Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Caixa Estanque com medidor de Humidade e Temperatura

• Por favor inicie sessão para responder
24 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Cosmic

Cosmic

• Membro
  • Registo: 13/09/2016
    • Local: Nassau

Publicado 11 Dezembro 2018 - 12:54

Preciso de uma caixa estanque, pesquisei na amazon, mas tudo muito grande e "caro"

Que caixas de estanque aconselham?

Seja DIY ou comprar já prontinho com medidores

Cumps

Editado por Cosmic, 11 Dezembro 2018 - 22:35 .

Anúncios

Partilhar Post #2 Lyp

Lyp

• Membro
  • Registo: 05/02/2012

Publicado 11 Dezembro 2018 - 21:54

Acho que não coloquei isto por aqui na altura, portanto fica aqui o meu contributo:

Hoje passei numa grande superfície dos chineses, e decidi comprar umas coisinhas para fazer uma caixa seca para as minhas lentes. Já tinha uma, mas tinha falhas e já não cabiam as lentes todas.

Como noto que há por aqui pessoal com algumas dúvidas, e que até desconhece como se pode evitar fungos nas lentes, decidi fazer umas fotos de forma a mostrar como se pode fazer uma caixa seca sem gastar muito dinheiro.

Material utilizado:

Caixa transparente - 7.5€
Esta tem 45cm comprimento x 30cm Largura x 15,5cm de altura (medidas aproximadas e interiores)

Suporte de garrafas - 0.95€

Alcatifa circular - 0.95€

Alcatifa auto-colante - 0.75€ (uma chegou)

Tecido de Feltro - (já tinha cá por casa, mas deve ser baratinho)

Higrómetro - (Já tinha, mas deve custar 2 ou 3€ no ebay/Ali)

Fita-cola dupla face fininha - (já cá tinha, mas vendem no chinês também)

O que fazer:

Comecei por colocar a alcatifa circular nos 4 cantos da caixa, para poder coloca-la em qualquer lado sem correr o risco de estragar algum móvel. É naturalmente opcional. Coloquei 2 em cada canto, porque um era (quase) insuficiente para o efeito pretendido.

De seguida, cortei o tecido de feltro à medida, e colei no fundo da caixa, deixando-o "crescer" para um dos lados (vão perceber mais à frente para quê). Para a colagem, utilizei a fita-cola de dupla face.

Passei então ao suporte de garrafas. Comecei por tirar 2cm às pernas, pois era mais alto que o que eu pretendia. Para esta operação usei um serrote de ferro.

De seguida, cortei aquele bloco de alcatifa em tiras de 2cm, e apliquei nos sítios onde as lentes vão pousar:

A ideia é, mais uma vez, tentar não estragar nada:

A coisa começava a ficar pronta. Como se pode ver, a sílica vai ficar por baixo. Colei também uma tira de tecido de feltro na lateral do suporte de garrafas:

Com mais duas tirinhas fininhas de fita-cola de dupla face, colei o higrómetro num sítio de boa visibilidade, na tampa:

O aspecto final é o que mostro abaixo. O tecido de feltro que cresceu da base para a lateral, assim como a tira colocada na lateral do suporte de garrafas, teve o intuito de evitar riscar os flashes, que também têm agora sítio na caixa. Entram certinhos, portanto o tecido vai proteger os ditos.

As lentes estão com as tampas nas fotos, mas a ideia é estarem sem tampas para a luz poder passar pelo vidro. É por essa razão também que a caixa deve ser transparente.

Como nota informativa, pelas minhas pesquisas, o ideal é a caixa estar entre 45-50%. A sílica ao fim de algum tempo começa a ficar com humidade, pelo que é recomendável, por exemplo, metê-la no micro-ondas na opção de descongelagem, para lhe tirar alguma dessa humidade.

Fica aqui uma ideia, que para mim serviu perfeitamente. Podem sugerir melhoramentos.

Relativamente à humidade ideal, ou métodos de desumidificar a sílica, corrijam/sugiram alternativas.

Espero que seja útilWink_anim.gif

Editado por Lyp, 11 Dezembro 2018 - 21:56 .

IT Partilhar Post #3 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 11 Dezembro 2018 - 22:29

Muito útil, Obrigado.

Edit: Falta um espaço para as máquinas, uma engenharia quase bem feita :)

Cumps

Editado por Cosmic, 11 Dezembro 2018 - 22:35 .

Partilhar Post #4 Lyp

Lyp

• Membro

Publicado 11 Dezembro 2018 - 22:37

É aumentar ao tamanho da caixa, e aproveitar o resto :)

Partilhar Post #5 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 11 Dezembro 2018 - 23:51

:hmm: isso não tem dois buracos a comunicar com o interior onde a pega cinzenta encaixa na tampa?

Nas minhas eu pus fita de espuma em todo o rebordo da caixa para a união tampa / caixa vedar bem .. mas se a tua se aguenta a 60% é porque está a trabalhar bem... 

Uma alternativa ao suporte de garrafas / alcatifa (é o que tenho nas minhas)... menos trabalhosa.

- Um daqueles spaghettis de espuma com que os putos se divertem nas piscinas .. cortado em bocados da largura da caixa. Nos "chineses custam em media 1.5-2€  dependendo do diâmetro

Editado por Camara Lenta, 11 Dezembro 2018 - 23:56 .

Partilhar Post #6 Lyp

Lyp

• Membro

Publicado 12 Dezembro 2018 - 08:16

Sim, tem esses dois buracos... E também poderia melhorar a vedação entre a caixa e a tampa, para ficar mais estanque.

Mas a questão é que funciona bem assim, e não me chateei mais. Estando tudo mais estanque, a silica duraria mais tempo sem ir ao micro-ondas, digo eu.

Já agora, sabes de onde mandar vir silica barata?

Partilhar Post #7 Link

Link

• Membro
  • Registo: 01/09/2011

Publicado 17 Janeiro 2019 - 12:20

Eu tenho uma caixa de plástico como essa, kilos de silica la dentro e de noite a humidade está entre 55 e 60. Não consigo baixar...

IT Partilhar Post #8 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 17 Janeiro 2019 - 14:28

Eu tenho uma caixa de plástico como essa, kilos de silica la dentro e de noite a humidade está entre 55 e 60. Não consigo baixar...

Não terá entrada de ar/humidade por algum lado? Tipo furos das pegas?

IT Partilhar Post #9 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 17 Janeiro 2019 - 14:34

Já comprei o material (menos o higrómetro) mas ainda está por montar. Comprei uma tipo a do @Lyp mas sem pega em cima.

Comprei outra como a do @Lyp com pega em cima mas preta para guardar discos, pen's, GoPro etc.

A sílica que vem nos calçados, mochilas e outros acessórios que se compram, aproveito e meto na caixa estanque :)

Partilhar Post #10 Link

Link

• Membro

Publicado 17 Janeiro 2019 - 15:23

Não terá entrada de ar/humidade por algum lado? Tipo furos das pegas?

sim tem!, pensei que o equipamento deveria ter algum ar para respirar ou algo do género!

Sendo assim, tenho de arranjar maneira de a fechar

IT Partilhar Post #11 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 17 Janeiro 2019 - 15:28

sim tem!, pensei que o equipamento deveria ter algum ar para respirar ou algo do género!

Sendo assim, tenho de arranjar maneira de a fechar

Vê a dica do @Camara Lenta no post 5

Partilhar Post #12 Lyp

Lyp

• Membro

Publicado 17 Janeiro 2019 - 19:19

No meu caso, saquei a pega, e tapei os respectivos buracos com cola quente.

Partilhar Post #13 Link

Link

• Membro

Publicado 17 Janeiro 2019 - 19:59

Eu acho que deve ser daqui da minha zona ( Arredores de Coimbra ), tem estado muito humido. Já tapei a caixa, mas não sei se o efeito é imediato, porque à noite sobe mais, está nos 60%. Preocupante é estar acima dos 70. Mas mesmo assim. Nunca tive problemas com o equipamento. Há de haver uma primeira vez :S

Partilhar Post #14 p_guerreiro

p_guerreiro

• Membro
  • Registo: 29/04/2015
    • Local: Coimbra

Publicado 18 Janeiro 2019 - 02:59

Eu acho que deve ser daqui da minha zona ( Arredores de Coimbra ), tem estado muito humido. Já tapei a caixa, mas não sei se o efeito é imediato, porque à noite sobe mais, está nos 60%. Preocupante é estar acima dos 70. Mas mesmo assim. Nunca tive problemas com o equipamento. Há de haver uma primeira vez :S

Também vivo nos arredores de Coimbra e na caixa seca controla-se bem com uma embalagem de plástico com sílica. Fora da caixa os valores de humidade são bem mais altos, pelo menos na minha casa. 

Partilhar Post #15 Link

Link

• Membro

Publicado 18 Janeiro 2019 - 13:05

Também vivo nos arredores de Coimbra e na caixa seca controla-se bem com uma embalagem de plástico com sílica. Fora da caixa os valores de humidade são bem mais altos, pelo menos na minha casa. 

Com que percentagem de humidade está a tua caixa ?

Nestes dias de chuva, a minha ronda sempre os 60%, as vezes mais.

Fora da caixa, isto vai para os 70%

Partilhar Post #16 p_guerreiro

p_guerreiro

• Membro
  • Registo: 29/04/2015
    • Local: Coimbra

Publicado 18 Janeiro 2019 - 16:01

Com que percentagem de humidade está a tua caixa ?

Nestes dias de chuva, a minha ronda sempre os 60%, as vezes mais.

Fora da caixa, isto vai para os 70%

Fora da caixa está neste preciso momento a 71%. Dentro da caixa consigo manter sempre entre os 40% e os 50%, que é o indicado.

Aliás, quando volta a aquecer a sílica se eu a colocar logo na caixa, consigo 34%.

Partilhar Post #17 Link

Link

• Membro

Publicado 18 Janeiro 2019 - 20:44

Não percebo como consegues esses valores, tendo eu bastante sílica na caixa. Pode não estar é boa.
Entretanto já mandei vir 50 pacotinhos do ebay

IT Partilhar Post #18 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 18 Janeiro 2019 - 21:33

Não percebo como consegues esses valores, tendo eu bastante sílica na caixa. Pode não estar é boa.
Entretanto já mandei vir 50 pacotinhos do ebay

Quanto te custou já com portes?

Partilhar Post #19 Link

Link

• Membro

Publicado 18 Janeiro 2019 - 21:41

Na verdade mandei vir 2 vezes 50. 6,99 já com portes

IT Partilhar Post #20 Cosmic

Cosmic

• Membro