Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Fotos são do cliente ou do autor

• Este tópico está fechado Este tópico está fechado
12 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 CostaB

CostaB

• Novo Membro
  • Registo: 30/04/2019

Publicado 30 Abril 2019 - 23:46

Boa Noite ao forum. Reparei que está em construção este tópico mas necessito urgentemente de ajuda orientação neste tópico. Passo a explicar:
Desde que comecei a fazer fotografia de interiores e Arquitectura, comecei a fotografar para uma empresa de construção em Lsf. Um mero acordo de cavalheiros até porque conheço o Dono há anos. Fotografei 3 casas até ao momento, mas desde o momento em que decidi alterar as condições e começar a trabalhar com recibos as coisas azedaram ao ponto de já não trabalharmos mais. Isto porque confrontei o dono que nunca era capaz de me identificar em nenhuma das imagens e que ultimamente até começou a a repassar essas mesmas fotos para todos os parceiros de construção. Nunca tivemos nada escrito apenas lhe passei os jpgs das imagens finais editadas. Era o nosso acordo, mas quando confrontado como o alerta que fiz que o mesmo estava a passar as fotos a outros e que as outras empresas estavam a fazer uso indevido e sem autorização, prontificou-se a responder que tinha pago pelas mesmas e que fazia o que bem entendia com as fotos. Pelo que sabia de antemão é que seria eu sempre o autor das mesmas. No entanto já li algures que, por encomenda e que sem nada escrito contra, que por encomenda as fotos e os direitos de autor e utilização passam para quem fez a encomenda das mesmas. Gostaria muito que me pudessem ajudar , se estou mesmo de mãos atadas ou se posso debater alguma coisa ou exigir ser ressarcido por essa utilização. Até porque neste momento existem já 4 empresas a fazerem iso e fruto das mesmas para fins comerciais. Há alguem no forum que me possa ajudar, devo contratar um advogado vale a pena nao vale? Tenho o direito de exigir alguma coisa?
Sinto-me extremamente lesado com isto tudo, e pretendo ir ao fundo da questão até porque este dino desta empresa haje neste momento de má fé e contra mim com sucessivas passagens das imagens criadas.
Muito Obrigado

Anúncios

Partilhar Post #2 ternopil

ternopil

• Membro
  • Registo: 14/08/2012
    • Local: Alenquer

Publicado 01 Maio 2019 - 03:42

Sinceramente, se o cliente pagou pelas fotos, não tem nada de identificar-te se não o quiser. É o direito dele. 

Partilhar Post #3 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 01 Maio 2019 - 07:19

A utilização das imagens deve ser definida antes do trabalho. 

Se não tens nenhuma prova que quando foste contratado, as imagens seriam para uso exclusivo da empresa, não sei se valerá a pena andar para a frente com isso. 

As imagens são tuas, mas tu vendeste os direitos de utilização à empresa. Se não especificaste como a empresa pode usar as imagens, também não especificaste que a empresa não pode disponibilizar as imagens a outros parceiros. 

Partilhar Post #4 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 01 Maio 2019 - 08:45

"Acordos de cavalheiros" não servem em tribunal.
Para a próxima é redigir um contrato a especificar o que pretendes (ser reconhecido como autor das fotos).

Cumps

Partilhar Post #5 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 01 Maio 2019 - 09:59

Não sou juiz nem quero ser mas parace-me que:

- Quando eram amigos estava tudo bém, sem contratos e sem recibos.

- Acabou-se a amizade queres levar a cosia para o lado da legalidade.

Desculpa-me mas não me perece que estajas a ter uma atitude justa.

Conselho: Ultrapassa isso e segue em frente e ficas com a lição aprendida.

IT Partilhar Post #6 CostaB

CostaB

• Novo Membro
  • Registo: 30/04/2019

Publicado 01 Maio 2019 - 14:14

Meus caro obrigado pelos comentários, de facto a amizade fica e isso é também o mais importante, o contrato que redigi depois disto é que não o agradou, onde aí sim me salvaguardei ao máximo quanto aos direitos de utilização das fotografias e reservas que fiz a passagem a terceiros. Nao foi pelo ajuste de honorários mas pela mudança drastica de condições. Já agora deixo a pergunta se poderei publicar essas condições aqui, até para servir de ajuda a como modelo e a o porque não também ter algum feedback sobre esta condições. Caso nao haja problemas gostaria de publica-las aqui.

Partilhar Post #7 Ego Zarolho

Ego Zarolho

• Membro
  • Registo: 27/10/2010
    • Fuji X-Pro1, X-Pro2, X-70, X-100F, XT-2. Máquinas a mais, talento a menos.

Publicado 01 Maio 2019 - 15:27

Os direitos pertencem ao autor, a menos que este os explicitamente venda. Se não há um contrato de venda a explicitar que cedes os direitos das imagens para qualquer uso, então ainda são teus. Podias vender as imagens para um determinado uso mais ou menos restrito, ou ceder por completo todos os direitos de autor contra o pagamento de uma quantia estipulada.

Foi má ideia iniciar uma prestação remunerada de serviços sem deixar essas questões muito explicitas.

Partilhar Post #8 kiak

kiak

• Membro
  • Registo: 18/03/2006
    • Local: centro-norte

Publicado 20 Maio 2019 - 23:51

As fotos são de quem as paga, se o cliente contrata um serviço de fotografia estará a contratar alguém para tirar fotos para ele. Quando há casos de justiça o tribunal inicial de inquérito resolve logo dessa maneira.

Partilhar Post #9 RuyBerna

RuyBerna

• Membro
  • Registo: 01/07/2007

Publicado 23 Maio 2019 - 23:06

Ferramenta de trabalho no que diz respeito a direitos de autor e salvaguarda dos mesmos: 

https://www.spautore...dclei162008.pdf

Cumprimentos

Partilhar Post #10 kiak

kiak

• Membro

Publicado 30 Maio 2019 - 07:40

[quote name="RuyBerna" post="488859" timestamp="1558652775"]Ferramenta de trabalho no que diz respeito a direitos de autor e salvaguarda dos mesmos: 
https://www.spautore...dclei162008.pdf

Isso não é resposta  para este problema, pois as nossas leis são uma paródia de interpretação. Convém deixar um contrato escrito com condições explicitas senão andam advogados a usar artimanhas linguísticas recursos atrás de recursos e a ganhar dinheirinho. O problema da fotografia é que se fotografa muito para amigos e não para Clientes.

Editado por kiak, 03 Junho 2019 - 17:11 .

Partilhar Post #11 Ego Zarolho

Ego Zarolho

• Membro
  • Registo: 27/10/2010
    • Fuji X-Pro1, X-Pro2, X-70, X-100F, XT-2. Máquinas a mais, talento a menos.

Publicado 31 Maio 2019 - 12:13

Os participantes que estão desavindos por causa de outro thread escusam de vir para aqui continuar a discussão.
Moderadores, algo a dizer?

Partilhar Post #12 kiak

kiak

• Membro

Publicado 03 Junho 2019 - 17:13

Claro que a resposta é correcta. Agora já temos aqui um mestre do Direito! Esse tipo de observações é que o não são. Aliás nem se esperava outra coisa de quem defende a agressividade e a má educação para impedir que outros fotografem em eventos onde se foi contratado como fotógrafo. Com "profissionais" assim estamos conversados.

Está corrigido amigo, não utilizei  talvez a forma de expressão mais correcta. Lamento qualquer inconveniente.

Partilhar Post #13 kiak

kiak

• Membro

Publicado 03 Junho 2019 - 17:24

E já agora, ó grande mestre do Direito, explique lá ao pessoal o que é isso do "tribunal inicial de inquérito"?

Imagine que eu lhe dava duas lambadas, imagine só porque não lhas dou, uma vez  que não tem coragem de aparecer e a principal razão é que para exercer a minha actividade  tenho que ter registo criminal limpo.

Se fizesse queixa à justiça seriamos chamados a um tribunal inicial, tribunal de instrução tribunal de mediação o que lhe quiser chamar ...

Acho uma falta de respeito vir provocar situações agressivas de sua parte de outro post,  como tal o melhor que lhe posso fazer é deixá-lo a falar sozinho.