Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Yongnuo 50mm f/1.4

• Por favor inicie sessão para responder
47 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 Cosmic

Cosmic

• Membro
  • Registo: 13/09/2016
    • Local: Nassau

Publicado 04 Dezembro 2018 - 23:15

A yongnuo por 160€ mais coisa menos coisa pareceu-me uma opção viável mas se é assim tão má..

Quem faz as máquinas é que sabe conceber as suas lentes.

Já tens o exemplo que referiste da Sigma, também tenho uma Sigma f/2.8 que não foi grande investimento.

EF 50mm f/1.4 NOVA

https://www.e-infin...._f/1.4_usm_lens

Cumps

Anúncios

Partilhar Post #22 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 04 Dezembro 2018 - 23:40

Quem faz as máquinas é que sabe conceber as suas lentes.

Já tens o exemplo que referiste da Sigma, também tenho uma Sigma f/2.8 que não foi grande investimento.

EF 50mm f/1.4 NOVA

https://www.e-infin...._f/1.4_usm_lens

Cumps

.

As sigma art são muitíssimo superiores à oferta da marca.

Os problemas de micro ajuste existem tanto em lentes da marca como de outras marcas. E há corpos em que isso pode ser mais notório devido à variação e tolerâncias na construção.

Em teoria, uma marca que se dedica quase exclusivamente a fabricar lentes devia fazê-lo melhor que ninguém.

Partilhar Post #23 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 04 Dezembro 2018 - 23:56

porque teria que reformular algumas lentes, nomeadamente a 17-55 e 10-18 (isto se a tamron 70-200 der para FF)

para retrato possivelmente seria o mais lógico, mas seria um investimento demasiado avultado de momento

Tens a 5D, a primeira. Consegues uma usada por 300 €. Mas atenção que a tua 50 mm em full frame ainda ia-se comportar pior (em termos de sharpness). Disparas com ela quase toda aberta e tudo o que não esteja ao centro vai parecer que a lente estava coberta de gordura:

https://flic.kr/p/LowK99

Editado por Azathoth, 04 Dezembro 2018 - 23:56 .

Partilhar Post #24 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 05 Dezembro 2018 - 09:08

Os problemas de micro ajuste existem tanto em lentes da marca como de outras marcas. E há corpos em que isso pode ser mais notório devido à variação e tolerâncias na construção.

Não tive nenhum com lentes Canon, ou se existe alguma coisa para ajustar é coisa que eu não noto, já com uma Sigma foi de caras nos primeiros tempos que notei que tinhas que fazer micro ajustes, nem me dou ao trabalho, quando trocar uma máquina a Sigma também vai :)

As sigma art são muitíssimo superiores à oferta da marca.

Ou seja as Sigma são melhores que a Canon, em corpos Canon? Duvido.

Em teoria, uma marca que se dedica quase exclusivamente a fabricar lentes devia fazê-lo melhor que ninguém.

Nas lentes que já usei da Canon nunca tive problemas, mesmo lentes abaixo dos 200€ novas.

Na Sony é em teoria? Já tiveste Canon, tinhas alguma lente que preferisses Sigma à Canon? Quais?

Partilhar Post #25 Flipclick

Flipclick

• Membro
  • Registo: 19/07/2013
    • Local: Alhos Vedros

Publicado 05 Dezembro 2018 - 15:34

Boas,

"Já tiveste Canon, tinhas alguma lente que preferisses Sigma à Canon? Quais?"

A 17-55 DC 2.8 para aps-c é um exemplo. Esta lente tem uma excelente imagem. Mete as canon 18-55mm de kit a um canto... a um cantinho :)

Cumps

Partilhar Post #26 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 05 Dezembro 2018 - 21:18

"Já tiveste Canon, tinhas alguma lente que preferisses Sigma à Canon? Quais?"

A 17-55 DC 2.8 para aps-c é um exemplo. Esta lente tem uma excelente imagem. Mete as canon 18-55mm de kit a um canto... a um cantinho :)

Cumps

Olá

Quando quiseres responder cita sff, assim é mais fácil para eu ver :)

Estás a falar de lentes mais caras e de abertura constante, não estamos a falar de Lentes kit 18-55mm.

Mas mesmo a EF-S 18-55mm STM é mais sharp que a Sigma 17-50mm OS, digo-te eu porque tenho as duas.

Cada um com o seu pensamento.

Cumps

Partilhar Post #27 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 05 Dezembro 2018 - 21:39

Cosmic, 600€ por uma 35 1.4 sigma. 1600€ pela canon.

Pelo preço da sigma só compras a f2 da canon.

Encontras grandes diferenças entre as 1.4?

Podes fazer o mesmo para a 85. A grande vantagem na canon é o IS.

A 50 1.4 da sigma é mais cara que a canon, mas são campeonatos diferentes...

Partilhar Post #28 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 05 Dezembro 2018 - 21:43

Cosmic, 600€ por uma 35 1.4 sigma. 1600€ pela canon.

Pelo preço da sigma só compras a f2 da canon.

Encontras grandes diferenças entre as 1.4?

Podes fazer o mesmo para a 85. A grande vantagem na canon é o IS.

A 50 1.4 da sigma é mais cara que a canon, mas são campeonatos diferentes...

Mas era de 50mm que estávamos a falar :)

Eu acho que o OP quer qualidade mas sem gastar muito dinheiro, é como eu :)

Cumps

Editado por Cosmic, 05 Dezembro 2018 - 22:10 .

Partilhar Post #29 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 05 Dezembro 2018 - 22:02

Mas na 50mm a sigma antiga é melhor que a canon.

Partilhar Post #30 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 05 Dezembro 2018 - 22:08

Mas na 50mm a sigma antiga é melhor que a canon.

Não vou comentar aquilo que não sei.
Sei que, as marcas devem por regra, saber fazer as lentes melhor que ninguém, agora se a Sigma é melhor, pode ser uma opinião tua, ou podes ter mesmo a razão, como já disse não vou opinar em detalhes porque não percebo tanto como tu :)

Editado por Cosmic, 05 Dezembro 2018 - 22:11 .

Partilhar Post #31 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 06 Dezembro 2018 - 12:41

Na Sony é em teoria? Já tiveste Canon, tinhas alguma lente que preferisses Sigma à Canon? Quais?

Não tendo sido a pergunta dirigida a mim vou responder.

A Sigma 85 art é provavelmente o melhor exemplo. Eu prefiro em relação ás Canon 85 1.2 (I e II), e antes que digam que sharpness e aberrações cromáticas não são tudo, não é só por isso... Qualidade de construção, focagem, vinhetagem, possibilidade de AFMA, garantias extendidas.. Etc..

Em relação á Sigma 35 se comparada com a Canon 35 f/1.4L facilmente se percebe a superioridade geral, o que facilita a escolha pela sigma, se comparada com a versão II da Canon 35 f/1.4 tb facilmente se opta pela sigma dada a diferenca de preços, sendo que a qualidade de imagem em geral é restantes atributos(bokhe, nitidez, microcontraste, vinhetagem, cores) são virtualmente indistinguiveis.

Partilhar Post #32 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 06 Dezembro 2018 - 13:30

Não tendo sido a pergunta dirigida a mim vou responder.

A Sigma 85 art é provavelmente o melhor exemplo. Eu prefiro em relação ás Canon 85 1.2 (I e II), e antes que digam que sharpness e aberrações cromáticas não são tudo, não é só por isso... Qualidade de construção, focagem, vinhetagem, possibilidade de AFMA, garantias extendidas.. Etc..

Em relação á Sigma 35 se comparada com a Canon 35 f/1.4L facilmente se percebe a superioridade geral, o que facilita a escolha pela sigma, se comparada com a versão II da Canon 35 f/1.4 tb facilmente se opta pela sigma dada a diferenca de preços, sendo que a qualidade de imagem em geral é restantes atributos(bokhe, nitidez, microcontraste, vinhetagem, cores) são virtualmente indistinguiveis.

O tópico é para uma Yongnuo 50mm f/1.4, já estamos a falar de lentes acima dos 1.000€,

A meu ver, e em regra geral, os fabricantes das máquinas devem ser os melhores a conceber as lentes para as suas máquinas.

Pode haver excepções.

IT Partilhar Post #33 Adolfo Dias

Adolfo Dias

• Membro
  • Registo: 10/10/2006

Publicado 08 Dezembro 2018 - 00:56

Mas era de 50mm que estávamos a falar :)

Eu acho que o OP quer qualidade mas sem gastar muito dinheiro, é como eu :)

Cumps

Essencialmente é isto

Não espero que a yongnuo seja igual ou melhor a uma L, espero apenas que não seja pior a que minha f/1.8 com a vantagem de abrir um pouco mais

Sendo uma lente que costumo usar pouquissimo, é só mesmo por dizer que tenho caso seja necessário, não vejo necessidade de gastar mais que os 200€ da chinesa.

Partilhar Post #34 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 08 Dezembro 2018 - 08:04

Essencialmente é isto
Não espero que a yongnuo seja igual ou melhor a uma L, espero apenas que não seja pior a que minha f/1.8 com a vantagem de abrir um pouco mais

Sendo uma lente que costumo usar pouquissimo, é só mesmo por dizer que tenho caso seja necessário, não vejo necessidade de gastar mais que os 200€ da chinesa.

Então se não queres gastar mais de 200€, com esse orçamento não compras grande lente, como disseste é mesmo essa chinesa.

IT Partilhar Post #35 Adolfo Dias

Adolfo Dias

• Membro

Publicado 08 Dezembro 2018 - 14:21

Se a 1.4 da canon for muito melhor que a minha e que a chinesa, tambem não há-de ser por 20€

mas pelo que disseram para trás a da canon tambem não é assim nenhum suprasumo

Partilhar Post #36 Cosmic

Cosmic

• Membro

Publicado 08 Dezembro 2018 - 17:53

Se a 1.4 da canon for muito melhor que a minha e que a chinesa, tambem não há-de ser por 20€

Se é suprasumo não sei como já referi, mas a EF 50mm deverá ter melhor construção, e lembra-te sempre da durabilidade.

O AF da lentes Canon por norma costuma ser muito bom.

Tu é que tens que decidir.

Eu Yongnuo só comprava flashs :)

Partilhar Post #37 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 08 Dezembro 2018 - 20:52

Eu tive prá'i umas 4 ou 5 Canon 50 1.8 II, umas caiam e esbardalhavam-se todas outras vendi e voltei a comprar(tipo relação amor/ódio)... Depois comprei uma STM e, aproveitando uma promoção, na mesma semana comprei a 50 1.4 USM(embora já a tivesse utilizado nunca tinha tido uma minha) ... Na semana a seguir vendi a 50 1.4 e até hoje é a 1.8 que me acompanha.

Claro que eu sei que todos damos utilizaçoes diferentes, mas no meu caso não consigo ter uma 50mm de 300€ na mala para usar 10% das vezes que fotografo, quando existe uma de 120€ que me dá os mesmos resultados, ou mesmo melhores em algumas aberturas comparaveis(e não, não estou a falar apenas de sharpness) , perdendo "apenas" 2/3 de Stop.

Obviamente esta é a minha opinião, e não estou a tentar justificar a minha opção nem a dizer que servindo para mim serve para ti!
Resumidamente a minha opinião, por acaso alinha com o que disse o deim, é a de que, no line up da canon(particularmente nesta distância focal) não há nada de especial, nem mesmo a 50 1.2L que é estupidamente cara para o que entrega e difícil de justificar perante a concorrência.

IT Partilhar Post #38 Adolfo Dias

Adolfo Dias

• Membro

Publicado 08 Dezembro 2018 - 21:03

A minha questão é essa.. Das 100k fotos que tirei entre a 550d e a 700d, a 50mm fez prai 200

Custa-me estar a substituir uma lente que raramente uso, apenas naquela de "mas é mais luminosa"..

IT Partilhar Post #39 Adolfo Dias

Adolfo Dias

• Membro

Publicado 12 Janeiro 2019 - 22:03

Voltando a pegar no tema.. Quero efectivamente uma boa lente para retratos, nomeadamente a nivel de bokeh.

Continuo tentado a trocar a 1.8 pela chinoca, mas ainda estou a tentar perceber umas coisas, nomeadamente:

- apenas ao nivel da luz, para a mesma foto, para a 1.4 a iso100 e um shutter speed de 1/100 quanto teria que subir o iso e/ou alterar o shutter para ter uma foto igual na 1.8?

- ao nivel do bokeh, para a 50/1.4 que distancia focal teria que ter para conseguir um background mais apelativo a 1.8?

tendo em conta que estamos a falar de APS-C, possivelmente os 50mm ou até mesmo os 35 serão o ideal para retrato, mas não tenho problema em aguentar um pouco e olhar para a sigma 50-150 f/1.8 ou uma 100mm f/2 por exemplo (canon ou yongnuo)

não sei se as questões fazem sentido, mas retrato com primes é uma área algo desconhecida para mim que faço 90% das fotos com a 70-200

antigamente a tamron 90mm era a referencia, mas é uma 2.8 e para isso tenho a 17-55 e a 70-200 (apesar de não serem macro). Sugerem alguma macro?

Obrigado

Editado por Adolfo Dias, 12 Janeiro 2019 - 22:04 .

Partilhar Post #40 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 12 Janeiro 2019 - 23:11

Voltando a pegar no tema.. Quero efectivamente uma boa lente para retratos, nomeadamente a nivel de bokeh.

Continuo tentado a trocar a 1.8 pela chinoca, mas ainda estou a tentar perceber umas coisas, nomeadamente:

- apenas ao nivel da luz, para a mesma foto, para a 1.4 a iso100 e um shutter speed de 1/100 quanto teria que subir o iso e/ou alterar o shutter para ter uma foto igual na 1.8?

- ao nivel do bokeh, para a 50/1.4 que distancia focal teria que ter para conseguir um background mais apelativo a 1.8?

tendo em conta que estamos a falar de APS-C, possivelmente os 50mm ou até mesmo os 35 serão o ideal para retrato, mas não tenho problema em aguentar um pouco e olhar para a sigma 50-150 f/1.8 ou uma 100mm f/2 por exemplo (canon ou yongnuo)

não sei se as questões fazem sentido, mas retrato com primes é uma área algo desconhecida para mim que faço 90% das fotos com a 70-200

antigamente a tamron 90mm era a referencia, mas é uma 2.8 e para isso tenho a 17-55 e a 70-200 (apesar de não serem macro). Sugerem alguma macro?

Obrigado

Em termos de luz, de f/1.4 para f/1.8 são 2/3 de stop. Por isso, em termos de shutter speed em vez de 1/100 vais necessitar de 1/160. Em termos de ISO é a mesma coisa, em vez de ISO 100 vais necessitar de ISO 160.

Agora o "bokeh".... O "bokeh" é independente da distância focal. As únicas variáveis que realmente o influenciam diretamente são a abertura e a distância ao ponto de foco.

A distância focal "ideal" para retrato pode ir desde 35mm até 200 ou 300mm, depende do que se pretende.  :)