Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Será que isto algun dia vai acabar?

• Por favor inicie sessão para responder
43 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 19 Maio 2019 - 21:55

É esta a realidade que um fotógrafo de casamentos tem de enfrentar. Será que isto vai mudar? Como?

7LFZfP6.jpg

Anúncios

Partilhar Post #2 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 19 Maio 2019 - 22:17

Porque haveria de mudar? É natural que os amigos e familiares queiram tirar fotos numa festa. 

IT Partilhar Post #3 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 19 Maio 2019 - 22:37

Eu não acho natural ir a um casamento, concerto ou coisa do género e assistir através do delemóvel. As pessoas não tiram uma foto. As pessoas querem filmar o tempo todo. As pessoas colocam o telemóvel ou tablet á frente a da sua cara e assistem aos eventos através dele.

Se isto é natural então eu devo ser artificial.

Partilhar Post #4 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 19 Maio 2019 - 22:46

Isto é a banalização da tomada de vistas através dos smartphones que toda a gente tem consigo. Os profissionais que fotografam este tipo de eventos têm de viver com isto e de arranjar maneira de fotografar sem esta gente a impedir a boa tomada de vistas. Aliás o mesmo acontece em todos os locais turísticos, dentro de monumentos e de igrejas. É preciso ter paciência e resiliência.

Partilhar Post #5 kiak

kiak

• Membro
  • Registo: 18/03/2006
    • Local: centro-norte

Publicado 20 Maio 2019 - 23:34

Um aviso no inicio em casa dos noivos alto e bom som  e se mesmo assim não surtir efeito um  bocadinho de má educação da nossa parte resolve logo o problema!!!

Partilhar Post #6 PedroA

PedroA

• Membro
  • Registo: 09/01/2018

Publicado 21 Maio 2019 - 15:25

Lá fora e casais estrangeiros que vêm casar cá em Portugal, já fazem letreiros a informar que durante a cerimónia eles contrataram um profissional para tirar fotografias e pedem educadamente para guardar os telemóveis e afins no bolso/mala.

Eu sinceramente, para a cerimónia concordo com esta questão, durante a resto do evento já não tanto, julgo que é natural as pessoas quererem tirar uma recordação mais imediata.

Também conheço fotógrafos que metem clausulas no contrato, quando confrontados com as fotografias da cerimonia com os convidados à frente, para se salvaguardar. O ónus da questão fica do lado do noivos......concordo e discordo. Os profissionais têm de se adaptar a estas questões e ser competentes, mas também não "voamos" por cima das pessoas....é uma questão bicuda!

Editado por PedroA, 21 Maio 2019 - 15:26 .

Partilhar Post #7 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 21 Maio 2019 - 19:32

Um aviso no inicio em casa dos noivos alto e bom som  e se mesmo assim não surtir efeito um  bocadinho de má educação da nossa parte resolve logo o problema!!!

Nunca te contrataria para fotografares o que quer que fosse. É que essa da "má educação" diz tudo.

IT Partilhar Post #8 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 22 Maio 2019 - 08:01

Eu não me preocupo com o estorvo que fazem a mim como fotógrafo. Basta ver a foto. Ela é o testemunho de que aconteceu e nesta situação é o que a foto deve ser.

A minha preocupação é mais com a atitude das pessoas. Elas preferem gravar do que ver e disfrutar. Isto acontece em casamentos e todo o tipo de eventos. Eu não compreendo isto e espero que seja uma moda passageira.

Partilhar Post #9 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 22 Maio 2019 - 19:51

Eu não me preocupo com o estorvo que fazem a mim como fotógrafo. Basta ver a foto. Ela é o testemunho de que aconteceu e nesta situação é o que a foto deve ser.
A minha preocupação é mais com a atitude das pessoas. Elas preferem gravar do que ver e disfrutar. Isto acontece em casamentos e todo o tipo de eventos. Eu não compreendo isto e espero que seja uma moda passageira.

Se não estivesse lá um fotógrafo, achavas estranho os amigos tirarem fotos nos momentos especiais?

IT Partilhar Post #10 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 22 Maio 2019 - 20:43

Eu não acho estranho os amigos tirarem fotos de momentos especiais.

O que eu acho estranho é o exagero.  Nem fazem fotos. Filmam o casamento quase todo. Vão para um concerto e filmam aquilo tudo. Vão a um museu e filmam aquilo tudo etc. etc. etc.

Não tem a ver com estar lá um fotógrafo oficial ou não, até porque os convidados estão-se borrifando para isso. Nada substituí a sua foto/vídeo no seu telemóvel.

Há convidados que me pedem para lhes fazer uma foto com o seu telemóvel e eu faço sem qualquer problema.

Editado por _jn_, 22 Maio 2019 - 20:44 .

Partilhar Post #11 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 22 Maio 2019 - 21:03

Se isso fosse mesmo assim, eu apostava na venda de serviços cloud. A filmar casamentos inteiros num telemóvel não há memória que aguente.

De resto, parece-me algo normal e que sinceramente não me parece que afaste as pessoas do momento em si.

Será que em fóruns de caminhadas há tópicos iguais a queixarem-se das pessoas que não aproveitam as paisagens porque estão sempre a tirar fotografias em vez de absorver o momento?

Partilhar Post #12 Lyp

Lyp

• Membro
  • Registo: 05/02/2012

Publicado 22 Maio 2019 - 21:39

Eu entendo e concordo com o jn.

Acho que está tudo meio marado, sedento de partilhar e partilhar... E por vezes, não disfrutam o momento, é verdade.

É estar em concertos a olhar para o telemóvel, para depois... Partilhar.

É o prato no restaurante, Para depois... partilhar... E passar o resto da refeição à espera de comentários... Provavelmente, sem apreciar convenientemente a refeição, porque está preocupado com o que os outros vão dizer.

As redes sociais hão de ter a sua utilidade, mas considero que, de uma forma geral, as pessoas vivem para mostrar... Por vezes, as vidas que não têm...
A malta perde horas diariamente, a percorrer a vida alheia... Qual é o sumo retirado disso?

Só cusquice.

Eu não tenho facebook, por opção, como é óbvio, e por vezes quando me pedem o face e eu digo que não tenho, noto que há uma espécie de "choque"... E até acho graça :)

Mas voltando à foto do tópico, se há um fotógrafo profissional a cobrir um evento, qual é a ideia de andar a meter nojo à frente do fotógrafo? Vai fazer melhor serviço com o seu smartphone, ou vai apenas impedir que quem está lá para fazer as fotos, as possa fazer da melhor forma?

E para que é que anda la a meter nojo? Será de facto para captar um momento brutal inesquecível, ou é para partilhar nas redes sociais e mostrar que está num casamento e tem uma vida fantástica?

É como digo, anda tudo meio marado.

IT Partilhar Post #13 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 23 Maio 2019 - 09:19

É isso mesmo Lyp, alguém que entende o que quero transmitir.

Partilhar Post #14 kiak

kiak

• Membro

Publicado 23 Maio 2019 - 09:33

Nunca te contrataria para fotografares o que quer que fosse. É que essa da "má educação" diz tudo.

A má educação é de quem se coloca á frente do fotografo,  e como escrevi "um bocadinho de má educação" e não  apenas "má educação" isso de manobrar texto é reservado á estupidez politica e jornalística .

E posso lhe dizer amigo que alguns fotógrafos colegas até eu próprio me apetece dar-lhes umas lambadas pois não respeitam ninguém mesmo com todas as condições para executar o trabalho acabam por ser uns autênticos parvos arrogantes. 

A maior parte das vezes o problema está no fotógrafo e não nos convidados, pois não é  humilde ao ponto de ensinar as pessoas a viver o o momento e não a olhar para o telemóvel, quase todas as pessoas entendem mas lá vem sempre o parvo que se coloca á frente  precisa de levar com o flash em full power nos olhos. Acho que isso é apenas um bocadinho de má educação da minha parte.

Mas também que se vai fazer quando o fotógrafo faz 259 euros com tudo incluído??? Nem o cliente merece tanta preocupação quando só quer pagar isso!!!

Relativamente ao contratar-me,não é possível nos próximos tempos, embora eu pois para não fazer reportagens por 259 euros optei por fazer apenas as que valem a pena, e compensar com outra actividade mais vantajosa financeiramente. 

Partilhar Post #15 kiak

kiak

• Membro

Publicado 23 Maio 2019 - 09:42

Sem ofender cada vez mais acho que a culpa é dos fotógrafos, pois os solitários de 200 euros não dão conta do recado e como tal de evento para evento cria-se a ideia que o fotógrafo é apenas mais um e não uma equipa profissional.

No que tenho feito não tenho tido muita razão de queixa nas cerimónias. Fora das cerimonias penso que esse problema não se coloca pois há espaço para todos. 

Editado por kiak, 23 Maio 2019 - 09:42 .

Partilhar Post #16 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 24 Maio 2019 - 19:57

A má educação é de quem se coloca á frente do fotografo,  e como escrevi "um bocadinho de má educação" e não  apenas "má educação" isso de manobrar texto é reservado á estupidez politica e jornalística .

E posso lhe dizer amigo que alguns fotógrafos colegas até eu próprio me apetece dar-lhes umas lambadas pois não respeitam ninguém mesmo com todas as condições para executar o trabalho acabam por ser uns autênticos parvos arrogantes. 

A maior parte das vezes o problema está no fotógrafo e não nos convidados, pois não é  humilde ao ponto de ensinar as pessoas a viver o o momento e não a olhar para o telemóvel, quase todas as pessoas entendem mas lá vem sempre o parvo que se coloca á frente  precisa de levar com o flash em full power nos olhos. Acho que isso é apenas um bocadinho de má educação da minha parte.

Mas também que se vai fazer quando o fotógrafo faz 259 euros com tudo incluído??? Nem o cliente merece tanta preocupação quando só quer pagar isso!!!

Relativamente ao contratar-me,não é possível nos próximos tempos, embora eu pois para não fazer reportagens por 259 euros optei por fazer apenas as que valem a pena, e compensar com outra actividade mais vantajosa financeiramente. 

Pois, reitero o que disse - nunca, mas mesmo nunca te contrataria como fotógrafo para evento algum de que eu fosse responsável. Quem não sabe conviver com os seus semelhantes, nem os respeita, não merece ser considerado. Por € 259 ou por € 2000. E finito.

Partilhar Post #17 Ego Zarolho

Ego Zarolho

• Membro
  • Registo: 27/10/2010
    • Fuji X-Pro1, X-Pro2, X-70, X-100F, XT-2. Máquinas a mais, talento a menos.

Publicado 24 Maio 2019 - 22:55

Acho que entendi o que o kiak quis dizer, e esta reação do pentaxian parece-me exagerada. O fotógrafo é contratado para fazer um serviço, e tem que entregar o produto, a tempo e horas e com qualidade. Falta de respeito mostram tipicamente os convidados que se metem à frente do fotógrafo e o tratam como um assalariado de terceira categoria, impedindo-o de fazer o seu trabalho apenas porque "precisam" de captar aquele momento. Muito do género da atitude do "pé-rapado" que quando se encontra numa situação mais fina (em que não é ele a pagar) é o primeiro a tratar mal o empregado de mesa - esquecem-se que o outro está ali a fazer o seu digno trabalho.

São muitas as circunstâncias em que um fotógrafo, seja no estúdio, no evento, na cobertura jornalística, no concerto ou no meio da rua tem que forçar um pouco a barra e insistir, para conseguir aquilo que procura. Sim, por vezes até pode ter que ser um pouco desagradável, mas faz parte do trabalho. Chegar ao fim e não ter boas imagens para entregar aos noivos "porque os senhores convidados se meteram sempre à frente" seria inaceitável.

Partilhar Post #18 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 24 Maio 2019 - 23:59

Acho que entendi o que o kiak quis dizer, e esta reação do pentaxian parece-me exagerada. O fotógrafo é contratado para fazer um serviço, e tem que entregar o produto, a tempo e horas e com qualidade. Falta de respeito mostram tipicamente os convidados que se metem à frente do fotógrafo e o tratam como um assalariado de terceira categoria, impedindo-o de fazer o seu trabalho apenas porque "precisam" de captar aquele momento. Muito do género da atitude do "pé-rapado" que quando se encontra numa situação mais fina (em que não é ele a pagar) é o primeiro a tratar mal o empregado de mesa - esquecem-se que o outro está ali a fazer o seu digno trabalho.

São muitas as circunstâncias em que um fotógrafo, seja no estúdio, no evento, na cobertura jornalística, no concerto ou no meio da rua tem que forçar um pouco a barra e insistir, para conseguir aquilo que procura. Sim, por vezes até pode ter que ser um pouco desagradável, mas faz parte do trabalho. Chegar ao fim e não ter boas imagens para entregar aos noivos "porque os senhores convidados se meteram sempre à frente" seria inaceitável.

Um fotógrafo é contratado para fazer boas fotos de um evento, não para decidir se os amigos dos convidados podem ou não tirar fotografias. O fotógrafo é que se tem de ajustar à situação, e não o oposto. O que o fotógrafo pode fazer é pedir aos convidados para dar um espaço para poder captar melhor um momento, tal como um convidado pediria a outro. Daí a dar ordens a convidados ou mandar flashadas vai uma grande distância.

Os casamentos em Portugal são algo muito estranho. Estava a fotografar o casamento de uns amigos e vem o chefe de sala ter comigo a perguntar se já podia dizer aos noivos para entrar para a sala. Eu não fazia ideia que estavam à espera do meu sinal para isso. Eu pensava que estava lá para fotografar o casamento deles e afinal era o mestre de cerimónia. 

Partilhar Post #19 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 26 Maio 2019 - 13:44

Um fotógrafo é contratado para fazer boas fotos de um evento, não para decidir se os amigos dos convidados podem ou não tirar fotografias. O fotógrafo é que se tem de ajustar à situação, e não o oposto. O que o fotógrafo pode fazer é pedir aos convidados para dar um espaço para poder captar melhor um momento, tal como um convidado pediria a outro. Daí a dar ordens a convidados ou mandar flashadas vai uma grande distância.

Ora aqui está alguém que me parece ser um verdadeiro profissional.

Partilhar Post #20 kiak

kiak

• Membro

Publicado 29 Maio 2019 - 10:00

Pois, reitero o que disse - nunca, mas mesmo nunca te contrataria como fotógrafo para evento algum de que eu fosse responsável. Quem não sabe conviver com os seus semelhantes, nem os respeita, não merece ser considerado. Por € 259 ou por € 2000. E finito.

Ficaria impressionado com a forma que lidamos com os telemóveis e com o facto de termos alguém na equipa apenas a "ajudar" os clientes a tirar fotos com os telemóveis...ao contrário de um problema eu vejo uma oportunidade. É pinta não é ter uma pessoa apenas para isso??? Lógico que não irei dizer porque ajudar está entre "".

Mesmo assim haverá sempre um ou dois parvos em qualquer que seja o evento é se o fotógrafo for um Lulu está condenado ao fracasso pois será esmagado. Não tenho qualquer problema de chamar a atenção pois a experiência diz-me que há indivíduos que só com um aperto entendem.
E se ficarem chateados temos pena pois gente assim não interessa como futuros clientes.

É a minha opinião não sou Lulu da festa e farei tudo para que o cliente que me contratou tenha o melhor do melhor que sei fazer.
Quanto ao contratar me quem lhe disse que eu trabalhava para si? Eu não trabalho para pessoas que julgam ser ver as minhas capacidades ou que se preocupam mais com um parvo ou dois dos convidados do que ter algo para a vida. Quem está preocupado com isso estará a procurar uma desculpa para não pagar e caloteiros não pagam os trimestres da segurança social.
Sou cínico sim se o tiver que ser mas a frase tipo "parabéns pelo seu trabalho que emocionou e fez chorar o meu pai, olhe que eu nunca o tinha visto chorar..." venderá mais serviço futuramente do que a minha pequena falta de educação para afirmar o meu papel no evento.

Escolha um Lulu e vai ver a complicação que arranja.