Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Apresentação de equipa de airsoft

• Por favor inicie sessão para responder
11 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 RicardoRodrigues

RicardoRodrigues

• Membro
  • Registo: 15/02/2015

Publicado 09 Abril 2019 - 21:42

Aqui fica a minha primeira experiência em fotografia de estúdio e retrato.
Agradeço críticas e comentários!

40608568793_8e2bc03601_k.jpgT15 Operator by Ricardo Rodrigues, no Flickr

46850716194_e4101ce04e_k.jpgT11 Operator by Ricardo Rodrigues, no Flickr

40608568643_baafafef01_k.jpgT66 Operator by Ricardo Rodrigues, no Flickr

Anúncios

Partilhar Post #2 zyThuM

zyThuM

• Membro
  • Registo: 10/12/2016

Publicado 10 Abril 2019 - 07:00

Boa exepriência com a luzes, bastante interessante.

Mas penso que a parte escura da cara ficou escura demais, para mim faz-me um bocado de confusão. 

Partilhar Post #3 Lyp

Lyp

• Membro
  • Registo: 05/02/2012

Publicado 10 Abril 2019 - 20:28

Mas penso que a parte escura da cara ficou escura demais, para mim faz-me um bocado de confusão.

Ia dizer exactamente o mesmo.

IT Partilhar Post #4 RicardoRodrigues

RicardoRodrigues

• Membro

Publicado 10 Abril 2019 - 22:06

Ia dizer exactamente o mesmo.

Será por uma razão de gosto pessoal neste caso. A minha intenção quando tirei as fotografias, era mesmo escurecer totalmente metade da cara. 

Faz confusão em que sentido? o que acham que devia ter feito?

Obrigado  :D

Partilhar Post #5 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 11 Abril 2019 - 00:08

Será por uma razão de gosto pessoal neste caso. A minha intenção quando tirei as fotografias, era mesmo escurecer totalmente metade da cara. 

Faz confusão em que sentido? o que acham que devia ter feito?

Obrigado  :D

Boas.

Depois de ler o titulo do tópico por acaso vim "á procura" de conhecer a equipa.....

Mas depois de ver as imagens uma vez,  senti necessidade de  rever mais uma ou duas vezes , e no fim  a sensação que ficou foi a de continuar sem os conhecer.(provavelmente será isto que causa confusão)

Não que a luz esteja má,  não está, até porque se a tua intenção era essa conseguiste  plenamente.

Eu acho simplesmente que essa luz, para o efeito que querias(apresentar a "malta"), não funcionou , há demasiado preto/falta de informação.... 

Havendo varias possibilidades de "resolver" a situação,  uma das abordagens que eu teria usado seria um luz de recorte,  á esquerda e  atrás  dos elementos da equipa, de maneira a "descolá-los" do fundo.

Poderia ser por exemplo uma soft box com grelha(ou um beauty dish), de maneira a que a luz "cai-se" no contorno dos ombros "descolando-os" do fundo e também de forma a que houvese um spill  controlado de luz para o lado esquerdo da face, revelando dessa forma mais um bocadinho da identidade dos jogadores.(A potencia desta luz obviamente teria que ser testada, mas eu diria que 2 a 3 stops a menos que a luz principal resultaria bem)

Abraço :th_up:  :th_up:

Partilhar Post #6 masteramu

masteramu

• Membro
  • Registo: 17/08/2009
    • Local: Lisboa

Publicado 11 Abril 2019 - 15:04

Todos os pontos para onde naturalmente o olhar é desviado apontam para o espaço negativo tornando as fotos menos interessantes, a regra dos terços existe por algum motivo..

Claro está que as regras podem ser quebradas, neste caso ( e não sei se tinhas isso em mente) resultaria muito bem anular o espaço negativo á direita dos modelos ficando com todo o espaço negativo á esquerda para conter um uma biografia ou algo do genero alusivo á personagem

IT Partilhar Post #7 RicardoRodrigues

RicardoRodrigues

• Membro

Publicado 11 Abril 2019 - 20:26

Boas.

Depois de ler o titulo do tópico por acaso vim "á procura" de conhecer a equipa.....

Mas depois de ver as imagens uma vez,  senti necessidade de  rever mais uma ou duas vezes , e no fim  a sensação que ficou foi a de continuar sem os conhecer.(provavelmente será isto que causa confusão)

Não que a luz esteja má,  não está, até porque se a tua intenção era essa conseguiste  plenamente.

Eu acho simplesmente que essa luz, para o efeito que querias(apresentar a "malta"), não funcionou , há demasiado preto/falta de informação.... 

Havendo varias possibilidades de "resolver" a situação,  uma das abordagens que eu teria usado seria um luz de recorte,  á esquerda e  atrás  dos elementos da equipa, de maneira a "descolá-los" do fundo.

Poderia ser por exemplo uma soft box com grelha(ou um beauty dish), de maneira a que a luz "cai-se" no contorno dos ombros "descolando-os" do fundo e também de forma a que houvese um spill  controlado de luz para o lado esquerdo da face, revelando dessa forma mais um bocadinho da identidade dos jogadores.(A potencia desta luz obviamente teria que ser testada, mas eu diria que 2 a 3 stops a menos que a luz principal resultaria bem)

Abraço :th_up:  :th_up:

Boas, 

Muito obrigado pelo feedback. Realmente, visto desse ponto faz todo o sentido que se torne confuso para quem quer conhecer.
Sou muito fresco nestas andanças de fotografia de estúdio. Só tenho mesmo 2 softboxes que usei para tirar fotografias todos os meses até o meu filho ter feito um ano, e que usava para ter uma luz uniforme nas fotos todas, mas nunca me aventurei com outro tipo de iluminação.

Mas agradeço imenso todos as dicas que me deu. vou ter isso em conta da próxima vez que for fazer algo do género  :D

IT Partilhar Post #8 RicardoRodrigues

RicardoRodrigues

• Membro

Publicado 11 Abril 2019 - 20:32

Todos os pontos para onde naturalmente o olhar é desviado apontam para o espaço negativo tornando as fotos menos interessantes, a regra dos terços existe por algum motivo..

Claro está que as regras podem ser quebradas, neste caso ( e não sei se tinhas isso em mente) resultaria muito bem anular o espaço negativo á direita dos modelos ficando com todo o espaço negativo á esquerda para conter um uma biografia ou algo do genero alusivo á personagem

Eu tentei ter em mente a regra dos terços, mas realmente, tendo em conta o queria fazer, podia ter deixado o modelo um pouco mais para a direita para não ter aquele espaço negativo à direita.

A minha intenção era chamar a atenção para as caras, mas parece que falhei  :P

Muito obrigado pelo feedback  :th_up:

Partilhar Post #9 masteramu

masteramu

• Membro
  • Registo: 17/08/2009
    • Local: Lisboa

Publicado 11 Abril 2019 - 20:53

Mas não intérpretes mal, que para primeira experiência tás la, o resultado está bastante bem conseguido

IT Partilhar Post #10 RicardoRodrigues

RicardoRodrigues

• Membro

Publicado 11 Abril 2019 - 21:39

Mas não intérpretes mal, que para primeira experiência tás la, o resultado está bastante bem conseguido

Ora essa. É para isto mesmo que meti aqui as fotografia.

Para poder ter uma ideia melhor e uma observação de quem percebe mais que eu.

Obrigado  :th_up:  :D

Partilhar Post #11 Ego Zarolho

Ego Zarolho

• Membro
  • Registo: 27/10/2010
    • Local: Estoril
    • Fuji X-Pro1, X-Pro2, X-70, X-100F, XT-2. Máquinas a mais, talento a menos.

Publicado 18 Abril 2019 - 08:17

Apenas uma opinião.

É natural que nas primeiras experiências de estúdio nos entusiasmemos com o dramatismo de sombras profundas, muitos pretos, etc. Been there, done that. Uns tempos mais tarde, olhamos para essas fotografias de meios corpos ou meios rostos, e sentimos mesmo que falta ali algo: a outra metade.

Outra coisa: atenção para que o ombro ou peito do lado da luz não fiquem mais claros que o rosto ou o olho, isso detrai do equilíbrio da imagem. É esse o caso particularmente da segunda fotografia, onde aquele bocadinho azul do tubo de água também destoa da gama de cores da fotografia.

Vais definitivamente no bom caminho.

IT Partilhar Post #12 RicardoRodrigues

RicardoRodrigues

• Membro

Publicado 19 Abril 2019 - 10:08

Apenas uma opinião.

É natural que nas primeiras experiências de estúdio nos entusiasmemos com o dramatismo de sombras profundas, muitos pretos, etc. Been there, done that. Uns tempos mais tarde, olhamos para essas fotografias de meios corpos ou meios rostos, e sentimos mesmo que falta ali algo: a outra metade.

Outra coisa: atenção para que o ombro ou peito do lado da luz não fiquem mais claros que o rosto ou o olho, isso detrai do equilíbrio da imagem. É esse o caso particularmente da segunda fotografia, onde aquele bocadinho azul do tubo de água também destoa da gama de cores da fotografia.

Vais definitivamente no bom caminho.

Acho que esta coisa do entusiasmo é em tudo. É como quando nos iniciamos na fotografia. Tira-se fotos a tudo e mais alguma coisa. Eu gosto de estar constantemente a aprender novas técnicas e aplicá-las.

Quanto à situação da segunda fotografia, acho que tem toda a razão. Acaba por destoar um pouco realmente e distrai um pouco. Sempre a aprender.

Obrigado pela crítica.  :th_up:  :D

Um bem haja a todos e boa Páscoa  :D