Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Aquisição de máquina usada DSLR / Mirrorless

• Por favor inicie sessão para responder
50 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 sousarja

sousarja

• Novo Membro
  • Registo: 19/04/2019
    • Local: Sintra

Publicado 19 Abril 2019 - 14:54

Boas a todos e obrigado desde já a quem possa dar o contributo ou opinião.

E mesmo dizer que a minha escolha ou sugestão possam estar erradas ou não ser adequadas.

Tenho uma Nikon D40 que era de um familiar e que tenho vindo a usar há alguns anos, e sim, sempre com a 18-55mm de origem.
Surgiu a oportunidade de adquirir uma lente de um amigo (AF-S DX NIKKOR 35mm f/1.8G) a um bom preço mas foi ai que questionei a compra
tendo em conta a idade deste modelo.

Tenho andado em fóruns e a ver promoções e comparações em relação a alguns modelos específicos há algumas semanas, e tenho estado a falar com 2 pessoas em relação a uma Nikon D5200 com a lente 18-55mm VR e uma Olympus EM5 Mark I com a lente 12-50mm.

Ambas vêm com todos os acessórios e baterias extra com carregador, a Nikon só tem um problema, a mola da tampa para fechar o compartimento da bateria parece estar danificado / estragado.

Ambas têm menos de 10 mil fotos tiradas, a Nikon consigo negociar até aos 235€, a Olympus até aos 280€.

Eu sei que a MediaMarkt tem várias promoções, seja DSLR ou Mirrorless, mas não tenho grande interesse nas lentes, sei que as posso vender mas não vou ganhar muito com isso, a Olympus EM10 Mark II está a 499€, é novo claro, e posso obter algum dinheiro com a venda da ou das lentes mas é o dobro ou quase.

Gostava sinceramente de pedir a vossa opinião em relação ao que expus, se estas máquina são ou não uma boa aquisição, ou se mais vale ver novo.

A escolha destes modelos é a capacidade não só de fotografia mas também de vídeo, sei que dizem que as Canon são mais indicadas para isso mas manualmente já vi que a Nikon (pelo menos esta gama) permite obter resultados muito bons em vídeo, sem ser preciso nenhuma lente de topo.

A Olympus para vídeo, bem já andei a testar com uma de um amigo meu e mesmo em low light fiquei admirado com a capacidade de gravação da mesma.

Possivelmente vou tirar um curso profissional na escola ETIC (nunca é tarde para mudar) e queria um modelo que permitisse alguma versatilidade para poder trabalhar em vários modos.

Não vou cobrir ou não costumo tirar / filmar desporto ou corridas, paisagens só quando tiver dinheiro para viajar :D
Mas gosto de foto de rua, espontânea ou não, retrato, macro, dia a dia, captar momentos, ainda que não seja uma foto ou cenário preparado.

Peço desculpa pelo o tamanho da mensagem mas queria que tivessem toda a informação possível.

Obrigado e cumprimentos

Anúncios

Partilhar Post #2 jssaraiva

jssaraiva

• Membro
  • Registo: 30/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 19 Abril 2019 - 20:48

Se video é importante (e desporto não - aí seria uma SLR como a D5200) a Panasonic é melhor opção. Bem mellhor que Olympus nesse aspecto, além de que na E-M5 já faz sentir a idade e eu pessoalmente acho pouco agradável de usar (os botões reagem mal, mas resistem à água). Por esse orçamento deve ser possivel algo contemporâneo ou mais recente que a E-M5.

JS

Editado por jssaraiva, 19 Abril 2019 - 20:50 .

IT Partilhar Post #3 sousarja

sousarja

• Novo Membro

Publicado 19 Abril 2019 - 21:06

Se video é importante (e desporto não - aí seria uma SLR como a D5200) a Panasonic é melhor opção. Bem mellhor que Olympus nesse aspecto, além de que na E-M5 já faz sentir a idade e eu pessoalmente acho pouco agradável de usar (os botões reagem mal, mas resistem à água). Por esse orçamento deve ser possivel algo contemporâneo ou mais recente que a E-M5.

JS

Boa noite José, 

obrigado desde já pela opinião. 

Eu por 280 euros não consegui encontrar nada que estivesse ao nível da EM5 da Olympus, pelo menos com a lente em questão. Mas não olhei para as Panasonic, pretendo algo que seja relativamente fácil / intuitivo para poder trabalhar em modo manual. A minha única experiência é com a Nikon D40 ou a EM5 do meu amigo mas não deu para testar tudo, foi apenas um dia.  

Admito que a vantagem das Mirrorless é virem connosco para qualquer lado e servirem para qualquer propósito mas a Nikon D5200 a este valor é um achado pelo o que tenho visto. 

Cumprimentos

Partilhar Post #4 Lyp

Lyp

• Membro
  • Registo: 05/02/2012

Publicado 19 Abril 2019 - 21:18

A Nikon vai entregar um pouco mais de qualidade, sobretudo quando levantares o ISO, onde os M4/3 ainda estão um patamar abaixo dos APSC (sobretudo Nikon).

Se o vídeo for importante, o AF em Video da Nikon é fraco, creio que já sabes. Não conheço a Olympus nesse aspecto, mas sendo mirrorless, acho que é seguro dizer que será melhor que a Nikon.

Se for para usar em manual e te safares assim, então não haverá problema. Se pudesses chegar à D5300, seria melhor opção caso queiras slow motion, já que a D5300 faz 60 fps a 1080p. É uma máquina muito boa para o que custa (já tive uma), e um pouco mais compacta e rápida que a D5200. Em termos de qualidade de imagem, será idêntica.

IT Partilhar Post #5 sousarja

sousarja

• Novo Membro

Publicado 19 Abril 2019 - 23:12

A Nikon vai entregar um pouco mais de qualidade, sobretudo quando levantares o ISO, onde os M4/3 ainda estão um patamar abaixo dos APSC (sobretudo Nikon).

Se o vídeo for importante, o AF em Video da Nikon é fraco, creio que já sabes. Não conheço a Olympus nesse aspecto, mas sendo mirrorless, acho que é seguro dizer que será melhor que a Nikon.

Se for para usar em manual e te safares assim, então não haverá problema. Se pudesses chegar à D5300, seria melhor opção caso queiras slow motion, já que a D5300 faz 60 fps a 1080p. É uma máquina muito boa para o que custa (já tive uma), e um pouco mais compacta e rápida que a D5200. Em termos de qualidade de imagem, será idêntica.

Boa noite, 

obrigado pela sua opinião. 

A Nikon D5300 duvido que vá achar a um preço idêntico, já esta D5200 ao preço que está é única. É verdade em relação ao AF da Nikon, não dá para abusar muito nesse sentido.Tem que se trabalhar um pouco ali com as definições, mas dá para obter bons resultados usando o foco manual.

Em termos de AF na Olympus não há qualquer inconveniente.

Partilhar Post #6 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 21 Abril 2019 - 10:10

Isso é uma daquelas escolhas que nenhuma é ideal se queres aprofundar mais. Investir numa DSLR neste momento é algo que eu não faria. Mas entre um DSLR aps e uma mirrorless MFT, a escolha é difícil. 

Pessoalmente acho que o ideal seria esperar mais um pouco e tentar juntar mais qualquer coisinha para ir para uma máquina melhor. 

Partilhar Post #7 jssaraiva

jssaraiva

• Membro

Publicado 21 Abril 2019 - 10:15

O software de video das Olympus não é grande coisa. Não sei os termos técnicos, mas tem arrastamento e artefactos. Uso m43 Olympus desde 2014 e para video não recomendo por este motivo. 

IT Partilhar Post #8 sousarja

sousarja

• Novo Membro

Publicado 21 Abril 2019 - 10:37

Isso é uma daquelas escolhas que nenhuma é ideal se queres aprofundar mais. Investir numa DSLR neste momento é algo que eu não faria. Mas entre um DSLR aps e uma mirrorless MFT, a escolha é difícil. 

Pessoalmente acho que o ideal seria esperar mais um pouco e tentar juntar mais qualquer coisinha para ir para uma máquina melhor. 

Boas Pedro, agradeço a informação e compreendo o que diz, não creio que vá utilizar em termos profissionais mas para abranger uma maior diversidade faz sentido.

Cumprimentos

O software de video das Olympus não é grande coisa. Não sei os termos técnicos, mas tem arrastamento e artefactos. Uso m43 Olympus desde 2014 e para video não recomendo por este motivo. 

Boas novamente José, mas diga me uma coisa, em que Olympus notou isso? Estou curioso, porque quando testei a Olympus EM5 e depois passei o vídeo para o PC sem editar não notei arrastamento, estamos a falar de um ecrã de 24 polegadas.

Não digo que é perfeito e também posso não ter observado em concreto mas a olho nu pareceu-me muito bom.

Cumprimentos

Partilhar Post #9 jssaraiva

jssaraiva

• Membro

Publicado 21 Abril 2019 - 15:00

Noto isso na E-PL7 que uso actualmente como solução “light”, mas também notava na E-M10.2. Nas anteriores quase não fazia vídeo.

IT Partilhar Post #10 sousarja

sousarja

• Novo Membro

Publicado 21 Abril 2019 - 16:21

Noto isso na E-PL7 que uso actualmente como solução “light”, mas também notava na E-M10.2. Nas anteriores quase não fazia vídeo.

Obrigado pela resposta José, não esperava isso na EM10 MK II. Sei que essa usa 3 eixos de estabilização em vez dos 5 da EM5 mas mesmo assim, o feedback na maioria dos casos é positivo, mas também tem a haver com o uso que a pessoa dá à maquina. 

IT Partilhar Post #11 sousarja

sousarja

• Novo Membro

Publicado 22 Abril 2019 - 19:49

Pegando nesse comentário de poder esticar mais um pouco o orçamento, alguma recomendação em relação a uma possível mirrorless?

Cumprimentos

Partilhar Post #12 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 22 Abril 2019 - 21:28

Indo directamente para mirrorless, tens 3 opções de sensor. 

MFT, APS e FF. Descartando o FF por ser muito acima do teu orçamento, a nikon fica logo de fora. 
Entree MFT e APS, APS é uma escolha mais apetecível para fotografia devido à qualidade de imagem. Olympus e Panasonic para mim ficariam de fora. Têm alguns extras interessantes no corpo da máquina, mas se depois as imagens não têm a qualidade esperada, para mim não funciona.

Sobra-te Canon, Sony e Fuji. 

Na Canon até quem tem o sistema M tem dificuldades em recomendar. É um sistema que está numa espécie de stand-by. Ninguém sabe se é para continuar ou não. 

Sobra a fuji e a sony.
A fuji não te permite evoluir para um sensor maior, mas tem boas lentes para aps, apesar de caras. A sony tem menos lentes para APS, mas permite passar para FF no futuro e as máquinas estão cada vez mais baratas.

A escolha seria provavelmente entre uma fuji x-t10 ou uma sony A6000. O preço delas com lente kit deve ser sensivelmente igual e deve andar perto dos 350€ usadas. 

O ideal em qualquer marca seriam modelos mais recentes (X-T20 e A6300) que já têm 4K, mas mais uma vez já estamos a fugir muito ao orçamento. 

Assim, para máquina compacta, versátil, que filma e tira boas fotos, que seja boa para retratos e para usar no dia a dia, esses seriam os modelos que ia ver com mais atenção. A minha escolha ia para a sony devido às lentes sigma, que depois podes comprar a bom preço, e pela possibilidade de evolução para FF no futuro. 

IT Partilhar Post #13 sousarja

sousarja

• Novo Membro

Publicado 22 Abril 2019 - 21:54

MFT, APS e FF. Descartando o FF por ser muito acima do teu orçamento, a nikon fica logo de fora. 
Entree MFT e APS, APS é uma escolha mais apetecível para fotografia devido à qualidade de imagem. Olympus e Panasonic para mim ficariam de fora. Têm alguns extras interessantes no corpo da máquina, mas se depois as imagens não têm a qualidade esperada, para mim não funciona.

Na Canon até quem tem o sistema M tem dificuldades em recomendar. É um sistema que está numa espécie de stand-by. Ninguém sabe se é para continuar ou não. 

Sobra a fuji e a sony.
A fuji não te permite evoluir para um sensor maior, mas tem boas lentes para aps, apesar de caras. A sony tem menos lentes para APS, mas permite passar para FF no futuro e as máquinas estão cada vez mais baratas.

A escolha seria provavelmente entre uma fuji x-t10 ou uma sony A6000. O preço delas com lente kit deve ser sensivelmente igual e deve andar perto dos 350€ usadas. 

O ideal em qualquer marca seriam modelos mais recentes (X-T20 e A6300) que já têm 4K, mas mais uma vez já estamos a fugir muito ao orçamento. 

Assim, para máquina compacta, versátil, que filma e tira boas fotos, que seja boa para retratos e para usar no dia a dia, esses seriam os modelos que ia ver com mais atenção. A minha escolha ia para a sony devido às lentes sigma, que depois podes comprar a bom preço, e pela possibilidade de evolução para FF no futuro. 

Muito obrigado por essa resposta  :th_up:

Por acaso já tinha sondado esse modelo e andei a ler um pouco mais sobre as lentes, nomeadamente a 18-105mm F4 OSS, não seria para já como é óbvio mas vou também ver as Sigma para saber com o que posso contar. 

Cumprimentos. 

Partilhar Post #14 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 23 Abril 2019 - 08:52

Sobra a fuji e a sony.

Desculpa lá, deim, mas não posso deixar de dizer isto:

A tua argumentação para recomendares a Sony em qualquer situação e para qualquer tipo de potencial cliente é de louvar. Faz-me lembrar os gajos que nos vendem aqueles produtos que até os conhecermos nunca pensariamos vir a ter falta deles.

O presidente da Sony devia ter conhecimento disto e tu devias ser condecorado pelo empenho na promoção das máquinas fotográficas Sony.

Para ajudar o nosso colega de forum, não vou discutir os teus argumentos mas vou alertar para o facto de a Sony A6000 ser uma máquina com 5 anos e o que eu recomendo sempre a quem tem orçamento curto; comprar em segunda mão.

IT Partilhar Post #15 sousarja

sousarja

• Novo Membro

Publicado 23 Abril 2019 - 11:29

A tua argumentação para recomendares a Sony em qualquer situação e para qualquer tipo de potencial cliente é de louvar. Faz-me lembrar os gajos que nos vendem aqueles produtos que até os conhecermos nunca pensariamos vir a ter falta deles.

O presidente da Sony devia ter conhecimento disto e tu devias ser condecorado pelo empenho na promoção das máquinas fotográficas Sony.

Para ajudar o nosso colega de forum, não vou discutir os teus argumentos mas vou alertar para o facto de a Sony A6000 ser uma máquina com 5 anos e o que eu recomendo sempre a quem tem orçamento curto; comprar em segunda mão.

Bom dia,

obrigado pela informação em relação ao meu tópico, a compra será quase de certeza usado / segunda mão, apenas quero tentar perceber dentro das opções que mencionei se haverá algo mais compensador. 

Até posso tentar negociar um pouco mais a Nikon por exemplo mas creio ser difícil, as mirrorless é por uma questão de praticabilidade e porque creio serem boas também.

Já vi alguns trabalhos, editados outros sem qualquer pós produção e achei a qualidade tanto em foto como em vídeo muito boas. 

A lente vai fazer sempre a diferença estou ciente  disso, mas convém ter um corpo com um sensor e funções decentes também. 

Não há combinações perfeitas, há de haver marcas / modelos um pouco melhores para uma coisa e não tanto para outra, alguns com mais opções e outros com menos opções, mas é algo que vou ter de usar para praticar mesmo por causa do curso depois, seja para foto ou vídeo.

Já tinha questionado alguns modelos da Fuji, porque gostei a nível de foto, mas já vi cerca de 10 a 15 vídeos na internet (não só no you tube), e fiquei desapontado com o vídeo, parece haver um contraste muito agressivo, por vezes algumas cores são vibrantes, e em alguns pontos do vídeo, nota-se em demasia o contorno do objecto, chegando por vezes a não deixar focar o mesmo. 

Não percebi se estavam todos a usar a lente que vem com o kit, alguns dos vídeos não têm essa informação ou não permitem comentários, mas posso ter tido azar ou as pessoas não estarem a usar a máquina devidamente.

Com isto quero dizer que qualquer opinião para mim é válida, sei que algumas pessoas por exemplo disseram que a Sony A6000 teve problemas com a baioneta devido a ser em plástico / fibra, mas não vi nada a confirmar se foi em alguma série de produção ou se foram casos isolados.

Cumprimentos

Partilhar Post #16 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 23 Abril 2019 - 11:48

Não entendo o teu comentário...
Tens algo a acrescentar ou apetece-te só dizer mal? Recomendas outra máquina para além das que referi? Se sim, és livre de expor os teus argumentos. Os preços que referi são para equipamento em segunda mão, dentro de um orçamento realista para alguém que quer uma máquina por 250€.

Editado por deim, 23 Abril 2019 - 11:49 .

Partilhar Post #17 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 23 Abril 2019 - 13:54

deim.

Não pretendo dizer mal. Pretendo apenas dizer que a tua opinião me parece tendenciosa porque vai sempre parar numa única opção, a marca Sony.

sousarja.

Não se pode avaliar uma máquina pelos vídeos ou fotos que se vêm na net. Como sabes em cada vídeo e foto há um cem numero de opções que são tomadas antes e depois de as executar.

Para ter vídeo de qualidade com dslr ou mirrorless é preciso muito mais do que uma boa máquina. O orçamento seria outro e o conhecimento tem mais importancia do que a máquina.

Pelo que percebi vais fazer um curso. Esse é o melhor investimento e nesse caso a minha opinião seria a de comprar material apenas durante o curso ou mesmo no final. Vais ver que a tua opinião vai mudar muito à medida que vais aprofundando os teus conhecimentos. Ou seja o que comprares agora de pouco ou nada te vais servir no futuro.

Partilhar Post #18 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 23 Abril 2019 - 14:16

Se a minha opinião é tendenciosa podes perfeitamente apontar para o que discordas. Dei-me ao trabalho de explicar exactamente quais as razões para a escolha e as razões para não escolher outros modelos.

Partilhar Post #19 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 23 Abril 2019 - 14:57

Eu também recomendo a Sony por causa da facilidade em arranjar no futuro objectivas a preços módicos e com muita escolha. Embora eu seja um utilizador de Fuji reconheço essa vantagem na Sony. E essa A6000 é uma boa aposta.

Partilhar Post #20 Nuno Maranhão

Nuno Maranhão

• Membro
  • Registo: 03/09/2008
    • Local: Aveiro
    • "A man without a moustache is rather like a woman with one."

Publicado 23 Abril 2019 - 15:09

Tenho a Sony A6000, que utilizo essencialmente com as Sigma 16 1.4 e 30 1.4.

Embora tenha outras máquinas mais caras e sofisticadas, invariavelmente é a máquina que acabo sempre por usar, devido

1) à qualidade das duas objetivas que referi (para a performance são muito baratas);

2) à leveza e facilidade de utilização do corpo;

3) à qualidade e latitude dos ficheiros raw. 

4) pequenos pormenores que valorizo muito em viagem, como por exemplo o carregamento via usb 

5) robustez surpreendente - já levou com chuva, salpicos de riachos, neve, terra, ambientes húmidos, e continua a funcionar a 100%