Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Ajuda reparação Nikon D3000

• Por favor inicie sessão para responder
7 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Daniel Luís

Daniel Luís

• Novo Membro
  • Registo: 29/03/2019
    • Local: Figueira da Foz

Publicado 29 Março 2019 - 13:59

Boa tarde, tenho o seguinte problema.
A minha Nikon D3000 não consegue focar no automático. Quando aperto meio botão de disparo a lente anda para a frente e para trás e não consegue focar, se durante este processo carregar no botão AF ela dispara.
Foi para reparar e o técnico disse que era o motor do autofocus do corpo, testou a lente e esta está boa. Orçamentou 150€ de reparação 😭 esta máquina já não vale isso.
Tenho visto motores de autofocus na NET novos originais por menos de 20€.
A ajuda que gostaria de ter era perceber se alguém já teve este problema e se é mesmo esta peça que tem de ser substituída.
Obrigado

Anúncios

IT Partilhar Post #2 Daniel Luís

Daniel Luís

• Novo Membro

Publicado 29 Março 2019 - 16:46

Pois é...eu não sei por isso estou aqui a pedir ajuda e pela sua resposta estou a ver que ia ser enganado se tivesse mandado reparar.
Os sintomas da máquina são os que descrevi, basicamente ela perdeu a capacidade de focar automaticamente. Eu consigo usá-la mas a focar manualmente mas é MT chato.
O que poderá ter a minha máquina?
Obrigado

Partilhar Post #3 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 29 Março 2019 - 16:57

Pois é...eu não sei por isso estou aqui a pedir ajuda e pela sua resposta estou a ver que ia ser enganado se tivesse mandado reparar.
Os sintomas da máquina são os que descrevi, basicamente ela perdeu a capacidade de focar automaticamente. Eu consigo usá-la mas a focar manualmente mas é MT chato.
O que poderá ter a minha máquina?
Obrigado

Experimenta com outra objectiva, de preferência idêntica. se fizer o mesmo é algo na electrónica do corpo. Como o Camara Lenta disse esse corpo não tem motor de auto focus, o motor tem de estar nas lentes e é por isso que certas objectivas da Nikon não focam quando montadas nesses modelos mais básicos. Se estiver de facto com avaria a reparação é demasiado onerosa para o valor da máquina. Compras um idêntica ou melhor usada por esse valor de que falaste.

IT Partilhar Post #4 Daniel Luís

Daniel Luís

• Novo Membro

Publicado 29 Março 2019 - 17:05

Obrigado, vou seguir a sugestão.
Abraço

IT Partilhar Post #5 Daniel Luís

Daniel Luís

• Novo Membro

Publicado 29 Março 2019 - 21:37

Sim é mesmo essa lente. Vou ver se consigo alguém que me empreste uma para testar. Caso a lente esteja boa, o que poderá estar avariado no corpo? Será algum sensor do auto focus? Sei que a máquina já tem uns anos e que não justifica uma reparação muito dispendiosa mas também me custa deitar p lixo.
Obrigado

Partilhar Post #6 MJsilva

MJsilva

• Membro
  • Registo: 24/11/2018
    • Local: Póvoa de Varzim

Publicado 29 Março 2019 - 22:19

É melhor despistar a lente primeiro .... procure ver se alguém lhe empresta uma --- uma lente que tenha "AF-S" ou "AF-P" na descrição. o "S" ou o "P" quer dizer que têm motor de foco silencioso) .. as camaras Nikon da série 3xxxx (3000, 3100, 3200 ...) e 5xxx não tem motor de foco no corpo, para focar automáticamente precisam que a lente ela mesma tenha o motor.. se o problema é no autofoco é bem possivel que a chatice esteja na lente ... já agora é uma lente "de kit".. 18-55mm?.. se for ume lente usada e em bom estado deve conseguir-se por menos de 100 euros ...

A série 3000 so aceita af-p na d3400/d3500, não pode fazer esse teste com uma af-p se não vai ficar na ideia k o problema é do corpo.

IT Partilhar Post #7 Daniel Luís

Daniel Luís

• Novo Membro

Publicado 29 Março 2019 - 22:23

Obrigado, vou procurar alguém com uma máquina igual que me empreste a lente, assim não há erro.
Abraço

Partilhar Post #8 MJsilva

MJsilva

• Membro
  • Registo: 24/11/2018
    • Local: Póvoa de Varzim

Publicado 29 Março 2019 - 23:57

O af-p é o novo af das lentes nikon, mais silencioso e preciso k o af-s,não funcionam em corpos mais antigos, e em alguns deles funcionam mas precisam de uma atualização de software, as lentes af-p deixam de ter os botões de af/mf e VR no corpo da lente, essas definições passam a ser alteradas no menu da câmera. Abrc