Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Irix 11mm f/4 Blackstone 

• Por favor inicie sessão para responder
4 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 darkwhisper

darkwhisper

• Membro
  • Registo: 13/09/2012
    • Local: Braga

Publicado 09 Fevereiro 2019 - 07:56

Estou a pensar em comprar uma grande angular para a minha 6D e deparei-me com a Irix 11mm f/4 Blackstone. Como n queria gastar rios de dinheiro n vou para as versões L. Acham que esta lente é boa? Preferia que fosse 2.8 mas tb n é o fim do mundo.

Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk

Anúncios

Partilhar Post #2 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 09 Fevereiro 2019 - 09:58

Boas

Aqui à uns tempos largos li, reli e vi imensos Reviews a essa lente e cheguei a equacionar a compra, até aparecer a Sigma 12-24 f4. Esta também recomendo.

Se é mesmo uma uga extrema que queres, qualquer uma delas será uma excelente escolha, no entanto deixo-te a minha opinião acerca da escolha que fiz depois de ter ponderado a compra de qualquer uma delas.

Na altura, tinha a Sigma 12-24 que usava essencialmente para Urbex. Quis acrescentar qualidade de imagem e procurei uma substituta que estivesse à altura das L. Outra coisa que detectei na altura foi que as minhas fotos de Urbex não tinham “alma”...chegava a uma divisão pequena e metia tudo no frame...perdi o cuidado nos detalhes. Perdi, quanto a mim, aquilo que mais gostava no Urbex. Não me interpretes mal, adorei usar a lente, e houve até alturas que achei que os 12mm não era wide o suficiente...
Depois, numas férias, em que levei 3 ou 4 lentes percebi que além do desconforto e peso, não usava a lente porque na maior parte das vezes era wide de mais. Andei a “estudar” as fotos dessas férias e a maioria delas andava entre os 24 e os 50mm, e mesmo quando andei com a 12-24, 90% das vezes andava colada nos 24mm.

No Urbex, ajudava por um lado, mas potenciava o descuido no detalhe.

Quando finalmente tomei a decisão de comprar, tive a 12-24 f4 e a 16-35 f4 no carrinho de compras. Ambas a rondar o mesmo preço, mas decidi pela 16-35. Porque numa lente só, tenho o que preciso para o Urbex, tenho o que preciso para férias, e tenho a qualidade que faltava na 12-24 que tinha.

Essa Irix será sem sombra de duvidas extraordinária, mas recomendo ponderares o facto de ficares agarrada a apenas uma distância, com uma lente pouco versátil no que toca ao que disse atrás (no meu caso Urbex, férias, Familia, rua, etc) o que poderá, eventualmente, obrigar-te mais cedo ou mais tarde à compra de uma outra qualquer lente que satisfaça o vazia que esta te possa trazer.

Posto isto, recomendo que faças tu a análise do que pretendes da lente, e que tomes a decisão por ti.

Partilhar Post #3 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 09 Fevereiro 2019 - 11:19

Concordo com o Marco. A mim aconteceu-me quase o mesmo e tabém acabei por vender a Sigma 12-24 pelos mesmos motivos que ele e não fotografo urbex, usava-a para paisagem.

Acho um percurso normal de quase todos os entusiastas da fotografi, procuram ir alargando o angulo até que começam a perceber que ás vezes é tão ou mais importante o que fica fora como o que fica dentro do enquadramento. A fotografia tem essa magia, mostrar e não mostrar, por isso a composição, a par da luz, são as coisas mais importantes nela.

No entanto não quero desmotivar a compra duma UGA. Acho até que faz parte de processo de aprendizagem e para casos particulares ela é muito útil mas apenas isso.

IT Partilhar Post #4 darkwhisper

darkwhisper

• Membro
  • Registo: 13/09/2012
    • Local: Braga

Publicado 09 Fevereiro 2019 - 12:38

Obrigada a ambos. Vou pensar melhor se compro essa de 11mm ou a 16-35mm.

Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk

Editado por darkwhisper, 09 Fevereiro 2019 - 12:38 .

Partilhar Post #5 anterix

anterix

• Membro
  • Registo: 20/09/2014
    • Local: Açores

Publicado 15 Fevereiro 2019 - 12:18

Tenho a irix 15mm f2.4. Nem é a blackstone. É a de plástico. Só para dizer que é excelente.
Só a usei em Full frame.
Mas tenho-a na caixa seca. Raramente lhe dou utilidade, pelas razões referidas pelos amigos acima.
Gosto de a ter, pois, pode vir a dar jeito, e as estrelas, e interiores e tal... Mas na prática, pouco a usei...