Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Zoom vs Prime

• Por favor inicie sessão para responder
24 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 BACP

BACP

• Novo Membro
  • Registo: 25/03/2019

Publicado 25 Março 2019 - 16:06

Olá a todos!

Procuro ajuda para escolha de uma nova lente para substituir a 18-55. Pretendo fotografar paisagens, à noite e locais com pouca luz, (igrejas, museus).

A minha primeira ideia era uma 18-135, serviria para todas as situações por um preço acessível. Conforme fui lendo algumas opiniões, a minha preferência foi-se alterando. Passou me pela mente uma 50mm F1.8, no entanto parece-me uma distância demasiado longa, já que analisando as minha fotografias raramente chego a esses valores, no entanto agrada-me a grande abertura.

Neste momento, estou de olho numa Sigma 17-70 F2.8-4 e Canon EF-S 24mm F2.8 STM ou 35mm f2 IS.

Atrai-me a abertura destas lentes por um preço amigável, no entanto a falta de IS na 24mm preocupa-me.

Não tenho experiência com outras distancias focais senão as da minha lente, por isso peço ajuda ao pessoal por opiniões e sugestões de alternativas.

Obrigado!

Anúncios

Partilhar Post #2 kiak

kiak

• Membro
  • Registo: 18/03/2006
    • Local: centro-norte

Publicado 25 Março 2019 - 16:36

A falta do IS na 24 2.8 não é nada assim tão preocupante pois para fotografar paisagens igrejas museus... o tripé é algo indispensável junto com o comando externo de disparo (já há versões wifi em algumas maquinas para telemóvel)  e como tal o IS e o tripé são inimigos naturais.   Mas na falta dos dois há sempre o temporizador.

Deduzindo que tens uma maquina APSC, para paisagem e interiores a grande angular é obrigatória, mesmo a 24 mm já não é tão grande assim...

Eu explorava mais a 18-55 com tripé e o IS (se tiver) desligado...

Editado por kiak, 25 Março 2019 - 16:39 .

IT Partilhar Post #3 BACP

BACP

• Novo Membro

Publicado 25 Março 2019 - 16:52

O problema é que não equoaciono utilizar tripé até porque em muitos locais nem permitem o seu uso, daí as grandes aberturas.

A 17-55 está com fungos por burrice minha, deixei a no saco de transporte... Para já ainda estão na periferia da lente e não se notam nas fotografias.

Enviado do meu Nokia 7 plus através do Tapatalk

Partilhar Post #4 kiak

kiak

• Membro

Publicado 25 Março 2019 - 17:00

Uma prime não será muito pratica digo eu, pois num museu não terás muita mobilidade para poder aproximar ou afastar com os pés!!!

Uma objectiva Canon permite calibrar as iluminações periféricas o que dá muito jeito...

Apsc e interiores não é o melhor mas...

Se tivesses FF até arriscaria recomendar a 28 mm F1.8, (já tive uma)  já que estamos numa de grandes aberturas, não é uma zoom mas...

IT Partilhar Post #5 BACP

BACP

• Novo Membro

Publicado 25 Março 2019 - 17:36

A máquina é uma 650d.

Estou disposto a comprar a prime para os exteriores nocturnos e uma zoom wide, claro que aqui os valores terão de ser menores do que se comprar só uma lente.

Vi a Canon 17-55 f2.8, que poderia fazer as vezes da prime e zoom, o problema é o preço...

Partilhar Post #6 MJsilva

MJsilva

• Membro
  • Registo: 24/11/2018
    • Local: Póvoa de Varzim

Publicado 25 Março 2019 - 18:20

Uma lente fixa tem mais qualidade e nitidez de longe que uma kit 18-55,mas no teu caso com corpo aps-c uma 35mm ficate muito longa para ambientes internos ,e mesmo para paisagens nocturnas nao sei o estilo que fazes foto de paisagem mas no meu caso raras as vezes uso a 35mm 1.8 em paisagem tanto nocturno como de dia.visto que nao podes usar tripe nesses locais internos a melhor escolha no teu caso seria a 17-55 2.8,podes sempre procurar usadas mais em conta.Se tivesses um corpo FF uma 35mm 1.8 era uma boa opçao qualidade/preço.

Partilhar Post #7 masteramu

masteramu

• Membro
  • Registo: 17/08/2009
    • Local: Lisboa

Publicado 25 Março 2019 - 20:39

Mete a tua 18-55 nos 24mm , tira umas boas fotos sem alterar a distância focal e experimenta a ver se serve e se gostas das composições
Já tive uma antes de ter uma FF e gostei

Uma dica que pode ajudar: onde não puderes usar um tripé usa um monopé apoiado no teu pé que eles não chateiam e sempre dá para baixar um pouco o iso

Edit: estava me a referir á 24mm stm...

Editado por masteramu, 25 Março 2019 - 23:31 .

Partilhar Post #8 kiak

kiak

• Membro

Publicado 25 Março 2019 - 21:13

o problema é o preço...

Pois esse é o problema generalizado de quem gosta de fotografia, sem farinha não há pão!!! Tens sempre as Tamron 17-50 2.8 VC, mais em conta.

Editado por kiak, 25 Março 2019 - 21:17 .

Partilhar Post #9 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 25 Março 2019 - 22:23

Pois esse é o problema generalizado de quem gosta de fotografia, sem farinha não há pão!!! Tens sempre as Tamron 17-50 2.8 VC, mais em conta.

Esquece essa Tamron. Tenho uma e a f/2.8 é uma bosta. Eu iria para uma focal fixa mas não sei se a Canon tem algo como uma 20 ou 21mm. Essa distância

focal é que é adequada para aquilo que queres, pelo que li. Eu uso Pentax K-3 com sensor APS-C e a minha objectiva preferida é uma DA 21mm f/3.2. A Pentax não tem mais luminoso mas serve lindamente. Se a gama da Canon tiver algo parecido força-. Os zooms não são a melhor opção para esse tipo de fotografias.

Partilhar Post #10 kiak

kiak

• Membro

Publicado 26 Março 2019 - 11:24

Os zooms não são a melhor opção para esse tipo de fotografias.

Confesso que fiquei com vontade de rir!!!  

Fotografei o museu de Conímbriga com uma 6D e uma 24-70 2.8 L... estava lixado a andar a caminhar horas dentro do local para enquadrar...ou então vinha para casa fazer crops!!!

Não sei qual é o problema de ter uma objectiva mais em conta pois já não estamos no tempo de fotografar com uma 350d onde o iso mesmo nos 400 já era uma problema!!!  

Acho que acima das objectivas e máquinas, umas formações sobre capacidades de explorar o equipamento fazem falta a muitos de nós!!!

Uma das técnicas é usar o tripé de video é muito parecido com o monapé  pode usar-se como bastão de caminhada e colocar a pata de "galinha" não é muito robusto mas para fotos de 2 ou 3 segundos chega perfeitamente.  Normalmente ninguém implica com o bastão de caminhada!!!

Partilhar Post #11 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 26 Março 2019 - 14:33

Sendo para APS e querendo uma abertura em condições só te aconselho duas coisas:

1ª - Comprar a Sigma 18-35 1.8

Ou

2ª - Mudar para FF

;)

Editado por iMarco, 26 Março 2019 - 14:35 .

Partilhar Post #12 kiak

kiak

• Membro

Publicado 26 Março 2019 - 14:44

Sendo para APS e querendo uma abertura em condições só te aconselho duas coisas:

1ª - Comprar a Sigma 18-35 1.8

Ou

2ª - Mudar para FF

;)

:D

Partilhar Post #13 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 26 Março 2019 - 16:45

Confesso que fiquei com vontade de rir!!!  

Fotografei o museu de Conímbriga com uma 6D e uma 24-70 2.8 L... estava lixado a andar a caminhar horas dentro do local para enquadrar...ou então vinha para casa fazer crops!!!

Não sei qual é o problema de ter uma objectiva mais em conta pois já não estamos no tempo de fotografar com uma 350d onde o iso mesmo nos 400 já era uma problema!!!  

Acho que acima das objectivas e máquinas, umas formações sobre capacidades de explorar o equipamento fazem falta a muitos de nós!!!

Uma das técnicas é usar o tripé de video é muito parecido com o monapé  pode usar-se como bastão de caminhada e colocar a pata de "galinha" não é muito robusto mas para fotos de 2 ou 3 segundos chega perfeitamente.  Normalmente ninguém implica com o bastão de caminhada!!!

Confesso que me fartei de rir. Então essa da utilização de tripés ou do monopés em igrejas e outros monumentos é para rir a bandeiras despregadas. É interdito, caríssimo! Até o uso de flash é muitas vezes interdito. As melhores objectivas para fotografar esse tipo de interiores são as pequenas, luminosas e discretas, em resumo as focais fixas. E digo-te isto porque é o tipo de fotografia que mais faço há muitos anos. É claro que as reflex de sensor formato APS-C têm poucas opções mas ainda há objectivas interessantes dependendo das marcas. Agora em FF é que existem imensa escolha.

Partilhar Post #14 Flipclick

Flipclick

• Membro
  • Registo: 19/07/2013
    • Local: Alhos Vedros

Publicado 26 Março 2019 - 17:30

Boas,

eu tenho uma Sigma 17-50mm 2.8 OS (para APS-C) para a minha 80D e adoro.

A lente é espetacular. Excelente qualidade de imagem, cores, "sharpness"...

Com a versatilidade de ter zoom e abertura constante de 2.8.

AAhhh e o preço é muito mais agradável que as Canon

Cumprimentos

IT Partilhar Post #15 BACP

BACP

• Novo Membro

Publicado 26 Março 2019 - 17:41

Boas,

eu tenho uma Sigma 17-50mm 2.8 OS (para APS-C) para a minha 80D e adoro.

A lente é espetacular. Excelente qualidade de imagem, cores, "sharpness"...

Com a versatilidade de ter zoom e abertura constante de 2.8.

AAhhh e o preço é muito mais agradável que as Canon

Cumprimentos

Pois essa está em equação bem como a 17-70 mas essa dizem que tem alguns problemas na focagem.

Não tens sentido problemas desse género nessa lente?

Partilhar Post #16 kiak

kiak

• Membro

Publicado 26 Março 2019 - 19:37

Confesso que me fartei de rir. Então essa da utilização de tripés ou do monopés em igrejas e outros monumentos é para rir a bandeiras despregadas. É interdito, caríssimo! Até o uso de flash é muitas vezes interdito. As melhores objectivas para fotografar esse tipo de interiores são as pequenas, luminosas e discretas, em resumo as focais fixas. E digo-te isto porque é o tipo de fotografia que mais faço há muitos anos. É claro que as reflex de sensor formato APS-C têm poucas opções mas ainda há objectivas interessantes dependendo das marcas. Agora em FF é que existem imensa escolha.

Continuo a não entender como é que uma focal fixa é melhor para zonas de pouca mobilidade... já passei a dezena de anos a fotografar em igrejas e continuo a não entender, estamos a falar do caso de quem só tem uma maquina e ter só uma maquina com uma lente focal fixa não tou a ver... se ao menos tivesse duas maquinas ainda poderia aceitar que ter duas objectivas uma em cada mas, quem sou eu que não percebo nada de fotografia...

Percebo tão pouco de fotografia que não identifico uma diferença tão grande assim na qualidade de imagem entre focais fixas e zooms L2.8 quando se fazem álbuns fotográficos, tirando o dof nos retratos e primeiros planos, de F4 para cima as L 2.8 conseguem um excelente trabalho.

Também não entendo a parte de fotografar onde é interdito, ou se pode ou não se pode, onde não se pode tem que se solicitar autorizações para o efeito e sendo motivos  válidos  são normalmente aceites. 

Partilhar Post #17 kiak

kiak

• Membro

Publicado 26 Março 2019 - 19:41

Pois essa está em equação bem como a 17-70 mas essa dizem que tem alguns problemas na focagem.

Não tens sentido problemas desse género nessa lente?

já la vai uns anos depois da 17 -70 o o que achei é que distorcia muito, principalmente colunas torres ou prédios. 

Partilhar Post #18 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 26 Março 2019 - 19:50

Também não entendo a parte de fotografar onde é interdito, ou se pode ou não se pode, onde não se pode tem que se solicitar autorizações para o efeito e sendo motivos  válidos  são normalmente aceites. 

Nas igrejas e nos monumentos públicos - palácios e museus - não te permitem - e bem - o uso de tripés e de monopés e de outros apoios do tipo. Claro que há sítios onde nem sequer te permitem fotografar, mas não é isso que aqui interessa. Experimenta tentar fotografar na capela sistina no Vaticano, por exemplo. Eu consegui porque tinha algo discreto e pequeno e porque falava italiano e pedi permissão aos guardas. Mas se fosse equipado com esses zooms enormes e com esses apoios de que falas levava logo sopa. Percebeste agora?

Partilhar Post #19 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 26 Março 2019 - 19:53

Eu ia para a tamron 17-50 2.8 VC. Em teoria uma prime é muito melhor escolha, mas quando não tens espaço, mais vale uma lente um tudo nada mais soft do que não ter fotografia nenhuma. Ainda por cima muitas primes não têm IS. Para elementos estáticos, 1 stop de vantagem na abertura não compensa 2 stops de IS. 

Partilhar Post #20 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 26 Março 2019 - 20:39

Tamron 17-50 2.8 VC ou então a Canon EF-S 10-18 mm IS.

Ou então se preferires uma fixa, a Samyang 14 mm f2.8. Deixas em f2.8, foco em 3 m e já tens tudo focado.

Não sei que tipo de fotos pensas tirar mas acho que seria mais interessante algo na gama ultra grande angular ou grande angular.

35 ou até 24 mm na 650D acho demasiado apertado para espaços interiores.