Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

bye bye Photoshop, hello Affinity Photo

• Por favor inicie sessão para responder
9 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 02 Abril 2019 - 13:27

Só para saber a vossa opinião.

Eu estou a usar o Affinity há duas semanas, comprei por 58€ já com iva e estou a gostar.

Faço HDR's profissionalmente em quantidade e acho muito superior, neste particular, ao photoshop. Aliás nem usava o photoshop para HDR por ser tão fraquito, usava o Photomatix que agora dispenso.

No que já experimentei acho:

- a interface muito identica ao photoshop, que nem precisa de grande adaptação.

- mais rápido e mais leve para o meu PC i7 com 4 gb de ram e sem disco ssd.

- ainda não precisei de função nenhuma que usase no photoshop que não encontrasse aqui e de forma mais intuitiva. O que uso basicamente são os ajustes de cor e luz, camadas e correçao de lentes, ajustes de verticais e distorção.

- mais barato mesmo que tenha de se pagar atualizações anuais.

Notem que não usava ou raramente usava o Lightroom. Cahava-o demasido complicado o seu sitema de catalogação que nem preciso e demasiado pesado / lento. Ou seja estava a pagar 10€ por mes apenas para o photoshop e sem HDR.

Se alguem tiver opinião sobre esta troca, força! gostava de saber mais.

Para ilustrar, fica aqui a pprimeira panorâmica (5 fotos feitas a olho e sem tripé) no Affinity em 3 passos e muito rápidos.

TSFqVNk.jpg

Editado por _jn_, 02 Abril 2019 - 13:30 .

Anúncios

Partilhar Post #2 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 24 Setembro 2019 - 22:03

E que tal, passados uns bons meses, ainda tudo a funcionar?

Partilhar Post #3 Shadow_

Shadow_

• Membro
  • Registo: 17/09/2013

Publicado 28 Setembro 2019 - 20:18

Também estou curioso em saber.

Com a aquisição de um IPad Pro de 12.9, que se tornou na minha ferramenta de edição quase não uso o Lightroom/Photoshop. Só uso o Photoshop em alguns trabalhos mais exigentes pelo que gostaria de acabar com a subscrição mensal.

Há um ano andei a testar diversas alternativas mas nenhum avançou. Agora com esta alteração no meu workflow estou Maia tentado em largar o pack Lightroom/Photoshop

IT Partilhar Post #4 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 29 Setembro 2019 - 10:55

Sim, ainda mantenho o Affinity e continuo com a mesma opinião.

Partilhar Post #5 Shadow_

Shadow_

• Membro

Publicado 29 Setembro 2019 - 14:20

Sim, ainda mantenho o Affinity e continuo com a mesma opinião.

E achas mesmo mais leve que o Photoshop?

Ando com pouco tempo para testar(vem aí aniversário da miúda e de casamento) mas devo instalar o trial.

IT Partilhar Post #6 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 29 Setembro 2019 - 15:19

Ele é muito identico ao PS mesmo no peso. Ninguem faz milagres. O que me fez mudar mesmo foram duas coisas:

Preço - Paguei os 50 e tal euros e nunca mais gastei dinheiro com edição de imagem. Já fiz, acho que duas, atualizações completamente grátis.

Evito ao máximo as mensalidades, ao contrário da tendência geral. Cada vez é tudo ao preço de uma bica por dia :) ás tantas estás a pagar duzentas bicas por dia :) e não bebes nenhuma.

O pack para fotógrafos da Adobe incluí uma série de coisas que nunca usava, epecialmente o LR. Ao contrário de muitos nunca usei nem me adaptei ao sistema de catalogar fotos do LR. Fica muito pesado e confuso.

Experimenta, não custa nada e vais ver se gostas ou não.

Partilhar Post #7 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 27 Outubro 2019 - 15:59

Eu uso já o Affinity há dois anos e não sinto a falta do Photoshop... e ainda sinto menos falta daquela cobrança de 14 euros mensais...

faço tudo o que peciso com ele.. e eu muita ediçção ocalizada, mascaras, multiplos layers etc.. etc...

mas o Affinity continua "tosco" em alguns aspectos básicos...

Falta-lhe "Drag & Drop" na interface... se tiveres 16 photos para coser num panorama tens de ir aos saltinhos pelos directórios até ao sistio onde estão... não podes simplemente arrastar do diectório e largar na caixa de diálogo...

Falta-lhe uma coisa muito chata e básica e o pessoal já pediu várias vezes no forum... nas máscaras não existe aqula possibilidade de ver uma mancha vermelha para se saber onde e com que intensidade já se pintou/apagou a máscara.. tens de te lembrar ou olhar para a foto e "adivinhar" o que andas-te a fazer...

O pior mesmo é a falta de interesse de terceiros no software e falta de integração com plug-ins de terceiros .. não há nada, não há plugins não há macros para integrar....... os poucos que se podem adcionar uns funcionam outros não.. se estás habituado a usar plugins tipo os da Topaz, Nik etc... esquece...

Obriga-me a saltar de software.. tenho de alternar entre o Affinitty e o Topaz Studio 2, porque a integração que tinha no Photoshop com os plugins da Topaz e da Nik  foi-se... 

Editado por Camara Lenta, 27 Outubro 2019 - 16:01 .

Partilhar Post #8 Shadow_

Shadow_

• Membro

Publicado 08 Novembro 2019 - 07:01

Para quem tenha interesse o Affinity Photo para IPad está hoje com 50% de desconto.

Vou comprar para o IPad até porque tem sido o meu meio de edição ultimamente.

Partilhar Post #9 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 08 Novembro 2019 - 11:22

Para quem tenha interesse o Affinity Photo para IPad está hoje com 50% de desconto.

Vou comprar para o IPad até porque tem sido o meu meio de edição ultimamente.

Por acaso, aproveitei a promoção, mas ainda ando muito a anhar com aquilo...

Menos mal que tem muitos tuturiais :)

Acredito que possa vir a substituir o PS (para mim), mas para já, ainda não me convenceu.

Partilhar Post #10 Shadow_

Shadow_

• Membro

Publicado 08 Novembro 2019 - 17:11

Por acaso, aproveitei a promoção, mas ainda ando muito a anhar com aquilo...

Menos mal que tem muitos tuturiais :)

Acredito que possa vir a substituir o PS (para mim), mas para já, ainda não me convenceu.

Eu andava muito curioso e por este preço não hesitei. Ainda não mexi em nada mas pelos vídeos que vi parece suficiente para o uso que dou..... adoro fotografar mas editar...... falta muita paciência para essa parte do processo.