Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Objetiva para fotos em movimento

• Por favor inicie sessão para responder
43 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 Cosmic

Cosmic

• Membro
  • Registo: 13/09/2016
    • Local: Nassau

Publicado 19 Março 2019 - 23:32

Nem se sabe o que o OP vai fotografar.

E para os 20 a 30 metros de distância referidos, não é preciso conversor x2.

Se for preciso mais distância focal, existe a EF 100-400mm IS USM II.

Ele que diga o que quer fotografar e em que condições e depois falamos.

Anúncios

Partilhar Post #22 kiak

kiak

• Membro
  • Registo: 18/03/2006
    • Local: centro-norte

Publicado 19 Março 2019 - 23:33

Entre uma 70-200 f/4is e uma 70-200 f/2.8 sem IS pessoalmente prefiro a 2.8.

O IS não adianta absolutamente nada para cenas em movimento e a diferença de 1 Stop, não sendo muita, é o suficiente para permitir fotografar a ISO 1600 em vez de 3200 ou fotografar a 1/500s em vez de 1/250s... O que certamente fará diferença.
Isto para não entrar em pormenores mais miudos como por exemplo a dificuldade acrescida para o sistema de focagem quando trabalha com lentes menos luminosas.... Ou(não necessariamente neste caso do Adampt) por exemplo, caso os 70-200 se revelem curtos, na impossibilidade de usar um conversor 2X por exemplo.

Dito isto, a 70-200 f4 is até é óptica ente superior á 2.8 USM, contudo para este tipo de utilização não vejo justificação na opção pela f/4.

2.8 é melhor na abertura mas não sendo IS é algo que a limita imenso a uma situação!!! a 2.8 IS é mais objectiva não faz diferença nas oscilações horizontais pois são fotos em movimento mas faz diferença nas fotos nas oscilações verticais isso eu garanto e tem sempre a opção de desligar o IS, e se for para fotografar ballet por exemplo faz diferença nas oscilações.

Entre uma 2.8 normal ou uma F4IS, sem duvida que prefiro a F4IS

Entre a 2.8 IS e a F4IS , sem duvida que prefiro a F2.8IS  (só o peso é que é uma chatice)

A diferença de valores faz toda a diferença!!! 

Partilhar Post #23 MJsilva

MJsilva

• Membro
  • Registo: 24/11/2018
    • Local: Póvoa de Varzim

Publicado 19 Março 2019 - 23:35

70-200 2.8, enganei- me,
kiak, não percebi a tua questão.

Partilhar Post #24 kiak

kiak

• Membro

Publicado 19 Março 2019 - 23:39

Quanto ao valor a dispender é pelo que tenho andado a ver estamos a pensar em cerca de 2.000,00€ mais ou menos.

Quanto ao que vou fotografar basicamente é o que disse quando iniciei o tópico: desporto e dança em lugares pouco iluminados ou mesmo em situações noturnas.

Uma maquina FF trás vantagens mais evidentes para o nocturno do que a objectiva ser F2.8 ou f4

numa APSC a 70-200 2.8 terá vantagens pois tem o factor crop 1.6x

Partilhar Post #25 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 19 Março 2019 - 23:49

Quanto ao valor a dispender é pelo que tenho andado a ver estamos a pensar em cerca de 2.000,00€ mais ou menos.

Quanto ao que vou fotografar basicamente é o que disse quando iniciei o tópico: desporto e dança em lugares pouco iluminados ou mesmo em situações noturnas.

MJsilva 70-300 2.8???

Nem se sabe o que o OP vai fotografar.

E para os 20 a 30 metros de distância referidos, não é preciso conversor x2.

Se for preciso mais distância focal, existe a EF 100-400mm IS USM II.

Ele que diga o que quer fotografar e em que condições e depois falamos.

respondeu no post anterior ao teu.

Não leeste o que eu escrevi. Se tivesses lido bem  terias lido que quando referi o converssor estava a falar em geral e não especificamente no caso do ADAMPT, lê outra vez que está lá..

Partilhar Post #26 kiak

kiak

• Membro

Publicado 19 Março 2019 - 23:52

70-200 2.8, enganei- me,
kiak, não percebi a tua questão.

Eu esclareço, a abertura para fotoreportagem de movimentos ou desportiva, mais utilizada é +- F5.6 - F8, tem menos riscos de falhar pois acertar o foco a partir dos 100 mm a 2.8 em movimento , é obra acerta tantas como as que falha.

Mas parece que o user tem dinheiro e de certeza que fica melhor servido com uma 70 -200 f2.8IS pois caso contrario não ficava mal servido com uma F4IS.

Editado por kiak, 19 Março 2019 - 23:57 .

Partilhar Post #27 kiak

kiak

• Membro

Publicado 20 Março 2019 - 00:03

Olá amigos,

preciso adquirir uma objetiva para fotos em movimento que poderão ser noturnas, diurnas ou em espaços com pouca luz, pois irei fotografar eventos de dança e desporto em que terei de estar a uma distância aproximada de 20 a 30 metros do objeto a fotografar e terei de fazer, também, grandes planos de caras e de alguns gestos técnicos.

A minha câmara é uma Canon 750D.

Tenho estado a ver a objetiva Canon 70-200mm 2.8 mas não sei se será a ideal para o que pretendo.

Podem ajudar-me na escolha da objetiva correta? 

Desde já o meu muito obrigado.

O melhor será trazeres a Viseu a 750D, pagas um café e testas a minha 70-200 f4IS e esclareces muita mas muita coisa, pois a diferençá de valores monetários dá para a viagem e para o café!!! 

Editado por kiak, 20 Março 2019 - 00:04 .

Partilhar Post #28 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 20 Março 2019 - 00:11

2.8 é melhor na abertura mas não sendo IS é algo que a limita imenso a uma situação!!! a 2.8 IS é mais objectiva não faz diferença nas oscilações horizontais pois são fotos em movimento mas faz diferença nas fotos nas oscilações verticais isso eu garanto e tem sempre a opção de desligar o IS, e se for para fotografar ballet por exemplo faz diferença nas oscilações.

Entre uma 2.8 normal ou uma F4IS, sem duvida que prefiro a F4IS

Entre a 2.8 IS e a F4IS , sem duvida que prefiro a F2.8IS  (só o peso é que é uma chatice)

A diferença de valores faz toda a diferença!!! 

Sabes a minha opinião  sobre a 70-200 f/4 IS !  

Mas há duas coisas que a f/4  IS não consegue fazer,: 

1ª- não consegue fazer entrar o dobro da luz por um buraco com metade do tamanho.

2ª não consegue substituir um motivo que se move de um lado para o outro e aos saltos(para cima e para baixo) por um motivo estático.

A ùnica coisa que te pode valer em cenas com movimento é a velocidade*  e a diferença de 2.8 para f/4 é, como disse, por exemplo fotografar a 1/500s em vez de 1/250s ou permitir-te   fotografar a 1/500s a iso 1600 em vez de teres que ir a 3200. 

O melhor será trazeres a Viseu a 750D, pagas um café e testas a minha 70-200 f4IS e esclareces muita mas muita coisa, pois a diferençá de valores monetários dá para a viagem e para o café!!! 

Isso!! tb bebo :D 

Experimenta as duas versões e vai exclarecido. :th_up:

Partilhar Post #29 kiak

kiak

• Membro

Publicado 20 Março 2019 - 00:16

Sabes a minha opinião  sobre a 70-200 f/4 IS !  

Mas há duas coisas que a f/4  IS não consegue fazer,: 

1ª- não consegue fazer entrar o dobro da luz por um buraco com metade do tamanho.

2ª não consegue substituir um motivo que se move de um lado para o outro e aos saltos(para cima e para baixo) por um motivo estático.

A ùnica coisa que te pode valer em cenas com movimento é a velocidade*  e a diferença de 2.8 para f/4 é, como disse, por exemplo fotografar a 1/500s em vez de 1/250s ou permitir-te   fotografar a 1/500s a iso 1600 em vez de teres que ir a 3200. 

Isso!! tb bebo :D

Experimenta as duas versões e vai exclarecido. :th_up:

Não que canso de fotografar a 1/160 a iso 1600 nos 160 mm, se me disseres que a partir dos 185 até aos 200 mm  a 70-200 f4IS é mais fraca aí sim mexemos num ponto que faz toda a diferença!!!

Não será por 1.20 euros de cafés que impedirá testar as duas versões!!! Até tu podes testar a 70 200 F4IS e ficarás surpreendido em algumas coisas, para já como é tão bom ser mais leve para andar em movimentos.

Editado por kiak, 20 Março 2019 - 00:21 .

Partilhar Post #30 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 20 Março 2019 - 07:43

Dança e desporto vai pedir velocidades de disparo rápidas. O IS provavelmente não vai ser essencial. O que vai ser essencial para conseguir esses valores de disparo vai ser a abertura. Eu evitava uma F4 especialmente num corpo aps. 

E podes olhar também para as ofertas da tamron e da sigma. 

Partilhar Post #31 MJsilva

MJsilva

• Membro
  • Registo: 24/11/2018
    • Local: Póvoa de Varzim

Publicado 20 Março 2019 - 11:10

Concordo com o Deim,aliás foi o que sempre referi, o Adampt foi bem bem objetivo ao propor as questões, referiu que é para fotografar dança e desporto em locais mal iluminados ou mesmo nocturnos,referiu tb que tem um corpo aps-c, portanto nem vale a pena estar a falar F4 ainda apor cima foi referindo que o preço não interessa, portanto a minha opinião o ideal seria um corpo FF com uma 70-200 2.8.
Kiak,falas que a abertura mais utilizada neste tipo de foto é f5.6 / 8 mas de certeza que maior parte de quem faz este tipo de foto não é num corpo aps-c. Pra usar essas aberturas eu diria que é quase obrigatório um corpo FF.

Partilhar Post #32 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014

Publicado 20 Março 2019 - 12:30

Eu sempre ouvi dizer que quem não tem cão, caça com gato.

Em situações similares - piscinas cobertas - no entanto, talvez com melhor iluminação, e uma distância ainda grande, usei a 700D com a 85mm 1.8 - ~135mm

Foi sobretudo para filmar, mas dos disparos que fiz, precisei apenas de um ligeiro crop, e fiquei bem satisfeito com o resultado. Aliás, tem usado essa máquina quase só para este tipo de registos.

Não dando para fotografar em condições, o que te recomendo é filmares...presumo que estes "trabalhos" sejam para fotografar os filhos ?

Partilhar Post #33 Paulo Domingues

Paulo Domingues

• Membro
  • Registo: 29/06/2017
    • Local: Valongo

Publicado 20 Março 2019 - 16:18

Só uma sugestão. Se tiveres possibilidade de testar os locais com as condições de luz que terás nos eventos, vai lá com o equipamento que tens e "mede a luz". Se for um local bem iluminado pode ser que uma lente F4 seja suficiente (pouco provável), se for mal iluminado é possível que nem uma 2.8 na 750 seja suficiente, que necessites de uma câmara onde possas subir mais o ISO.

E isso, podes testar nem que seja com a lente do kit, luz é luz, depois é só fazer as contas dos possíveis ganhos de abertura e/ou ISO.

IT Partilhar Post #34 Adampt

Adampt

• Novo Membro
  • Registo: 15/03/2018

Publicado 20 Março 2019 - 17:30

Eu sempre ouvi dizer que quem não tem cão, caça com gato.

Em situações similares - piscinas cobertas - no entanto, talvez com melhor iluminação, e uma distância ainda grande, usei a 700D com a 85mm 1.8 - ~135mm

Foi sobretudo para filmar, mas dos disparos que fiz, precisei apenas de um ligeiro crop, e fiquei bem satisfeito com o resultado. Aliás, tem usado essa máquina quase só para este tipo de registos.

Não dando para fotografar em condições, o que te recomendo é filmares...presumo que estes "trabalhos" sejam para fotografar os filhos ?

Não é para fotografar os meus filhos, mas sim para fazer as reportagens fotográficas dos eventos da Associação à qual pertenço e faço a cobertura fotográfica dos eventos para depois podermos colocar na nossa página de facebook, no nosso site e até mesmo para cartazes e "roll up's" promocionais e a direção desta Associação quer fotos com mais qualidade para depois poderem ser ampliadas, pois (e agora respondendo um pouco ao Paulo Domingues) tenho utilizado a que veio com o kit, mas não é suficiente, principalmente para depois podermos ampliar (ficam com muito ruído) e em locais pouco iluminados ficam muito escuras (se aumentar o ISO ficam com ruído). Não existem milagres!

Partilhar Post #35 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 20 Março 2019 - 18:01

Não é para fotografar os meus filhos, mas sim para fazer as reportagens fotográficas dos eventos da Associação à qual pertenço e faço a cobertura fotográfica dos eventos para depois podermos colocar na nossa página de facebook, no nosso site e até mesmo para cartazes e "roll up's" promocionais e a direção desta Associação quer fotos com mais qualidade para depois poderem ser ampliadas, pois (e agora respondendo um pouco ao Paulo Domingues) tenho utilizado a que veio com o kit, mas não é suficiente, principalmente para depois podermos ampliar (ficam com muito ruído) e em locais pouco iluminados ficam muito escuras (se aumentar o ISO ficam com ruído). Não existem milagres!

Podes colocar os valores que normalmente usas? ISO/abertura/velocidade?

IT Partilhar Post #36 Adampt

Adampt

• Novo Membro
  • Registo: 15/03/2018

Publicado 20 Março 2019 - 18:26

Normalmente utilizo o modo de desporto da máquina, pois tenho de fotografar sem flash.

Partilhar Post #37 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 20 Março 2019 - 19:11

Modo de desporto?! Ok, vais gastar dinheiro numa 70x200 f2.8 para fotografar em modo de desporto? Aconselho-te e fazer um curso ou cursinho ou workshop ou seja lá o que for antes de comprar o equipamento melhor.

Partilhar Post #38 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 20 Março 2019 - 19:15

Normalmente utilizo o modo de desporto da máquina, pois tenho de fotografar sem flash.

Ok, isso adiciona um elemento que pode ser indesejado. Sendo a máquina a escolher todos os valores, nem sempre escolhe da maneira ideal. 

Ainda assim, todas as fotos devem ter os valores que a máquina escolheu na informação EXIF. 

Se fizeres o upload da foto para este site ele diz-te os valores.
http://metapicz.com/#landing

E como o _jn_ diz, se calhar dominar melhor a máquina pode ajudar bastante e poupar uns trocos. 

Partilhar Post #39 Paulo Domingues

Paulo Domingues

• Membro
  • Registo: 29/06/2017
    • Local: Valongo

Publicado 20 Março 2019 - 19:49

(e agora respondendo um pouco ao Paulo Domingues) tenho utilizado a que veio com o kit, mas não é suficiente, principalmente para depois podermos ampliar (ficam com muito ruído) e em locais pouco iluminados ficam muito escuras (se aumentar o ISO ficam com ruído). Não existem milagres!

O que eu disse era para teres uma referência para depois saberes o que poderias ganhar com a nova lente. Mas, dizes que fazes em modo desporto (automático), como diz o _jn_ é melhor começares por formação antes de começares a gastar dinheiro. E, existe muita coisa grátis pela net!

Partilhar Post #40 kiak

kiak

• Membro

Publicado 20 Março 2019 - 20:33

Kiak,falas que a abertura mais utilizada neste tipo de foto é f5.6 / 8 mas de certeza que maior parte de quem faz este tipo de foto não é num corpo aps-c. Pra usar essas aberturas eu diria que é quase obrigatório um corpo FF.

Claro que quem fotografa sítios escuros não obtém melhores resultados com APSC, digo ainda mais, quem passar para FF não volta para APSC. Eu tenho uma APSC e já nao me lembra de a ter usado.

Editado por kiak, 20 Março 2019 - 20:44 .