Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Objetiva para fotos em movimento

• Por favor inicie sessão para responder
43 respostas a este tópico

Partilhar Post #41 kiak

kiak

• Membro
  • Registo: 18/03/2006
    • Local: centro-norte

Publicado 20 Março 2019 - 20:41

Não é para fotografar os meus filhos, mas sim para fazer as reportagens fotográficas dos eventos da Associação à qual pertenço e faço a cobertura fotográfica dos eventos para depois podermos colocar na nossa página de facebook, no nosso site e até mesmo para cartazes e "roll up's" promocionais e a direção desta Associação quer fotos com mais qualidade para depois poderem ser ampliadas, pois (e agora respondendo um pouco ao Paulo Domingues) tenho utilizado a que veio com o kit, mas não é suficiente, principalmente para depois podermos ampliar (ficam com muito ruído) e em locais pouco iluminados ficam muito escuras (se aumentar o ISO ficam com ruído). Não existem milagres!

Acho que há aí uma falta de exploração de potencialidades da camera , fotos em movimento e zonas escuras mesmo para quem se farta de bater chapa nisso é uma luta constante e modos AUTO  não dá para nada, pois se não bloqueares o iso mesmo com uma 85 1.8 vais ter ruido na mesma pois a máquina jamais assumirá os valores que podias assumir melhor resultado.

Ponto importante, cartazes e ampliações precisam do máximo do sensor uma FFrame é indispensável pois terá sempre menor ruído. uma FFrame e uma 85 mm1.8 é um ponto de partida quando falta experiência facilita um bocadinho!!!  

existem milagres mas não acontecem em modo de desporto!!! Acho que desses 2000 euros previstos talvez fosse bom investir uns 200 ou 300 em umas aulas  workshops com um fotografo experiente que tenha estúdio pois para além da formação técnica podes simular na pratica situações de ambiente escuro.

Editado por kiak, 20 Março 2019 - 20:49 .

Anúncios

IT Partilhar Post #42 Adampt

Adampt

• Novo Membro
  • Registo: 15/03/2018

Publicado 21 Março 2019 - 10:17

Tenho utilizado o modo Desporto por que tenho obtido melhores resultado do que no modo manual, possivelmente terá a ver com a objetiva???

Não sei, mas tenho testado em todos os eventos o modo manual, colocando até os valores próximos aos do modo desporto, aumentando e reduzindo a velocidade, aumentando e diminuindo o ISO e nunca consigo as fotos com a mesma qualidade.

Partilhar Post #43 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 21 Março 2019 - 12:24

Podes mostrar algumas dessas fotos para a gente perceber se o que precisas é melhor material ou mais conhecimento?

Partilhar Post #44 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 21 Março 2019 - 14:29

Tenho utilizado o modo Desporto por que tenho obtido melhores resultado do que no modo manual, possivelmente terá a ver com a objetiva???

Não sei, mas tenho testado em todos os eventos o modo manual, colocando até os valores próximos aos do modo desporto, aumentando e reduzindo a velocidade, aumentando e diminuindo o ISO e nunca consigo as fotos com a mesma qualidade.

Isso de copiar e colar settings não dá resultado. Tens de perceber o que estás a fazer e para isso usa modo M a partir de agora. Ao princípio tens de pensar um bocado e vais falhar um bocado mas depois quando ganhas pratica nem sequer tens de pensar....

Para desporto  basicamente o que é mais importante é a velocidade. Quanto mais alta mais congelas a acção. Mais baixa ficas com o movimento borrado. Depois jogas com a luz que tens (ISO) e depois com a profundidade de campo que pretendes.

Na pratica se tiveres, pouca luz colocas a velocidade que provoque o mínimo de movimento borrado. Depende da situação, numa pode ser 1/1000 s, noutra 1/200 s pode até ser suficiente. Depois colocas na abertura máxima que a lente permite (o menor valor de f possível) e ajustas o ISO para ter a exposição correcta. Não faças o erro de ter fotos escuras pois a ISO's altos é a morte do artista, ganhas muito mais ruído do que se fosse bem exposta. 

E ainda mais importante é o foco. Na maioria das situações o melhor é foco contínuo. E nesse caso utiliza apenas os pontos cruzados que a tua câmara tiver.