Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Compacta / Mirrorless

• Por favor inicie sessão para responder
14 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Uno

Uno

• Novo Membro
  • Registo: 17/08/2008

Publicado 14 Fevereiro 2019 - 13:44

Preciso bastante da vossa ajuda, até agora tenho uma velhinha Canon 40d com muitos anos, acompanhada de Tamron 17-50 2.8" e uma canon 55-250 IS (com muito pouco uso nesta)
Pretendo fazer o downgrade para uma compacta ou mirrorless preferencialmente com um sensor o maior possível e uma lente que se assemelhe à 17-50 2.8" que me é mais do que suficiente. (pouco fotografo com zoom), o motivo é mesmo não andar sempre a carregar "o trambolho" da SLR (vou vendê-la) e cria algo mais compacto e prático para a substituir (dentro dos possíveis claro).

O QUE: Máquina apenas, estou a fazer o "downgrade" de SLR para uma compacta (preferencialmente) ou mirrorless.
POR QUANTO: 500-600€ (mais coisa menos coisa)
PARA FAZER O QUE: Paisagens e retratos será o maior foco, mais para as paisagens. Uma ou outra brincadeira com longa exposição mas nada de mais.
PARA USAR ONDE: Exteriores de dia ou de noite e interiores mal iluminados.
COMO ÉS: Aficionado/entusiasta
JÁ TENS: Tinha uma Canon 40d + canon 55-250 IS + tamron 17-50 2.8"
COMO É A TUA "REDE": N/A, não pretendo SLR pelo que acho que não se aplica muito.
ONDE COMPRAR: Indiferente, mas também preciso de sugestões pois estou um pouco fora dos melhores sitios para comprar.

Ando de olho em:
Sony RX100 III 
Canon G7x mark II
Panasonic LX 100

Mas a indecisão é muita.. E sobre onde comprar também.

Anúncios

Partilhar Post #2 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 14 Fevereiro 2019 - 14:15

Das três que indicas, a Panasonic é a que tem o sensor maior.

Quanto à lente, a Panasonic vem com uma lente que tem distâncias focais semelhantes à tua 17-50. Em termos de abertura da lente, a Panasonic até oferece f/1.7 no lado mais wide, o que é bom em termos de luminosidade, mas em termos de profundidade de campo é muito equivalente à tua 17-50 f/2.8.

Das três que indicas, eu ia definitivamente para a Panasonic.

IT Partilhar Post #3 Uno

Uno

• Novo Membro

Publicado 14 Fevereiro 2019 - 14:24

Das três que indicas, a Panasonic é a que tem o sensor maior.

Quanto à lente, a Panasonic vem com uma lente que tem distâncias focais semelhantes à tua 17-50. Em termos de abertura da lente, a Panasonic até oferece f/1.7 no lado mais wide, o que é bom em termos de luminosidade, mas em termos de profundidade de campo é muito equivalente à tua 17-50 f/2.8.

Das três que indicas, eu ia definitivamente para a Panasonic.

Obrigado pela tua ajuda!

Também era a que me parecia melhor, justamente pelo sensor. 

Mas há algum outro modelo a considerar? Eu disse essas 3 essencialmente porque foi as que encontrei assim numa pesquisa rápida e pouco aprofundada.

Portanto não sei mesmo se poderá haver por aí melhores hipóteses ou não.

Partilhar Post #4 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 14 Fevereiro 2019 - 14:26

Obrigado pela tua ajuda!

Também era a que me parecia melhor, justamente pelo sensor. 

Mas há algum outro modelo a considerar? Eu disse essas 3 essencialmente porque foi as que encontrei assim numa pesquisa rápida e pouco aprofundada.

Portanto não sei mesmo se poderá haver por aí melhores hipóteses ou não.

Considerando o teu orçamento, acho difícil arranjares uma coisa melhor.

Partilhar Post #5 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 14 Fevereiro 2019 - 18:19

Olha também para a sony A6000 que é mirrorless e tem um sensor do mesmo tamanho da 40D. Com a lente de kit, não é muito grande. Mas é maior que uma compacta. 

Partilhar Post #6 Cosmic

Cosmic

• Membro
  • Registo: 13/09/2016
    • Local: Nassau

Publicado 14 Fevereiro 2019 - 23:30

Com esse orçamento para mirrorless:

Sony a6000 + lente kit 16-50mm

Partilhar Post #7 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 15 Fevereiro 2019 - 23:01

.para uso mais casual eu estou muito contente com a minha Oly E-M10 Mark II (é micro 4/3 não é APSC como a Sony a6000) ... e embora não seja uma compacta nada tem a ver comos trambolhos das DSLR que para aqui tenho ...é uma maquinita muito competente...

https://www.fnac.pt/...?omnsearchpos=6

O velhote aqui em casa há uns meses adquiriu uma Lumix DC-ZS220..sensor de uma polegada, video4K, focus stacking, um zoom do caraças (24-360)  etc...mas atira para os 700-800 euros... e eu não a trocava pela minha OLy

IT Partilhar Post #8 Uno

Uno

• Novo Membro

Publicado 16 Fevereiro 2019 - 09:32

.para uso mais casual eu estou muito contente com a minha Oly E-M10 Mark II (é micro 4/3 não é APSC como a Sony a6000) ... e embora não seja uma compacta nada tem a ver comos trambolhos das DSLR que para aqui tenho ...é uma maquinita muito competente...

https://www.fnac.pt/...?omnsearchpos=6

O velhote aqui em casa há uns meses adquiriu uma Lumix DC-ZS220..sensor de uma polegada, video4K, focus stacking, um zoom do caraças (24-360)  etc...mas atira para os 700-800 euros... e eu não a trocava pela minha OLy

Também já tinha olhado para esta, e a minha apreensão tanto nessa (como na Sony a6000 ou Canon M50) é a lente de kit ter uma abertura 3.5 - 5.6, enquanto eu estou algo habituado a ter uma abertura maior (dado a ter andado sempre com a tamron 17-50 que tem f 2.8 fixo).

Qual é o teu feedback enquanto a isso? Como se safa em ambientes escuros e afins?

Partilhar Post #9 cabdriver

cabdriver

• Membro
  • Registo: 27/01/2013

Publicado 17 Fevereiro 2019 - 19:25

Fuji XT100... sempre podes á posteriori adquirir uma prime  para completar o set, se gostas de paisagem e retrato....

Partilhar Post #10 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 17 Fevereiro 2019 - 20:45

Panasonic GX9.
Máquina compacta e muito competente.
Uso-a com uma pancake 20mm 1.7 e com uma 45mm 1.8 (que também cabe num bolso) e gosto bem do que a máquina faz.

Cumps

Partilhar Post #11 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 18 Fevereiro 2019 - 21:49

fui ver ao MPB meramente por curiosidade...a Fuji XT100 e a Panasonic GX9 .. só corpo e usadas ...arrebentam com o orçamento dele...

Partilhar Post #12 cabdriver

cabdriver

• Membro
  • Registo: 27/01/2013

Publicado 19 Fevereiro 2019 - 00:05

Por cá , nova, a XT100+XC15-45mm fica-lhe a menos de 600€.

Partilhar Post #13 Cosmic

Cosmic

• Membro
  • Registo: 13/09/2016
    • Local: Nassau

Publicado 19 Fevereiro 2019 - 09:09

e-infinity.com

Sony a6000 + 16-50mm a 445€

https://www.e-infin....black_(sel1650)

Partilhar Post #14 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 19 Fevereiro 2019 - 10:30

Malta, atenção que nem toda a gente está disposta a comprar no "grey market"....

Convém informar devidamente.  :th_up:

Partilhar Post #15 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 19 Fevereiro 2019 - 13:13

Malta, atenção que nem toda a gente está disposta a comprar no "grey market"....

Convém informar devidamente.  :th_up:

Comprar coisas é sempre uma chatice.. em cada opção se ganha e se perde alguma coisa.

Aconselhar coisas concretas, tipo compra esta ou aquela  ainda é pior.... eu não me meto nisso: Depois a pessoa embirra com qualquer coisa e a culpa é minha que o "aconselhei". :) :)  

Apenas mostrei o Link da Oly, para dizer que na minha opinião uma Micro 4/3 de 450 euros á partida e muito melhor opção que uma compacta da mesma gama ...  basta pensar na possibilidade de trocar de lentes....

Eu também ando à nora com os tripés.. tenho 3 opções viáveis e não me consigo decidir.. um é de madeira, o outro é de aluminio, um tem cabeça oscilante os outros têm a cabeça fixa, um custa mais 70 euros do que os outros, um tem espigões os outros patas lisas de borracha...... um tem patas articuladas, os outros tem patas rígidas...

Como é para macro no campo, os espigões eas patas articuadas têm vantagens obvias em terreno desnivelado.

A madeira é menos resistente que o alumínio, mas a madeira absorve melhor as vibrações (estamos a falar de macro) e pesa menos meio quilo.

A base oscilane facilita muito o posicionamento e com base rigida terei de arranjar uma cabeça.

Acontece que nenhum deles tem patas articuladas, cabeça oscilante, madeira e é, o mais barato de todos.. tudo ao mesmo tempo.

Quando fizer click e comprar de alguma coisa vou ter de prescindir.

Como é uma compra significativa ... 200 e poucos euros por um MINI tripé pequenino (40 cm estendido) é muito dinheiro.... muita gente não dá isso por um tripé "normal", a escolha e a contabilidade não é fácil

Ando há pelo menos dois meses a mastigar e não me decido, porque não me agrada perder o que perco quando opto por um ou por outro.

Se custassem 50 euros comprava os 3  :) :)

Já me deu para abrir um tópico no photomacrography.net mas de certeza que vou ficar mais confuso, porque cada cabeça terá 2 opiniões... como é nomal nos fóruns..

Uma pessoa só pode dar pistas ou mostrar possibilidades / variantes.

Chega a uma altura que temos de ser NÓS a tomar uma decisão e a fazer o trabalho de casa..

Editado por Camara Lenta, 19 Fevereiro 2019 - 13:29 .