Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Mercado de máquinas fotográficas vai cair 50% nos próximos 2 anos.

• Por favor inicie sessão para responder
20 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 29 Janeiro 2019 - 20:05

São previsões da Canon. Que acham?

https://www.thephobl...ng/#more-133587

Anúncios

Partilhar Post #2 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 29 Janeiro 2019 - 20:18

Parece-me um bocado exagerado... 

IT Partilhar Post #3 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 29 Janeiro 2019 - 20:28

Não tenho dados mas pela minha perceção já deve ter caído bastante nos últimos anos. Agora caír mais 50% é mesmo grave! Mas pelo que vejo cada vez mais o ppl fotografa e videografa apenas com telemóvel. Mesmo aqueles que compraram máquinas. 

Partilhar Post #4 fao

fao

• Membro
  • Registo: 15/12/2008
    • Local: Cascais

Publicado 30 Janeiro 2019 - 09:09

Menos dramático:
https://dslrbodies.c...y-proclama.html

Partilhar Post #5 PedroA

PedroA

• Membro
  • Registo: 09/01/2018

Publicado 30 Janeiro 2019 - 09:23

50% acho muita fruta, mas acredito numa descida. Eu julgo que as marcas devem apostar cada vez mais nas gamas semi pro e pro. Deixarem de fazer máquinas de "entrada de gama", talvez ai o rombo seja maior. Penso eu de quê.

Partilhar Post #6 FotoKhan

FotoKhan

• Membro
  • Registo: 30/01/2013

Publicado 30 Janeiro 2019 - 10:07

Fujio Mitarai terá, também, afirmado que as "mirrorless" não estão a aumentar o volume de vendas, no seu todo, mas apenas a substituir as vendas de DSLRs.

Com tal simples frase se percebe a estratégia de lenta introdução de tais opções nas 2 marcas com maior volume de vendas.

Tem que se ter calma a atirar dinheiro para cima de um novo formato, quando tudo o que se vai obter, em termos de vendas, é um "shifting" das mesmas, num mercado em contração geral.

FK

Partilhar Post #7 Flipclick

Flipclick

• Membro
  • Registo: 19/07/2013
    • Local: Alhos Vedros

Publicado 30 Janeiro 2019 - 14:04

Boas,

só de pensar em tirar fotos a sério com o tlm, até fico com :wallbash:

Que porcaria. Já para não falar em ergonomia...

Cumps

Partilhar Post #8 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 31 Janeiro 2019 - 09:37

Boas,

só de pensar em tirar fotos a sério com o tlm, até fico com :wallbash:

Que porcaria. Já para não falar em ergonomia...

Cumps

Mas a maioria das pessoas não querem tirar foto "a sério". Querem ter uma foto de um momento, ou de algo que viram. Uma compacta faz melhor serviço que qualquer máquina de lentes intermutáveis. E um telemóvel que já toda a gente tem faz ainda melhor serviço que qualquer compacta no dia a dia.

Fujio Mitarai terá, também, afirmado que as "mirrorless" não estão a aumentar o volume de vendas, no seu todo, mas apenas a substituir as vendas de DSLRs.

Com tal simples frase se percebe a estratégia de lenta introdução de tais opções nas 2 marcas com maior volume de vendas.

Tem que se ter calma a atirar dinheiro para cima de um novo formato, quando tudo o que se vai obter, em termos de vendas, é um "shifting" das mesmas, num mercado em contração geral.

FK

A não ser que tenhas um aumento da população, é natural que a venda de umas só substitua a venda de outras. Mas se uma marca não oferecer esse estilo de máquinas, essa substituição é acompanhada por uma mudança de marca. A nokia que o diga... Quando os smartphones apareceram, o mercado não aumentou, apenas fez um shift...

Mas o mais preocupante a nível da canon é outro tópico...

Canon will shift its business to more corporate sales than consumer retail sales

Canon will focus more on industrial, surveillance and medical imaging.

https://www.canonrum...next-two-years/

Uma marca que já não é conhecida pelo R&D na fotografia a afirmar que nos próximos tempos vai-se focar mais em mercados diferentes...

IT Partilhar Post #9 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 31 Janeiro 2019 - 12:07

Vantagens do uso do telemóvel para fazer fotografias para o consumidor comum:

- é pequeno, prático e anda sempre à mão e faz mais n coisas (até dá para telefonar)

- conhecimento técnico = a zero para se fazer boas imagens

- guarda as fotos e vídeos de forma segura e prática

- partilha e mostra de forma fácil

fácil, económico, seguro, e prático. Tudo o que o Ser comum quer!

Partilhar Post #10 Flipclick

Flipclick

• Membro
  • Registo: 19/07/2013
    • Local: Alhos Vedros

Publicado 31 Janeiro 2019 - 14:11

Viva,

pois... realmente agora é assim, os telemóveis... até dão para telefonar :pout:

Eu apenas falo baseado nas minhas convicções... enfim. Gosto de máquinas fotográficas??!! Sim, gosto.

Até um pescador... não gosta só de pescar, também gosta do seu equipamento!!

Se eu tiro fotografias com o telemóvel?! sim, tiro!

o que faço com elas?! Publico no facebook :rolleyes:

Se gosto de tirar fotos com o tlm?! não... nem por isso.

Porque na maioria das vezes só acumulo fotos de treta que passado 2 semanas só me parecem lixo.

Conclusão (sobre algo em que faço parte da minoria pelos motivos já cima expostos).

Fico um bocado "triste" por constatar estas novas tendências que nos podem levar a mercado cada vez menos interessante de máquinas fotográficas porque vão passar a existir sabonetes espalmados com 40 megapixels.

E porque isto é (já há bastante tempo) uma banalização da fotografia que de uma forma geral me desagrada. Tendo ainda assim os seus aspetos negativos e positivos (não me alongo porque já existe outro tópico sobre este tema).

Não gosto de tlm´s para tirar fotos, pronto :bleh:

Cumps

Partilhar Post #11 PedroA

PedroA

• Membro
  • Registo: 09/01/2018

Publicado 31 Janeiro 2019 - 14:23

Viva,

pois... realmente agora é assim, os telemóveis... até dão para telefonar :pout:

Eu apenas falo baseado nas minhas convicções... enfim. Gosto de máquinas fotográficas??!! Sim, gosto.

Até um pescador... não gosta só de pescar, também gosta do seu equipamento!!

Se eu tiro fotografias com o telemóvel?! sim, tiro!

o que faço com elas?! Publico no facebook :rolleyes:

Se gosto de tirar fotos com o tlm?! não... nem por isso.

Porque na maioria das vezes só acumulo fotos de treta que passado 2 semanas só me parecem lixo.

Conclusão (sobre algo em que faço parte da minoria pelos motivos já cima expostos).

Fico um bocado "triste" por constatar estas novas tendências que nos podem levar a mercado cada vez menos interessante de máquinas fotográficas porque vão passar a existir sabonetes espalmados com 40 megapixels.

E porque isto é (já há bastante tempo) uma banalização da fotografia que de uma forma geral me desagrada. Tendo ainda assim os seus aspetos negativos e positivos (não me alongo porque já existe outro tópico sobre este tema).

Não gosto de tlm´s para tirar fotos, pronto :bleh:

Cumps

Em parte concordo contigo. Falo por mim, quando tiro fotografias com o tlm não tenho a mesma "motivação" para as tirar, acabando por se notar no resultado final. O meu tlm até nem tem má qualidade, mas é o processo em si...não é a mesma coisa.

IT Partilhar Post #12 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 31 Janeiro 2019 - 18:05

Vejam o lado positivo. Cada vez vai haver menos máquinas e o seu uso restrito a alguns carolas e aos profissionais. Vai voltar a ser com há uns anos atrás, quando virem alguem com uma boa máquina e uma grande  objectiva vão pensar logo que é um grande fotógrafo.  :lol:

Do lado negativo, é muito provável que os preços vão subir.

Partilhar Post #13 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: London

Publicado 31 Janeiro 2019 - 19:06

Vou voltar a fotografar em película com a minha velha Leica M3 e a Summicron 50mm f/2. Espero que ainda funcione. Pilhas não leva porque nem fotómetro tem. E será a fotografia do futuro, sempre a preto e branco porque ainda é menos caro. E que se f... os tlm.

Partilhar Post #14 recycle bin

recycle bin

• Membro
  • Registo: 20/09/2011

Publicado 31 Janeiro 2019 - 20:07

eu gosto bastante dos telemóveis, acho-os bastante libertadores em termos de fotografia, só me preocupo com o enquadramento, e tudo o que tenho de mudar está à distancia de um toque de dedo no ecrã

a camera está sempre comigo, é pequena, leve e cabe no bolso, com uma qualidade que à uns anos as compactas nem tinham e funcionalidades que nem sonhavam, e posso editar e partilhar no mesmo dispositivo... 

Só tenho pena que não se tenha apostado mais , como a Nokia fez com o 808 e 1020, mas talvez o nicho de mercado fosse mto pequeno, hoje em dia ando com um LG V30, que tem uma grande angular e não o troco por nenhuma compacta, tanto que ofereci a minha X100 à minha sobrinha de 12 anos.

Partilhar Post #15 recycle bin

recycle bin

• Membro

Publicado 31 Janeiro 2019 - 20:09

https://www.google.c...iw=1536&bih=723

Partilhar Post #16 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: London

Publicado 31 Janeiro 2019 - 22:20

eu gosto bastante dos telemóveis, acho-os bastante libertadores em termos de fotografia, só me preocupo com o enquadramento, e tudo o que tenho de mudar está à distancia de um toque de dedo no ecrã

a camera está sempre comigo, é pequena, leve e cabe no bolso, com uma qualidade que à uns anos as compactas nem tinham e funcionalidades que nem sonhavam, e posso editar e partilhar no mesmo dispositivo... 

Só tenho pena que não se tenha apostado mais , como a Nokia fez com o 808 e 1020, mas talvez o nicho de mercado fosse mto pequeno, hoje em dia ando com um LG V30, que tem uma grande angular e não o troco por nenhuma compacta, tanto que ofereci a minha X100 à minha sobrinha de 12 anos.

Essa tua sobrinha teve muita sorte. Tem é de aprender a dominar o bicho, que tem manias. Comparar um Fuji X100 com qualquer telemóvel que seja é comparar o olho do cú com a feira de Castro, como se dizia.

Editado por Pentaxian, 31 Janeiro 2019 - 22:20 .

Partilhar Post #17 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 31 Janeiro 2019 - 22:21

se não podes com eles junta-te eles

venham os telemóveis Canon....... já que também fazem fotocopiadoras e jatos de tinta..... :lol:

PS...  vejam lá se entendem de uma vez que as Camaras "a sério" não dão jeito nenhum para tirar uma "selfie"

Editado por Camara Lenta, 31 Janeiro 2019 - 22:28 .

Partilhar Post #18 recycle bin

recycle bin

• Membro

Publicado 31 Janeiro 2019 - 23:32

eu vejo é muito preconceito em relação aos telemóveis como ferramenta fotográfica, mas a fotografia sempre foi assim, até há muita gente que mete um punho nas suas SLRs só para parecer mais "profissional"... sentem-se mais fotografos com algo volumoso... mas há fotografos a fazerem trabalhos excepcionais com telemóveis, mas como em tudo , é preciso ter unhas... é que no fim o que interessa é a imagem final.

Partilhar Post #19 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 01 Fevereiro 2019 - 00:05

Um telemóvel com um conversor:
https://www.shopmome...58mm-field-test

Isto chega e sobra para a grande maioria da população que não se interessa por máquinas fotográficas. Mesmo criativos que estão ligados à fotografia ficariam mais que satisfeitos com isto. 

Um telemóvel, um tele conversor e um conversor grande angular chegam perfeitamente para satisfazer um amador criativo, tal como as compactas serviram durante anos e anos, sem controlos manuais ou raw. 

Se eu ia de férias só com isto? Nem pensar. Mas que dá para fazer umas coisas engraçadas, dá. 

Partilhar Post #20 kiak

kiak

• Membro
  • Registo: 18/03/2006
    • Local: centro-norte

Publicado 10 Fevereiro 2019 - 16:44

O tema era a queda de 50%?

Sim será possível depois de ver telemóveis  de 1000 euros com 40MGP , o bloguista e o utilizador comum ficará muito satisfeito pois até consegue telefonar com a maquina fotográfica/camera de video. 

Pois tem aquela aplicação foto normal ou foto profissional que faz sentir poder loool

Agora mais a sério, sim irá cair pois aumentou imenso há uns anos atrás  foi possível ter a preços razoáveis maquinas fotográficas , 800 a 1000 euros já se ia comprar uma 40D... O motivo era simples os telemóveis nem camera fotográfica tinham!!!  

Surgiu então uma nova classe de fotógrafos, os fotógrafos amadores que entendiam tanto de fotografia que começaram a fazer trabalhos profissionais, era fácil ter uma dslr e mandar umas flaxadas na malta!!! só o padre é que era mau quando não autorizava o uso do flash!!!  Muitos desistiram rapidamente pois isto de fazer trabalhos por 200 euros parecia ser uma coisa para ganhar muito dinheiro mas as maquinas gastam obturador as objectivas avariam ou apanham fungos e isso não estava nos planos.

Com essa queda dos aventureiros ,voltará a ser como antes, terão apenas alguns capacidade para gerir um negocio de fotografia enquanto os outros lá vão para o telemóvel , é mais pratico e serve para o que eu quero.  

A venda irá cair em todas as marcas, talvez algum consumo nas Mirrorless por ser novidade ou troca de tecnologia (embora continuo a achar uma lentidão de foco na maioria delas em ambientes escuros, mas fica para outro topico), mas estão aí e será o futuro ou talvez não das marcas.

A queda será uma espécie de "bolha"  que se formou mas que irá cair porque passou a moda de ter uma maquina profissional ou pelo menos parecida!!!