Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Prime grande-angular para Canon

• Por favor inicie sessão para responder
11 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 29 Dezembro 2018 - 00:50

Boas pessoal, como é que foi o Natal?  :) Aqui foi fraquinho, mas apenas porque não soube o que comprar para mim próprio.

Este fim de semana fiz um belo test-drive à minha 6D II apenas com a 85mm f/1.8, e tenho a dizer que estou surpreendido com os resultados. Usei a objectiva exclusivamente à abertura máxima e fiquei boquiaberto com a precisão de foco (em modo Servo e usando AF-ON para desacoplar do disparador). As imagens que a objectiva produz são um bocado para o neutras, o que já esperava, mas ao mesmo tempo agradáveis à vista e uns tons de pele fantásticos. Estou contente com o material, pelo menos para este fim.

Agora sinto falta de uma grande angular para fotografar em espaços mais fechados e para usar em passeio/paisagem. Terá de ser qualquer coisa que substitua a Fuji 16mm ou virar-me para as já habituais 28mm que sempre gostei de usar. Uma abertura máxima de f/2.8 já é suficiente. 

Na Nikon virar-me-ia muito provavelmente para as 28mm f/1.8G ou 24mm f/1.8G, ou a 24mm f/1.4G se visse uma usada a um grande preço. A Sigma 24 1.4 está fora de hipótese pois não apreciso o tamanho e peso. 

Conheço mal o sistema Canon, mas da investigação que fiz parece que as opções são as Canon 24mm e 28mm f/2.8 IS USM. Só acho que, para a abertura máxima que têm, o preço de ~500€ é um bocado exorbitante, e infelizmente não encontro um único exemplar no mercado de usados  :( Alguém conhece estas duas primes? São boas?

Alguém conhece outra prime que valha a pena analisar? Para 400€, mais coisa menos coisa?

Grato pela ajuda desde já. Acho que nunca estive tão indeciso como agora!

Anúncios

Partilhar Post #2 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 31 Dezembro 2018 - 09:39

Viva,

Para uga Canon só me ocorre a 16-35 f4. Tive 2 semanas de férias fora do país e foi a lente que usei. A abertura é mais que suficiente, mesmo dentro de igrejas com pouca iluminação.

Quanto ao que te interessa, é realmente verdade que raramente essas lentes aparecem nos usados, e quando aparecem, é rápido que desaparecem. Já a Sigma 24 1.4, têm pouca procura, pois tenho-as visto nos usados, e repetem-se semana após semana. Cheguei a testar ambas pois um amigo meu aqui de Viseu tinha a 20, a 24 e a 28...a que gostei mais, e me pareceu melhor em termos de resultados à abertura máxima foi a 20 2.8.

Equacionas lestes manuais?

Partilhar Post #3 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 31 Dezembro 2018 - 18:07

E porque não a Tokina 16-28 ou a mais recente Tamron 17-35? Acho que ambas cabem no teu budget....

Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk

IT Partilhar Post #4 joserocha

joserocha

• Membro

Publicado 02 Janeiro 2019 - 11:47

Quanto ao que te interessa, é realmente verdade que raramente essas lentes aparecem nos usados, e quando aparecem, é rápido que desaparecem. Já a Sigma 24 1.4, têm pouca procura, pois tenho-as visto nos usados, e repetem-se semana após semana. Cheguei a testar ambas pois um amigo meu aqui de Viseu tinha a 20, a 24 e a 28...a que gostei mais, e me pareceu melhor em termos de resultados à abertura máxima foi a 20 2.8.

Equacionas lestes manuais?

Marco, essas 3 lentes que testaste eram todas Canon? Se sim, a 24 e a 28 eram as versões IS USM? É que surpreende-me muito se a 20 2.8 for opticamente melhor que as outras duas...

Lentes manuais não vou considerar neste momento pois dá-me jeito para fotografar pessoas em interiores. Estou muito inclinado para algo entre os 24 e os 28mm. Abaixo disto fica para mais tarde, e aí posso considerar lentes manuais.

IT Partilhar Post #5 joserocha

joserocha

• Membro

Publicado 02 Janeiro 2019 - 11:55

E porque não a Tokina 16-28 ou a mais recente Tamron 17-35? Acho que ambas cabem no teu budget....

Fizeste-me pesquisar a Tamron 17-35 e parece que a nova versão é bem boa! Só é pena que não se encontre nos usados, e nova ainda é um bocado cara... mas vai ficar na lista de preferências.

Sempre que for possível poupar no tamanho e peso, prefiro uma prime. Por esta razão é que olho com bons olhos para as 24 e 28 IS USM, que pelas reviews que já encontrei dá para ver que têm muito boa qualidade. Mas fiquei surpreendido pela negativa pelo facto de a Canon ter pouca oferta de primes nestas focais, não imaginava que era assim  :unsure:

Partilhar Post #6 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 02 Janeiro 2019 - 12:15

Fizeste-me pesquisar a Tamron 17-35 e parece que a nova versão é bem boa! Só é pena que não se encontre nos usados, e nova ainda é um bocado cara... mas vai ficar na lista de preferências.

Sempre que for possível poupar no tamanho e peso, prefiro uma prime. Por esta razão é que olho com bons olhos para as 24 e 28 IS USM, que pelas reviews que já encontrei dá para ver que têm muito boa qualidade. Mas fiquei surpreendido pela negativa pelo facto de a Canon ter pouca oferta de primes nestas focais, não imaginava que era assim  :unsure:

Estava a pensar que há também aquela Samyang 14mm, de quem toda a gente fala bem por ser boa e barata (apesar de não ter AF mas com aquela DF não é assim tão importante). Mas se calhar é "wide" demais, não?

Partilhar Post #7 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 02 Janeiro 2019 - 13:52

Marco, essas 3 lentes que testaste eram todas Canon? Se sim, a 24 e a 28 eram as versões IS USM? É que surpreende-me muito se a 20 2.8 for opticamente melhor que as outras duas...

Lentes manuais não vou considerar neste momento pois dá-me jeito para fotografar pessoas em interiores. Estou muito inclinado para algo entre os 24 e os 28mm. Abaixo disto fica para mais tarde, e aí posso considerar lentes manuais.

Ambas as versões eram USM - ambas sem IS e da Canon.

24mm - https://www.the-digi...ens-Review.aspx

28mm - https://www.bhphotov...le_EF_28mm.html

20mm - https://www.bhphotov...e_Angle_EF.html

Acerca da 20mm...também foi a que usei mais, daí ter uma ideia mais "vincada" para ela. 

Quanto às manuais...uma 24mm facilmente tens tudo focado sem andares a perder muito tempo e agilidade com isso. ainda no fim do ano fotografei com uma Helios 58mm (o fogo de artificio) em APS, meti no infinito e ficou tudo focado...

Vê também se encontras alguma Tamron 17-35 2.8-4...tive uma à uns tempos e era bem boa para o preço (paguei a um membro deste forum, 200€ por ela).

IT Partilhar Post #8 joserocha

joserocha

• Membro

Publicado 02 Janeiro 2019 - 14:03

Estava a pensar que há também aquela Samyang 14mm, de quem toda a gente fala bem por ser boa e barata (apesar de não ter AF mas com aquela DF não é assim tão importante). Mas se calhar é "wide" demais, não?

É mesmo muito wide.

Eu sempre gostei de andar com primes de 28mm para andar em passeio/viagem, é uma focal que dá para fazer um pouco de tudo nestas situações, desde fotos a monumentos até paisagens e retratos ambientais sem distorcer muito. 24mm ainda é aceitável e gostei muito da Fuji 16mm, mas preferia menos peso e tamanho.

Dei-me bem com Voigtlander 20mm e Sigma 19mm em APS-C, depois Voigtlander 28mm e Sony 28mm em FF. Ainda tive a Panasonic 14mm em MFT.

O AF é importante, não quero prescindir dele neste momento.

IT Partilhar Post #9 joserocha

joserocha

• Membro

Publicado 02 Janeiro 2019 - 14:10

Ambas as versões eram USM - ambas sem IS e da Canon.

24mm - https://www.the-digi...ens-Review.aspx

28mm - https://www.bhphotov...le_EF_28mm.html

20mm - https://www.bhphotov...e_Angle_EF.html

Acerca da 20mm...também foi a que usei mais, daí ter uma ideia mais "vincada" para ela. 

Quanto às manuais...uma 24mm facilmente tens tudo focado sem andares a perder muito tempo e agilidade com isso. ainda no fim do ano fotografei com uma Helios 58mm (o fogo de artificio) em APS, meti no infinito e ficou tudo focado...

Vê também se encontras alguma Tamron 17-35 2.8-4...tive uma à uns tempos e era bem boa para o preço (paguei a um membro deste forum, 200€ por ela).

Ah, afinal falavas da 28mm 1.8 e não da 2.8. Já vi uma 1.8 nos usados por apenas 300€, achas que seria uma boa opção?

Relativamente à 20mm, tenho-a debaixo de olho para fazer as vezes da minha ex- Nikkor 20mm! Lá para o verão, em princípio.

Pena não haver mais opções. Às tantas ainda acabo com uma Sigma 24 1.4, só por ser mais vulgar.

Partilhar Post #10 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 02 Janeiro 2019 - 14:41

Ah, afinal falavas da 28mm 1.8 e não da 2.8. Já vi uma 1.8 nos usados por apenas 300€, achas que seria uma boa opção?

Relativamente à 20mm, tenho-a debaixo de olho para fazer as vezes da minha ex- Nikkor 20mm! Lá para o verão, em princípio.

Pena não haver mais opções. Às tantas ainda acabo com uma Sigma 24 1.4, só por ser mais vulgar.

Sendo uma DF que muito usas e muito te agrada, acho que será uma boa opção. 

Pelo que percebo, estás muito satisfeito com a 85 1.8, que em termos de qualidade de construção e QI final, andará muito próxima uma vez que são ambas as lentes da mesma "geração"

Tenho um conhecido que tem usado muito uma 28 1.8 em eventos e casamentos, e aparentemente, está satisfeito.

Acerca da Tamron, dá uma vista de olhos nesta galeria - https://www.flickr.c...79171@N00/pool/

Partilhar Post #11 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 02 Janeiro 2019 - 15:02

Acerca da Tamron, dá uma vista de olhos nesta galeria - https://www.flickr.c...79171@N00/pool/

Também tive essa Tamron na minha 6D. Comprei usada também por 200 paus (ou até menos, acho que 180 ou isso). Era boa para o preço. Cores mais neutras e deslavadas do que as L que tinha e a nitidez sofria nos cantos, sem dúvida. Mas por 200 paus era muito fixe. Para uso casual servia perfeitamente.

IT Partilhar Post #12 joserocha

joserocha

• Membro

Publicado 02 Janeiro 2019 - 15:20

Também tive essa Tamron na minha 6D. Comprei usada também por 200 paus (ou até menos, acho que 180 ou isso). Era boa para o preço. Cores mais neutras e deslavadas do que as L que tinha e a nitidez sofria nos cantos, sem dúvida. Mas por 200 paus era muito fixe. Para uso casual servia perfeitamente.

OK vou ter essa Tamron em consideração mais adiante, será entre essa e a Canon 20mm ou a 17-40 L. 

Para já vou optar por uma prime para uso generalista entre os 24 e os 28mm, de preferência pequena e leve. Os 35mm da X100F limitam-me um bocado em viagem, é só por isso. Depende muito da finalidade, mas quando pretendo fotografar monumentos fica-me a faltar uma focal mais curta. Por experiência própria 28mm são muito adequados e fazem imagens "naturais".

Candidatas nesta altura são:

Canon 28 1.8 USM (~300€ usada)

Canon 28 2.8 IS USM (489€ nova)

Canon 24 2.8 IS USM (539€ nova)

As 24 e 28 non-IS e non-USM da Canon pecam por terem apenas 5 lâminas de diafragma e um motor AF barulhento, por isso por muito sharp que até possam ser, estão fora de hipótese.