Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Aquisição de máquina usada DSLR / Mirrorless

• Por favor inicie sessão para responder
50 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #21 sousarja

sousarja

• Novo Membro
  • Registo: 19/04/2019
    • Local: Sintra

Publicado 23 Abril 2019 - 15:51

Eu também recomendo a Sony por causa da facilidade em arranjar no futuro objectivas a preços módicos e com muita escolha. Embora eu seja um utilizador de Fuji reconheço essa vantagem na Sony. E essa A6000 é uma boa aposta.

Tenho a Sony A6000, que utilizo essencialmente com as Sigma 16 1.4 e 30 1.4.

Embora tenha outras máquinas mais caras e sofisticadas, invariavelmente é a máquina que acabo sempre por usar, devido

1) à qualidade das duas objetivas que referi (para a performance são muito baratas);

2) à leveza e facilidade de utilização do corpo;

3) à qualidade e latitude dos ficheiros raw. 

4) pequenos pormenores que valorizo muito em viagem, como por exemplo o carregamento via usb 

5) robustez surpreendente - já levou com chuva, salpicos de riachos, neve, terra, ambientes húmidos, e continua a funcionar a 100%

Obrigado a ambos pela resposta e também ao Nuno por salientar esses pontos em relação a um uso pessoal da máquina em si. 

Agradeço também ao _jn_ e compreendo o que disse em relação a adquirir uma máquina nesta altura, se a Nikon D40 já tivesse modo vídeo, ainda que seja um modelo antigo eu deixaria me ficar com ela neste momento, porque mal ou bem, teria essa função e eu poderia usá-la nesse sentido, daí ter tomado esta opção de ver um modelo em segunda mão. 

Anúncios

Partilhar Post #22 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 23 Abril 2019 - 18:54

Deim, tu dizes coisas que não são sinceras e metes argumentos apenas para chegares sempre á mesma conclusão: Sony!!!!!!

Dizes que APS não tem qualidade e MFT ainda menos. Não vale a pena voltar a discutir isto nem o que é qualidade nem quais os fatores inerentes a ela.

Dizes que Fuji não dá para evoluir. Para ti o que é evoluir na fotografia? É preciso ter um sensor maior? E depois recomendas APS da Sony. Atão essas  já dão para evoluir?

A Sony A600 ainda é uma boa máquina assim como muitas outras e penso mesmo que hoje em dia não há máquinas más. O que é preciso é ter a máquina adequada e aprender a tirar dela tudo o que ela pode dar. Isso é o que não vejo por aí. À velocidade que se trocam de máquinas é impossível explorar tudo o que elas podem dar e podem dar muito e qualquer uma serve para evoluir muito na fotografia.

Partilhar Post #23 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 23 Abril 2019 - 19:31

Deim, tu dizes coisas que não são sinceras e metes argumentos apenas para chegares sempre á mesma conclusão: Sony!!!!!!

Dizes que APS não tem qualidade e MFT ainda menos. Não vale a pena voltar a discutir isto nem o que é qualidade nem quais os fatores inerentes a ela.

Dizes que Fuji não dá para evoluir. Para ti o que é evoluir na fotografia? É preciso ter um sensor maior? E depois recomendas APS da Sony. Atão essas  já dão para evoluir?

A Sony A600 ainda é uma boa máquina assim como muitas outras e penso mesmo que hoje em dia não há máquinas más. O que é preciso é ter a máquina adequada e aprender a tirar dela tudo o que ela pode dar. Isso é o que não vejo por aí. À velocidade que se trocam de máquinas é impossível explorar tudo o que elas podem dar e podem dar muito e qualquer uma serve para evoluir muito na fotografia.

Tu não entendes porque é que podes evoluir no sistema sony e não podes no sistema fuji? Que máquina usarias para desporto ou "vida selvagem" na fuji? E para fotografia comercial?

Na sony começas com uma A5100 e podes ir para uma A9 ou A7R sem precisar de fazer uma quebra total no equipamento que tens. E não entendo o espanto que isto agora causa. Há uma década atrás, ninguém recomendava pentax exactamente pelo mesmo motivo. Não tinham uma oferta FF... 

Evoluir é deixar portas abertas. É ter espaço para crescer... É não investir 3000€ num sistema e daqui a 3 ou 4 anos vender tudo por 1000€ porque a marca afinal não faz as máquinas que uma pessoa precisa. 

O que não é sincero é acusar os outros de serem tendenciosos mas depois não oferecer outras opções. Eu justifiquei a razão para chegar às minhas conclusões. E tu?

Partilhar Post #24 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 23 Abril 2019 - 20:27

Evoluir é ir para vida selvagem? Desporto?

Ok, dentro dessa filosofia dizes que passas de Soni A5 para Sony A9? Sem ender nada? Como usas as lentes da A5 ou A6 na A7 ou na A9? Vais dizer que há adapatadores?

Se vamos pelo valor em mercados de segunda mão, não é a Sony que é o bom caminho. tedos sabemos que o que se vende bem em segunda mão é canon e Nikon.

Desculpa lá mas é mesmo por isto que eu digo que as tuas opiniões não são honestas!

Eu não recomendo máquinas a pessoas que não conheço e mesmo a pessoas que conheço tenho muita dificuldade em recomendar. Normalmente nem as pessoas que colocam essas perguntas sabem o que vão precisar.

Não te critico nem ninguém por querer ajudar na escolha da máquina ou do sistema mas critico a tendência que todos temos de recomendar a "nossa marca".

Partilhar Post #25 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 23 Abril 2019 - 20:44

Evoluir é poder escolher máquinas com mais capacidade. 

Não precisas de adaptadores porque o mount é o mesmo. Em vez de comprares uma lente que só serve em aps, podes comprar uma lente FF e usar numa aps. Fazes uma transição muito mais suave, como sempre se fez no sistema canon e nikon DSLR. 

E quanto as minhas opiniões que não são honestas, diz-me lá qual é o equipamento mirrorless nikon aps que se vende bem? Espera, eles não fazem mirrorless aps.... E as mirrorless aps da canon são o que são... E as lentes mirrorless da canon não são compatíveis entre formatos...

Editado por deim, 23 Abril 2019 - 20:45 .

IT Partilhar Post #26 sousarja

sousarja

• Novo Membro

Publicado 23 Abril 2019 - 21:18

Boa noite a todos, não queria de modo algum causar uma discussão entre os membros do fórum.

Compreendo as razões de um de outro, no entanto se estou a pedir um conselho / ajuda é no sentido de poder dissipar algumas dúvidas ou incertezas.

Creio ser mais lógico pedir num fórum onde a maioria já tem algum conhecimento (para não dizer muito) ou até uma experiência pessoal com as máquinas em questão, tal como os outros membros que referiram o seu uso com as Nikon.

O uso que vou dar já o mencionei, a maneira como vou trabalhar a máquina, isso já é outra história claro.

Mas se o objetivo vai poder ser manusear em modo manual para poder ter uma melhor personalização, creio que faz sentido obter a maior informação possível e ter em mente as ofertas que cada marca oferece.

Não tenho nada contra a Canon, mas a nível de mirrorless já tinha descartado essa marca, por diversas razões, sendo as lentes uma delas.
Mas é uma decisão minha claro.

Só posso agradecer os comentários, e digo todos mesmo.

Mas cada um é livre de se expressar e recomendar a máquina que acha adequada.

Partilhar Post #27 jssaraiva

jssaraiva

• Membro
  • Registo: 30/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 24 Abril 2019 - 12:53

Boa noite a todos, não queria de modo algum causar uma discussão entre os membros do fórum.

Não se preocupe, isto é mesmo assim. 

Aliás, repare que a sua mensagem foi colocada às 15:54 e a minha resposta, a primeira, foi pelas 21:45 mas depois disso estão sempre a "cair" novas respostas: ou seja, dar uma recomendação demorou, mas a partir de um momento que alguém apresenta a sua opinião, é mais rápido alguém vir contrapor com a(s) sua(s) pelo que isto vive mesmo destas discussões :)

Uma das Sony discutidas acima também me parece uma opção equilibrada. Eu no entanto não gosto muito das cores em jpeg, nem do handling, o que é algo pessoal e subjectivo. Fujifilm gosto muito para fotografia mas não para video. Tendo em conta que Panasonic é uma referência em video e que tem bons/melhores jpegs, continuo a achar ser uma boa opção. Veja por exemplo a LX100 que se enquadra no orçamento e que considero excelente. 

JS

Editado por jssaraiva, 24 Abril 2019 - 12:55 .

IT Partilhar Post #28 sousarja

sousarja

• Novo Membro

Publicado 24 Abril 2019 - 14:40

Não se preocupe, isto é mesmo assim. 

Aliás, repare que a sua mensagem foi colocada às 15:54 e a minha resposta, a primeira, foi pelas 21:45 mas depois disso estão sempre a "cair" novas respostas: ou seja, dar uma recomendação demorou, mas a partir de um momento que alguém apresenta a sua opinião, é mais rápido alguém vir contrapor com a(s) sua(s) pelo que isto vive mesmo destas discussões :)

Uma das Sony discutidas acima também me parece uma opção equilibrada. Eu no entanto não gosto muito das cores em jpeg, nem do handling, o que é algo pessoal e subjectivo. Fujifilm gosto muito para fotografia mas não para video. Tendo em conta que Panasonic é uma referência em video e que tem bons/melhores jpegs, continuo a achar ser uma boa opção. Veja por exemplo a LX100 que se enquadra no orçamento e que considero excelente. 

JS

Boas José, 

é verdade, uma boa discussão é sempre saudável, desde que as pessoas não fiquem chateadas devido a isso  :D

E sim, muita escolha para este mercado que está sempre em desenvolvimento, daí achar importante como já aqui referiram aliar corpo e lentes para um investimento pensado.

Partilhar Post #29 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 24 Abril 2019 - 14:59

Eu nestes casos só vejo a solução passar pela Fuji...vá, chamem-me fanboy...

Para "aprender" parece-me que uma Fuji X-E1 com uma 16-50 serve na perfeição. Andam nos usados pelos 250 a 300€. Faz um HD aceitável, e com os tweaks certos nos perfis, dá "ratada" a muita Sony que para aí andam a falar...Além de que, faz fotografia que é um luxo.

Com pouco mais - talvez 400/450€, já se encontram as X-T10 com lente, e na casa dos 500€ já aparecem X-T1...

Como disse, com esse orçamento, não perdia mais tempo e ía saber de uma x-E1 para vender...caso precises, tenho a minha à venda :D

Deim...leva a bicicleta pá...

_JN_...não vale a pena...o Pedro depois que foi para a "dark side" fizeram-lhe uma lavagem ao cérebro...mas já lhe disse...não tarda muito e regressa à Canon :lol:

IT Partilhar Post #30 sousarja

sousarja

• Novo Membro

Publicado 24 Abril 2019 - 15:16

Eu nestes casos só vejo a solução passar pela Fuji...vá, chamem-me fanboy...

Para "aprender" parece-me que uma Fuji X-E1 com uma 16-50 serve na perfeição. Andam nos usados pelos 250 a 300€. Faz um HD aceitável, e com os tweaks certos nos perfis, dá "ratada" a muita Sony que para aí andam a falar...Além de que, faz fotografia que é um luxo.

Com pouco mais - talvez 400/450€, já se encontram as X-T10 com lente, e na casa dos 500€ já aparecem X-T1...

Como disse, com esse orçamento, não perdia mais tempo e ía saber de uma x-E1 para vender...caso precises, tenho a minha à venda :D

Deim...leva a bicicleta pá...

_JN_...não vale a pena...o Pedro depois que foi para a "dark side" fizeram-lhe uma lavagem ao cérebro...mas já lhe disse...não tarda muito e regressa à Canon :lol:

Boas Marco, 

O que vale é ter esse espírito e levar as coisas com calma  :) 

Mas lá está, cada opção com o seu orçamento, o que faz todo o sentido. 

Agradeço desde já também a opinião, e quando tomar a minha decisão vou ter de dar a conhecer a mesma... e já sei que não vai ser perfeita  :D 

Partilhar Post #31 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 24 Abril 2019 - 20:24

iMarco, o AF da X-E1 é contraste apenas, certo?  

Partilhar Post #32 toy77

toy77

• Membro
  • Registo: 31/10/2009
    • Local: Portalegre

Publicado 24 Abril 2019 - 21:08

Já sei! A sony tem melhor!  :lol:

Grande vendedor me saiu este Deim!  :lol:  :lol:

IT Partilhar Post #33 sousarja

sousarja

• Novo Membro

Publicado 24 Abril 2019 - 21:23

A deteção de contraste por parte do AF ė algo inerente ao sensor das Fuji? Ou mais marcas usam este sistema?

Partilhar Post #34 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 24 Abril 2019 - 21:27

A deteção de contraste por parte do AF ė algo inerente ao sensor das Fuji? Ou mais marcas usam este sistema?

Não, é usado normalmente nos modelos de entrada, mas a fuji também tem sistema híbrido noutros modelos. A Fuji X-T10 é híbrida, o que em teoria vai permitir uma focagem mais rápida. 

Partilhar Post #35 toy77

toy77

• Membro
  • Registo: 31/10/2009
    • Local: Portalegre

Publicado 24 Abril 2019 - 21:29

A Fujifilm X-E1 para os standard´s de hoje em dia de foco, é uma maquina um pouco arcaica.
Mas tem um sensor com uma qualidade inestimável. Que diga a rapaziada da fotografia de rua que utiliza a mesma com lentes manuais.
Eu próprio tenho uma e o gozo que dá, é de outro mundo. Mas isso é outra conversa...
Quando ao tópico, o ideal seria uma DSLR.

Baixos preços hoje em dia, com lentes muito em conta. E a qualidade? muito boa!
As mirrorless estão ai, com melhores especificações, dai um grande parte delas com preços acima da media. 

Se tens dinheiro para começar, é uma X-T2 ou uma Sony serie 6000.
Se algo apertado, mais em conta, o ideal é mesmo as DSLR que no mercado dos usados andam a preços muito competitivos. Ah e tal isso é evoluir numa maquina sem futuro.
Todas as maquinas são sem futuro, mais dia menos dia tens algo melhor à porta, e não digo 10 anos, mas sim 2 ou 3 anos o mais tardar.
As lentes isto e as lentes aquilo... Se é por isso tens que gastar bem o dinheiro, pois vidro bom não é vidro barato.
Em termos de lentes não há nada que bata a Fujifilm, pelo menos pelo seu preço/qualidade.
Já deves ter reparado nas guerra das marcas... Escolhe o que te dá na gana!

Todas as maquinas com 2 ou 3 anos tem qualidade suficiente para um trabalho amador e não só. Acredita  :th_up:

IT Partilhar Post #36 sousarja

sousarja

• Novo Membro

Publicado 24 Abril 2019 - 21:56

A Fujifilm X-E1 para os standard´s de hoje em dia de foco, é uma maquina um pouco arcaica.
Mas tem um sensor com uma qualidade inestimável. Que diga a rapaziada da fotografia de rua que utiliza a mesma com lentes manuais.
Eu próprio tenho uma e o gozo que dá, é de outro mundo. Mas isso é outra conversa...
Quando ao tópico, o ideal seria uma DSLR.
Baixos preços hoje em dia, com lentes muito em conta. E a qualidade? muito boa!
As mirrorless estão ai, com melhores especificações, dai um grande parte delas com preços acima da media. 
Se tens dinheiro para começar, é uma X-T2 ou uma Sony serie 6000.
Se algo apertado, mais em conta, o ideal é mesmo as DSLR que no mercado dos usados andam a preços muito competitivos. Ah e tal isso é evoluir numa maquina sem futuro.
Todas as maquinas são sem futuro, mais dia menos dia tens algo melhor à porta, e não digo 10 anos, mas sim 2 ou 3 anos o mais tardar.
As lentes isto e as lentes aquilo... Se é por isso tens que gastar bem o dinheiro, pois vidro bom não é vidro barato.
Em termos de lentes não há nada que bata a Fujifilm, pelo menos pelo seu preço/qualidade.
Já deves ter reparado nas guerra das marcas... Escolhe o que te dá na gana!
Todas as maquinas com 2 ou 3 anos tem qualidade suficiente para um trabalho amador e não só. Acredita  :th_up:

Boa noite e obrigado pelo o comentário.

Eu no início mencionei a Nikon D5200 por achar o preço muito equilibrado para o modelo em questão.
Mas dentro do patamar 250 / 300 euros parece haver muita escolha nas mirrorless como aqui foi dito.
Mas um modelo com 2 / 3 anos, dentro desses valores já parece ser difícil, maioria é só o corpo.

E acredito profundamente que modelos mais antigos permitam tirar fotos com grande qualidade, não descartando essa hipótese. 🙂

Partilhar Post #37 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 24 Abril 2019 - 22:49

Andas no fórum desde 2010 e só te apercebeste disso agora? A sério??  ^_^

Partilhar Post #38 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 25 Abril 2019 - 19:34

Penso que sim, mas queres saber o melhor? Conheço a limitação da máquina e serve na perfeição para mim.

Já se quiseres ir fotografar cavalos em dia de corrida, é preferível levar uns binóculos :)

Partilhar Post #39 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 26 Abril 2019 - 06:15

Este tópico parece para os apanhados. 

Eu refiro a A6000 e a X-T10 como opções melhores a um preço não muito superior e aparece uma série de pessoas a criticar por preferir a sony. Fique a pensar que me tinha escapado alguma máquina e que iam referir máquinas muito melhores pelo mesmo preço. No final as outras grandes opções são DSLR ou uma fuji com menos resolução, pior vídeo e focagem por contraste. E estranhamente ninguém referiu a A5100. 

Partilhar Post #40 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 26 Abril 2019 - 09:46

Este tópico parece para os apanhados. 

Eu refiro a A6000 e a X-T10 como opções melhores a um preço não muito superior e aparece uma série de pessoas a criticar por preferir a sony. Fique a pensar que me tinha escapado alguma máquina e que iam referir máquinas muito melhores pelo mesmo preço. No final as outras grandes opções são DSLR ou uma fuji com menos resolução, pior vídeo e focagem por contraste. E estranhamente ninguém referiu a A5100. 

Porque aqui a grande maioria da malta quando aconselha alguma coisa relacionada com fotografia, normalmente, normalmente, não se lembra da marca dos electrodomésticos e das consolas :lol: 

Há fanboys, e fanboys...e da Sony só andas cá tu :P