Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Panasonic Lumix GX9 (primeiras impressões)

• Por favor inicie sessão para responder
7 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 09 Dezembro 2018 - 20:42

Deixo a minha experiência, como recente utilizador de uma GX9, neste tópico.
Como experiência, basicamente falarei de coisas mais abrangentes, como qualidade de imagem, sistema de foco, algumas features e pouco mais.

Já tive algumas/muitas máquinas do sistema Micro four thirds. Nunca tive uma verdadeira topo de linha (GH5, G9, E-M1 MK II...) mas tenho alguma experiência com a gama média da Olympus e Panasonic (E-M5, PEN-F, GX8, G80 e agora a GX9)...

Por enquanto, esta GX9 parece-me ser muito boa, a par da PEN-F, sendo que:
- Penso que os sistema de AF (autofocus) das Panasonic de gama média são superiores aos da Olympus.
- Os menus da Panasonic são mais organizados e fáceis de navegar.
- As Olympus parecem-me ser máquinas mais orientadas para fotografia, mas a Panasonic com estas GX começa a mudar a sua "orientação", também ela, para a fotografia.

Comparando directamente com a melhor Olympus que já tive, a PEN-F, a GX9 está praticamente ao mesmo nível.
A GX9 tem menos pontos de foco mas, por agora, isso ainda não fez diferença nenhuma.
Acho o sistema de face tracking, com foco ao primeiro olho, melhor na GX9 do que na PEN-F.
Apesar da PEN-F ser mais robusta e sólida (deve ser a máquina mais bem feita que eu já tive), a GX9 é muito boa nesse aspecto, também.

Comparando com a GX8 (que também já tive), penso que as máquinas já são bastante diferentes.
A GX8 é bem maior, com um grip maior, tem um EVF maravilhoso (melhor do que o da GX9 - sim, é estranho) e ecrã totalmente articulado.
A GX9 é mais como uma evolução da GX80 (o corpo é o mesmo, basicamente - partilham até a mesma bateria e grip), o que não é bom nem mau, simplesmente diferente.

Onde a GX9 se destaca é mesmo no novo sensor de 20.3 Mpx e no processamento de imagem.
É aqui que eu acho que a Panasonic está a virar para os entusiastas em fotografia.
A máquina faz video 4K e essas coisas todas, mas não tem entrada para microfone sequer, o que demonstra que foi pensada primeiramente para ser usada como máquina de fotografia.

Este comparativo é muito interessante, pelo menos para mim, pois mostra as capacidades e qualidade do novo sensor usado nas Panasonic (G9 e GX9 acho).
https://www.imaging-...age-quality.htm

Parece ser bastante boa a máquina, mesmo comparada com sensores APS-C (dá "coça" na EOS M5 e, em ISOs mais baixos, está a par da Sony a6300) - acho que é muito bom.
Comparando com a GX8 e com a PEN-F, pelo que mostram ali, também me parece ser o sensor mais aprimorado.

Mas, ao que interessa.
Hoje fiz algumas fotos, em ambiente de espaço interior, moderadamente iluminado (iluminação média) e pude testar 4 coisas:

1 - qualidade de imagem e processamento
2 - como se comporta a máquina em diversos ISOs
3 - como se comporta o sistema de foco
4 - como é o modo "L. Monochrome D" que todos falam e idolatram quase...

#1 tudo em JPEG, tudo a 20mm e a f/1.7 e tudo directamente da máquina.

ISO 500
46245627251_dbedd04910_b.jpg

ISO 400
31306547817_4e255cfa21_b.jpg

ISO 200
46245627721_c0fc75041f_b.jpg

Não vejo diferenças entre estes ISOs - o processamento de imagem parece ser muito bom.
Boa redução de ruído, boa reprodução cromática e boa preservação de detalhes.

#2 e #4 (já que a partir de aqui utilizei sempre o modo L. Monochrome D) Alguns testes a ISOs mais "puxados"

ISO 800
31306547387_fecb7b2a97_b.jpg

ISO 800
44428524560_d5d20e768c_b.jpg

ISO 1600
44428524360_a685693fee_b.jpg

ISO 1250
31306546267_0b8afa4223_b.jpg

ISO 1000
46245626171_dcce714e65_b.jpg

Parece-me bem.
Bom tratamento do ruído e bom detalhe.
O preto e branco também ajuda a disfarçar algumas coisas, mas gosto bem deste modo.
Bons contrastes, bons pretos, bom controlo de highlights...

#3 Autofoco onde o sistema MFT mais sofre (pouca diferença de contrastes e altas luzes).

1
44428525230_638899aa96_b.jpg

2
44428524220_9cfeb586be_b.jpg

3
46245626821_d0cefceeca_b.jpg

Na foto 1 a máquina não estava a conseguir focar.
Depois lá conseguiu focar no casquilho da primeira lampada.
Nas outras duas, apesar da grande diferença entre luzes e sombras/pretos, gostei como a máquina focou rápido e onde eu queria e do tratamento que fez aos highlights.
Na foto 2, a luz era muito forte e as caixas de chocolate eram brilhantes. A máquina balanceou mesmo muito bem os highlights ali e expôs a foto correctamente.

Não é grande teste, mas simula um pouco uma "utilização normal" num ambiente de iluminação média, luz artificial e diversos elementos.

44428523930_b62cd852fa_b.jpg

Nesta última imagem, também as letras tinham uma iluminação muito forte e, mais uma vez a máquina tratou bem a cena.

Gostei deste pequeno teste, apesar de ter que fazer umas fotos somente no interior, já que choviam picaretas na rua...

Agora nas férias de Natal vou-lhe dar mais uso e depois posso meter aqui mais uma foto ou outra.

Cumps

Editado por Emanuel M, 09 Dezembro 2018 - 20:44 .

Anúncios

Partilhar Post #2 Fatalit1-4

Fatalit1-4

• Membro
  • Registo: 14/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 09 Dezembro 2018 - 22:26

Bom artigo!!

:th_up:

Partilhar Post #3 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 09 Dezembro 2018 - 23:27

era a que eu verdadeiramente queria  .. mas só dava €€€€ para a máquina... a 60 mm macro teria de esperar ..  :(

gosto muito do que a máquina conseguiu fazer na foto da "Chez Camile".. impecável.

Editado por Camara Lenta, 09 Dezembro 2018 - 23:30 .

IT Partilhar Post #4 Emanuel M

Emanuel M

• Membro

Publicado 10 Dezembro 2018 - 05:34

Obrigado :)

A compra desta máquina não foi planeada.
Ia comprar outra (LX100 II) mas não me quiseram vender a máquina :P

Trouxe por isso a GX9, a preço de amigo (descontos Black Friday).

Mas é sempre interessante testar coisas novas :)

Já fizeste coisas interessantes com o stacking?

Cumps

Partilhar Post #5 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 10 Dezembro 2018 - 13:11

Obrigado :)

A compra desta máquina não foi planeada.
Ia comprar outra (LX100 II) mas não me quiseram vender a máquina :P

Trouxe por isso a GX9, a preço de amigo (descontos Black Friday).

Mas é sempre interessante testar coisas novas :)

Já fizeste coisas interessantes com o stacking?

Cumps

não.. a Oly só deve vir para o fim da semana (se cumprirem os prazos indicados no site)

Agora também é inverno, não há bichos, mas pratico até chegar Fevereiro. Vamos a ver como funciona. A Oly 10 II faz "bracketing".. é diferente. Tem que se usar o Helicon ou o Zerene

Com essa G9 tenho visto muito "stacking" (fotogramas cozinhados na camara a partir de video 6K (acho eu.. ou é 4K não tenho a certeza.

Pessoalmente não gosto muito... à primeira vista é fantástico, mas olhando mais de perto e com atenção dá para notar alguma falta de definição e uns contornos esquisitos...

Deixa-te de coisas e compra a Oly 60mm macro  :) ... a lente é um espectáculo. Quando te chateares vendes.. tens montes de pratica nisso. Mas é uma função que podias explorar.

Se vier até 6ª , pratico no FDS e na semana que vem já mostro alguma coisa. O processo é simples, mas requer pratica e experiência para definir o nº de fotos que se querem tirar e o "espaço" entre elas... mas experiencial para calcular DoF mentalmente etc, não me falta.

IT Partilhar Post #6 Emanuel M

Emanuel M

• Membro

Publicado 10 Dezembro 2018 - 13:50

Eu já tive uma Oly 60mm macro e gostei bem...
A Panasonic também faz bracketing?

Era isso que te ia dizer - o focus stacking é fixe e tal, mas não serve para macro...
A opção de bracketing parece ser bem mais interessante. Eu nem sabia que as máquinas tinham essa opção (nunca vi isso na minha PEN-F).

Também existe a Panasonic 30mm macro, que é bem barata e dizem que é boa.
A distância de trabalho é que pronto...

Mas macro e paisagem eu prefiro fazer com a FF (Mas compreendo o teu ponto de vista - deve ser de uma comodidade espectacular fazer macro sem os apetrechos todos)...

Cumps

Partilhar Post #7 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 10 Dezembro 2018 - 20:12

não te quero roubar o tópico.. deixa vir a minha e ver como é ao vivo e a cores...

A Oly PEN não faz nem um nem outro .. as mais antigas em-5 e em-10 também não... as em-5 mark II e a Em-1 fazem, com actualização de firmware... nas em10 II & III e na em-1 II vem de origem

a G9 faz bracketing com um método idêntico aos das Oly.. (penso que a Oly 60mm macro é compatível)

o stacking é diferente .. as Oly cozinham os fotogramas na câmara.. a G9 não.. também precisa do Helicon ou outro e só extrai JPG para empilhar.

As lentes PRO e Macro da Oly são compatíveis com o stacking / bracketing .. as outras não-PRO (normais) não.

uma das razões porque fui pela 10 mark II são as baterias.. fico com 5 baterias ... se fosse pela em5 II usada ficava só com uma e ainda ia gastar uma nota em baterias extra... isto do stacking/ bracketing "come" baterias.. parece.

IT Partilhar Post #8 Emanuel M

Emanuel M

• Membro

Publicado 10 Dezembro 2018 - 20:38

:th_up:

Fico à espera das experiências :)

Cumps