Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Fotografar uma parede

• Por favor inicie sessão para responder
6 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Luís Carlos

Luís Carlos

• Novo Membro
  • Registo: 22/02/2019
    • Local: Arruda dos Vinhos

Publicado 22 Fevereiro 2019 - 17:22

Olá a todos.

Abro este tópico pois depois de alguma pesquisa sobre fachadas/paredes/prédios não encontrei tópicos anteriores.

Soube agora que uma casa no largo onde os meus pais vivem foi vendida e será entretanto submetida a obras de renovação (que bem precisa).

A fachada, meia a cair, meia de pé, tem sido o pano de fundo a um festival que fazemos aqui todos os anos.

Gostava de conseguir fazer algumas fotografias da mesma.

Neste momento disponho da fuji x-t20 com a 27mm f2.8 e uma samyang 12mm a caminho. Tenho fácil acesso a uma 18-55 também emprestada.

Tripé, claro, e pontos estudados para colocar a máquina a apanhar o pretendido com o máximo de alinhamento da linhas verticais da casa para evitar ao máximo as correcções em pós.

Vou ter de fotografar durante a manhã pois é o único momento do dia em que não tem sol directo ou não tenho o sol atrás do prédio depois.

Terá também alguma logística para pedir aos vizinhos todos para tirarem os carros de lá de manhã porque eu quero fotografar a fachada!

Já tenho autorização do novo dono ;)

Algumas sugestões/dicas que possam estar a escapar a uma pessoa um pouco mais novata?

(penso que claro que tentar fechar um pouco a abertura da lente, iso ao mínimo, tripé, disparador externo, alinhar ao máximo máximo, várias imagens, captar detalhes que ache relevantes/característicos mais próximos, ...)

Não tenho o cartão de memória com as fotos de estudo que fiz hoje à hora de almoço, mas vou tentar depois colocar algumas imagens.

Anúncios

Partilhar Post #2 Ego Zarolho

Ego Zarolho

• Membro
  • Registo: 27/10/2010
    • Local: Estoril
    • Fuji X-Pro1, X-Pro2, X-70, X-100F, XT-2. Máquinas a mais, talento a menos.

Publicado 22 Fevereiro 2019 - 22:15

Projecto interessante. Posso perguntar qual é o fim pretendido para essas fotografias/qual é o grau de exigência técnica? É pretendido um documento fidedigno e cientificamente correcto da parede, ou uma impressão visual/livre para guardar na memória?

IT Partilhar Post #3 Luís Carlos

Luís Carlos

• Novo Membro

Publicado 22 Fevereiro 2019 - 23:32

Acima de tudo, guardar uma memória. Objectivo também de fazer uma impressão pelo menos A3 (na casa do A2 seria o que gostava mais).

IT Partilhar Post #4 Luís Carlos

Luís Carlos

• Novo Membro

Publicado 23 Fevereiro 2019 - 15:02

Aqui estão as imagens de teste

Duas com a 12mm e uma com a 27mm

DSCF7385.jpg

27mm, parece-me apanhar o que pretendo do ambiente do chão e tenho de estar mais ou menos ao nível do centro da fachada (a rua é inclinada)

DSCF7378.jpg 
12mm = mais ou menos ao nível do centro da fachada (em altura) = demasiada informação, preciso de fechar um pouco mais no prédio

DSCF7381.jpg

12mm = estou quase junto aos carros... demasiado inclinado para cima penso eu

Partilhar Post #5 Ego Zarolho

Ego Zarolho

• Membro
  • Registo: 27/10/2010
    • Local: Estoril
    • Fuji X-Pro1, X-Pro2, X-70, X-100F, XT-2. Máquinas a mais, talento a menos.

Publicado 24 Fevereiro 2019 - 22:23

Se não for possível posicionar a câmara exactamente ao nível do centro da fachada, em PP consegue-se endireitar um pouco a coisa, sem perder demasiada qualidade. Se as duas lentes tiverem igual resolução, eu preferiria talvez a com DF mais normal (27mm). Contudo, nunca experimentei nenhuma das duas. Vale a pena fazer a experiência de comparar directamente várias aberturas para ver qual a melhor.

Partilhar Post #6 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 25 Fevereiro 2019 - 00:09

Eu diria que quanto maior a distância focal melhor. Pois quanto mais longe tiras menos tens de corrigir a distorção devido à perspectiva. 

De resto eu tirava a f8 para teres o máximo de sharpness da lente. Se quiseres ter os detalhes todos ao pormenor, podes tirar uma panorama com a lente com o zoom no máximo e na vertical. Assim ficas com uma imagem com muitos megapixels.

A parte mais difícil penso que deverá ser conseguires não ter mesmo nenhum carro à frente.

Editado por Azathoth, 25 Fevereiro 2019 - 00:11 .

IT Partilhar Post #7 Luís Carlos

Luís Carlos

• Novo Membro

Publicado 25 Fevereiro 2019 - 11:31

Obrigado pelas respostas.

Tirar os carros vai ter de ser bem trabalhado... esta semana tenho de testar várias horas do dia e depois chatear todos (a estratégia vai ser pedir ao vizinho da frente e ao resto da família para conseguirmos monopolizar estes lugares e tirar tudo no dia)