Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Aquisição de máquina usada DSLR / Mirrorless

• Por favor inicie sessão para responder
50 respostas a este tópico

Partilhar Post #41 Marco Rosado

Marco Rosado

• Membro
  • Registo: 08/12/2012
    • Local: Lisboa
    • O saber ocupa o lugar da ignorância...

Publicado 26 Abril 2019 - 10:29

Fanboy's ou não, tive uma E-M5 como sistema secundário e obtive bons resultados. O video é uma treta, mas se intuito é fotografia é porreira, desde que não precises de um AF rápido.

Se estás a pensar entrar para um curso, uma DSLR é o melhor para aprender, até porque com uma mirrorless vais logo saber mais ou menos o resultado da imagem final e há formadores que não gostam (digo isto por experiencia própria, pois muitos dos meus formadores também leccionam na ETIC).

Quanto a modelos, estou fora do mercado há muito tempo, mas eu mantinha-me em Nikon ou Canon, pois são as marcas com mais anos de mercado, e, facilmente se arranja material usado (objectivas, flashes, etc).

Quando saí da àrea comercial a D5200 era das mais bem cotadas para DSLR de entrada / aprendizagem. Tenta ver algo Full Frame um pouco mais antigo (a D700, por exemplo, que acho que não te deve fugir muito do orçamento).

Não te preocupes muito com o corpo e investe em bom vidro!!

Uma máquina ao fim de 5 anos é totalmente obsoleto, agora bom vidro dura e dura e dura...

Tem só atenção ao shutter count do que comprares e desconfia de máquinas baratas com poucos disparos. Normalmente foram usadas em video e os sensores ou estão queimados ou para lá caminham

Anúncios

IT Partilhar Post #42 sousarja

sousarja

• Novo Membro
  • Registo: 19/04/2019
    • Local: Sintra

Publicado 26 Abril 2019 - 15:11

Olá Marco,
Agradeço imenso a sua perspectiva em relação à minha situação.
É bom ter uma noção do que possa ser expectável no curso, daí querer também ter algumas ideias ou fazer pequenos projetos para assimilar / adquirir algum conhecimento.

No que diz respeito a FF, nunca considerei por 2 razões, vi preços de alguns modelos e mesmo sendo somente o corpo era tudo acima dos valores que referi.
A outra, é que achei não ser "merecedor" de tal equipamento para tirar partido do mesmo.

Mas nunca pus de parte as DSLR (apesar do tamanho) por achar e considerar bons equipamentos também para todos os propósitos, e claro, a vasta opção a nível de lentes e acessórios.

Partilhar Post #43 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 26 Abril 2019 - 16:28

Essa de existirem formadores que não gostam que o formando possa ver logo o jpeg através do monitor (ou mesmo do visor) da máquina é de rebentar a rir! Hoje em dia, quer com uma DSLR, quer com uma Mirrorless é o que mais acontece é ver-se logo se a fotografia saiu bem exposta e bem focada. Esse não deverá ser motivo para se preferir uma DSLR a uma Mirrorless. Nesta gama de câmeras e com o budget do OP talvez uma Nikon D3XXX olhe sirva. Contudo as câmeras recomendadas pelo Deim e por mim - a Sony A6000 e a Fuji X-t10 ou mesmo a X-T100 - são bem melhores do que essas DSLR de entrada de gama. É que, pelo menos para mim, a maior vantagem de uma DSLR é o visor ótico em contraposição com os visores electrónicos das mirrorless mas essas reflex de entrada de gama têm todas um péssimo visor óptico, pequenino e que corta bastante na imagem. Um verdadeiro visor de reflex só se encontra nas gamas superiores com excepção das Pentax que t~em todas um visor que mostra a 100% o que se enquadra. Ora assim sendo, antes uma mirrorless do que uma Canon EOS 1200D ou uma Nikon D3300.

IT Partilhar Post #44 sousarja

sousarja

• Novo Membro

Publicado 26 Abril 2019 - 16:51

Boas Pentaxian,
Em relação a isso do visor não posso opinar porque não tenho conhecimento, eu mencionei D5200 devido ao preço e ainda chegaram a mencionar aqui a D5300 mas foge um pouco ao orçamento, o que há é sem lente e mesmo assim já fora do orçamento.

Mas o que o Marco referiu era gama FF, e eu expliquei a razão de não ter incluído essa opção.
Não sei se o visor na gama D5000 da Nikon continua a ser "pequeno".

Mas numa primeira opção estaria inclinado para as mirrorless tendo em conta tudo o que já foi dito aqui.

Claro que se surgir uma oportunidade que compense e seja lógica não iria fechar os olhos a uma DSLR.

Partilhar Post #45 Marco Rosado

Marco Rosado

• Membro

Publicado 27 Abril 2019 - 09:06

Essa de existirem formadores que não gostam que o formando possa ver logo o jpeg através do monitor (ou mesmo do visor) da máquina é de rebentar a rir!

Acredita que também fiquei espantado, mas é assim.
E estamos a falar de fotojornalistas conhecidos no mercado português...
Se calhar é por virem do analógico!
O que numa conversa "informal" um me referiu foi o facto de numa mirrorless o esforço visual é maior pois estás a olhar para um display...
Voltando ao tópico, a Pentax já voltou a ter representante aqui por Portugal?
A gama é muito boa, peca (ou pecava) pela falta de representantes.
Quem fazia a representação era a Beltrão Coelho, mas desde que faliram não sei como ficou a marca por cá. E arranjam-se usadas? É que o mercado deles é tão pequeno que não se costumam ver...
Não sou Fanboy de nenhuma marca nem de nenhum sistema, só acho que o equipamento deve ser adequado ao que se pretende e caso seja necessário, existir assistência

Partilhar Post #46 Marco Rosado

Marco Rosado

• Membro

Publicado 27 Abril 2019 - 09:09

Numa mirrorless o enquadramento que vês no display é o que vai sair na imagem, numa DSLR ronda dos 95% aos 100%, sendo as gamas de entrada as que têm menos, obviamente. Pela experiência que tenho é uma margem tão pequena que não é perceptível

IT Partilhar Post #47 sousarja

sousarja

• Novo Membro

Publicado 27 Abril 2019 - 09:46

Numa mirrorless o enquadramento que vês no display é o que vai sair na imagem, numa DSLR ronda dos 95% aos 100%, sendo as gamas de entrada as que têm menos, obviamente. Pela experiência que tenho é uma margem tão pequena que não é perceptível

Obrigado pela informação Marco, 

Existem alguma promoções malucas por ai agora, vou considerar tudo o que foi dito aqui e perceber se há algo que compense.

Em relação a usados, ainda estou a aguardar uma resposta de uma Sony e Fuji.

Partilhar Post #48 Marco Rosado

Marco Rosado

• Membro

Publicado 27 Abril 2019 - 09:53

Obrigado pela informação Marco, 

Existem alguma promoções malucas por ai agora, vou considerar tudo o que foi dito aqui e perceber se há algo que compense.

Em relação a usados, ainda estou a aguardar uma resposta de uma Sony e Fuji.

Sony, quando as usei achei o menu confuso (definições de ISO nas definições de cor???? foi na altura das NEX, por isso não sei se melhorou ou não), Fuji, nunca usei mas quem tem diz que é o melhor sensor APS do mercado

Partilhar Post #49 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 27 Abril 2019 - 17:09

Acredita que também fiquei espantado, mas é assim.
E estamos a falar de fotojornalistas conhecidos no mercado português...
Se calhar é por virem do analógico!
O que numa conversa "informal" um me referiu foi o facto de numa mirrorless o esforço visual é maior pois estás a olhar para um display...
Voltando ao tópico, a Pentax já voltou a ter representante aqui por Portugal?
A gama é muito boa, peca (ou pecava) pela falta de representantes.
Quem fazia a representação era a Beltrão Coelho, mas desde que faliram não sei como ficou a marca por cá. E arranjam-se usadas? É que o mercado deles é tão pequeno que não se costumam ver...
Não sou Fanboy de nenhuma marca nem de nenhum sistema, só acho que o equipamento deve ser adequado ao que se pretende e caso seja necessário, existir assistência

Marco. infelizmente a Pentax por cá está morta e na Europa está moribunda. Falta de investimento da Ricoh que é quem comprou a marca e consequente falta de inovação. Eu tenho - ou tive - praticamente todas as DSLR de formato APS-C de gama média-alta que a Pentax lançou desde a primeira, a Ist D, e tenho um parque de lentes bastante razoável e, contudo, já me deu a vontade de rifar tudo e de mudar. Mas como já estou mais velho e fotografo menos achei que a despesa não compensava. Contudo digo-te que o material Pentax é do mais fiável que já vi e nunca, mesmo nunca, tive o mais pequeno problema com as máquinas ou as lentes. A primitiva Ist D, uma peça de museu do digital, funciona exactamente como no 1º dia em que a comprei por uma pipa de massa então, em 2003.

Partilhar Post #50 Marco Rosado

Marco Rosado

• Membro

Publicado 27 Abril 2019 - 17:28

Eu sei que Pentax é fiável!
Tenho uma Spotmatic II da década de 60 que funciona a 100% 😀😀😀
Tenho pena que haja esse abandono mas são estratégias (ou falta delas) das marcas...

Partilhar Post #51 carlosfer

carlosfer

• Membro
  • Registo: 14/08/2014
    • Local: Braga

Publicado 30 Junho 2019 - 11:39

Concordo com as opções x-t10 e Sony a6000! Acredito que a Sony seja superior em vídeo e a Fuji em fotografia. Tenho a x-t10 e o vídeo não é o melhor dela apesar de focar bem. Do que me fui informando a Sony é superior no vídeo. Em fotografia não tenho nadinha a apontar à Fuji.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk