Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Maquina Mirrorless

• Por favor inicie sessão para responder
11 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 l.jorge

l.jorge

• Novo Membro
  • Registo: 03/04/2019
    • Local: Amadora

Publicado 03 Abril 2019 - 21:09

Olá, boa noite.

Tirei um curso de fotografia a pouco tempo e desde então tenho feito umas brincadeiras com uma Sony alpha 350. As minhas fotografias são maioritariamente paisagens, usando abertura e velocidade.
Desde então queria comprar uma mirorless com um limite de orçamento de 800€. Gostava de saber o que sugerem.
Obrigada.

Anúncios

Partilhar Post #2 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 03 Abril 2019 - 22:09

Para fotografares há sempre que usar a abertura do diafragma e a velocidade do obturador senão não há foto. A escolha da abertura e do diafragma pode é ser feita pela máquina ou por ti. Se escolheres a abertura estás no modo Av, se escolheres a velocidade estás em Tv, se escolheres os dois estarás em M e se deixares a máquina fazer isso estarás em P. Dito isto posso deduzir que fotografas em M? Fazes mal. Se fazes maioritariamente paisagem o que te interessa mais é teres um boa profundidade de campo e para tal escolher uma abertura compatível. Usa a máquina em Av.  Quanto a máquinas - excluis as reflex, pelo que te recomendo Uma Sony Alpha 6300 com o zoom do kit que andará perto dos €1000 ou então a Fuji X-T100 também com o zoom do kit que é bem mais em conta. Vê também a Olympus OM-D E- M10 (raio de nome) que costuma estar em promoção nos locais do costume mas esta tem um sensor um bocadinho menor do que as anteriores e isso pode ser uma desvantagem quando quiseres utilizar sensibilidades (ISO) mais elevados. Boas fotos.

IT Partilhar Post #3 l.jorge

l.jorge

• Novo Membro
  • Registo: 03/04/2019
    • Local: Amadora

Publicado 03 Abril 2019 - 22:31

Sim, normalmente tenho a máquina no modo manual. Obrigada pela dica.

Tenho visto várias máquinas da Fuji e da Olympus, nomeadamente a OM-D E-M10 MARK III. Era essa a que se referia?

Partilhar Post #4 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 03 Abril 2019 - 23:24

Tenho visto várias máquinas da Fuji e da Olympus, nomeadamente a OM-D E-M10 MARK III. Era essa a que se referia?

Era, sim. As Olympus são pequenas, leves e de muito boa qualidade mas o formato 4:3 e o tamanho do sensor não me convencem muito. Pessoalmente prefiro um sensor um pouco maior, APS-C e é por isso que lhe recomendei a Sony - que é um pouco cara - ou a Fuji que está mais em conta e que serve lindamente para o que pretende. Qualquer destas marcas tem um parque de objectivas vastíssimo pelo que compra um sistema que lhe vai durar muito tempo, podendo ir mudando de corpo e conservando as objectivas. De todo o modo recomendo-lhe que as vá ver ao vivo e que pegue nelas. Infelizmente não vai poder ver nada pelo visor porque este é electrónico em todas elas e as máquinas expostas não têm a bateria carregada. Mas fica com uma ideia da ergonomia da máquina. Boa compra e melhores fotos. 

Partilhar Post #5 duffy

duffy

• Membro
  • Registo: 23/01/2013

Publicado 02 Maio 2019 - 14:33

Não aconselho a Olympus, tenho a OM-D E-M10 MARK II (só ainda não me desfiz dela porque tem estabilização no corpo de 5 eixos e dá para brincar com lentes manuais) e os menus são uma confusão, é pouco intuitiva, pesada e o focus também é complicado.
Pessoalmente com esse budget iria para a Sony a6300 (Sensor aps-c). Fica com máquina para muitos anos. 

Por vezes na Amazon também aparece a Sony A7 (FF) por volta desse valor.

Editado por duffy, 02 Maio 2019 - 14:35 .

Partilhar Post #6 Evandro Meneses

Evandro Meneses

• Membro
  • Registo: 28/09/2014
    • Local: Praia da Vitória

Publicado 02 Maio 2019 - 19:58

Eu também vou comprar a minha primeira máquina e também estava a apostar pelo mesmo valor de investimento que o teu. Mas depois pensei: no lugar de comprar a máquina já, guardo mais um 200 euritos e compro uma mirrorless que já ando a mirá-la à tempos. A Fuji X-T20, com a lente 18-55mm. Ronda os mil euros. Mas suponho que seja algo que me concretize por uns bons anos.

Partilhar Post #7 cabdriver

cabdriver

• Membro
  • Registo: 27/01/2013

Publicado 02 Maio 2019 - 23:42

Para fotografares há sempre que usar a abertura do diafragma e a velocidade do obturador senão não há foto. A escolha da abertura e do diafragma pode é ser feita pela máquina ou por ti. Se escolheres a abertura estás no modo Av, se escolheres a velocidade estás em Tv, se escolheres os dois estarás em M e se deixares a máquina fazer isso estarás em P. Dito isto posso deduzir que fotografas em M? Fazes mal. Se fazes maioritariamente paisagem o que te interessa mais é teres um boa profundidade de campo e para tal escolher uma abertura compatível. Usa a máquina em Av.  Quanto a máquinas - excluis as reflex, pelo que te recomendo Uma Sony Alpha 6300 com o zoom do kit que andará perto dos €1000 ou então a Fuji X-T100 também com o zoom do kit que é bem mais em conta. Vê também a Olympus OM-D E- M10 (raio de nome) que costuma estar em promoção nos locais do costume mas esta tem um sensor um bocadinho menor do que as anteriores e isso pode ser uma desvantagem quando quiseres utilizar sensibilidades (ISO) mais elevados. Boas fotos.

Não percebi porque é que não se deve fotografar paisagem em manual !! Se estamos a utilizar um tripé e a usar uma mirrorless, onde se pode ver como será o resultado final da foto, consegue-se trabalhar a luz quase como quisermos, o modo manual é uma mais valia. E se for ao por do sol  então, consegue-se ter um controlo maior daquilo que se pretende fotografar.(pelo menos para mim)

Partilhar Post #8 Evandro Meneses

Evandro Meneses

• Membro

Publicado 03 Maio 2019 - 13:30

Não percebi porque é que não se deve fotografar paisagem em manual !!

Eu também achei estranho o comentário... Existem fotos que a queremos tão específicas, que só são possíveis se tiradas em Manual. Usar o modo Av, exclui logo as longas exposições, por exemplo. - Sim, mas para isso tens o modo Tv! Não, porque eu quero uma longa exposição com uma profundidade de campo específica.
Mas isto é a minha opinião, valha o que vale!

Partilhar Post #9 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 03 Maio 2019 - 14:25

Eu também achei estranho o comentário... Existem fotos que a queremos tão específicas, que só são possíveis se tiradas em Manual. Usar o modo Av, exclui logo as longas exposições, por exemplo. - Sim, mas para isso tens o modo Tv! Não, porque eu quero uma longa exposição com uma profundidade de campo específica.
Mas isto é a minha opinião, valha o que vale!

Essa é que não percebo. Porque é que fotografar em AV exclui as longas exposições? Se eu escolher uma abertura pequena e se a luz for fraca não será que a máquina irá escolher uma velocidade de obturador longa? Bem, o que eu quis dizer é que na maioria das situações fotografar em M não serve senão para se perder tempo e por vezes para se fazer burrada. Antigamente, quando eu aprendi a fotografar, a questão nem se punha porque era sempre em M e era até preciso que a máquina tivesse fotómetro, o que no meu caso não era bem assim já que a Leica M3 o não tinha. Também não se conseguia ver a fotografia logo após - ou mesmo antes - de se premir o disparador. Só muito depois, na câmara escura, é que víamos se tínhamos feito uma foto decente sob o ponto de vista técnico. Ora nos tempos de hoje o fotógrafo tem ao seu dispor tantos modos de exposição, tantas facilidades de edição de imagem que o que lhe resta fazer é saber escolher o tema, saber enquadrar a imagem e saber ser um pouco criativo. Andar a perder tempo com modos manuais e quejandos é andar a fugir do principal. Isto não quer dizer que em certas circunstâncias poder escolher separadamente a abertura do diafragma e a velocidade do obturador sem ter em consideração o que nos "diz" o fotómetro não seja útil e até necessário. Fiz-me entender? 

Editado por Pentaxian, 03 Maio 2019 - 14:27 .

Partilhar Post #10 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 03 Maio 2019 - 14:41

Eu também vou comprar a minha primeira máquina e também estava a apostar pelo mesmo valor de investimento que o teu. Mas depois pensei: no lugar de comprar a máquina já, guardo mais um 200 euritos e compro uma mirrorless que já ando a mirá-la à tempos. A Fuji X-T20, com a lente 18-55mm. Ronda os mil euros. Mas suponho que seja algo que me concretize por uns bons anos.

Olha que a X-T20 já era, isto é, está obsoleta. Se queres manter o material por alguns anos escolhe sempre o mais recente -  a X-T30.

Partilhar Post #11 cabdriver

cabdriver

• Membro
  • Registo: 27/01/2013

Publicado 04 Maio 2019 - 21:33

A XT20 está obsoleta? O comum dos fotógrafos que aqui expõem as suas duvidas (eu incluído) , não tira partido de mais de 70% das valências de uma camera como a XT20, e com isto não quero dizer que não compraria uma XT30, agora dizer que está obsoleta.... Tenho uma XT20 e uma XT2, e não as estou a pensar trocar nem pela XT30  nem pela XT3 respetivamente, nos proximos tempos. E acredito que com a entrada da XT30 no mercado, as XT20 disponíveis deverão baixar de preço e o kit com a XF18-55 f2.8-5.6, quanto a mim são um excelente conjunto. Mas isto sou eu, e cada um é como é. 
Por acaso vi hoje também na Fnac, a Sony A7 com a 28-70 a menos de 1000€, é uma opção. A XT30 está perto dos 1200€.

Partilhar Post #12 Evandro Meneses

Evandro Meneses

• Membro

Publicado 04 Maio 2019 - 22:01

A XT20 está obsoleta? O comum dos fotógrafos que aqui expõem as suas duvidas (eu incluído) , não tira partido de mais de 70% das valências de uma camera como a XT20, e com isto não quero dizer que não compraria uma XT30, agora dizer que está obsoleta.... Tenho uma XT20 e uma XT2, e não as estou a pensar trocar nem pela XT30  nem pela XT3 respetivamente, nos proximos tempos. E acredito que com a entrada da XT30 no mercado, as XT20 disponíveis deverão baixar de preço e o kit com a XF18-55 f2.8-5.6, quanto a mim são um excelente conjunto. Mas isto sou eu, e cada um é como é. 
Por acaso vi hoje também na Fnac, a Sony A7 com a 28-70 a menos de 1000€, é uma opção. A XT30 está perto dos 1200€.

Bem... Obrigado pela opinião/defesa! Não vou comprar a X-T20 do nada. Como é óbvio, falei com vários fotógrafos a pedir opinião e todos eles me falaram bem da mesma, por isso pensei que estava a alucinar, agora.
Não tenho um conhecimento profissional para fazer parte de uma discussão pormenorizada (por isso nem respondi ao "obsoleta"), apenas partilhei aquilo que pesquisei e me aconselharam, à amiga @l.jorge.