Local: Estoril
    • Fuji X-Pro1, X-Pro2, X-70, X-100F, XT-2. Máquinas a mais, talento a menos.

Publicado 30 Maio 2019 - 20:51

Onde isto já vai... fala-se de um fotógrafo pressionar um pouco para fazer o seu trabalho decentemente, e já vamos em violações dos direitos, porrada e prisão... eu julgava que a empatia e sensibilidade fariam parte dos requisitos desejáveis num fotógrafo, mas pelo que leio aqui, parecem todos prontos para saltar à garganta uns dos outros... o que vale é que aqui na internet são todos guerreiros de sofá, mas como cidadãos a maioria nem se dá ao trabalho de ir votar. Não admira que em Portugal seja tão fácil dividir para reinar.

Partilhar Post #26 Pentaxian

Pentaxian

• Em Validação

Publicado 30 Maio 2019 - 21:02

Onde isto já vai... fala-se de um fotógrafo pressionar um pouco para fazer o seu trabalho decentemente, e já vamos em violações dos direitos, porrada e prisão... eu julgava que a empatia e sensibilidade fariam parte dos requisitos desejáveis num fotógrafo, mas pelo que leio aqui, parecem todos prontos para saltar à garganta uns dos outros... o que vale é que aqui na internet são todos guerreiros de sofá, mas como cidadãos a maioria nem se dá ao trabalho de ir votar. Não admira que em Portugal seja tão fácil dividir para reinar.

Parece quem quem sugeriu esse tipo de "pressão" foi esse grande profissional que você pretende vir aqui defender. Pois esse tipo de atitudes só se podem combater com repressão. E essa repressão deverá ser séria e a coberto da Lei, não acha? Pois se quem defende aqui que com esse tipo de "pressão" e com atitudes de "má educação" irá impedir os convidados de um evento, como um casamento ou um baptizado, por exemplo, de fotografarem porque estão a incomodar Sua Ex.ª, que atitude deverá tomar quem se sinta atingido, violado nos seus direitos e incomodado por esse tipo de "profissional" da treta? Não lhe poderá dar uma carga de porrada - que é o que ele merece - mas poderá lançar mão de outros meios, esses legais, para o impedir, não acha? Comigo será eventualmente o que acontecerá, isso lhe garanto eu. E já agora eu fui votar; pergunte lá ao mal educado se o fez?

Partilhar Post #27 Lyp

Lyp

• Membro
  • Registo: 05/02/2012

Publicado 30 Maio 2019 - 21:12

Tenham calma... Anda tudo muito nervoso.

Partilhar Post #28 Pentaxian

Pentaxian

• Em Validação

Publicado 30 Maio 2019 - 22:16

Tenham calma... Anda tudo muito nervoso.

Não há ninguém nervoso. Existem, sim, pessoas que, a coberto de fazerem da fotografia de eventos o seu modo de vida, entendem que devem ter o direito de "pressionar" os convidados nesses eventos e de terem atitudes de má educação e até, quiçá, de uma certa agressividade. E esse tipo de atitudes não pode ser tolerado. E não é necessário estar nervoso para reprimir eficazmente quem se atrever a seguir esse caminho.

Partilhar Post #29 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 31 Maio 2019 - 08:32

Não há ninguém nervoso. Existem, sim, pessoas que, a coberto de fazerem da fotografia de eventos o seu modo de vida, entendem que devem ter o direito de "pressionar" os convidados nesses eventos e de terem atitudes de má educação e até, quiçá, de uma certa agressividade. E esse tipo de atitudes não pode ser tolerado. E não é necessário estar nervoso para reprimir eficazmente quem se atrever a seguir esse caminho.

Não querendo defender, nem criticar ninguém...algum dia da tua vida estiveste numa situação idêntica, em que tinhas entregar o teu trabalho, trabalho exigente, que os noivos vão pagar, e não te seja possível porque está tudo mais ocupado em fazer a selfie do momento para publicar no face ?

Temos que nos colocar nos sapatos dos outros para entender a situação.

Ainda assim, não serve de nada a agressividade, mas explicar que estás lá para entregar o trabalho aos noivos com um sorriso nos lábios, ajuda sempre.

Da pouca experiência que vou tendo, nos momentos em que efectivamente o fotografo "precisa" de fotografar sem incómodos, não tem havido "stress". O resto do tempo, há selfies, vídeos e "cowboyadas"

Partilhar Post #30 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 31 Maio 2019 - 11:14

Eu entendo e concordo com o jn.

Acho que está tudo meio marado, sedento de partilhar e partilhar... E por vezes, não disfrutam o momento, é verdade.

É estar em concertos a olhar para o telemóvel, para depois... Partilhar.

É o prato no restaurante, Para depois... partilhar... E passar o resto da refeição à espera de comentários... Provavelmente, sem apreciar convenientemente a refeição, porque está preocupado com o que os outros vão dizer.

As redes sociais hão de ter a sua utilidade, mas considero que, de uma forma geral, as pessoas vivem para mostrar... Por vezes, as vidas que não têm...
A malta perde horas diariamente, a percorrer a vida alheia... Qual é o sumo retirado disso?

Só cusquice.

Eu não tenho facebook, por opção, como é óbvio, e por vezes quando me pedem o face e eu digo que não tenho, noto que há uma espécie de "choque"... E até acho graça :)

Mas voltando à foto do tópico, se há um fotógrafo profissional a cobrir um evento, qual é a ideia de andar a meter nojo à frente do fotógrafo? Vai fazer melhor serviço com o seu smartphone, ou vai apenas impedir que quem está lá para fazer as fotos, as possa fazer da melhor forma?

E para que é que anda la a meter nojo? Será de facto para captar um momento brutal inesquecível, ou é para partilhar nas redes sociais e mostrar que está num casamento e tem uma vida fantástica?

É como digo, anda tudo meio marado.

Exactamente aquilo que eu penso. Gostava mais do mundo antes da existência das redes sociais. Agora toda a gente parece só sentir-se bem quando partilha e recebe likes ou comentários, parece que já nem sabem viver.

E digo isto mesmo trabalhando numa empresa de TI, em que 90% das vezes comunicamos uns com uns outros através de chat. Quando estamos juntos na vida real, parece que já nem conseguimos conviver, é só nerds cabisbaixos a olhar para o telemóvel. Ora digam-me lá se isto não é triste!

Partilhar Post #31 kiak

kiak

• Membro

Publicado 31 Maio 2019 - 13:31

Parece quem quem sugeriu esse tipo de "pressão" foi esse grande profissional que você pretende vir aqui defender. Pois esse tipo de atitudes só se podem combater com repressão. E essa repressão deverá ser séria e a coberto da Lei, não acha? Pois se quem defende aqui que com esse tipo de "pressão" e com atitudes de "má educação" irá impedir os convidados de um evento, como um casamento ou um baptizado, por exemplo, de fotografarem porque estão a incomodar Sua Ex.ª, que atitude deverá tomar quem se sinta atingido, violado nos seus direitos e incomodado por esse tipo de "profissional" da treta? Não lhe poderá dar uma carga de porrada - que é o que ele merece - mas poderá lançar mão de outros meios, esses legais, para o impedir, não acha? Comigo será eventualmente o que acontecerá, isso lhe garanto eu. E já agora eu fui votar; pergunte lá ao mal educado se o fez?

Uma carga de porrada não seria fácil pois 1.90 e 116 kg não são lá muito fáceis de contrariar mesmo perante outro peso pesado é necessário alguma técnica.

Acho graça dizer que tanto faz 259 como 2000 euros, gostava de ver apresentar aos clientes de 2000 euros muitas fotos como aquela que está em questão

As pessoas que trabalham comigo recebem o apagamento no final do serviço, muitas vezes o dinheiro do sinal não é suficiente para essa despesa pois o que muitos pedem para realizar o evento eu peço como sinal. A pressão monetária cai sobre mim e não fico a dever nada a ninguém porque sei que tenho qualidade para receber o valor contratado.

Quanto à choldra eu sou daquelas pessoas que podem mandar parar o carro na estrada porque é nada me é penhorado pelas finanças. Tenho actividade criada e para além da fotografia sou segurança privado ou seja contribuo duas vezes para a sociedade. Não vivo somente de esmolas fotográficas fotógrafo quem eu quero e pelo preço que quero desde que o cliente aceite.

Quanto ao votar eu não mandava essas bocas pois 70% não foi votar e o senhor não é mais homem do que os 70% das pessoas deste forum e não votar é um direito à liberdade que tanto defende.

Mas nem de propósito votei na freguesia do Campo e votei no PAN e pelo que tenho lido por aqui acho que fiz o voto que a sociedade precisa.

Editado por kiak, 31 Maio 2019 - 13:35 .

Partilhar Post #32 kiak

kiak

• Membro

Publicado 31 Maio 2019 - 13:47

Termino este debate dizendo o seguinte, o fotógrafo deve trabalhar para clientes e não para amigos. Os amigos devem ser encarados como clientes desde a loja (os que têm) até ao exterior são todos clientes. O respeito e o bom senso é a forma de viver em sociedade, no caso das reportagens fotográficas o respeito e bom senso não estão apenas obrigados ao fotógrafo.

Partilhar Post #33 MarcomPereira

MarcomPereira

• Membro
  • Registo: 03/10/2016
    • Local: porto

Publicado 31 Maio 2019 - 15:44

calma malta!!  Pentaxian acho que estás a levar as coisas ao extremo, o que eu entendi que o colega queria dizer era que por vezes os convidados não respeitam quem está a trabalhar e sim por vez é preciso chamar a atenção, obvio que não concordo com faltas de educação, normalmente as coisas com uma chamada de atenção ficam resolvidas,  se não ficarem o caminho é ir falar com quem contratou o serviço e num tom de brincadeira dizer que depois  têm de passar o contato dos outros fotógrafos para trocarmos as fotos..  :D

Partilhar Post #34 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 31 Maio 2019 - 16:29

Acho que quem fotografa casamentos ou eventos precisa de um pouco de mais humildade pois afinal o evento não existe só porque os noivos pagaram XX ao fotógrafo e portanto como este está em serviço todos lhe devem obedecer "porque está a trabalhar". A cerimónia está feita para os noivos e para os convidados. Quase todos conhecem-se entre si. Excepto o fotógrafo que é o intruso e está ali apenas apenas para retratar o evento que os noivos e convidados proporcionam. Não é como um evento para a TV em que está tudo direcionado para os espectadores a milhares de km's de distância e que quem está no evento apenas está lá para bater palmas e posar para as câmaras.

Esta conversa faz-me lembrar um tipo execrável que tive a infelicidade de encontrar no MIUT do ano passado. Estava fotografar um evento público, num espaço público partilhado por atletas e por pessoas que nada têm a ver com a prova mas tinha a mania que todo um espaço de uns 300 metros à frente lhe pertencia e não respeitava ninguém que passasse neste espaço. Enfim...

Partilhar Post #35 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 31 Maio 2019 - 17:22

Acho que quem fotografa casamentos ou eventos precisa de um pouco de mais humildade pois afinal o evento não existe só porque os noivos pagaram XX ao fotógrafo e portanto como este está em serviço todos lhe devem obedecer "porque está a trabalhar". A cerimónia está feita para os noivos e para os convidados. Quase todos conhecem-se entre si. Excepto o fotógrafo que é o intruso e está ali apenas apenas para retratar o evento que os noivos e convidados proporcionam. Não é como um evento para a TV em que está tudo direcionado para os espectadores a milhares de km's de distância e que quem está no evento apenas está lá para bater palmas e posar para as câmaras.

Esta conversa faz-me lembrar um tipo execrável que tive a infelicidade de encontrar no MIUT do ano passado. Estava fotografar um evento público, num espaço público partilhado por atletas e por pessoas que nada têm a ver com a prova mas tinha a mania que todo um espaço de uns 300 metros à frente lhe pertencia e não respeitava ninguém que passasse neste espaço. Enfim...

E Eu acho que quem fotografa a natureza ou landscape também precisa de mais humildade....afinal a natureza não existe só porque alguns gostam de ir bater umas chapas no meio do Nevoeiro no bosque ou aos calháus, pisando por vezes determinadas espécies de vegetação(algumas até ameaçadas), fazendo  barulho que interfere com o som "natural da natureza" ..deixando o lixo no chão, fazendo umas fogueirinhas para preparar "o tacho". 

A natureza está feita para todos vermos "in loco" com os olhos e não pelo fotografo intruso, com uma maquineta!! que sabe-se lá quantos Kilos de Co2  gastou para ser produzida!!!

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Partilhar Post #36 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 31 Maio 2019 - 18:26

vocês se fossem espertos já tinham topado de onde vem esta polémica toda e não faziam caso....

do Pentaxian que...sem comentários

e do eterno teimoso que adooooooooora ter opiniões diferentes dos outros ...

Partilhar Post #37 Pentaxian

Pentaxian

• Em Validação

Publicado 31 Maio 2019 - 18:54

vocês se fossem espertos já tinham topado de onde vem esta polémica toda e não faziam caso....

Olha o nosso artista preferido, aquele que diz que vai mas que volta, aquele que publica fotografias que não são suas naquela parte do Forum em que isso não seria admissível. E depois a culpa é minha. haja Deus, Mente Lenta - perdão, Camara Lenta.

Vamos por partes:

1. Não iniciei este tópico;

2. Apenas aqui intervim porque apareceram umas pessoas que julgam que por terem 1,96 m de altura e 116 kg de peso podem "pressionar" os convidados em eventos, tais como casamentos e afins, para serem eles, grandes profissionais, a terem todo o espaço para fazerem as habituais fotografiazinhas que costumamos ver depois nesses eventos e que nos querem impingir;

3. Que ser-se agressivo e mal-educado é um requisito essencial para se ser profissional da fotografia.

Ora o que eu disse - e o que eu farei, disso não tenham dúvida alguma - é que se esse tipo de "profissionais", tenham eles o cabedal que tiverem, se atreverem a "pressionar" alguém num evento onde eu esteja e a serem mal educados como defendem, irão ter uma muito desagradável surpresa, lá isso irão. E venha lá o Mente - perdão, o Camara - Lenta ou não.

E quanto a este tema acabou para mim. Quem achar que eles têm razão, fixe. Quem entender a questão, melhor.

Partilhar Post #38 kiak

kiak

• Membro

Publicado 31 Maio 2019 - 19:37

Olha o nosso artista preferido, aquele que diz que vai mas que volta, aquele que publica fotografias que não são suas naquela parte do Forum em que isso não seria admissível. E depois a culpa é minha. haja Deus, Mente Lenta - perdão, Camara Lenta.

Vamos por partes:
1. Não iniciei este tópico;
2. Apenas aqui intervim porque apareceram umas pessoas que julgam que por terem 1,96 m de altura e 116 kg de peso podem "pressionar" os convidados em eventos, tais como casamentos e afins, para serem eles, grandes profissionais, a terem todo o espaço para fazerem as habituais fotografiazinhas que costumamos ver depois nesses eventos e que nos querem impingir;
3. Que ser-se agressivo e mal-educado é um requisito essencial para se ser profissional da fotografia.

Ora o que eu disse - e o que eu farei, disso não tenham dúvida alguma - é que se esse tipo de "profissionais", tenham eles o cabedal que tiverem, se atreverem a "pressionar" alguém num evento onde eu esteja e a serem mal educados como defendem, irão ter uma muito desagradável surpresa, lá isso irão. E venha lá o Mente - perdão, o Camara - Lenta ou não.

E quanto a este tema acabou para mim. Quem achar que eles têm razão, fixe. Quem entender a questão, melhor.

Fotografiazinhas??? Está ultrapassado amigo não sei o que visto nos últimos anos em casamentos pois os fotógrafos que cobram acima dos 1000 euros apresentam trabalhos que não estão ao alcance de qualquer um.

Quanto ao 1,90 e 116 kg que eu saiba foi o senhor que ameaçou fazer saber quantos paus se faz uma canoa apenas o estava a avisar.

Mas pode aparecer domingo dia 2 em Tábua num almoço convívio (não preciso só de casamentos para trabalhar) de 200 pessoas para ver como gosto de vender fotografia tirada pelos clientes e seus telemóveis.

Se necessário pago-lhe o almoço pois não quero que diga aqui que veio para o meu bairro e que passou fome.

Partilhar Post #39 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro
  • Registo: 29/12/2014
    • Local: Valongo

Publicado 01 Junho 2019 - 12:09

:lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

Partilhar Post #40 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 17 Junho 2019 - 18:42

Eu acredito que só o fotógrafo de casamento terá as condições necessárias para contar uma história em imagens desse dia.

Infelizmente não é isso que observo tipicamente nos trabalhos realizados. Vejo uma resma de retratos uns melhores que outros ... eventualmente uma ou outra a roçar o fine art

Editado por nbplopes, 17 Junho 2019 - 19:18 .