Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Nikon Df ou Fujifilm X?

• Por favor inicie sessão para responder
23 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 jssaraiva

jssaraiva

• Membro
  • Registo: 30/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 08 Janeiro 2019 - 19:08

Caros,

As objectivas que tenho para Nikon são essênciamente Nikkor não-AI, principalmente: 35/2; 50/1.4; 105/2.5 e 55/3.5 Micro.

Gostaria de ter um corpo FF digital para as usar. Estive à espera de mirrorless, mas Z6 não me parece ser o ideal com o grande adaptador a que obriga o novo mount.

Nikon Df, nunca usei e tenho algum receio de comprar algo menos convencional. Gostaria de saber se alguem daqui pode dar inputs de usar esse corpo, ou pelo menos de já o ter experimentado, pois eu nem isso. Ergonomia, qualidade dos botões, etc. Não confio muito nas reviews...

Obrigado!

JS

Editado por jssaraiva, 04 Maio 2019 - 15:38 .

Anúncios

Partilhar Post #2 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 08 Janeiro 2019 - 21:25

Mas essa Df faz leitura de luz com essas lentes anteriores às AI e AI-S? Duvido muito. Ora verifica lá se ela tem aquela ligação ao pequeno garfo que essas objectivas tinham e que se prendia num picolete das Nikon F, F2 e outras. Se não tiver...

Editado por Pentaxian, 08 Janeiro 2019 - 21:27 .

IT Partilhar Post #3 jssaraiva

jssaraiva

• Membro

Publicado 08 Janeiro 2019 - 21:47

O utilizador tem de transmitir informação da lente, mas sim: https://www.nikonusa...e-nikon-df.html

De qualquer forma, nem me estava a lembrar da possibilidade de recorrer a fotometria :)

Partilhar Post #4 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011

Publicado 08 Janeiro 2019 - 22:36

Daquilo que me lembro, as reviews eram mázinhas... Um "look vontage", sem dúvida, mas com muitos erros de implementação e de ergonomia.

Talvez seja boa ideia testar antes de ficar com ela em definitivo...

Por alguma razão nunca teve muito sucesso.  :hmm:

Partilhar Post #5 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 08 Janeiro 2019 - 23:13

Era a máquina que eu queria da Nikon, mas infelizmente ainda era demasiado cara mesmo após tantos anos. Foi uma máquina que saiu sem problemas de fábrica.

Muita tinta correu e muita coisa má se escreveu sobre essa câmara, mas uma coisa é certa, quem tem ou teve uma ficou bem satisfeito. Não só é uma excelente máquina para luz baixa, como também tem umas tonalidades de cor muito próprias.

Do muito que já vi sobre ela, pois namorei-a durante muito tempo, fiquei fã. Ainda por cima podia voltar a usar o magnificador que tinha na D700, que tanto facilitava a focagem manual...

Essa câmara faz medição de luz com lentes Ai, Ai-S, e mesmo anteriores como as series E. 

Dá uma olhada aqui para veres as restrições: https://imaging.niko...atibility02.htm

IT Partilhar Post #6 jssaraiva

jssaraiva

• Membro

Publicado 10 Janeiro 2019 - 07:35

Obrigado a todos, vou evitar avançar sem testar primeiro. Continuo bastante interessado, mas é algo tão pouco convencional que me deixa muitas dúvidas.

Deixo um link para um vídeo que resume bem como a Df ficou vista:

Partilhar Post #7 joserocha

joserocha

• Membro

Publicado 10 Janeiro 2019 - 14:24

Essa é uma de tantas reviews que não vai ao fundo da questão. Um dos tipos que mais gosto de ver, e que me influenciou na escolha da 6D II, é o Matthias Burling. O tipo está sempre a comprar câmaras antigas e a analisá-las do ponto de vista do fotógrafo, sem entrar em conversas sobre modas e preços.

Aqui está a review da DF feita por ele:

https://www.youtube....h?v=2IPAeJaNJKw

Vale a pena espreitar o canal todo. Tem lá coisas engraçadas como usar uma A7 com lentes médio formato e respectivo turbo boost.

Partilhar Post #8 Fotugafia

Fotugafia

• Membro
  • Registo: 01/10/2017

Publicado 10 Janeiro 2019 - 18:55

Não me importava nada de apanhar uma a bom preço...

IT Partilhar Post #9 jssaraiva

jssaraiva

• Membro

Publicado 12 Janeiro 2019 - 18:51

Obrigado pelos comentários, vou continuar a tentar encontrar uma, pelo menos para as lentes que tenho, parece boa opção.

IT Partilhar Post #10 jssaraiva

jssaraiva

• Membro

Publicado 04 Maio 2019 - 15:45

Editei o titulo do tópico, não valia a pena criar um novo.

Pelo menos por enquanto, não me apareceu uma Df, mas há semanas surgiu a oportunidade de uma XPro1 e achei que poderia servir para este efeito (usar as Nikkor não AI) pelo menos temporariamente.

No entanto, a experiência em uso está a ser bastante má: as ajudas de focagem são fracas e o ecrã ainda pior. Estou habituado às bem mais modestas Olympus Pen Lite (E-PL7 por exemplo) que são muito melhores neste aspecto. 

A minha questão é: isto melhora significativamente com um corpo mais moderno? Focus peaking é melhor? Os EVFs são mesmo melhores para focar (não olhando apenas aos numeros)?

Vejo naturalmente vantagens com a Fujifilm pois posso usar objectivas de mas marcas e na XPro em concreto ficam bem equilibradas, principalmente as Pentax-M:

IMG_8951%5B1%5D-XL.jpg

Editado por jssaraiva, 04 Maio 2019 - 15:46 .

IT Partilhar Post #11 jssaraiva

jssaraiva

• Membro

Publicado 05 Maio 2019 - 07:48

Os tópicos sobre Fujifilm costumam ser tão participados, ninguém que consegues dar umas dicas?

Ou será que toquei numa ferida?  ;)

JS

Partilhar Post #12 MarcomPereira

MarcomPereira

• Membro
  • Registo: 03/10/2016
    • Local: porto

Publicado 05 Maio 2019 - 15:10

lol a xpro1 não tem comparação com as xpro2 xt2 etc.. foi a primeira mirroless deles é lenta demais, pouco controlo no foco, foco continuo é para esquecer e mesmo o Focus peaking é muito fraco, ..  ainda tenho uma e não a vendo, mas nem tem comparação com as gamas mais recentes, se um dia quiseres testar uma das mais recentes estás a vontade...

Partilhar Post #13 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 06 Maio 2019 - 08:52

É o que diz o Marco. A X-Pro1, apesar de ser um ótima solução para alguns (especialmente ao preço que agora se arranjam), creio que não será a melhor solução tendo em consideração os padrões contemporâneos. É lenta, muito lenta - desde a operação até ao AF. O EVF é fraco, tanto em resolução como em fps. Os sistemas de ajuda ao MF igualmente fracos. No fundo é uma câmara para quem gosta de fotografar de forma lenta e gosta de usar o viewfinder óptico. O sensor é muito bom, do meu ponto de vista. Qualidade de imagem excelente. Mas se compararmos com a X-Pro2, a X-Pro1 parece da pré-história (mesmo com os updates de firmware). Tive as duas, e quando passei de uma para a outra foi como da água para o vinho.

IT Partilhar Post #14 jssaraiva

jssaraiva

• Membro

Publicado 06 Maio 2019 - 20:29

Obrigado pelos comentários, e pela oferta Marcom Pereira. Vou então testar com mais calma e se resultados agradarem tenho de começar a por algum de lado para ir para um corpo mais recente.

JS

Partilhar Post #15 joserocha

joserocha

• Membro

Publicado 08 Maio 2019 - 13:00

jssaraiva, talvez não aprecies esta hipótese, mas e que tal uma Sony A7 usada (~500€)? Ou de preferência uma A7 II que já tem estabilização no sensor?

Imagina só poderes acoplar qualquer objectiva antiga, sem crops, e com estabilização. O EVF é grande, é muito bom para focagem manual.

Tive uma A7s durante algum tempo, e tirando a questão da falta de objectivas baratas naquela altura, foi uma câmara óptima para usar com lentes adaptadas. Usei várias, desde uma Nikkor 20mm até à 180mm. Podes ainda fazer aquela brincadeira com lentes de médio formato antigas e adaptador turbo-boost e ficares com aquele look de médio formato...

IT Partilhar Post #16 jssaraiva

jssaraiva

• Membro

Publicado 10 Maio 2019 - 20:57

lol a xpro1 não tem comparação com as xpro2 xt2 etc.. foi a primeira mirroless deles é lenta demais, pouco controlo no foco, foco continuo é para esquecer e mesmo o Focus peaking é muito fraco, ..  ainda tenho uma e não a vendo, mas nem tem comparação com as gamas mais recentes, se um dia quiseres testar uma das mais recentes estás a vontade...

É o que diz o Marco. A X-Pro1, apesar de ser um ótima solução para alguns (especialmente ao preço que agora se arranjam), creio que não será a melhor solução tendo em consideração os padrões contemporâneos. É lenta, muito lenta - desde a operação até ao AF. O EVF é fraco, tanto em resolução como em fps. Os sistemas de ajuda ao MF igualmente fracos. No fundo é uma câmara para quem gosta de fotografar de forma lenta e gosta de usar o viewfinder óptico. O sensor é muito bom, do meu ponto de vista. Qualidade de imagem excelente. Mas se compararmos com a X-Pro2, a X-Pro1 parece da pré-história (mesmo com os updates de firmware). Tive as duas, e quando passei de uma para a outra foi como da água para o vinho.

Olhem o que me fizeram fazer!  :D

F1660719-D80B-4BE2-9FC2-962DE00BAC69-XL.

Primeira impressões, as diferenças são mesmo enormes. Tenho de testar melhor para ficar convencido.

JS

Partilhar Post #17 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 10 Maio 2019 - 21:00

Olhem o que me fizeram fazer! :D

https://photos.smugmug.com/Other/For-Sal...

Primeira impressões, as diferenças são mesmo enormes. Tenho de testar melhor para ficar convencido.

JS

Se correr mal a culpa foi do Marco. Se correr bem, o mérito foi meu.

Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk

IT Partilhar Post #18 jssaraiva

jssaraiva

• Membro

Publicado 10 Maio 2019 - 21:01

jssaraiva, talvez não aprecies esta hipótese, mas e que tal uma Sony A7 usada (~500€)? Ou de preferência uma A7 II que já tem estabilização no sensor?

Imagina só poderes acoplar qualquer objectiva antiga, sem crops, e com estabilização. O EVF é grande, é muito bom para focagem manual.

Tive uma A7s durante algum tempo, e tirando a questão da falta de objectivas baratas naquela altura, foi uma câmara óptima para usar com lentes adaptadas. Usei várias, desde uma Nikkor 20mm até à 180mm. Podes ainda fazer aquela brincadeira com lentes de médio formato antigas e adaptador turbo-boost e ficares com aquele look de médio formato...

Obrigado pela sugestão. Cheguei a pensar nisso e inclusivamente testei uma A7. De facto uma full frame deveria ser a melhor opção, nomeadamente a A7, mas:

1) Sou tão entusiasta da fotografia,  como de equipamentos fotográficos (o toque, a ergonomia, os comados), e nesse aspecto as Sony ficam bastante abaixo nas minhas preferências. 

2) As melhors objectivas não AI que tenho até convertem bem com o factor crop de 1,5x: a 35/2 fica uma 50mm, a 105/2.5 (sonnar) fica numa excelente distância focal para retrato e a 55mm Micro também fica com mais espaço de trabalho.

JS

Editado por jssaraiva, 11 Maio 2019 - 17:08 .

Partilhar Post #19 MarcomPereira

MarcomPereira

• Membro
  • Registo: 03/10/2016
    • Local: porto

Publicado 11 Maio 2019 - 19:10

Olhem o que me fizeram fazer!  :D

https://photos.smugmug.com/Other/For-Sal...

J

parabéns:) para mim é a melhor máquina da Fujifilm, aproveita para explorar isso bem, para usar com lentes manuais eu gosto de colocar o evF como uma slr mas com um quadrado onde está o foco em zoom, não sei se me faço entender:)

Partilhar Post #20 toy77

toy77

• Membro
  • Registo: 31/10/2009
    • Local: Portalegre

Publicado 11 Maio 2019 - 19:30

Welcome to the "dark side"  :bleh: