Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Nikon D600

• Por favor inicie sessão para responder
5 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 PatS

PatS

• Novo Membro
  • Registo: 15/05/2019
    • Local: Lisboa

Publicado 15 Maio 2019 - 09:53

Bom dia. 

Gostava de ter o vosso feedback sobre a Nikon D600. Estou a começar a fazer alguns trabalhos mas ainda com a minha velhinha D3200. E estou a pensar fazer um upgrade para a D600. recomendam? É um bom upgrade? E em relação ás lentes? são compatíveis? tenho a do kit 18-55;uma 70-200 e uma 50, que uso na D3200.

Obrigada

P

Anúncios

Partilhar Post #2 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 15 Maio 2019 - 14:19

Bom dia. 

Gostava de ter o vosso feedback sobre a Nikon D600. Estou a começar a fazer alguns trabalhos mas ainda com a minha velhinha D3200. E estou a pensar fazer um upgrade para a D600. recomendam? É um bom upgrade? E em relação ás lentes? são compatíveis? tenho a do kit 18-55;uma 70-200 e uma 50, que uso na D3200.

Obrigada

P

Olá!

A Nikon D600 é uma câmara com um sensor mais ou menos 1,5 vezes maior (vulgarmente chamado de "full frame", ou FX na nomenclatura da Nikon)  do que a D3200. É um "upgrade" muito bom, o que nao quer dizer que passarás a fazer melhor fotografia.  :)  Nota que a série D600 foi fustigada por problemas no controlo de qualidade, convém comprar com alguma garantia.

Quanto às lentes, 18-55 não compatível de certeza. as restantes terás de ver se são ou não compatíveis com uma câmara FX. Se quiseres coloca aqui a referência completa que podemos dar uma ajuda.  :th_up:

Editado por ruicarv79, 15 Maio 2019 - 14:20 .

Partilhar Post #3 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 15 Maio 2019 - 22:05

A Nikon D3200 é uma reflex formato APS-C muito razoável e serve perfeitamente para qualquer um se iniciar na fotografia. Agora está na moda o upgrade para os sensores 24X36 mm, denominados erradamente "full frame". Mas nem sempre é necessário para uma pessoa que se inicia na fotografia ir logo para esse tipo de material, mais caro e sobretudo maior e que obriga à utilização de lentes mais pesadas e volumosas. Tudo depende daquilo que se fotografa predominantemente e a utilização que se dá depois aos ficheiros que se obtém.

Dito isto essa D600 tinha má fama quanto à fiabilidade - sensor sujava-se muito por causa de uma lubrificação excessiva das cortinas do obturador e do mecanismo do espelho. A Nikon corrigiu isso na D610 que é bem mais aconselhável. Essa 18-55 não serve na D600 mas as outras devem servir. 

Partilhar Post #4 alexb

alexb

• Membro
  • Registo: 03/12/2010
    • Local: Almada

Publicado 16 Maio 2019 - 19:08

A D600 é um excelente upgrade. Ela de facto sofreu de alguns problemas de sujidade no sensor e embora fosse apenas num número reduzido de exemplares, foi suficientemente grave para a nikon precisar de lançar um novo modelo com esse problema oficialmente corriigido e dessa forma dissipar completamente as dúvidas da sua fiabilidade. 

Apenas baseado no que tenho lido, comprar actualmente uma D600 deve ser relativamente seguro porque mesmo que tenha sido um dos exemplares com problemas, passados tantos anos, o dono ou donos já os devem ter mandado corrigir. De qualquer forma convém sempre tirar umas fotografias para experimentar.

Eu tenho a D610 que é basicamente a mesma câmara e como pontos positivos destacaria a qualidade de imagem, a ergonomia, especialmente comparada com a D3200 e o facto de ser "weather sealed" que ajuda bastante para se fotografar com mau tempo. Já fotografei à chuva e a nevar, a câmara ficou encharcada e nunca tive qualquer problema derivado disso. A maior desvantagem é o autofocus que não sendo mau, não é nenhuma bomba. Os pontos são muito centrados no centro e tem alguma dificuldade com pouca luminosidade. 

Para fotografia de paisagem, de produto, de estúdio, arquitectura e interiores e afins é excelente. Para desporto de acção rápida e retractos com baixa luminosidade pode comprometer.

Eu fotografo paisagem, arquitectura, produto e as normais fotografias caseiras e é perfeita para isso.

Outra vantagem que irá notar em relação à D3200 é a autonomia da bateria. A diferença é gigante entre as duas.

Muitas das lentes DX dão de facto para FX com algumas limitações. Na 18-55DX dos 18mm até aos 22mm mais ou menos, as fotografias aparecem com os cantos a preto mas dos 22 até aos 55mm dá para fotografar muito bem. Obviamente que não se deve comprar a lente tendo uma câmara FX mas se já a tem, não passa a ser lixo por causa disso. Tanto a 70-200 como a 50 são lentes FX por isso não há restrições.

Outra vantagem é que com a moda das mirrorless, os preços das lentes para as DSLR FX tem vindo a diminuir e o mercado em 2ª mão de lentes está cada vez mais apelativo. 

Editado por alexb, 16 Maio 2019 - 19:14 .

Partilhar Post #5 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 17 Maio 2019 - 15:47

Bom dia. 

Obrigada

P

As unicas "vantagens" da 3200 serão o tamanho e o peso...de resto é um upgade exelente.

Para substituir (caso queiras claro) a 18-55 tens é que esticar o orçamento em pelo menos mais 500€ para uma tamron 24-70 2.8(usada versão I) por exemplo.

....Agora está na moda o upgrade para os sensores 24X36 mm, denominados erradamente "full frame".

A moda já não é nova. 

Já agora...fiquei curioso....que sensores são denominados Full Frame de forma acertada? :hmm:

Partilhar Post #6 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 17 Maio 2019 - 22:35

As unicas "vantagens" da 3200 serão o tamanho e o peso...de resto é um upgade exelente.

Para substituir (caso queiras claro) a 18-55 tens é que esticar o orçamento em pelo menos mais 500€ para uma tamron 24-70 2.8(usada versão I) por exemplo.

A moda já não é nova. 

Já agora...fiquei curioso....que sensores são denominados Full Frame de forma acertada? :hmm:

Não, é mesmo bastante recente. Todos agora querem FF ainda que não saibam bem para quê. A maioria nem imprime as fotos que faz!!! E se as imprime nem vai além do A4.  já agora não há sensores formato "full frame". Há sensores de vários formatos entre os quais o 24X36mm que é idêntico ao da película 135.