Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Yongnuo 50mm f/1.4

• Por favor inicie sessão para responder
47 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #41 Adolfo Dias

Adolfo Dias

• Membro
  • Registo: 10/10/2006

Publicado 13 Janeiro 2019 - 09:40

Usando uma focal maior vou ter que estar mais afastado do modelo e vou criar um background mais compacto. Isso vai dar um desfoque maior, ou pelo menos visualmente mais agradável vá. O que pretendo é isso mesmo.
Poderia equacionar a 50-150 ou a 85 f1.8 ou se fosse uma boa aposta a 135 f2L.
Optar por uma macro faria alguma diferença visto que são todas 2.8?

Editado por Adolfo Dias, 13 Janeiro 2019 - 11:25 .

Anúncios

Partilhar Post #42 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 13 Janeiro 2019 - 20:39

Usando uma focal maior vou ter que estar mais afastado do modelo e vou criar um background mais compacto. Isso vai dar um desfoque maior, ou pelo menos visualmente mais agradável vá. O que pretendo é isso mesmo.
Poderia equacionar a 50-150 ou a 85 f1.8 ou se fosse uma boa aposta a 135 f2L.
Optar por uma macro faria alguma diferença visto que são todas 2.8?

Para mim 135mm em retratos com FF já é um bocadinho demais, em APS então acho exageradamente Longa.... Claro que tudo depende do ti e da forma como gostas de trabalhar, mas nada como pegares num zoom 55-200 ou 70-300 "meter fitacola nos 135mm" e experimentares para ver como te dás. 

A 50-150 é uma lente versátil com a possibilidade de nos 150mm a f/2.8 te dar +- o mesmo resultado estético que a 135 a f/2, mas não te esqueças que é uma zoom e nessas condições está nos "extremos".... se esteticamente a "coisa passa",  em termos de IQ certamente há diferença.

A 85 1.8 é  uma opção barata  o preço anda pelos 250/300€ e é o melhor dos dois mundos (leleobjectiva QB em APS aliada a uma abertura bastante generosa)

Em relação ás macro, pelo menos a que tenho(100 mm f/2.8) não uso, por sistema , para retrato a não ser que queira realmente um ou outro detalhe que os 85 centimetros de DMF da 85mm não me permitam de todo obter.

Resumindo.....Se o que procuras é fundos "compactos"(se bem que distancia focal não tem nada a ver com compressão) associados a desfoques maiores, sem duvida que  essa 135mm f/2 a lente, melhor que isso só gastando uns milhares numa 200mm 1.8 / 200mm f/2 ou 300mm f/2.8.

IT Partilhar Post #43 Adolfo Dias

Adolfo Dias

• Membro

Publicado 13 Janeiro 2019 - 21:55

Para mim 135mm em retratos com FF já é um bocadinho demais, em APS então acho exageradamente Longa.... Claro que tudo depende do ti e da forma como gostas de trabalhar, mas nada como pegares num zoom 55-200 ou 70-300 "meter fitacola nos 135mm" e experimentares para ver como te dás. 

A 50-150 é uma lente versátil com a possibilidade de nos 150mm a f/2.8 te dar +- o mesmo resultado estético que a 135 a f/2, mas não te esqueças que é uma zoom e nessas condições está nos "extremos".... se esteticamente a "coisa passa",  em termos de IQ certamente há diferença.

A 85 1.8 é  uma opção barata  o preço anda pelos 250/300€ e é o melhor dos dois mundos (leleobjectiva QB em APS aliada a uma abertura bastante generosa)

Em relação ás macro, pelo menos a que tenho(100 mm f/2.8) não uso, por sistema , para retrato a não ser que queira realmente um ou outro detalhe que os 85 centimetros de DMF da 85mm não me permitam de todo obter.

Resumindo.....Se o que procuras é fundos "compactos"(se bem que distancia focal não tem nada a ver com compressão) associados a desfoques maiores, sem duvida que  essa 135mm f/2 a lente, melhor que isso só gastando uns milhares numa 200mm 1.8 / 200mm f/2 ou 300mm f/2.8.

Obrigado ela resposta

Estive a fazer esse exercicio esta tarde com a 70-200. Sinceramente entre os 100 e os 135mm não notei particular diferença na geografia da coisa. A distância de trabalho era relativamente a mesma, mas talvez demasiado afastado da modelo.

A 200mm já era um pouco ridiculo e abaixo dos 100 tinha um pouco a mesma luta que tenho com a 50.. Como enquadrar!

Não vou imprimir outdoors, nem vou andar a ver pixel a pixel para me ralar assim tanto com a qualidade, desde que esteja definida QB para uma impressão a3 ou ver em fullhd tá bom.

Já me passou pela cabeka comprar algo m42 só para isso, mas não sei se será uma opção viável em termos de rapidez numa sessão.

Essencialmente quero detalhe (não necessito contar os poros como disse acima) e aquele desfoque suave e agradável.

Partilhar Post #44 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 13 Janeiro 2019 - 22:22

Obrigado ela resposta

Estive a fazer esse exercicio esta tarde com a 70-200. Sinceramente entre os 100 e os 135mm não notei particular diferença na geografia da coisa. A distância de trabalho era relativamente a mesma, mas talvez demasiado afastado da modelo.

A 200mm já era um pouco ridiculo e abaixo dos 100 tinha um pouco a mesma luta que tenho com a 50.. Como enquadrar!

Não vou imprimir outdoors, nem vou andar a ver pixel a pixel para me ralar assim tanto com a qualidade, desde que esteja definida QB para uma impressão a3 ou ver em fullhd tá bom.

Já me passou pela cabeka comprar algo m42 só para isso, mas não sei se será uma opção viável em termos de rapidez numa sessão.

Essencialmente quero detalhe (não necessito contar os poros como disse acima) e aquele desfoque suave e agradável.

O maior "problema" que vejo nos 135 é mesmo a distância de trabalho, ali quase no limite do deixar de falar em tom de converssa e ter que passar a falar alto para Me Fazer entender.

Em relação a lentes manuais...acho que vai ser complicado focar no visor de uma APS tipo a 750D, mas(+ uma vez) dependendo da forma como trabalhares pode ser praticavel.

Eu Julgo que uma 100mm f/2 ou uma 85mm 1.8(ou até 1.4) será aquilo que procuras.
Quer uma quer a outra são baratas e com qualidade de imagem muito boa.

Partilhar Post #45 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 14 Janeiro 2019 - 22:28

Eu acho que depende um pouco do gosto de cada pessoa. Eu não gosto de DF muito longas, que torna a interação complicada quando se está a fotografar. 
Uma 135mm em FF até podia ser aceitável, mas mais que isso acaba por ser apenas para retratos muito fechados. Para mim os 85mm acabam por ter o melhor dos dois mundos. Tele QB para retratos mas normal QB para corpo inteiro sem ser preciso demasiado espaço. 

Numa APS, se queres mesmo retratos mais fechados, acho que a 85 pode funcionar. Se queres também ter a flexibilidade para algo mais aberto, se calhar a 50 1.4 seria melhor. 

IT Partilhar Post #46 Adolfo Dias

Adolfo Dias

• Membro

Publicado 15 Janeiro 2019 - 09:59

Sigma 85 f1.4? A antiga EX DG alguma opinião

Partilhar Post #47 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 15 Janeiro 2019 - 10:38

Tenho a ideia que as sigmas dessa altura eram um pouco inconsistentes na focagem. Se calhar estou enganado, mas tenta ver se encontras algo em relação a isso.

IT Partilhar Post #48 Adolfo Dias

Adolfo Dias

• Membro

Publicado 16 Janeiro 2019 - 09:41

Sim, havia alguns problemas de back/front focus em alguns modelos. Tive uma 70-200 que sofria desse mal